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Será que devo mudar os casquilhos só porque têm 10 anos ?

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    Será que devo mudar os casquilhos só porque têm 10 anos ?

    Boas !

    Tenho uma carrinha MB Classe E 220 CDi do ano de 2000 , com 230.000kms

    Tive agora um problema que me deixou empanado, foi um rolamento da roda frontal do lado do pendura que se desintegrou.
    O mais chato é que lixou aquele veio onde encaixa, e só esse veio são umas 350 biscas , mas por uma questão de segurança prefiro meter novo em vez de rectificar o existente


    Entretanto aproveitei e tou a meter discos e pastilhas novos no eixo da frente

    Em 10 anos e 230.000kms (metade dos quais nas minhas maos) é natural que este carro já tenha apanhado muito buraco, lombas, porrada (ainda por cima é baixa, é uma avantgarde)

    Já que tenho ali tudo à mão, será que devia de mudar os casquilhos das torres de suspensão e tambem aqueles atras do disco ?

    Fazem ideia do preço disso?
    Será que se vende só a borrachinha ou só se vende com o ferro onde esta agarrado ?

    E se mudar, terei que realinhar a direccao ?

    Gracias
    Editado pela última vez por Civismo; 13 January 2011, 20:42.

    #2
    Por cá também há uma MB de 2000 mas com 400.000 mil nas patas , uma V 110 cdi .

    Esse rolamento para se desintegrar ... provavelmente já antes dava sinal para ser mudado .

    Mas faz bem em colocar novo veio de transmissão , o veiculo faz outros tantos Km. , por isso merece.

    Mudar casquilhos é boa opção , pois as borrachas com os anos ressecam , aconselhava colocar casquilhos MB , devido apenas à qualidade da borracha , isso se for para manter a viatura é claro .

    Se vendem separado não sei , mas uma deslocação a um concessionário perto de si logo sabe preços .

    Alinhar direcção é um mal menor ... até porque mexendo em direcção deve fazê-lo .

    Comentário


      #3
      Também sou da opinião que, uma vez que vai estar na oficina e vai mesmo, já agora trocavas os casquilhos. Não perdes nada com isso e, se calhar, já devem estar a precisar. Mas isso, só inspeccionando.

      Comentário


        #4
        Boas!

        Este topico que iniciei no inicio do ano esta a fazer mais sentido do que nunca !

        Tenho andado mal de finanças , por isso tenho adiado intervençoes profundas na minha Carrinha.

        Mas esta a precisar, ouço e sinto muitas folgas na suspensão à frente.

        Tenho um novo amigo mecanico, que meteu noutro dia a minha carrinha no elevador e mostrou-me as folgas nos cinoblocos dos triangulos, mas pelos vistos a folga é só mesmo no vertice do triangulo que esta virado para a frente do carro.

        Segundo ele, a mercedes so vende os triangulos completos com cinoblocos, mas a concorrencia vende as borrachas .

        Qual a vossa opiniao sobre mudar apenas as borrachas ?
        Sera fiavel e seguro ? Valera a pena ?

        Obrigado
        civismo está online agora Denunciar Post Ruim Responder com Citação

        Comentário


          #5
          Se os triângulos estão em óptimo estado e sendo, calculo, uma grande diferença de preço entre comprar tudo ou só as borrachas, eu optaria apenas pelas borrachas. Desde que se opte por borrachas de boa qualidade. Com sorte até nas actuais pode estar a inscrição do verdadeiro fabricante delas.

          Comentário


            #6
            O meu mecanico falou-me em metermos da delphi. Serao boas ?
            Nao me importo de pagar um pouco mais se isso significar estar menos anos sem voltar a mecher...

            Comentário


              #7
              Não conheço a qualidade Delphi. Algumas marcas que anunciam qualidade de origem para Mercedes são Lemförder, Meyle e Febi bilstein. Mas estou apenas a falar sem conhecer realmente o que valem. Até os que tens agora pode ser de uma destas marcas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Boas!

                Este topico que iniciei no inicio do ano esta a fazer mais sentido do que nunca !

                Tenho andado mal de finanças , por isso tenho adiado intervençoes profundas na minha Carrinha.

                Mas esta a precisar, ouço e sinto muitas folgas na suspensão à frente.

                Tenho um novo amigo mecanico, que meteu noutro dia a minha carrinha no elevador e mostrou-me as folgas nos cinoblocos dos triangulos, mas pelos vistos a folga é só mesmo no vertice do triangulo que esta virado para a frente do carro.

