Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Urgente - Luz fundida - tablier passat

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Urgente - Luz fundida - tablier passat

    Viva pessoal!

    A luz do tablier da minha passat, a que ilumina a zona do computador de bordo, apagou-se. Penso que se terá fundido.
    Agora o problema: como aceder à mesma para a trocar?

    Quem souber e puder partilhar o procedimento, faça favor!

    Obrigado!

    #2
    e qual é o passat?

    Comentário


      #3
      Passat 3b5 - 1996/2000.

      Comentário


        #4
        Ninguém?

        Pessoal, precisava mesmo de ajuda!

        Obrigado.

        Comentário


          #5
          Aí terás que retirar o quadrante todo fora e substituir as luzes que o iluminam.

          Penso que isto te poderá dar uma ajuda.

          http://www.audipt.com/showthread.php...s-do-Quadrante


          Comentário


            #6
            Obrigadão. Espero que no passat o sistema seja idêntico - assim parece.
            Habituamo-nos a ter o cb ligado e de repente é que nos damos conta da falta que faz.

            Comentário


              #7
              Pois, vendo atentamente a descrição do audipt até parecia fácil. O que acontece é que no passat 3b a parte de baixo do tablier tem de ser desmontada. Existem 4 parafusos (dois no compartimento dos fusíveis, um dentro do compartimento de arrumo e outro dentro do slot para o manual) creio eu. Depois disso também deve ser necessário retirar a protecção que cobre os selectores dos piscas e escovas limpa-vidros.
              O que me está aqui a assustar um pouco é que tenho a impressão que o visor não é rectroiluminado. Mas também se não for, não sei como ligará.
              Já vi exemplos de visores com linhas apagadas e que aparantemente têm reparação rápida, que consiste em soldar pistas partidas ou oxidadas.
              No meu caso apagou todo. Foi geral.
              Vou ter de o tirar fora (no final acaba sempre assim) e investigar.

              Comentário


                #8
                Não pensei que fosse tão díficil nesse carro.

                Comentário


                  #9
                  Bem, lá meti mãos ao serviço

                  - desapertar os quatro parafusos torx que fixam a parte de baixo do tablier;
                  - remover a respectiva, desencaixando as fichas do interruptor das luzes e do regulador de intensidade e inclinação dos faróis;
                  - desapertar os quatro parafusos torx que fixam o aro de plástico que faz o remate da coluna com o tablier (atenção: dois deles estão por dentro da "persiana" de ajuste da coluna de direcção e só com uma extensão maleável para a chave de bits é que me parece possível retirá-los);
                  - retirar os dois parafusos torx que fixam o quadrante:
                  - desapertar duas fichas que ligam ao quadrante e retirá-lo;

                  Até aqui é tudo mais ou menos simples, excepto os dois parafusos dentro da "persiana".

                  Uma vez cá fora, há que retirar a parte traseira do quadrante, fixa por dois parafusos torx e encaixes.

                  A iluminação é todo por leds. Os lcd's do relógio, do conta quilómetros e do CB estãi fixos por pequenos aros metálicos presos à placa de circuito impresso.

                  Na minha busca por desmontar tudo, desencaixei-os todos e voltei a encaixar. Liguei o quadrante assim mesmo e aparentemente tudo tinha voltado a funcionar, excepto o do LCD do conta quilómetros. Foi só rever a fixação do respectivo pequeno aro metálico de fixação.

                  Posto isto, é só fazer tudo ao contrário.


                  P.S.: no decurso da operação, e sem razão aparente, a luz avisadora do airbag acendeu-se. Não me recordo de teer tocado em nada que o provocasse. Vou ao mecânico para fazer reset ao erro ou ver a sua origem.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X