Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.9 CDTI 150cv. Vibração+Perda de Potência!?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.9 CDTI 150cv. Vibração+Perda de Potência!?!?

    Boa Noite,

    -O veículo é uma Opel Vectra Caravan, em Outubro do ano passado, ao abrigo da garantia troquei um flexível de escape que tinha partido, durante uns dias após a reparação, era frequente a carrinha apresentar consumos anormalmente altos desconfiei que a sonda Lambda tivesse sido danificada durante a reparação mas como tudo voltou ao normal....
    -A carrinha, de vez em quando, aumenta um pouco os consumos, o que eu penso que tenha qualquer coisa a ver com a limpeza do filtro de partículas visto que ando muito em cidade e ele deve "sujar-se" muito. É normal este aumento de consumos? Reparem uma das vezes estes consumos mativeram-se desde Leiria até Pombal onde, finalmente, normalizaram. O consumo ao ralenti é 0.9lts/h e nestes casos eles aumentam para 4.2lts/h. Será da sonda Lamda?
    -Outra situação começou a acontecer há coisa de 2 meses, mas como é muito esporádico tenho-me desleixado e nem fui ainda há oficina. O que se passa é o seguinte, quando passo de 4ª para 5ª velocidade o motor emite uma vibração tal que até dentro do habitáculo se sente e o motor deixa de acelerar. Isto só acontece quando troco de caixa para 5ª depois de ter levado a 4ª por volta das 3000rpm e sempre em subidas. A única maneira de reverter a situação é levantar o pé e ir pisando o acelerador progressivamente ( se piso mais a fundo la volta a vibração ) ou reduzir para 4ª novamente.

    Isto acontece muito poucas vezes mesmo, mas acontece e quando acontece assusta, parece que o carrinha se está a desintegrar.

    Será da sonda Lambda?
    EGR?
    Borboleta do acelerador?
    Boost Sensor?

    Espero opiniões e de preferência soluções.

    Obrigado desde já...

    #2
    Ano e versão do carro, please

    No ralenti os consumos são 0.5-0.6. a menos que esteja a regenerar.

    À partida pode ser um problema no DPF. Mas poderão ser outros também.

    Outra solução é ligares o bicho à máquina para ver se acusa algum erro!

    Se entretanto descobrir algo mais específico, ficarás a saber.

    Cumps!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
      Boa Noite,

      a) É normal este aumento de consumos?
      b) Reparem uma das vezes estes consumos mativeram-se desde Leiria até Pombal onde, finalmente, normalizaram.
      c) nestes casos eles aumentam para 4.2lts/h. Será da sonda Lamda?

      EGR?
      Borboleta do acelerador?
      Boost Sensor?

      Obrigado desde já...
      a) Sim é normal quando o filtro está regenerar.
      b) Enquadra-se no tempo necessário para efectuar uma regeneração completa. 15 a 20 min segundo me parece.
      c) Pode ser mas também pode ser da regeneração, logo normal.

      Cumps!

      Comentário


        #4
        Quando treme, repara senão está também a reciclar !?

        Comentário


          #5
          O veículo é uma Opel Vectra Caravan Cosmo 1.9 CDTI 150 Cv.
          Os consumos ao ralenti sempre foram 0.9 lts/h, apenas quando está a regenerar o DPF passam a ser 4.2 ao ralenti.
          Negativo quando vibra nunca foi em simultaneo com a regeneração do DPF.
          Fiz toda a descrição acima para terem uma ideia do historico de oficina do carro, e como uma avaria da Lambda pode traduzir-se nesses sintomas....
          O facto é que o carro, muito esporadicamente, vibra que nem um louco quando a subir eu engreno a 5ª velocidade e piso no acelerador, só se levantar o pé ou reduzir para 4ª é que isso passa, se logo a seguir numa recta ou descida engrenar a 5 novamente e pisar ele já n se queixa...