                Segundo ele, a mercedes so vende os triangulos completos com cinoblocos, mas a concorrencia vende as borrachas .

                Qual a vossa opiniao sobre mudar apenas as borrachas ?
                Sera fiavel e seguro ? Valera a pena ?

                Obrigado

                Se o teu mecânico sugere a substituição das borrachas em vez dos triângulos, seria essa a minha primeira opção, ainda para mais se necessitas de alguma contenção de gastos.

                Certamente que ele ao desmontar vê logo se algo mais errado se passar ali.


                O posto anterior do rolamento se desintegrar e te deixar apeado é que é estranho, ou melhor, é estranho que não te tenhas apercebido antes.

                Eu já tive diversos rolamentos gripados, alguns que fizeram milhares de km nos carros, e nunca nenhum se desfez.

                Eles costumam começar a "cantar" e a "engrossar a voz" à medida que vão piorando.

                Parece-me que deves ter ignorado todos os sinais e mais alguns que o rolamento te deu!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Se o teu mecânico sugere a substituição das borrachas em vez dos triângulos, seria essa a minha primeira opção, ainda para mais se necessitas de alguma contenção de gastos.

                  Certamente que ele ao desmontar vê logo se algo mais errado se passar ali.


                  O posto anterior do rolamento se desintegrar e te deixar apeado é que é estranho, ou melhor, é estranho que não te tenhas apercebido antes.

                  Eu já tive diversos rolamentos gripados, alguns que fizeram milhares de km nos carros, e nunca nenhum se desfez.

                  Eles costumam começar a "cantar" e a "engrossar a voz" à medida que vão piorando.

                  Parece-me que deves ter ignorado todos os sinais e mais alguns que o rolamento te deu!

                  Boas, noutros carros já ouvi diversas vezes a zoada que os rolamentos fazem a gripar.
                  Neste caso andou a fazer um silvo agudo uns bons kms antes de se desintegrar ... mas pensava que era qq coisa nos travoes ...

                  Comentário


                    #10
                    Boas !

                    Se pudesse mudava este topico para "As borrachas têm 10 anos? Então troca!"

                    A minha carrinha está um espanto, nunca a senti desta forma, nem quando a comprei !
                    (quando a comprei tinha 114.000Kms e nao sei porque estradas andou)

                    Esta com 250.000Kms mas ficou com uma estabilidade e precisão invejável ... não concebo que um carro novo possa ter um comportamento melhor do que aquele com que a minha carrinha neste momento está!

                    Sempre me questionei sobre o porquê de ter um avantgarde, uma vez que achava a minha carrinha bastante instavel e imprecisa, sobretudo em autoestrada, mesmo a a velocidades de 120 ~140 .
                    Por exemplo, a ultrapassar camioes em autoestrada , sobretudo em curva, era tudo menos descontraido, obrigava-me a constantes toques na direcção para corrigir.
                    Agora conduz-se com um dedo, não parece o mesmo veiculo !

                    Tenho jantes de 16", mas houve um fim de semana em que andei com umas de 17", e notei melhorias em relação às de 16", melhor estabilidade geral, melhor em curva, mais precisa ... Mas isto de ter mudado tudo o que era borrachas da suspensão fez algo pela minha carrinha que não se compara , mesmo continuando com as de 16".

                    E supostamente tenho uma pequena folga na caixa de direcção , do lado do condutor, mas ainda assim está muito boa, e vai ter que aguentar mais uns anos.

                    A propósito, é normal quando se roda o volante de um extremo ao outro, que se sinta um pequeno e subtil "bater" quando o volante passa pela posição vertical, certo ?

                    Comentário


                      #11
                      Se querem ter um carro novo, mudem as borrachas ! É o mesmo feeling

                      Mas nem tudo é perfeito !

                      Ouço muito menos barulhos que ouvia, mas ha dois que subsistem :

                      1) ouço um piu-piu (tambem parece um morcego) quando passo em lombas ou buracos. Ja percebi que vem da zona dos travoes, e se mandar um pontapé de lado nos pneus tambem se ouve.
                      Noutro dia tive a carrinha no ar ao trocar as rodas, e mandei murros na zona das pastilhas / bombites e é dessa zona que vem o tal piu piu ,...
                      O que será e como se resolve ??


