Anúncio

Collapse
No announcement yet.

DIY Renault Megane III - Substiuir Pastilhas da Frente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    DIY Renault Megane III - Substiuir Pastilhas da Frente

    Hoje estive a mudar as pastilhas da frente do meu Megane III 1.5 dCi 105cv e resolvi fazer este pequeno DIY para ajudar quem pretenda fazer o mesmo ao seu Megane.

    Pastilhas originais Renault com PVP de 84,07€ ficaram por 41,36€ com desconto de 50%.

    A tarefa demora entre 0,5 a 1 hora conforme as ferramentas disponíveis, prática e jeitinho. Pode-se no entanto considerar fácil.

    O Material:
    DIY01 (Medium).JPG

    DIY02 (Medium).JPG

    DIY03 (Medium).JPG

    DIY04 (Medium).JPG

    DIY05 (Medium).JPG

    DIY06 (Medium).JPG

    #2
    Agora a operação propriamente dita.

    Levantar o carro, retirar a roda e abrir o depósito do óleo de travões:
    DIY07 (Medium).JPG

    DIY07.1 (Medium).JPG

    Retirar a mola dos encaixes assinalados:
    DIY08 (Medium).JPG

    DIY09 (Medium).JPG

    DIY10 (Medium).JPG

    Desencaixar as tampinhas plásticas assinaladas e desapertar os parafusos que fixam a pinça com uma chave sextavada:
    DIY11 (Medium).JPG

    DIY012 (Medium).JPG

    DIY13 (Medium).JPG

    Comentário


      #3
      Antes de retirar a pinça, pressionar o êmbolo para que este recolha até á face da pinça:
      DIY14 (Medium).JPG

      Sacar a pinça fora, retirar a pastilha exterior e a interior, que fica presa no interior do êmbolo por uma mola:
      DIY15 (Medium).JPG

      DIY16 (Medium).JPG

      DIY17 (Medium).JPG

      DIY18 (Medium).JPG

      Colocar a nova pastilha exterior e encaixar a interior no êmbolo:
      DIY19 (Medium).JPG

      Voltar a encaixar a pinça, reaperta-la, recolocar a mola, e já está:
      DIY20 (Medium).JPG

      Aqui a diferença das novas para as antigas:
      DIY21 (Medium).JPG


      Repetir a operação na outra roda e já está.

      Está um pouco feito á pressão mas penso que se percebe.

      Qualquer duvida, perguntem.

      Espero que vos seja útil.

      Comentário


        #4
        Obrigado,dá sempre jeito e já agora sabes como se faz para as de trás?

        Comentário


          #5
          Eu fico é escandalizado com o preço "dórige" das pastilhas...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por cartas Ver Post
            Obrigado,dá sempre jeito e já agora sabes como se faz para as de trás?
            Para trás o procedimento é igual, mas é necessária uma ferramenta especial para recolher o êmbolo pois este é estriado devido a tambem fazer a função de travão de mão/estacionamento.

            Não é aconselhável a troca "caseira", a menos que se queira investir nessa ferramenta especifica.

            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
            Eu fico é escandalizado com o preço "dórige" das pastilhas...
            De facto é um roubo!

            Comentário


              #7
              devia ser criado nas Boxes uma secção so para os DIY, iam dar muito jeito ;)


              o megane nao tem avisadores de travões gastos?

              os últimos que coloquei no clio foram da valeo e traziam avisadores tive de cortar o fio dos avisadores porque nao tem sitio para onde encaixar para avisar xD

              Comentário


                #8
                Só faltou mesmo dizer para dar umas bombadas a seguir (ainda com o carro parado) para o pedal vir cá para cima!

                Comentário


                  #9
                  Excelente!