          Ideias...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
            Os consumos ao ralenti sempre foram 0.9 lts/h,
            Tens problemas...Máximo é 0.6!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
              Boa Noite,

              -O veículo é uma Opel Vectra Caravan, em Outubro do ano passado, ao abrigo da garantia troquei um flexível de escape que tinha partido, durante uns dias após a reparação, era frequente a carrinha apresentar consumos anormalmente altos desconfiei que a sonda Lambda tivesse sido danificada durante a reparação mas como tudo voltou ao normal....
              -A carrinha, de vez em quando, aumenta um pouco os consumos, o que eu penso que tenha qualquer coisa a ver com a limpeza do filtro de partículas visto que ando muito em cidade e ele deve "sujar-se" muito. É normal este aumento de consumos? Reparem uma das vezes estes consumos mativeram-se desde Leiria até Pombal onde, finalmente, normalizaram. O consumo ao ralenti é 0.9lts/h e nestes casos eles aumentam para 4.2lts/h. Será da sonda Lamda?
              -Outra situação começou a acontecer há coisa de 2 meses, mas como é muito esporádico tenho-me desleixado e nem fui ainda há oficina. O que se passa é o seguinte, quando passo de 4ª para 5ª velocidade o motor emite uma vibração tal que até dentro do habitáculo se sente e o motor deixa de acelerar. Isto só acontece quando troco de caixa para 5ª depois de ter levado a 4ª por volta das 3000rpm e sempre em subidas. A única maneira de reverter a situação é levantar o pé e ir pisando o acelerador progressivamente ( se piso mais a fundo la volta a vibração ) ou reduzir para 4ª novamente.

              Isto acontece muito poucas vezes mesmo, mas acontece e quando acontece assusta, parece que o carrinha se está a desintegrar.

              Será da sonda Lambda?
              EGR?
              Borboleta do acelerador?
              Boost Sensor?

              Espero opiniões e de preferência soluções.

              Obrigado desde já...
              Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
              O veículo é uma Opel Vectra Caravan Cosmo 1.9 CDTI 150 Cv.
              Os consumos ao ralenti sempre foram 0.9 lts/h, apenas quando está a regenerar o DPF passam a ser 4.2 ao ralenti.
              Negativo quando vibra nunca foi em simultaneo com a regeneração do DPF.
              Fiz toda a descrição acima para terem uma ideia do historico de oficina do carro, e como uma avaria da Lambda pode traduzir-se nesses sintomas....
              O facto é que o carro, muito esporadicamente, vibra que nem um louco quando a subir eu engreno a 5ª velocidade e piso no acelerador, só se levantar o pé ou reduzir para 4ª é que isso passa, se logo a seguir numa recta ou descida engrenar a 5 novamente e pisar ele já n se queixa...

              Ideias...

              O 1.3 CDTI também padece deste mal, que ninguém identificou ainda.

              Passa por este link abaixo...pode ser que saibam mais alguma coisa.


              Fórum GTC Team Club - Índice

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                Tens problemas...Máximo é 0.6!
                Confirmas que tens o mesmo motor 1.9 150cv ???
                Já agora qual o ano/mês do teu carro???
                Já fizeste alguma reprogramação e/ou actualização da centralina?

                Seria interessante saber os consumos ao ralenti de pessoal que tenha o mesmo motor de preferência em Caravan.

                O que é facto é que sempre teve esse consumo ao ralenti, em estrada como faço muita cidade anda sempre na casa do 7.0 lts/100km. se for Auto-Estrada com IP's etc. ronda os 6.0 +-.

                Escrevam os vossos consumos...

                Que acham?????
                Editado pela última vez por Vectradroid; 25 January 2011, 21:32.

                Comentário


                  #9
                  O meu tem o mesmo motor e é de Setembro de 2006, cx manual de 6V.

                  O carro está stock, só fiz a mod da caixa do filtro de ar e limpei a EGR.

                  Os meus consumos ao ralenti sempre oscilaram entre os 0.5 e 0.6.

                  Depois da mudança do termostato, limpeza da EGR e Mod. tenho um consumo médio próximo dos 5L/100 por vezes consigo fazer menos.

                  A média anda agora nos 5.2 pois apertei um pouco com o bicho...

                  Diria que o teu está a consumir entre meio litro e um litro a mais, claro que depende da condução.
                  Os CDTI em cidade são gulosos, ver médias de 6.5 ou mais em cidade é normal.
                  Cumps!
                  Editado pela última vez por campos1; 25 January 2011, 22:34.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por campos1 Ver Post
                    O meu tem o mesmo motor e é de Setembro de 2006, cx manual de 6V.

                    O carro está stock, só fiz a mod da caixa do filtro de ar e limpei a EGR.

                    Os meus consumos ao ralenti sempre oscilaram entre os 0.5 e 0.6.