                      2) O mais gravé é que ouço por vezes um ranger tipo borracha nova a roçar em qualquer coisa ... eu quase aposto que são os dois aneis de borracha que suportam a barra estabilizadora , pois o som parece vir mesmo da zona dos pés de quem vai à frente.
                      Ja tentei perceber em que circunstancias emite o ruido, e já percebi que é quando afocinha muito, por exemplo se estiver estacionada e sair de frente, num daqueles estacionamente que têm um ressalto com uns 6 ou 7 cm´s, o simples cair de focinho é o suficiente para sentir esse ranger de ambos os lados.

                      Ja ouvi dizer que ha quem use massa cobreada para montar as borrachas da suspensao . Sera que foi isto que faltou ??

                      Agora que comecou a chover, parece que ainda esta pior ...

                      Sera que passa com o tempo ?

                      Comentário


                        #12
                        Boas!

                        Ja passaram umas semanas, não tenho tido tempo por isso ainda nao lubrifiquei as borrachas.

                        Cada vez estão mais ruidosas, ou melhor, cada vez é preciso menos para rangerem...

                        É comum isto acontecer, as borrachas rangerem após se mudar, tal como fiz ? (mudei casquilhos, cinoblocos, triangulos, tirantes, apoios da barra) ?


                        Mas à parte do ruido, o comportamento do carro está impecável!

                        Será que este produto é fixe ?
                        Plastilube® – massa lubrificante da ATE - auto|aftermarket|news

                        Comentário


                          #13
                          A minha carrinha levou ha uns meses tudo novo na suspensão

                          FUi a uma casa conceituada em alinhamentos de mercedes, na qual foi gerado o seguinte relatorio final de alinhamento :



                          Na semana passado chego à inspecção, e chuma, desvio de 10% no ripometro que eles lá têm !!!

                          Mas que raio de treta ..,. é todos os anos a mesma coisa!

                          A minha é uma MB E 220 CDi do ano 2000, Avantgarde.

                          Ha por ai mais gente a queixar-se do mesmo actualmente , com veiculos similares ?
                          Editado pela última vez por Civismo; 22 July 2012, 22:57.

                          Comentário


                            #14
                            Então mas os Mercedes não têm de desalinhar a direcção para passar?

                            Comentário


                              #15
                              Não é por nada mas esse alinhamento foi muito mal feito, há valores que estão quase no limite e outros que estão mesmo fora do limite, eu mudava de oficina...

                              Comentário


                                #16
                                Sugira-me ai uma casa de pneus na zona de santarem para fazer o alinhamento então

                                Comentário


                                  #17
                                  Lamento mas não conheço nenhuma nessa zona até porque não sou daí. Uma dica, alinhar veículos de tracção às 4 rodas não é para todas as casas, se tiveres algum amigo com algum jipe pergunta onde alinha o jipe...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                    Sugira-me ai uma casa de pneus na zona de santarem para fazer o alinhamento então
                                    Os carros cá da casa vão todos ao Vasilpneus (Marinhais).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma vez alinhei mesmo na mercedes , na qual têm uma maquina que se encaixa nos 5 buracos no centro da jante.
                                      Ficou porreiro, mas comeu-me o interior dos pneus de trás até ao arame , quando por fora estavam como novos !

                                      Comentário


                                        #20
                                        Sempre ouvir falar que há carros - principalmente os mercedes - que têm que ser desalinhados para ir à inspecção.

                                        Tenho a minha carrinha MB Classe E do ano 2000, (220 cdi avantgarde) desde que a comprei em 2004 , e de uma forma ou outra

                                        sempre consegui fintar a inspecção anual, sendo que em muitos anos passou "por favor" com a anotação da direcção desalinhada.

                                        Este ano não consegui mesmo. Imbirraram para caraças, uma vez que a carrinha já trazia a anotação desde o ano passado.

                                        Recorde-se que mudei ha uns meses tudo e mais alguma coisa na suspensão, rotulas, casquilhos, etc.
                                        Mandei afinar numa casa que me recomendaram "especialista" em mercedes, e tem estado porreiro na optica do utilizador.
                                        Ah, e sobretudo os pneus parecem estar a gastar de uma forma uniforme.

                                        Uso os 215/55 R16 , e nos ultimos anos tenho tido casos de pneus que até metem pena, comidos por dento até começar a mostrar

                                        a tela, quando o resto do pneu ainda aparenta nem meio desgaste. (sempre michelin pilot primacy).




