Boas tardes caros forenses ! Não sou um profissional em mecânica, mas percebo algumas coisas e dou um jeito em alguns casos. Este problema anda afectar-me os neurónios recentemente porque um amigo meu tem um Peugeot 106 e eu andei arranjá-lo quase todo. Bom, é o seguinte: o peugeot vai lavar um termóstato novo, pois o velho estava podre e vai levar uma bateria. Um mecânico meu amigo, foi lá com uma bateria e pôs o carro a trabalhar, mas notámos que ele começou aquecer excessivamente e não deitava água por algum lado. Ele pensa que seja a junta da cabeça queimada, que é o mais provável. Queria perguntar e tudo mais a alguém entendido o que é preciso fazer depois de tirar a cabeça, se depois é preciso rectificá-la e como o fazer, se é preciso limpar algo, uma explicação concreta mas resumida. Tentei procurar isto na net, mas nada encontrei... apenas uma pessoa do fórum me anda a dar uns conselhos, mas gostaria de saber opiniões mais específicas. Obrigado e por favor respondam que isto é urgente
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CaRRO Aquece demasiado - URGentE
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Boas Companheiro
O carro esteve a trabalhar nesse momento com o termostato velho ou o novo?
Veja tambem como esta a cor do oleo se estiver tipo cafe com leite pode ser a junta da cabeça.
Uma vez que a cabeça esta fora pode muito bem manda-la rectificar a um torneiro para que fique um trabalho feito em condiçoes o unico que precisa de limpar é onde acenta a cabeça no bloco, passa apenas com um pouco de gasolina para tirar os restos de lixo da junta velha e pode passar com uma lixa fina para ficar tudo ok.
Ter atençao se esse bloco nao é de camisas flutuantes é preciso apenas mais cuidado.
Depois é voltar a montar tudo e ja esta
Um abraço
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O carro do meu sogro tinha um comportamento semelhante. Era um Focus 1.4.
Trocou-se o termóstato e o radiador, mas o carro passado algum tempo voltava a aquecer.
Tudo estava bem montado, o material era novo e não se verificavam quaisquer fugas.
Experiência para a frente, experiência para trás, descobriu-se que o problem vinha do radiador da sofagem que estava entupido, o qual só se viu quando se desmontou o tablier todo, pois era detrás deste que ele estava montado.
Espero que esta dica ajude.
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Originalmente Colocado por domfillas Ver PostChegando aos 90º as ou a ventoinha disparou?
Originalmente Colocado por bpacheco Ver PostO carro do meu sogro tinha um comportamento semelhante. Era um Focus 1.4.
Trocou-se o termóstato e o radiador, mas o carro passado algum tempo voltava a aquecer.
Tudo estava bem montado, o material era novo e não se verificavam quaisquer fugas.
Experiência para a frente, experiência para trás, descobriu-se que o problem vinha do radiador da sofagem que estava entupido, o qual só se viu quando se desmontou o tablier todo, pois era detrás deste que ele estava montado.
Espero que esta dica ajude.
Nesse caso roda o botão para o frio e sangra o sistema, se não aquecer é porque o problema é do radiador da chaufagem.
Embora eu ache que para ficar devidamente sangrado, a água tem que por lá passar, para contornar isso elimina chaufagem fazendo um by pass, liga-se o tubo que entra para a chaufagem onde o tubo que vem de lá está ligado.Editado pela última vez por domfillas; 12 January 2011, 22:47.
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tive um amigo que teve um 106 colors e aquecia que era uma coisa soberba.
Tirei lhe o termostato,voltei a fechar tirei ar do sistema e siga não aqueceu mais.
Tinha o termostato colado.se calhar como ainda usas o velho,ta colado e assim não deixa a agua passar e a ventoinha não dispara.
Depois de trocares o termostato,não sei se vais mexer no liquido de radiador,mas mete o a trabalhar com a tampa aberta (do radiador)pra tira certas "bolsas" de ar que possam existir no sistema.ou então ligas deixas o aquecer,se não disparar,desligas e roda a tampa,ligeiramente pra sair o ar,e se sair algum ar ela provavelmente irá disparar.
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Boas. Não consigo arranjar em lado algum um termóstato novo e barato pelo que vou ter de por o velho como novo, após uma limpeza a fundo. O radiador foi tirado e posto por mim e está completamente operacional sem fugas nem entupido. O que pode ser é a junta da cabeça queimada e nesse sentido precisava que alguém me desse umas dicas de como desmontar... Ou ensinem-me algo mais com vídeos ou algo do género. Muito obrigado desde já pelas respostas
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Boas companheiro
Ja passaste em alguma casa de peças para ver se eles te arranjam um termostato novo a bom preço ate que para esse automovel nao deve ser muito é que voltar a montar o velho pode dar barraca.
Para poderes tirar a cabeça fora tens começar por desligar todas as fichas e entradas de combustivel que vao a cabeça, tirar tambem o colector de escape.
Tens que ter atençao aos pontos do motor na hora de começar pela distribuiçao e de como vai o tensor da correia para depois nao teres problemas a hora de voltar a montar.
Depois de tirares a correia fora podes começar por desapertar a cabeça, mas para desapertar a cabeça tem uma norma que é começar pelos parafusos do meio para fora e sempre em forma de X para nao haver problemas.