                    Depois da mudança do termostato, limpeza da EGR e Mod. tenho um consumo médio próximo dos 5L/100 por vezes consigo fazer menos.

                    A média anda agora nos 5.2 pois apertei um pouco com o bicho...

                    Diria que o teu está a consumir entre meio litro e um litro a mais, claro que depende da condução.
                    Os CDTI em cidade são gulosos, ver médias de 6.5 ou mais em cidade é normal.
                    Cumps!
                    Tenho mesmo de ligar o bicho á máquina para ver se está tudo bem, pelos consumos que referes tenho um problema realmente.

                    Qual a temperatura do motor que te indica no CB? minha neste momento anda sempre em 85º/86º.

                    Mais ninguém faz ideia do que possa estar a causar este comportamento anómalo no motor?

                    Cumps

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post

                      Qual a temperatura do motor que te indica no CB? minha neste momento anda sempre em 85º/86º.

                      Cumps
                      A temperatura está correcta.
                      No meu, antes da mudança do termostato indicava 70º-75º, estava avariado, agora mexe entre 84º-86º.

                      Cumps!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post

                        Seria interessante saber os consumos ao ralenti de pessoal que tenha o mesmo motor de preferência em Caravan.

                        O que é facto é que sempre teve esse consumo ao ralenti, em estrada como faço muita cidade anda sempre na casa do 7.0 lts/100km. se for Auto-Estrada com IP's etc. ronda os 6.0 +-.

                        Escrevam os vossos consumos...


                        Que acham?????
                        Boas,

                        Agora à hora de almoço, vejo já os consumos ao ralenti da minha Caravan 1.9 150cv e depois digo. Em relação ao consumo médio batem 7.2L, ando em muita cidade e mexo muito na caixa...ainda não fiz a mod da caixa de ar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por caxuxu Ver Post
                          Boas,

                          Agora à hora de almoço, vejo já os consumos ao ralenti da minha Caravan 1.9 150cv e depois digo. Em relação ao consumo médio batem 7.2L, ando em muita cidade e mexo muito na caixa...ainda não fiz a mod da caixa de ar.
                          Batem certo com os meus esses consumos, também ando muito em cidade.
                          Seria interessante saber o consumo de mais carros com a mesma motorização, porque se o campos com o mesmo motor tem consumos 0.5/0.6 lts/h, poderemos ter um problema.
                          Mas para não fugirmos do tópico, comentem possiveis causas, problemas semelhantes nos vossos carros ou, de preferência, soluções para esse problema.
                          Por indicação do TMCS visitei o forum Fórum GTC Team Club - Índice por lá discute-se um problema semelhante no motor 1.3 CDTI de um GTC, ainda não li o tópico todo mas depois direi qualquer coisa aqui.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Boas....

                            O meu pai têm uma 159 com o mesmo motor, e os consumos dele andam nos 6.6Lts aos 100km, e sempre que vai a alfa eles ficam impressionados, porque dizem que os restantes clientes nunca fazem menos de 7lts!
                            O meu pai não faz muita cidade, mas também faz pouca AE! ! Faz cerca de 80km por dia, sempre em nacionais vias rapidas e equiparados, e tem uma condução muito cuidada! !

                            Alguém me pode dizer se essa mod que falam também é possivel na Alfa, e no que consiste?? Reduz de facto os consumos??

                            Obrigado

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pinto911 Ver Post
                              Boas....

                              O meu pai têm uma 159 com o mesmo motor, e os consumos dele andam nos 6.6Lts aos 100km, e sempre que vai a alfa eles ficam impressionados, porque dizem que os restantes clientes nunca fazem menos de 7lts!
                              O meu pai não faz muita cidade, mas também faz pouca AE! ! Faz cerca de 80km por dia, sempre em nacionais vias rapidas e equiparados, e tem uma condução muito cuidada! !

                              Alguém me pode dizer se essa mod que falam também é possivel na Alfa, e no que consiste?? Reduz de facto os consumos??

                              Obrigado
                              Bate certo nessas condições com a minha vectra também faço essas médias ou até menos.
                              A Mod dá-me a impressão que sim, que reduz os consumos, mas ainda estou em fase de testes, quando terminar este depósito que estou a fazer com a Mod já feita eu digo qualquer coisa, mas no tópico correcto ok?
                              Para já gostava mesmo era de ouvir o pessoal a falar sobre a vibração e perda de potência depois de engrenar em 5ª, para depois poder tomar uma decisão sobre o que fazer á carrinha.