                  Fazem falta mais tópicos destes no fórum!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                    devia ser criado nas Boxes uma secção so para os DIY, iam dar muito jeito ;)

                    o megane nao tem avisadores de travões gastos?

                    os últimos que coloquei no clio foram da valeo e traziam avisadores tive de cortar o fio dos avisadores porque nao tem sitio para onde encaixar para avisar xD
                    Não, e pelo que sei (penso) há muito que a Renault deixou este sistema nos modelos mais recentes. As pastilhas também não traziam avisador. O avisador basicamente é o nivel do óleo de travões baixo que começa a acender um erro no painel em certas posições do carro.

                    Por acaso penso que se tivesse colocado apenas mais um pouquinho de óleo que estas pastilhas ainda faziam mais uns 10k kms, mas optei por colocar logo novas......se bem que, com a hipótese quase certa de ter que voltar a trocar o carro, custou largar os 40€....

                    Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                    Só faltou mesmo dizer para dar umas bombadas a seguir (ainda com o carro parado) para o pedal vir cá para cima!
                    Vim desde o local onde as mudei até casa a pensar nisso...e esqueci-me!

                    Toda a razão, após mudar as pastilhas pressionar consecutivamente ("injectar") o pedal com o carro a trabalhar até sentir o pedal rijo.

                    E já agora, eu mal avanço 1 metro experimento logo e nos primeiros metros/kms ando mais devagar e atento aos travões.

                    Por acaso estas pastilhas parece que nem necessitaram acamar pois já estão a travar mesmo muito bem.

                    Obrigado pela "alembradura".

                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                    Excelente!

                    Fazem falta mais tópicos destes no fórum!
                    Obrigado.

                    É verdade, mas compreende-se pois nem toda a gente tem condições para o fazer e tirar fotos pelo meio também é complicado (vejam-se as minhas mãos nas fotos ).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post


                      Obrigado.

                      É verdade, mas compreende-se pois nem toda a gente tem condições para o fazer e tirar fotos pelo meio também é complicado (vejam-se as minhas mãos nas fotos ).
                      Sem dúvida.

                      Quando faço algo deste género (não em automóveis porque não pesco nada) "contrato" sempre um ajudante para as fotos!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por hawkehz Ver Post
                        devia ser criado nas Boxes uma secção so para os DIY, iam dar muito jeito ;)
                        de facto era algo útil ao forum.

                        cumps

                        Comentário


                          #13
                          Se ainda tivesse o Megas, já sei onde ia para trocar as pastilhas

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                            Sem dúvida.

                            Quando faço algo deste género (não em automóveis porque não pesco nada) "contrato" sempre um ajudante para as fotos!
                            Por acaso o meu pai chegou entretanto, mas não o quis estar a chatear com as fotos.

                            Originalmente Colocado por fokemon Ver Post
                            de facto era algo útil ao forum.

                            cumps
                            Sem duvida que sim, mas com tão poucos DIY que aparecem, seria um sub-fórum escondido e ás moscas. Penso que aqui acaba por ter mais visibilidade, se bem que muito menos que no Geral.

                            Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                            Se ainda tivesse o Megas, já sei onde ia para trocar as pastilhas
                            E porque não?

                            Só não me responsabilizava se depois fosses bater num muro.

                            Comentário


                              #15
                              Ia fazer o teste em frente à Scenic

                              Comentário


                                #16
                                Excelente Vanquish!

                                Quando precisar de trocar pastilhas já sei!

                                Comentário


                                  #17
                                  Muito bom.

                                  Já agora, uma pergunta um bocado estúpida... como se sabe se as pastilhas precisam de ser mudadas?

                                  Quanto a abrir um local para estes tutoriais... sim, estariam "às moscas"... mas seria muito mais fácil para quem quisesse aprender estas coisas encontrar algo já feito assim como ficavam todos juntos os actuais e futuros tutoriais.

                                  Pensem nisso.



                                  PS: Não existe nenhum de mudar o líquido dos travões, pois não?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Epah, assim que te vir no retrovisor ou nos encontrarmos no cafezinho do costume, que tem uma rua bastante inclinada, a ver se não deixo o Saxo em ponto de mira.





