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1.9TDi - 90CV - Avaria??????

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    1.9TDi - 90CV - Avaria??????

    Caros membros ,
    Tenho uma Seat Alhambra comum 1.9TDi de 90Cv com quase 250 000 km.
    Hoje, durante a viagem Lisboa -Coimbra senti um "soluço", acendeu e apagou de imediato uma luz no tablier, que não a identifiquei, e depois o motor perder muita potencia. Prego-afundo, mal passava dos 120km/h,
    Ao subir a serra dos candeeiros cheguei lá acima a 80km/h em 4ª.
    O que poderá ser? A MAF?
    Onde é que, ao sábado,posso levar a carrinha a uma máquina que faça o diagnóstico na zona de Coimbra?

    Obrigado

    #2
    Maf...

    Comentário


      #3
      Isso pelos sintomas é MAF.

      Comentário


        #4
        And now for something completely different.... cheira a MAF.

        Comentário


          #5
          Ou MAF ou turbo com carvão!

          Comentário


            #6
            Quanto custa a NAF?
            O teste pode acusar a MAF?

            Comentário


              #7
              esse não tem maf da pierburg? essas maf's são das melhores... o meu ibiza tem 425000km e nunca mudou maf... no motor 110cv já tive problema de maf, mas nunca soluçava...

              isso foi um erro temporiario (há aí algum problema) e o carro ficou em safe-mode... já voltaste a andar no carro e a quebra de potência mantem-se? é que se fosse maf, não ias notar de um momento para o outro essa perda de potencia...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                esse não tem maf da pierburg?
                Não sei?
                Já levou uma aos 70 000km na Seat.

                Ninguem tem, na zona da Melhada (terra do leitão assado) um daqueles leitores de erros?

                Obrigado

                Tigra

                Comentário


                  #9
                  Conheço uma casa a norte da Mealhada, na Branca, que trata disso com muita qualidade.
                  Já levei lá o meu anterior carro (Golf TDI 110 cv) e ficou cinco estrelas.
                  Se quiseres mando-te PM

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                    Não sei?
                    Já levou uma aos 70 000km na Seat.

                    Ninguem tem, na zona da Melhada (terra do leitão assado) um daqueles leitores de erros?

                    Obrigado

                    Tigra
                    uma maf aos 70.000km? tal como disse o ibiza cá de casa, tem 425000 e ainda não mudou... o toledo só mudou aos 190.000km... a que lá está agora tem 192.000 e ainda está boa...
                    70.000km são muito poucos quilometros...

                    contudo, a situação que indicaste, não parece ser da maf...

                    já verificaste se o carro continua com mau desempenho?

                    já me aconteceu ter a egr toda suja e quando acelerava a fundo durante uns segundos sentia-se uma quebra de potência e a partir desse momento, o carro ficava em safe mode e puxava muito menos... Desligando o motor e voltando a ligar, o motor voltava a ter força, só entrava novamente em safe mode se voltasse a acelerar a fundo (como referi antes)... Fez-se a limpeza da egr e a situação resolveu-se...

                    Comentário


                      #11
                      Após uma noite de descanso, parecia estar tudo bem.
                      Esta tarde puxei um pouco por ele e voltou a acontecer o mesmo: à a puxar bem, depois uma quebra de potência, tipo soluço, e fica a puxar mal.
                      Parei, deixei uns minutos desligado, liguei e tudo OK.
                      Mais uns puxões e volta tudo a acontecer
                      Quando ocorre o "soluço" acende uma luz do painel com um simbolo tipo resistência )()()(, que significa "arranque a frio" ou algo semelhante.
                      Portanto, não me pareçe MAF.

                      O que poderá ser?


                      Tigra

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                        Após uma noite de descanso, parecia estar tudo bem.
                        Esta tarde puxei um pouco por ele e voltou a acontecer o mesmo: à a puxar bem, depois uma quebra de potência, tipo soluço, e fica a puxar mal.
                        Parei, deixei uns minutos desligado, liguei e tudo OK.
                        Mais uns puxões e volta tudo a acontecer
                        Quando ocorre o "soluço" acende uma luz do painel com um simbolo tipo resistência )()()(, que significa "arranque a frio" ou algo semelhante.
                        Portanto, não me pareçe MAF.

