Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ando a apanhar choques no carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ando a apanhar choques no carro

    Alguém me consegue explicar por que raio é que desde que o meu carro veio da revisão (a dolorosa, com correia de distribuição, etc ...) que ando a apanhar choques, sobretudo quando saio do carro e vou a fechar a porta ????

    Durante seis anos nunca tinha apanhado um único choque, pelo menos que me lembre, e agora desde essa altura é constante.

    Haverá alguma explicação para este facto?

    #2
    Deve ter a ver com a electricidade estática.

    Comentário


      #3
      Pois, isso calculo eu. Mas porquê agora?

      Comentário


        #4
        Tive 1 carro que sempre fez isso. Nunca percebi o porquê, mas houve uma altura que já nem ligava

        Comentário


          #5
          A mim também me acontece com frequência e agora é altura disso. No verão é um martírio.
          Se não fosse fatela já tinha colocado uma daquelas tiras de borracha que havia nos carros dos nossos pais, com um belo de um relâmpago "tatuado", para fazer a descarga da electricidade estática directamente para o solo.

          Comentário


            #6
            Acho que o mal é dos sapatos!

            Comentário


              #7
              O porquê de os apanhares só agora não sei, mas ficam aqui umas dicas para não os apanhares:
              1. Antes de saires e de tocares no metal do carro, encosta a chave à chapa para fazer a descarga, mas não toques no metal da chave senão apanhas à mesma;
              2. Deixa o pendura sair primeiro ;
              3. Abre a porta e sai do carro sem tocar no metal, e fecha a porta empurrando o vidro desta.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                O porquê de os apanhares só agora não sei, mas ficam aqui umas dicas para não os apanhares:
                1. Antes de saires e de tocares no metal do carro, encosta a chave à chapa para fazer a descarga, mas não toques no metal da chave senão apanhas à mesma;
                2. Deixa o pendura sair primeiro ;
                3. Abre a porta e sai do carro sem tocar no metal, e fecha a porta empurrando o vidro desta.
                1. vou experimentar.
                2.

                3. No vidro tb apanho choques. Fecho o carro só com a pontinha do dedo encostada ao vidro e, de vez em quando, é com cada descarga que até arrepia.

                Comentário


                  #9
                  É um bocadinho difícil explicar esse fenómeno, especialmente para quem não sabe, ou sabe pouco, como eu ...mas vou tentar.
                  O movimento dos pneus no asfalto gera electrostática, normalmente cargas positivas que se "alojam" nas superfícies metálicas do carro. Se os pontos de massa (negativo da bateria) estiverem em bom estado, em termos de ligações (leia-se contactos), aquelas são rapidamente anuladas.
                  Quando a "massa" é deficiente, ou o ar está muito seco, as cargas electrostáticas positivas tendem a permanecer activas, o que provoca choques eléctricos por contacto ou proximidade.
                  Há teorias que defendem que o estado de espírito das pessoas (nervosismo, hipersensibilidade, etc) pode potenciar a absorção desses choques...quiçá...
                  Em termos práticos, penso que pouco mais se pode fazer do que mandar verificar os pontos de massa do carro, em termos de eficácia do contacto eléctrico...
                  Aqui há uns anos era frequente ver-se pendurado, normalmente no pára-choques traseiro, uma faixa de borracha que tocava o solo. A intenção era fazer descarregar as cargas para o maior ponto de massa que se conhece - a terra. A eficácia era discutível, mas valia a pena tentar...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                    Acho que o mal é dos sapatos!
                    Os sapatos não são novos.

                    O que me deixa mesmo intrigado no meio disto tudo é o facto de só começar a acontecer depois de ter vindo da revisão. Se calhar não tem nada a ver, mas o que é certo é que antes nunca me aconteceu.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ruie34 Ver Post
                      o porquê de os apanhares só agora não sei, mas ficam aqui umas dicas para não os apanhares:
                      1. antes de saires e de tocares no metal do carro, encosta a chave à chapa para fazer a descarga, mas não toques no metal da chave [:d] senão apanhas à mesma;
                      2. deixa o pendura sair primeiro ;
                      3. abre a porta e sai do carro sem tocar no metal, e fecha a porta empurrando o vidro desta.
                      [:d][:d][:d]

                      Comentário


                        #12
                        Ao ler os vossos posts lembrei-me de outra coisa. Poderá ser dos pneus, que também são recentes?

                        Comentário


                          #13
                          Sapatos com sola de borracha têm muito influencia nisso!
                          Editado pela última vez por JEF2007; 27 January 2011, 16:47.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                            O porquê de os apanhares só agora não sei, mas ficam aqui umas dicas para não os apanhares:
                            1. Antes de saires e de tocares no metal do carro, encosta a chave à chapa para fazer a descarga, mas não toques no metal da chave senão apanhas à mesma;
                            2. Deixa o pendura sair primeiro ;
                            3. Abre a porta e sai do carro sem tocar no metal, e fecha a porta empurrando o vidro desta.
                            Vi que gostaram da opção 2, a minha namorada não pode dizer o mesmo...

                            Façam um compasso de espera para desligar o carro, guardar o tlm, desligar o rádio.

                            As mulheres como são apressadas, voilá!! fazem a descarga da electricidade estática

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                              Os sapatos não são novos.

                              O que me deixa mesmo intrigado no meio disto tudo é o facto de só começar a acontecer depois de ter vindo da revisão. Se calhar não tem nada a ver, mas o que é certo é que antes nunca me aconteceu.

                              Lembrei-me dos sapatos, porque o que normalmente acontece é nós ficar-mos carregados de estática devido à fricção nos banco do carro e se os sapatos forem electricamente isolantes, descarregamos a estática quando tocamos em algo ligado electricamente á terra.
                              A roupa que se veste tambem pode influenciar, nem toda a roupa produz estática da mesma maneira.
                              Só fazendo teste com vários sapatos, roupa, etc.
                              Não me parece muito que o carro tenha a ver com isso, mas!

