Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Pressão dos pneus

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Pressão dos pneus

    Todos sabemos que é fundamental para vários aspectos do carro termos os nossos pneus com a pressão correcta recomendada.

    A minha pergunta é que variação nesses aspectos tem uma pressão acima ou abaixo da recomendada (em variações pequenas, de décimas de bar)?

    Ou seja, como influi a maior ou menor pressão dos pneus quanto à aderência, desgaste do pneu, conforto, etc...

    Imaginemos que a pressão recomendada para determinada situação é 2,2 em todos os pneus... Se circularmos com 2,0 que podemos esperar? e 2,4?
    Editado pela última vez por pedro19; 25 January 2011, 10:56.

    #2
    pressão excessiva vai provocar um "abaulamento" do pneu, fazendo com que se gaste de forma irregular (e penso que pode ovalizar)

    quanto mais pressão (sem chegar aquela fase anterior) menor aderência, menor conforto e menor desgaste do pneu

    quanto menos pressão, maior aderência, maior conforto e maior desgaste pneu

    mas ha por aqui pessoal que te pode esclarecer melhor, ou corrigir-me em alguma coisa

    Comentário


      #3
      No meu carro trazer pressão abaixo de 2.2 aumenta o consumo para 8l/100km e com 2.3 ou 2.4 faço 6.5;7/100km em cidade.

      Podem me achar mentiroso no que digo mas a carteira não me confronta...

      Comentário


        #4
        Com pressão superior ao indicado, dá-se um desgaste maior na zona central do pneu, perde-se no conforto (fica mais "rijo"), e o consumo diminui (muito ligeiramente) devido à menor resistência de rolamento.
        Com pressão inferior ao indicado, dá-se um maior desgaste nas zonas laterais do pneu, o consumo aumenta devido à maior superfície de contacto e consequentemente maior resistência ao rolamento, a vulnerabilidade a furos é também maior, a possibilidade de aquaplaning é superior, e a direcção fica mais pesada.

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas vossas respostas.

          E quanto à diferença de pressão recomendada para uso em cidade ou auto-estrada. Costumo fazer bastante auto-estrada aos fins-de-semana e cidade durante a semana. Para o meu carro, as pressões recomendadas variam entre os 2,3 em AE e os 2,1 em cidade.
          Normalmente deixo-as sempre nos 2,3 todo o ano. Estarei a cometer algum erro?
          Editado pela última vez por pedro19; 07 February 2011, 11:51.

          Comentário


            #6
            Importante referir, vindo no entanto no seguimento do que aqui já foi dito pelos outros users, um pneu com pressão abaixo do indicado, provoca numa viagem mais longa, um aquecimento maior do pneu aumentando desta forma a probabilidade de arrebentamento

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pedro19 Ver Post
              Obrigado pelas vossas respostas.

              E quanto à diferença de pressão recomendada para uso em cidade ou auto-estrada. Costumo fazer bastante auto-estrada aos fins-de-semana e cidade durante a semana. Para o meu carro, as presões recomendadas variam entre os 2,3 em AE e os 2,1 em cidade.
              Normalmente deixo-as sempre nos 2,3 todo o ano. Estarei a cometer algum erro?
              Deves de colocar a pressão para a situação que vai provocar para o pneu um maior aquecimento. No teu caso, se calhar optaria por uma pressão de 2,2, sendo a opção mais equilibrada para o teu dia a dia. Mas se deixares nos 2,3, não vejo f«grande problema nisso.

              Comentário


                #8
                Tenho um laguna RXE 94, faço quase sempre cidade . O meu carro tem A/C. Eu uso 2,2 em todas os pneus. Estou a fazer algo de errado? Com o deposito cheio alguma coisa muda?


                Quando se fala em pressão para cidade e auto estrada quais são as reais diferenças? Aquecimento do pneu?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ftuc Ver Post
                  Tenho um laguna RXE 94, faço quase sempre cidade . O meu carro tem A/C. Eu uso 2,2 em todas os pneus. Estou a fazer algo de errado? Com o deposito cheio alguma coisa muda?


                  Quando se fala em pressão para cidade e auto estrada quais são as reais diferenças? Aquecimento do pneu?
                  Normalmente em AE o pneu aquece mais um pouco com o andamento. Nada de preocupante. Desde que sigas a recomendação do fabricante (a do autocolante na porta/tampa do depósito) não há problema de maior.

                  Com o depósito cheio, o carro terá uns 50kg extra.
                  Quando entra alguém no carro, ficam 70kg extra.
                  Se entram 2pessoas + depósito cheio são cerca de 190kg.

                  Bottom line, se vais encher ou vazar pneu sempre que alguém entra e sai do carro, ou mediante o nivel de combustivel no depósito... Vais ganhar cabelos brancos... E é desnecessário fazer tal coisa


                  Aconselho é a experimentar azoto. Pelo facto de a pressão se manter e não precisares de a verificar regularmente.

