Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema de motor em Marea 1.6...[RESOLVIDO :) ]

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema de motor em Marea 1.6...[RESOLVIDO :) ]

    Olá...

    Ontem à noite, depois de alguns kms de "esfrega" em AE, quando parei em Almada reparei que a luz do óleo acendeu.

    Parei o carro e pensei...bom...o carro tem levado algumas esfregas...provavelmente gastou óleo e deve estar perto do mínimo.
    Pensei isto porque sei que quando o óleo anda perto do mínimo até nas curvas ela acende a luz(por provavelmente o óleo inclinar no carter?..)

    Fui ver o nível, e estava um pouco acima do min. Achei estranho..mas pensei "bom...até ao marquês de pombal(para onde ia..) há uma bomba...paro lá e compro óleo".Assim fiz...e reparei enquanto ia a caminho...que a luz do óleo apagava consoante as rpms fossem mais altas. Ao relantim ou até as 2500rpm/3000rpm acendia. Acima das 3000rpm apagava. Resultado...fui em 2a/3a para que a luz se mantivesse apagada....sendo que depois voltou a acender mesmo a essas rpms antes de chegar a bomba.

    Paro na bomba, compro o óleo..1 litro de Elf xpto 10w-40..por 22€(auch..)..levou óleo até ficar perto do máximo. Ligo o carro...luz apagada..."maravilha" pensei eu Saio da bomba com o carro...semáforo das amoreiras parado...acende a luz. Cheguei ao destino que era ali perto e liguei para o mecânico que costuma ver os carros cá de casa.
    Ele disse para não andar mais com o carro assim pelo risco de gripar o motor, e eu bem mandado como sou ao fim da noite lá chamei a assistência em viagem e foi de reboque para o parque. Segunda feira será entregue à oficina.

    Vi o vão do motor e não havia perdas de óleo notórias(à noite pelo menos..)nada a pingar, e como disse, ela tinha óleo mesmo antes de levar o refill.

    Por este prisma...o que acham que será? Bomba de óleo?
    O motor tinha já um problema na junta da cabeça (à cerca de 25 mil kms..) uma vez que havia algum consumo de líquido de refrigeração e contaminação do mesmo...isto nunca influenciou nem a performance, nem consumos nem comportamento do carro, daí que tenha andado assim este tempo todo.

    Sugestões do que poderá ser? Se for a bomba de óleo, alguém faz ideia dos valores para uma nova? Penso que a ser isso a montagem será simpes visto ser um componente de fácil acesso perto do carter?

    Os meus palpites:
    - bomba de óleo?
    - válvula de pressão do óleo?
    - junta da cabeça que tenha apodrecido e o óleo passar demasiado para o sistema de refrigeração?(neste carro não teria sintomas claros no andamento?)

    Que acham?

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por ElrOnD; 03 February 2011, 19:04.

    #2
    Bomba de oleo.... quase de certeza.
    Ou na melhor das hipoteses, erro no sensor

    Comentário


      #3
      fazes ideia dos valores normais para esse tipo de peça?

      Estive à procura nas lojas do costume e não encontrei valores =/

      Comentário


        #4
        Boas companheiro

        Para saber se é da bomba de oleo normalmente faz-se um teste com um manometro para saber se esta a dar valores correctos e dai podes saber se é da bomba ou nao.

        Se com a bomba de oleo estiver tudo bem muda o sensor que nao deve ser muito caro.

        um abraço

        Comentário


          #5
          Já sei valores da FIAT, 100€ a bomba e 13€ o sensor. Visto a bomba até estar bastante acessível, mesmo se for a bomba espero que não seja cara a brincadeira

          O que é giro é que quando pus a carrinha a trabalhar para a por no reboque, não acendeu a luz do óleo. Como é que se faz esse teste à bomba? O carro está na oficina mas tenho curiosidade

          Comentário


            #6
            Deve ser simplesmente a válvula de pressão de óleo.