                              Obrigado a todos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
                                Bate certo nessas condições com a minha vectra também faço essas médias ou até menos.
                                A Mod dá-me a impressão que sim, que reduz os consumos, mas ainda estou em fase de testes, quando terminar este depósito que estou a fazer com a Mod já feita eu digo qualquer coisa, mas no tópico correcto ok?
                                Para já gostava mesmo era de ouvir o pessoal a falar sobre a vibração e perda de potência depois de engrenar em 5ª, para depois poder tomar uma decisão sobre o que fazer á carrinha.

                                Obrigado a todos...
                                Na carrinha do meu pai, o que denoto é que a subir, e apesar dos 150hp, tenho que puxar bem por ela, isto é, vá numa 3a ou numa 4a, tenho que a levar ate ás 3milrpm ou até mais, para ela aguentar a velocidade seguinte, porque devido ao escalonamento longo da caixa, e há pouco potencia em baixas, nota-se logo uma quebra no rendimento, levando também por vezes a esses tremores, que resolvo automaticamente com uma redução!
                                No entanto, penso que não seja isto que aconteça cntg certo?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
                                  Batem certo com os meus esses consumos, também ando muito em cidade.
                                  Seria interessante saber o consumo de mais carros com a mesma motorização, porque se o campos com o mesmo motor tem consumos 0.5/0.6 lts/h, poderemos ter um problema.
                                  Mas para não fugirmos do tópico, comentem possiveis causas, problemas semelhantes nos vossos carros ou, de preferência, soluções para esse problema.
                                  Por indicação do TMCS visitei o forum Fórum GTC Team Club - Índice por lá discute-se um problema semelhante no motor 1.3 CDTI de um GTC, ainda não li o tópico todo mas depois direi qualquer coisa aqui.

                                  Cumps

                                  De um GTC não, de vários....e não só!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Pinto911 Ver Post
                                    Na carrinha do meu pai, o que denoto é que a subir, e apesar dos 150hp, tenho que puxar bem por ela, isto é, vá numa 3a ou numa 4a, tenho que a levar ate ás 3milrpm ou até mais, para ela aguentar a velocidade seguinte, porque devido ao escalonamento longo da caixa, e há pouco potencia em baixas, nota-se logo uma quebra no rendimento, levando também por vezes a esses tremores, que resolvo automaticamente com uma redução!
                                    No entanto, penso que não seja isto que aconteça cntg certo?
                                    Não é nada disso, simplesmente em subida depois de engrenar a 5ª e pisar o acelerador o motor emite uma vibração forte ao resto do carro, e sente-se bem dentro do habitáculo....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vectradroid Ver Post
                                      Não é nada disso, simplesmente em subida depois de engrenar a 5ª e pisar o acelerador o motor emite uma vibração forte ao resto do carro, e sente-se bem dentro do habitáculo....
                                      Nao sāo os apoios do motor, senao seria bem pior em 1a e marcha a tras!
                                      O que acontece na 159 deve.se ha falta de porencia em baixas como descrevi, por vezes faz também um ligeiro "grilar" quando está para morrer, só isso...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não será o "famoso" volante motor??

                                        Acho estranho é só fazer na passagem de 4.ª para 5.ª, quando deveria fazer em todas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Será da sonda Lambda?
                                          EGR?
                                          Borboleta do acelerador?
                                          Boost Sensor?

                                          Espero opiniões e de preferência soluções.

                                          Obrigado desde já...
                                          Vamos por partes ...

                                          Sendo o veiculo diesel com injecção common rail não tem sonda lambda , creio que isso só existe nos veiculos a gasolina , assim como a borboleta do acelarador ... não tem . A injecção do diesel é comandada pela centralina .

                                          EGR ( valvula de recirculação de gases de escape ) tem certamente , nesse veiculo não sei se é comandada a vacuo ou eletricamente , quando avariada ou suja pode originar perda de potência .

                                          BOOST Sensor ( sensor de pressão de alimentação de ar ) pode obviamente quando avariado originar perda de potencia .

                                          Agora existe um facto por si relatado que tem a ver com o veiculo tremer quando engrena mudança e acelera o veiculo .
                                          Esse sintoma pode ser a embraiagem ou disco bi-massa , quando gasta a embraiagem ou disco bi-massa danificado causa tremideira e perca de potência .