                  Comentário


                    #10
                    Estranho, no meu carro ou não tenho ou nunca vi pressões recomendadas consoante ando em AE ou cidade
                    é sempre em função do peso e como é distribuído

                    Comentário


                      #11
                      afafafafa
                      Editado pela última vez por pedro19; 15 February 2016, 10:47.

                      Comentário


                        #12
                        O meu maior objectivo até é poupar combustível (claro, sem gastar pneus)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ftuc Ver Post
                          O meu maior objectivo até é poupar combustível (claro, sem gastar pneus)
                          Se é esse o objectivo mete pressão uns 0.4 ou 0.5 bar acima do recomendado. mas sem cair no exagero, não ultrapassar os 3.0

                          uma pressao excessiva vai ter o contra de o carro agarrar menos à estrada, e se tornar inseguro
                          Editado pela última vez por rjrg; 07 February 2011, 13:29.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ftuc Ver Post
                            O meu maior objectivo até é poupar combustível (claro, sem gastar pneus)
                            Como a grande parte da tua condução é cidade, 2,1 ou 2,2 em todos parece-me uma boa opção. Caso saibas que vais fazer alguma AE ou levar carga extra, então sobes ligeiramente para 2,2 ou 2,3 em todos.

                            Comentário


                              #15
                              Obrigadíssimo ;)

                              Comentário


                                #16
                                Sou portador de um Renault Scenic 1500/105cv DCI (diesel), chassis normal (cinco lugares; nº VF1 JMSE 0635184283) de Janeiro de 2006, com pneus Michelin, medida 205/55/R16-91V e pretendo saber qual a pressão dos pneus a utilizar na viatura, tendo em conta que embora circule nas ruas (muitas delas em paralelo) da cidade do Porto uma a duas vezes por semana, diariamente, circulo essencialmente em estradas nacionais com piso asfaltado. A viatura em causa não tem manual de instruções, nem a etiqueta colada no depósito ou na porta, com indicação dos valores a utilizar. Estou com dúvidas, pois, dois colegas de trabalho, já me indicaram dois valores: um disse 2.3 (frente)/2.1 (atrás) e outro 2.4 (frente)/2.1 (atrás). Fico a aguardar a vossa ajuda. Qual devo utilizar.
                                Obrigado pela compreensão.
                                Cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Verdi Ver Post
                                  Sou portador de um Renault Scenic 1500/105cv DCI (diesel), chassis normal (cinco lugares; nº VF1 JMSE 0635184283) de Janeiro de 2006, com pneus Michelin, medida 205/55/R16-91V e pretendo saber qual a pressão dos pneus a utilizar na viatura, tendo em conta que embora circule nas ruas (muitas delas em paralelo) da cidade do Porto uma a duas vezes por semana, diariamente, circulo essencialmente em estradas nacionais com piso asfaltado. A viatura em causa não tem manual de instruções, nem a etiqueta colada no depósito ou na porta, com indicação dos valores a utilizar. Estou com dúvidas, pois, dois colegas de trabalho, já me indicaram dois valores: um disse 2.3 (frente)/2.1 (atrás) e outro 2.4 (frente)/2.1 (atrás). Fico a aguardar a vossa ajuda. Qual devo utilizar.
                                  Obrigado pela compreensão.
                                  Cumprimentos.
                                  É uma Scenic 2, certo?

                                  Segundo o site da Michelin, para esse tamanho, atrás é sempre 2.1, e à frente é 2.3 ou 2.4 conforme utilização normal ou auto-estrada/carga máxima.

                                  Resultado veículo

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Verdi Ver Post
                                    Sou portador de um Renault Scenic 1500/105cv DCI (diesel), chassis normal (cinco lugares; nº VF1 JMSE 0635184283) de Janeiro de 2006, com pneus Michelin, medida 205/55/R16-91V e pretendo saber qual a pressão dos pneus a utilizar na viatura, tendo em conta que embora circule nas ruas (muitas delas em paralelo) da cidade do Porto uma a duas vezes por semana, diariamente, circulo essencialmente em estradas nacionais com piso asfaltado. A viatura em causa não tem manual de instruções, nem a etiqueta colada no depósito ou na porta, com indicação dos valores a utilizar. Estou com dúvidas, pois, dois colegas de trabalho, já me indicaram dois valores: um disse 2.3 (frente)/2.1 (atrás) e outro 2.4 (frente)/2.1 (atrás). Fico a aguardar a vossa ajuda. Qual devo utilizar.
                                    Obrigado pela compreensão.
                                    Cumprimentos.
                                    Resultado veículo

                                    Noutros sites já vi recomendarem 2.4 atrás e à frente...