                                        Hoje perdi tempo para caraças com esta palhaçada. Mais de meio de trabalho !
                                        Resolvi as pintelhiçes com que me tinham chumbado o carro conjuntamente com o desalinhamento, e confesso que nem mexi no

                                        alinhamento, na esperança que eles desistissem e la passassem a carroça.

                                        Porque isto é uma hipocrisia. Os coitados dos inspectores sabem bem que isto é assim, sabem bem que os ripometros não medem

                                        correctamente os alinhamentos, apenas um dos muitos parametros de alinhamento que os carros modernos hoje em dia possuem .
                                        Ja para nem falar dos amortecedores, pelos vistos so conseguem medir se houver desequilibri entre os amortecedores, pois se

                                        estiverem ambos lixados, é aprovado .
                                        Mais ainda: se um carro passar nos ripometros das 2 linhas habitualmente existentes nos ipo´s, vão dar valores diferentes ..

                                        é a escolha do freguês, num ano pedi para fazerem a experiencia, e numa linha a minha carrinha dava 10metros / km, e na outra

                                        tinha menos de 5 !

                                        Esta não é a minha especialdiade, por isso é possivel que esteja a dizer muitas asneiras. Eu sou informatico

                                        E não percebo como pode haver tanta subjectividade à volta disto dos alinhamentos das direcções.

                                        A minha carrinha é do ano 2000. Ora, no ano 2000 o ultimo grito tecnologico era o windows millenim , pois o xp so saiu no

                                        final de 2001!
                                        Será que em 12 anos, nos centros de inspecção ainda não tiveram tempo para perceber que estas carrinhas (e outras parecidas)

                                        têm especificidades que não podem ser lidas no ripometro ?
                                        Aposto que ainda usam o windows millenim ou o 98



                                        O coitado do inspector bem encolheu os ombros e que não me conseguia fazer nada.
                                        Deixou-me sair para ir alinhar a direcção sem o chumbar imediatamente. Foi porreiro páh.
                                        Lixadissimo, la fiz 50 kms até a casa de pneus que me inspira mais confiança.
                                        A carrinha estava com os parametros correctos, e a gastar bem os pneus.
                                        Desalinharam e corrigiram o que o inspector não queria , o qual ele me disse e era algo tipo "6 7 vertical"

                                        Voltei a correr para ainda conseguir reinspeccionar o carro antes de fecharem, e la passou.

                                        Confesso que nos 50 kms não senti a carrinha com um comportamento pior com este alinhamento "proximo do zero". Mas tambem nao

                                        a senti melhor, acho que esta igual.
                                        Segundo o rapaz dos alinhamentos, assim come é os pneus por dentro num instante, por isso têm que fechar um pouco à frente,

                                        para contrariar o quanto as rodas tendem a abrir com a deslocação, e assim leva a gastar o pneu por igual.


                                        Conclusão: Com esta palhaçada toda tinha a carrinha boa, tive que a ir desalinhar, e amanha de manhã tenho que a ir alinhar

                                        novamente com o alinhamento definitivo.

                                        no total 1 dia de trabalho perdido e uns 200kms com voltinhas à pala disto. Brincadeira, né ?

                                        Seja como for, não vou voltar ao centro de inspecções onde tenho ido nos ultimos anos. Vou passar a ir a um que existe a

                                        poucas centenas de metros da casa de pneus da minha confiança, pois se é para estar sujeitado a esta macacada, prefiro fazer

                                        tudo num so sitio , em vez de andar feito parvo de um lado para o outro .

                                        A minha carrinha a ser desalinhada


                                        A maquina é uma John Beam Visualiner, tipo estas :





                                        E este é o relatorio do ultimo alinhamento feito ha uns meses:

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ja foi alinhada hoje de manhã com os valores definitivos .

                                          Ficou impecavel

                                          Agora so espero é que daqui a uns meses os pneus não começem a aparecer comidos por dentro , como ja me aconteceu noutras vezes .

                                          Foi este o relatorio final do alinhamento:

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aquilo continua a ranger apos a colocacao de borrachas novas na direccao , sobretudo quando passo nas lombas

                                            Em principio deve ser das borrachas que seguram a barra estabilizadora.

                                            Nao encontro massa cobreada em spray

                                            Parafinar o carro resolve alguma coisa ?

                                            E que tal este spray aplicado directamente nas borrachas que estao a ranger ?

                                            Comentário

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