                                          Quantos quilometros tem essa embraiagem ???

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                            Vamos por partes ...

                                            Sendo o veiculo diesel com injecção common rail não tem sonda lambda , creio que isso só existe nos veiculos a gasolina , assim como a borboleta do acelarador ... não tem . A injecção do diesel é comandada pela centralina .

                                            EGR ( valvula de recirculação de gases de escape ) tem certamente , nesse veiculo não sei se é comandada a vacuo ou eletricamente , quando avariada ou suja pode originar perda de potência .

                                            BOOST Sensor ( sensor de pressão de alimentação de ar ) pode obviamente quando avariado originar perda de potencia .

                                            Agora existe um facto por si relatado que tem a ver com o veiculo tremer quando engrena mudança e acelera o veiculo .
                                            Esse sintoma pode ser a embraiagem ou disco bi-massa , quando gasta a embraiagem ou disco bi-massa danificado causa tremideira e perca de potência .

                                            Quantos quilometros tem essa embraiagem ???

                                            Boas,

                                            Só para deixar a nota que a minha Vectra Caravan 1.9 150cv, levou uma sonda Lambda nova em Março/2010, porque a carrinha começou a acender a luz no painel e o acelerador "desligava" sózinho mantendo a rotação sempre por volta das 1500...e deitava mt fumo ao acelerar...

                                            Portanto, sonda Lambda elas têm....

                                            Cumps,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ha
                                              Originalmente Colocado por PHCCG Ver Post
                                              Vamos por partes ...

                                              Sendo o veiculo diesel com injecção common rail não tem sonda lambda , creio que isso só existe nos veiculos a gasolina , assim como a borboleta do acelarador ... não tem . A injecção do diesel é comandada pela centralina .

                                              EGR ( valvula de recirculação de gases de escape ) tem certamente , nesse veiculo não sei se é comandada a vacuo ou eletricamente , quando avariada ou suja pode originar perda de potência .

                                              BOOST Sensor ( sensor de pressão de alimentação de ar ) pode obviamente quando avariado originar perda de potencia .

                                              Agora existe um facto por si relatado que tem a ver com o veiculo tremer quando engrena mudança e acelera o veiculo .
                                              Esse sintoma pode ser a embraiagem ou disco bi-massa , quando gasta a embraiagem ou disco bi-massa danificado causa tremideira e perca de potência .

                                              Quantos quilometros tem essa embraiagem ???
                                              Esta embraiagem tem 40.000 muito novinha ainda....
                                              Editado pela última vez por Vectradroid; 28 January 2011, 17:41.

                                              Comentário


                                                #24
                                                boas...tenho um vectra em carro GTS de 2006 150cv, ja levou um turbo novo e ha 2semanas acendeu me a luz da lambda..hj fui a opel e acusou problema na borboleta da admissao...mas ando em atmosferico porque o turbo nao enche...alguem sabe m audar??obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  boas..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    boas noite..necessito de ajuda
                                                    Originalmente Colocado por caxuxu Ver Post
                                                    Boas,

                                                    Só para deixar a nota que a minha Vectra Caravan 1.9 150cv, levou uma sonda Lambda nova em Março/2010, porque a carrinha começou a acender a luz no painel e o acelerador "desligava" sózinho mantendo a rotação sempre por volta das 1500...e deitava mt fumo ao acelerar...

                                                    Portanto, sonda Lambda elas têm....

                                                    Cumps,

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mariatchi Ver Post
                                                      boas noite..necessito de ajuda
                                                      Da minha parte não te consigo ajudar, dado que os meus conhecimentos mecânicos não são os melhores, sei que realmente desde que levou a sonda lambda nova resolveu os problemas que tinha... também já levou a borboleta de admissão mas nessa altura ainda não era eu o dono, portanto também não te sei falar sobre isso...

                                                      Vai a uma Opel, pede o diagnóstico, talvez te ajudem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        boas.será q o turbo nao enche ou o problema é mesmo da admissao???tb tive o problema da BORBOLETA DE ADMISSAO e fazia perder muita potencia.mas já resolvi isso para SEMPRE.impecavel.quem quiser consigo reparar isso.
                                                        já agora que MOD é que falam do filtro de ar?em que é que consiste?
                                                        cump a todos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não li o tópico, mas a "mod" no filtro de ar deve ser cortar um "bocal" de plástico que está dentro da caixa do filtro

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X