                                    Comentário


                                      #19
                                      No meu carro é ainda pior a escolha:

                                      1- Sozinho, sem bagagem, até 210km/h
                                      2- Sozinho, sem bagagem, + de 210km/h
                                      3- 4 pessoas, com bagagem, até 210km/h
                                      4- 4 pessoas, com bagagem, + de 210km/h



                                      Para evitar constantes idas à bomba tenho optado pela opção 2.

                                      Fr 2,2 - Tr 2,4 acho...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa tarde.

                                        Sim, é um Renault Scenic II, de Janeiro de 2006.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para o meu carro (Alfa 146 TS) recomendam 2,2 à frente e 2,0 atrás. No caso de andar a altas velocidades, aconselham, julgo eu, 2,5 nos dois eixos, ou seja, o mesmo que com carga completa.
                                          Normalmente ando com 0,2 a mais do que o recomendado,ou seja, 2,4 e 2,2.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boa noite.

                                            Começo por uma palavra de agradecimento aos que colocaram os seus comentários, relativos à minha dúvida.

                                            Na estação de serviço perto de casa (cerca de dois KM), o manómetro para verificar a pressão dos pneus, não é digital, tem um ponteiro e uma escala em Bar e Psi. Segundo os responsáveis da Estação de Serviço, este manómetro é o mais fiável, comparativamente aos de medição digital.

                                            Das duas vezes que me desloquei à estação de serviço, o funcionário colocou 2.4 (frente) 2.1 (atrás), A justificação foi "com esta medida o carro tem a direcção mais leve, anda mais e gasta menos.

                                            O antigo dono da viatura, habitualmente colocava 2.3 (frente) e 2.1 (atrás), na mesma estação de serviço; andava essencialmente em cidade, ao contrário do tipo de trajecto que faço, isto é, faço um trajecto misto, duas vezes por semana em paralelo nas ruas da cidade do Porto, e com mais frequência, em estrada com asfalto.


                                            Haverá assim tanta diferença em colocar 2.3 ou 2.4 nos pneus da frente?

                                            Pretendo estabelecer uma medida ou medidas de valores da pressão dos pneumáticos de forma regular. Verifico a pressão uma vez por mês, habitualmente ao dia 3,4 de cada mês. Até aponto num livro que trago comigo no carro.

                                            Obrigado pela atenção dispensada.

                                            Cumprimentos.
                                            Editado pela última vez por Verdi; 09 March 2011, 21:39. Razão: Está repetida

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa noite.

                                              Começo por uma palavra de agradecimento aos que colocaram os seus comentários, relativos à minha dúvida.

                                              Na estação de serviço perto de casa (cerca de dois KM), o manómetro para verificar a pressão dos pneus, não é digital, tem um ponteiro e uma escala em Bar e Psi. Segundo os responsáveis da Estação de Serviço, este manómetro é o mais fiável, comparativamente aos de medição digital.

                                              Das duas vezes que me desloquei à estação de serviço, o funcionário colocou 2.4 (frente) 2.1 (atrás), A justificação foi "com esta medida o carro tem a direcção mais leve, anda mais e gasta menos.

                                              O antigo dono da viatura, habitualmente colocava 2.3 (frente) e 2.1 (atrás), na mesma estação de serviço; andava essencialmente em cidade, ao contrário do tipo de trajecto que faço, isto é, faço um trajecto misto, duas vezes por semana em paralelo nas ruas da cidade do Porto, e com mais frequência, em estrada com asfalto.


                                              Haverá assim tanta diferença em colocar 2.3 ou 2.4 nos pneus da frente?

                                              Pretendo estabelecer uma medida ou medidas de valores da pressão dos pneumáticos de forma regular. Verifico a pressão uma vez por mês, habitualmente ao dia 3,4 de cada mês. Até aponto num livro que trago comigo no carro.

                                              Obrigado pela atenção dispensada.

                                              Cumprimentos.
                                              Ficheiros anexados

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu no Saxo tenho 2.0-2.2 no autocolante para pneus 165/65 R14.

                                                Recomendaram-me sempre usar 2.0 em todos os pneus.
                                                Para quem faz muita cidade (com muito buraco, lomba, paralelo e mais o diabo a quatro), é bom andar assim ou convém andar com a pressão indicada pelo fabricante?
                                                De mencionar que a maior parte das vezes vai sozinho e sem carga.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom dia.

                                                  Catalao, se com a pressão que utilizas (2.0-frente) 2.2 (atrás), a viatura tem um comportamento que te agrada e correcto, acho que deves manter, alterando os valores caso efectues uma viagem em auto-estrada.