                        O que poderá ser?


                        Tigra
                        Vou repetir. Isso é problema do turbo. Manda descarbonizar!

                        Comentário


                          #13
                          Isso só em oficinas da marca ou pode ser noutras?
                          Isso fica carote?

                          Obrigado


                          Tigra

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                            Isso só em oficinas da marca ou pode ser noutras?
                            Isso fica carote?

                            Obrigado


                            Tigra


                            Já te mandei PM

                            Não fica carote e neste caso ( a oficina que te recomendei) são as oficinas da marca que mandam reparar lá os turbos.

                            Se fores lá manda o feedback

                            Comentário


                              #15
                              Verifica também o estado da tubagem do circuito de vácuo.

                              Comentário


                                #16
                                Bom dia,

                                Existe alguém da zona da Mealhada/Anadia com uma vag-com que me possa fazer o diagnóstico?

                                Obrigado

                                Tigra

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelo que descreves isso é a N75 - válvula que controla a pressão do turbo. Já tive esse problema num A3 tdi 90cv, também a subir a A1 na Serra d' Aire, e acontece porque a dita válvula não consegue controlar a pressão do turbo em solicitações de maior esforço, levando a que o motor entre em safe mode. Ao ligar desligar e ligar novamente o carro, fica bom, até que exista um novo pico de pressão e a válvula não consiga controlar. Se ao ligar ao Vag-Com apresentar um erro do tipo Pressure deviation, é quase de certeza a dita N75

                                  Nos motores tdi 90cv raramente existe carbonização do turbo ao ponto de provocar estes problemas, pois o turbo é de geometria fixa. E a MAF original por norma é Pierburg, o que permite esperar uma vida útil bem longa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                    Pelo que descreves isso é a N75 - válvula que controla a pressão do turbo. Já tive esse problema num A3 tdi 90cv, também a subir a A1 na Serra d' Aire, e acontece porque a dita válvula não consegue controlar a pressão do turbo em solicitações de maior esforço, levando a que o motor entre em safe mode. Ao ligar desligar e ligar novamente o carro, fica bom, até que exista um novo pico de pressão e a válvula não consiga controlar. Se ao ligar ao Vag-Com apresentar um erro do tipo Pressure deviation, é quase de certeza a dita N75

                                    Nos motores tdi 90cv raramente existe carbonização do turbo ao ponto de provocar estes problemas, pois o turbo é de geometria fixa. E a MAF original por norma é Pierburg, o que permite esperar uma vida útil bem longa.
                                    Esse erro pode ser também o turbo com carvão.

                                    Sim nas versões de 90cv o turbo é de geometria fixa, mas há vários casos em que o problema foi a carbonização do turbo.

                                    Mas pode ser perfeitamente a N75, é uma questão de desmontar e experimentar com uma de outro. Eu não arriscaria comprar uma N75 e depois o problema ser outro.

                                    Experimenta com a MAF, N75 de outro carro com esse motor e se não foi disso vai para:

                                    -Tubos de vácuo

                                    -E por último o turbo.

                                    Mas leva isso ao mecânico que eles têm lá peças para experimentar!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                      Esse erro pode ser também o turbo com carvão.

                                      Sim nas versões de 90cv o turbo é de geometria fixa, mas há vários casos em que o problema foi a carbonização do turbo.

                                      Mas pode ser perfeitamente a N75, é uma questão de desmontar e experimentar com uma de outro. Eu não arriscaria comprar uma N75 e depois o problema ser outro.

                                      Experimenta com a MAF, N75 de outro carro com esse motor e se não foi disso vai para:

                                      -Tubos de vácuo

                                      -E por último o turbo.

                                      Mas leva isso ao mecânico que eles têm lá peças para experimentar!
                                      os tubos de vácuo devem estar bons, caso não estivessem, o carro nunca puxava bem... neste caso, o carro puxa bem e de repente, passa a puxar mal (devido ao safe mode)

                                      a versão de 90cv tem (normalmente) turbo de geometria fixa, mas creio que também chegou a existir com geometria variavel.


