Depois de n problemas com o meu Renault (Clio II 1.2 16v) e a minha relação com a oficina onde adquiri o meu único carro comprado em primeira mão (Telheiras), decidi-me a avisar os mais incautos, para que, ao contrário de mim, não se deixem enganar.
Caso 1: Perda de óleo I
Desde que comprei o carro na Renault Telheiras que o carro perde óleo num racio de 1 litro por cada 6.000 kms. Ora, assim que constatei essa situação, levei-o à ofina onde me disseram que era normal no período de vida inicial do carro. Numa segunda vez, em que já não estávamos propriamente no período inicial de vida do carro, insinuaram que seria consequência de uma condução agressiva.
Assim passou o prazo de garantia e certa vez levei o carro à inspeção antes de o levar à revisão e detetaram uma fuga de óleo na cabeça do motor (!!!). Enviei por e-mail esta informação e pediram-me para levar lá o carro, supostamente sem custos para o cliente. Não o levei logo, porque tinha acabado de fazer mais uma (de tantas) revisão.
Caso 2: Perda de óleo II / Correia de Distribuição x2
Quando o levei lá naquela altura em que estava a necessitar de mais óleo, pedi para resolver o problema de vez, e que não me importaria de pagar para nunca mais ter que me preocupar com o assunto, qual não é o meu espanto quando no orçamento do arranjo me falam na substituição da correia de distribuição que tinha mudado há menos de um ano. Depois de invocar isso mesmo, consegui que da operação toda, não tivesse que pagar as peças que tinha mudado há pouquíssimo tempo. Mesmo assim a despesa foi alta, mas enfim, achei que era o preço a pagar para resolver o problema. O problema é que a situação matém-se até hoje.
Moral da história: desisti de levar o carro à oficina da marca, onde para além de praticarem preços bastante elevados, perdi definitivamente toda a confiança que podia ter com eles. Para ser enganado, ao menos que pague pouco!
Caso 3: As chaves das portas
O meu conjunto de dois comandos da portas ficaram inoperacionais para abrir e fechar o fecho centralizado das portas à distância. Desta vez, já precavido, tentei evitar custos elevados e tentei eu resolver o problema. Pesquisei na net e aprendi que a pilha do comando podia ser facilmente substituída. Assim fiz, tendo o cuidado de não descodificar o sistema. Mas o problema mantinha-se e, a muito custo, lá fui à Renault Telheiras. Lá, tentaram sincronizar o sistema e também não conseguiram e como solução apresentaram-me a hipótese de mandar vir um conjunto de chaves pela módica quantia de 150 euros (!!!). Recusei e desenrasquei-me até há pouco tempo a abrir e fechar portas pela fechadura como nos antigamentes.
No outro dia levei o carro à uma oficina (não da Renault!!) para trocar a bateria e qual não é o meu espanto quando o problema da chave fica resolvido. Pelos vistos o problema era a bateria não ter força suficiente para activar o fecho centralizado. E assim poupei 150 euros!
Caso 1: Perda de óleo I
Desde que comprei o carro na Renault Telheiras que o carro perde óleo num racio de 1 litro por cada 6.000 kms. Ora, assim que constatei essa situação, levei-o à ofina onde me disseram que era normal no período de vida inicial do carro. Numa segunda vez, em que já não estávamos propriamente no período inicial de vida do carro, insinuaram que seria consequência de uma condução agressiva.
Assim passou o prazo de garantia e certa vez levei o carro à inspeção antes de o levar à revisão e detetaram uma fuga de óleo na cabeça do motor (!!!). Enviei por e-mail esta informação e pediram-me para levar lá o carro, supostamente sem custos para o cliente. Não o levei logo, porque tinha acabado de fazer mais uma (de tantas) revisão.
Caso 2: Perda de óleo II / Correia de Distribuição x2
Quando o levei lá naquela altura em que estava a necessitar de mais óleo, pedi para resolver o problema de vez, e que não me importaria de pagar para nunca mais ter que me preocupar com o assunto, qual não é o meu espanto quando no orçamento do arranjo me falam na substituição da correia de distribuição que tinha mudado há menos de um ano. Depois de invocar isso mesmo, consegui que da operação toda, não tivesse que pagar as peças que tinha mudado há pouquíssimo tempo. Mesmo assim a despesa foi alta, mas enfim, achei que era o preço a pagar para resolver o problema. O problema é que a situação matém-se até hoje.
Moral da história: desisti de levar o carro à oficina da marca, onde para além de praticarem preços bastante elevados, perdi definitivamente toda a confiança que podia ter com eles. Para ser enganado, ao menos que pague pouco!
Caso 3: As chaves das portas
O meu conjunto de dois comandos da portas ficaram inoperacionais para abrir e fechar o fecho centralizado das portas à distância. Desta vez, já precavido, tentei evitar custos elevados e tentei eu resolver o problema. Pesquisei na net e aprendi que a pilha do comando podia ser facilmente substituída. Assim fiz, tendo o cuidado de não descodificar o sistema. Mas o problema mantinha-se e, a muito custo, lá fui à Renault Telheiras. Lá, tentaram sincronizar o sistema e também não conseguiram e como solução apresentaram-me a hipótese de mandar vir um conjunto de chaves pela módica quantia de 150 euros (!!!). Recusei e desenrasquei-me até há pouco tempo a abrir e fechar portas pela fechadura como nos antigamentes.
No outro dia levei o carro à uma oficina (não da Renault!!) para trocar a bateria e qual não é o meu espanto quando o problema da chave fica resolvido. Pelos vistos o problema era a bateria não ter força suficiente para activar o fecho centralizado. E assim poupei 150 euros!
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