                              Comentário


                                #16
                                A electricidade estática tem mais a ver connosco que com o carro. A única forma de não apanharmos choques seria p. ex. andarmos descalços e com roupas 100% algodão. Uma vez que não andamos, todos os nossos movimentos geram energia. O roçar das roupas, um simples cachecol que contenha acrílico, p. ex., conjugado com calçado de borracha (isolante) e com tempo seco (no verão então!!!) são a combinação perfeita para que haja descargas ao tocar na chapa do carro. O simples roçar da roupa nos bancos do carro pode potenciar essas descargas.

                                Comentário


                                  #17
                                  No carro que tenho agora nunca apanhei, mas quando vou com a Maria ela apanha sempre. Primeiro porque sai logo, segundo porque anda sempre nos ciganos e chineses a comprar roupa e terceiro porque não tem nada que andar a mexer no meu som quando vou a conduzir.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                    ... E terceiro porque não tem nada que andar a mexer no meu som quando vou a conduzir.
                                    [:d] [:d] [:d] [:d]

                                    Comentário


                                      #19
                                      Penso que a pouca humidade existente também pode potênciar isso, esta semana já apanhei 2, e muito raramente me acontece, o que é certo é que tem estado muito frio e seco, penso que seja disso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Exactamente como a MrsX disse.

                                        Se quiseres deixar de apanhar choques (salvo aqueles das dolorosas), quando abrires a porta do carro, ainda sentado, metes a mão na moldura do vidro (parte metálica) de maneira a que quando saíres ainda lá tenhas a mão. Assim, fazes a descarga sem sentires nada.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Belshior Ver Post
                                          Penso que a pouca humidade existente também pode potênciar isso, esta semana já apanhei 2, e muito raramente me acontece, o que é certo é que tem estado muito frio e seco, penso que seja disso.
                                          Esta semana fartei-me de apanhar choques à conta do tempo seco. E foi cada pontada que até tinha medo de voltar a tocar no mesmo local. No carro foi uma festa deles, e andei sempre de sapatilhas.

                                          A roupa "rasca" ajuda e muito a acumular electricidade estática.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                            1. vou experimentar.
                                            2.

                                            3. No vidro tb apanho choques. Fecho o carro só com a pontinha do dedo encostada ao vidro e, de vez em quando, é com cada descarga que até arrepia.

                                            Como é possivel apanhar choques no vidro?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 22mr Ver Post
                                              Como é possivel apanhar choques no vidro?
                                              O vidro é um bom condutor electrico

                                              Comentário


                                                #24
                                                As capas plasticas que normalmente metem nas viaturas quando vão fazer manutenção também podem provocar essa electricidade estática.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Pois, isso calculo eu. Mas porquê agora?
                                                  Porque tem estado tempo ventoso, frio e seco. A fricção com o vento carrega o carro com cargas electrostáticas e, como o ar está extremamente seco (o que o torna num excelente isolante), o carro funciona como que um condensador gigante que ao mínimo toque descarrega para a terra por teu intermédio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                    Alguém me consegue explicar por que raio é que desde que o meu carro veio da revisão (a dolorosa, com correia de distribuição, etc ...) que ando a apanhar choques, sobretudo quando saio do carro e vou a fechar a porta ????

                                                    Durante seis anos nunca tinha apanhado um único choque, pelo menos que me lembre, e agora desde essa altura é constante.

                                                    Haverá alguma explicação para este facto?
                                                    Epá... manda isso de volta para a oficina...

                                                    De certeza que não ias ser o primeiro a fazer isso...

                                                    Há muita explicação por aqui, mas concordo com MrsX. Também tenho apanhado uns quantos ultimamente... e reparei que é de um cachecol. O raio do cachecol até consegue levantar o cabelo da minha namorada...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                                                      O vidro é um bom condutor electrico
                                                      É?

                                                      Texto curto

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu também tenho andado a apanhar choques no carro, mas é mais quando me aproximo de uma bomba de gasolina...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por trtl Ver Post
                                                          Eu também tenho andado a apanhar choques no carro, mas é mais quando me aproximo de uma bomba de gasolina...


                                                          Aí é mais a sensação de assalto. Ainda hoje o notei.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Li tanta mas tanta coisa diferente, e grande parte das quais estão completamente errados, mas isso não interessa

                                                            Vou simplesmente dar o meu testemunho.

                                                            Há uns tempos atrás comecei a apanhar choques no carro, tal e qual como descreves.
                                                            Foi imediatamente após ter tirado fora o porta-luvas para aceder ao filtro do habitáculo.

                                                            Tirei o porta-luvas e... xit... não tenho a chave para estas roscas...
                                                            Ok, fui comprar uma chave para aquilo... e deixei o porta-luvas em casa.
                                                            Comprei a chave, "testei" e vi que já conseguia tirar a tampa... Fui então comprar o filtro.
                                                            Após isto tudo, voltei a casa, e lá me entretive a instalar o filtro.

                                                            SEMPRE, mas SEMPRE que saía ou entrava no carro apanhava um choque que até me fazia soltar sonoros "fdx".


                                                            Só depois reparei porquê...
                                                            Quando tirei o porta-luvas, desconectei a ficha da lâmpada que ilumina o dito, por dentro.
                                                            A ficha, em contacto com o metal, carregava-o com electricidade e quando eu saía ou entrava... "FDX"


                                                            Conclusão... Tenta ver se os artistas deixaram algo desligado, se não há nenhum contacto entre bateria / cabos com a chapa

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X