                                    Bom trabalho e boa reportagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                      Ia fazer o teste em frente à Scenic
                                      Desde que tenhas seguro válido.

                                      Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                      Excelente Vanquish!

                                      Quando precisar de trocar pastilhas já sei!
                                      Bem, vou começar a distribuir senhas.

                                      Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                      Muito bom.

                                      Já agora, uma pergunta um bocado estúpida... como se sabe se as pastilhas precisam de ser mudadas?

                                      Quanto a abrir um local para estes tutoriais... sim, estariam "às moscas"... mas seria muito mais fácil para quem quisesse aprender estas coisas encontrar algo já feito assim como ficavam todos juntos os actuais e futuros tutoriais.

                                      Pensem nisso.

                                      PS: Não existe nenhum de mudar o líquido dos travões, pois não?
                                      Hoje em dia poucos são os carros que têm avisadores de pastilhas gastas, sendo esse aspecto visto nas revisões, avaliado pelo condutor (subjectivamente, é certo) e acendendo a luz dos travões/óleo quando o nível fica muito baixo por as pastilhas estarem já gastas.

                                      Talvez tenha sido uma jogada das marcas para ganharem no pós-venda pois assim há muita gente que leva pastilhas trocadas quando estão a meio uso. E era tão simples, os meus antigos Super5 tinham avisador.

                                      Em relação á mudança do óleo de travões, não me lembro de ter visto.

                                      Quanto ao sub-fórum especifico, está mais ou menos definido não se dividir (ainda) mais o fórum, mas posso falar nisso á equipa.

                                      Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                      Epah, assim que te vir no retrovisor ou nos encontrarmos no cafezinho do costume, que tem uma rua bastante inclinada, a ver se não deixo o Saxo em ponto de mira.

                                      Bom trabalho e boa reportagem.
                                      Naaaa, trabalhinho bem feito.

                                      Mas se fosse, pelo menos o Saxo é fofinho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parabens ao autor!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          os da minha clio ja estavam bem gastos e nao ligava luz nenhuma. :S

                                          isto depois uma pessoa só da fé quando ja trava ferro com ferro e depois uns discos novos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post

                                            Bem, vou começar a distribuir senhas.
                                            Esqueci-me de dizer, o meu é um Megane II mas o procedimento é igual para quem não souber.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Belo post, Vanquish, obrigado pelo tutorial!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora, quantos km tinham as pastilhas?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vanquish

                                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                  Para trás o procedimento é igual, mas é necessária uma ferramenta especial para recolher o êmbolo pois este é estriado devido a tambem fazer a função de travão de mão/estacionamento.

                                                  Não é aconselhável a troca "caseira", a menos que se queira investir nessa ferramenta especifica.
                                                  Não é bastante um alicate de pinças?

                                                  Normalmente os êmbolos têm dois orifícios onde encaixa a tal ferramenta.

                                                  Mas para desenrascar, basta o tal alicate de pinças que consegue segurar-se nos orifícios e depois é só rodar contra os ponteiros do relógio empurrando simultaneamente.

                                                  Não será assim também no teu Renault?

                                                  Cumps!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já agora:


                                                    No meu carro, um IBIZA, mudaram os calços de travão mas essas chapas metálicas ficaram do lado de fora em vez do de dentro

                                                    Isso foi falta de jeito do "mecânico"?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já repararam que as pastilhas são de origem, mas são da marca "Ferodo" ??

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                                        Já repararam que as pastilhas são de origem, mas são da marca "Ferodo" ??


                                                        Trw, Textar, Ferodo, ATE, Bendix, Valeo, Pagid.... mas de origem é que é bom

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, depende ... mas eu referia-me neste caso em concreto.

                                                          Já vi inclusivé a ter 3 marcas gravadas na pastilha... "marca do carro" - "bosch" - "jurid"

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A marca de origem é uma qualquer conforme a data em q compras as pastilhas...
                                                            Há anos q não mudo pastilhas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X