Depois de tudo isto levantas a cabeça e tiras a junta e mandas rectificar a cabeça num torneiro. No bloco limpas tudo onde acenta a cabeça com uma lixa fina e um pouco de gasolina para ficar tudo ok.
Um abraço desde espanha
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Atenção se não percebes não devias andar a mexer, e acho muito precoce apontarem para a junta da cabeça queimada.
Provavelmente o termostato está lixado, eu penso que por 30 euros arranjas um, se calhar até menos!
Também podes ter a bomba de água lixada (rolamento, pás).
Ou então, ar no circuito, verificar se existem purgas, tens de as abrir durante os enchimento.
Outra dica quando estiveres a encher o radiador, poe a chave na posição II mete a sofagem na temperatura MAX na velocidade minima.
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Pois, por isso hoje, voltei a deixar tudo como estava. Mas quero aprender mais sobre isto e tenho gosto também. Hoje, estive a por os faróis que tirei e os respectivos piscar. Hoje levei também o corpor onde encaixa o termóstato para o soldadem, pois houve uma peça que partiu. O termóstato está a trabalhar bem. Agora, quando vier o corpo, é só sangrar o sistema e já está.
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Boas, eu sou novo neste topico e no mundo dos carros, de 3 dias para ca tenho tido problemas com meu carro devido a aquecimentos, o meu problema e assim, tenho um fiat punto 60style de 99 e de uns dias para ca venho verificando que esta a ficar demasiado aquecido, ainda hoje fui de cascais a caxias e quando estava a voltar para cascais quando cheguei em carcavelos (de caxias a carcavelosa sao 10km) e quando me apercebi o ponteiro ja estava a chegar ao vermelho da temperatura. Parei o carro de imediato e fiquei a espera ate arrefecer. qual sera o problema'??
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Originalmente Colocado por Emanuelc Ver PostBoas. Não consigo arranjar em lado algum um termóstato novo e barato pelo que vou ter de por o velho como novo, após uma limpeza a fundo. O radiador foi tirado e posto por mim e está completamente operacional sem fugas nem entupido. O que pode ser é a junta da cabeça queimada e nesse sentido precisava que alguém me desse umas dicas de como desmontar... Ou ensinem-me algo mais com vídeos ou algo do género. Muito obrigado desde já pelas respostas
Um conselho que te dou é que se andas a perguntar num forum da net como se tira uma cabeça não o faças
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Experimenta andar sem termostato e faz um by-pass no radiador da sofagem. Ou seja, no compartimento do motor desencaixa os tubos que vão ligar ao radiador da sofagem e liga-o directamente um ao outro.
Experimenta também tirar os dois tubos que ligam ao radiador do motor e mete uma mangueira com água numa extremidade e verifica se a água sai bem pela outra extremidade.
Se tudo isto não funcionar e mesmo assim o carro aquecer então eu iria para a hipótese da junta da cabeça. Nesse caso é tirar e mandar para o torneiro para ele facear. Ter em atenção se essa cabeça nunca foi faceada senão pode já estar no limite e já não dar. Nesse caso só comprando uma cabeça na sucata e mandar rectificar.
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Originalmente Colocado por kewen Ver Posteu meto agua no deposito ate acima, e no dia em que parei o carro pois estava a chegar a temperatura ao vermelho, a ventoinha nao disparou, alias nunca ouvi a ventoinha desde carro a disparar
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desaparece, eu meto agua ate acima, 3 dias depois ja nao tem agua,
tenho uma duvida urgente, tenho um fiat punto 2-3portas modelo 60style 1.2 de 1999 com alguns problemas como: "sobre aquecimento, pneus a chiar pouco etc" e me oferecerao um seat ibisa 4-5 portas efi 1.3 de 1993 mas algum acerto em dinheiro, acham que vale a pena a troca?? :/
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Originalmente Colocado por Papi Ver PostNão arranjas um termostato para um 106? Isso deve haver em stock em qlq casa de peças, e se n houver deve demorar meio dia a chegar, e em ultimo caso marca.
Um conselho que te dou é que se andas a perguntar num forum da net como se tira uma cabeça não o faças
O tópico foi "reavivado"... mas essa questão do 106, já tem mais de dois anos.
Mas concordo contigo, quanto a questão de não mexer na cabeça.
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Originalmente Colocado por kewen Ver Postdesaparece, eu meto agua ate acima, 3 dias depois ja nao tem agua,
tenho uma duvida urgente, tenho um fiat punto 2-3portas modelo 60style 1.2 de 1999 com alguns problemas como: "sobre aquecimento, pneus a chiar pouco etc" e me oferecerao um seat ibisa 4-5 portas efi 1.3 de 1993 mas algum acerto em dinheiro, acham que vale a pena a troca?? :/
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Originalmente Colocado por MarcoSPinto Ver PostBasicamente vais trocar uma sucata por outra sucata.
Já viste se não é algum tubo ou T (normalmente de ferro que com a corrosão fica com fuga) e o líquido perde-se e depois o motor naturalmente aquece?
sinceramente eu estou preferindo o seat ibiza, estava com o punto e como mencionaste, uma sucata por outra. entao estou com o seat para esperimentar, e esta me agradando imenso, tem mais silindradas e gasta muito menos do punto, com 12 litros fiz quase 150km, e com o punto com 12 litros mal chegava a 100km hahahahhaha
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