                                      como já disse, o problema está na egr, ou no turbo, ou como referiram, na valvula n75

                                      Comentário


                                        #20
                                        ...Todas as anteriores, menos a MAF.
                                        O soluço que sentes é o motor a entrar em "safe".
                                        Boa sorte.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Esse erro pode ser também o turbo com carvão.

                                          Sim nas versões de 90cv o turbo é de geometria fixa, mas há vários casos em que o problema foi a carbonização do turbo.

                                          Mas pode ser perfeitamente a N75, é uma questão de desmontar e experimentar com uma de outro. Eu não arriscaria comprar uma N75 e depois o problema ser outro.

                                          Experimenta com a MAF, N75 de outro carro com esse motor e se não foi disso vai para:

                                          -Tubos de vácuo

                                          -E por último o turbo.

                                          Mas leva isso ao mecânico que eles têm lá peças para experimentar!
                                          Segundo me lembro houve versões de 90 cv com turbo de geometria variável, poucas mas houve...

                                          De qualquer maneira o melhor será fazer um diagnostico porque o safe mode pode ser provocado por muita coisa.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas.

                                            Faz diagonostico diz te logo se é da pressao do turbo, ou maf ou n75.

                                            Prepara 100 e picos €€€

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bom, lá tenho de ir à marca fazer o diagnóstico.
                                              Ninguém tem um vag-com que me possa fazer isso?
                                              è que estou um pouco "escaldado" com o antigo representante da marca em Coimbra

                                              Zona Mealhada/Anadia/Coimbra.
                                              Help please?


                                              Obrigado

                                              Tigra

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Zedobone Ver Post
                                                Bom, lá tenho de ir à marca fazer o diagnóstico.
                                                Ninguém tem um vag-com que me possa fazer isso?
                                                è que estou um pouco "escaldado" com o antigo representante da marca em Coimbra

                                                Zona Mealhada/Anadia/Coimbra.
                                                Help please?


                                                Obrigado

                                                Tigra
                                                Vê aqui se tens alguém da tua zona:
                                                !!! - VAG-COM Locator - ( Lista@Página_1 ) - JÁ SOMOS 234 - !!!

                                                Eu estou lá mas sou de Gaia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho de ir à bruxa!

                                                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                  Esse erro pode ser também o turbo com carvão.

                                                  Sim nas versões de 90cv o turbo é de geometria fixa, mas há vários casos em que o problema foi a carbonização do turbo.

                                                  Mas pode ser perfeitamente a N75, é uma questão de desmontar e experimentar com uma de outro. Eu não arriscaria comprar uma N75 e depois o problema ser outro.

                                                  Experimenta com a MAF, N75 de outro carro com esse motor e se não foi disso vai para:

                                                  -Tubos de vácuo

                                                  -E por último o turbo.

                                                  Mas leva isso ao mecânico que eles têm lá peças para experimentar!
                                                  Fui com a Alhambra a um concessionário, fizeram o teste, deu um erro que, segundo eles, pode ser causado por um dos problemas acima sugeridos.
                                                  Resultado, teria de deixar lá a carrinha um dia inteiro para verem qual o problema. OK. em principio seria amanhã, mas sigeito a confirmação.
                                                  Chego a casa, desligo a Alhambra e tudo normal.
                                                  Passadas umas horas, vou para pegar nela e.....nada. O motor tentava pegar mas nada. Tem o depósito cheio, bateria, mas pegar nada. De tanto tentar começou a piscar a luz do óleo e a soar uma buzina.
                                                  Achei que era hora de parar. Ligo para a assistência em viagem, vem o reboque e o homem do reboque tenta e nada. Diz que pode ser a bomba de combustível, mas terá de ir de reboque para a oficina onde tinha estado de manhã.
                                                  Chegamos lá quase à hora de fecho, é descarregada e milagre, pega à primeira!
                                                  Telefonam-me hoje de manhã a dizer que o problema de não pegar é um relé.
                                                  Quanto ao outro iriam ver o que se passava!
                                                  Chiça, que isto, junto a tudo o que me tem acontecido, já mereçe ida ao Prof. Mambo!!!!!

                                                  Obrigado a todos os que tentaram ajudar!

                                                  Tigra

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    deve ter sido o relé 109...

                                                    mas se não chegaram a mudar, é melhor mudar...

                                                    Comentário

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