                                                  Esta questão dos valores da pressão dos pneus, tem sido abordada em vários quadrantes, continuando a haver dúvidas. Existem utentes que colocam mais pressão em relação aos valores descritos no manual, outros seguem à risca. No meu caso, esta semana deparei-me com uma situação engraçada. Desloquei-me à Renault para adquirir uma peça para a minha viatura e reparei que estava à venda um carro igual ao meu, usado, do ano de 2007. Estive a ver a viatura por dentro (estofos de couro) e, verifiquei que na porta, ao contrário da viatura, idêntica, embora de 2006, tinha o tal auto-colante com as pressões. Contatei que para a viatura em causa, as pressões (em frio) para estrada e para auto-estrada, são os mesmos que estão descritos no site da Michelin, valores esses que distintos do que está no manual da viatura. Eu ainda tenho algumas dúvidas, daí ter colocado o último post. Como vê, as marcas de pneus que equipam os automóveis, muitas vezes sugerem pressões diferentes das que constam no manual da viatura. Para a sua viatura, consulte o site da michelin Escolher pneus para automoveis, Pneus para carro e veículo ligeiro - Escolha Pneus Michelin coloque as características da tua viatura e verifica os resultados. Bem, não sei se o teu carro está equipado com pneus Michelin, de qualquer modo, por curiosidade, faça este pequeno teste.

                                                  Cumprimentos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pressão dos pneus.

                                                    Boa noite.

                                                    Em tempos, contactei três oficinas da Renault, que relativamente à pressão dos pneus, aconselharam colocar 2.4 (frente) e 2.1 (atrás). Quando perguntei se estes valores eram para percurso normal, misto (estrada e alguma auto-estrada) ou apenas para utilização exclusiva em auto-estrada, os mecânicos disseram que os valores indicados (2.4/2.1) correspondem à pressão que a minha viatura (Renault Scenic 1500DCI/105cv DCI-chassis normal), deve utilizar independentemente do percurso a percorrer. Caso ande com o carro mais carregado, aumentar um pouco à pressão, no eixo traseiro.

                                                    Deste modo, pergunto: porque razão o site da Michelin eo próprio manual da viatura em causa, aconselha uns valores para percurso em estrada (2.3-frente; 2.1-atrás) e para percurso em auto-estrada (2.4-frente e 2.1 atrás)? Porquê colocar mais pressão no eixo dianteiro em condução na auto-estrada? Valerá a pena fazer esta distinção em termos da valores para a pressão dos pneus?

                                                    Obrigado pela atenção dispensada.

                                                    Cumprimentos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                      Normalmente em AE o pneu aquece mais um pouco com o andamento. Nada de preocupante. Desde que sigas a recomendação do fabricante (a do autocolante na porta/tampa do depósito) não há problema de maior.

                                                      Com o depósito cheio, o carro terá uns 50kg extra.
                                                      Quando entra alguém no carro, ficam 70kg extra.
                                                      Se entram 2pessoas + depósito cheio são cerca de 190kg.

                                                      Bottom line, se vais encher ou vazar pneu sempre que alguém entra e sai do carro, ou mediante o nivel de combustivel no depósito... Vais ganhar cabelos brancos... E é desnecessário fazer tal coisa


                                                      Aconselho é a experimentar azoto. Pelo facto de a pressão se manter e não precisares de a verificar regularmente.
                                                      O azoto é um gás relativamente inerte, ao contrário do oxigénio. Tendo azoto, este não vai reagir com os elementos constituintes do pneu, ao contrário do ar, que contém oxigénio e que, a quente, vai oxidar mais facilmente os elementos constituintes do pneu e deteriorá-lo mais rapidamente.

                                                      Agora, quanto à verificação regular é necessário fazê-la sempre, pois trata-se de um gás e há sempre microfugas na junção pneu/jante. Como o azoto não danifica o pneu, é natural que uma dada pressão se mantenha por mais tempo.
                                                      Editado pela última vez por AntonioRibeiro; 12 September 2013, 11:06.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
                                                        O azoto é um gás relativamente inerte, ao contrário do oxigénio. Tendo azoto, este não vai reagir com os elementos constituintes do pneu, ao contrário do ar, que contém oxigénio e que, a quente, vai oxidar mais facilmente os elementos constituintes do pneu e deteriorá-lo mais rapidamente.

                                                        Agora, quanto à verificação regular é necessário fazê-la sempre, pois trata-se de um gás e há sempre microfugas na junção pneu/jante. Como o azoto não danifica o pneu, é natural que uma dada pressão se mantenha por mais tempo.
                                                        Boa explicação e já agora desenterranço. Mas este, para mim, valeu a pena

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A propósito do tema

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                                            A propósito do tema

                                                            Bom vídeo. Grande Tiff Needel. Sempre achei que encher com azoto era deitar dinheiro à rua e pelos vistos comprova-se já que a teoria na prática se esmorece porque as oficinas não têm condições técnicas para encher os pneus realmente com 100% de azoto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X