            Comentário


              #7
              Já estive a ver como é que se muda a bomba do óleo...e não é tão simples como poderia parecer...retirar o carter, e depois há para lá um veio que me parece que não sai pelo acesso do carter =X.

              Porque dizes isso MadDragon?

              Essa válvula faz parte da bomba? É relativamente raro a bomba dar problemas não?..ainda para mais o carro sempre foi bem tratado a nível de óleos...Selenia 20K de 15/20 em 15/20 mil...a bomba sendo em metal é estranho dar o berro.

              Comentário


                #8
                A junta a cabeça danificada influencia sempre podes é não notar mas tipo passagem de água para o carter , possibilidades de danificar bomba do oleo , gripagem por deficiente lubrificação ... etc
                Quando sabias que a junta já não estava lá muito boa devias ter trocado logo , agora se calhar tens de meter tudo .. provavelmente devido a não saberes como indicaste .. e pensar que não influenciava .
                Quanto ao sensor apagar a altas rotações , esses sensores normalmente são sistemas simples de palhetas ao relanti o oleo é projetado contra essa cabeça com palhetas e faz o contacto indicando no tablier que o nivel está normal , quando descias de rotação como já existia deficiencia de lubrificação e mesmo o nivel se encontrar abaixo o oleo não tinha força suficiente para fazer o contacto pode ter danificado .

                Um conselho eu se fosse a ti trocava a junta , tu mesmo indicaste no teu post que a agua aparecia contaminada e tinha perdas ... por ai podes perder tudo .

                Comentário


                  #9
                  A questão da junta poder levar a uma deficiente lubrificação creio que não se põe.

                  Ao haver uma passagem, significa que existe contacto entre o interior do motor e o sistema de refrigeração. Dado a compressão dentro do motor ser várias ordens de grandeza superior à do sistema de refrigeração, pode-se dár que o óleo saia para o circuito de refrigeração, mas muito dificilmente o contrário. Tudo depende do tamanho da passagem/fissura, mas estamos a falar dum carro que não sobre-aquece, não tem perdas de força/aumentos consumo, nem faz qualquer tipo de fumo.

                  O óleo sempre que o mudei não me pareceu estar contaminado, até porque penso água e óleo dos motores não se misturam e daria para ver.

                  Por último, se tivesse água no óleo e tivesse de facto uma deficiente lubrificação do motor, já o teria gripado a julgar pelos apertões que tem levado nos últimos tempos, dado que o óleo perderia as propriedades lubrificantes por estar contaminado...não concordas? O motor não tem qualquer barulho, funciona suave, sobe bem de rotação e responde como sempre respondeu...forte

                  Agradeço toda ajuda e opiniões que possam dar...e se estiver errado corrijam-me!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rafasantos Ver Post
                    Bomba de oleo.... quase de certeza.
                    Ou na melhor das hipoteses, erro no sensor
                    Concordo com isso ...

                    E o filtro de oleo ? ... Não poderá estar obstruido ?

                    Comentário


                      #11
                      O filtro e o óleo tinham 10 mil kms sensivelmente....Selenia 20K 10w-40

                      MadDragon...porque que é achas q será a válvula..? e que válvula é essa?

                      Comentário


                        #12
                        Porque tive esse problema no meu 33.

                        Em primeiro lugar uma bomba de óleo danificar-se é coisa rara.
                        Não é impossível, mas é um acontecimento raro.
                        Depois é o facto da luz não acender sempre que ligas o carro, ou seja, a bomba de óleo funciona ora sim ora não?
                        É um elemento mecânico, não lhe dá para funcionar quando quer.

                        Aponto para a válvula de pressão do óleo que por vezes se danifica.

                        Aliás, se tivesses mesmo problemas de pressão de óleo, cheira-me que ao que já andaste já tinhas ficado apeado.

                        Ressalvo que pode até nem ser da dita válvula, mas não me acredito que seja da bomba.
                        Mas tudo é possível.
                        Pede ao teu mecânico para mudar a válvula (eles por vezes têm algumas guardadas na oficina que, ainda usadas,podem estar a funcionar) e logo tiras as conclusões.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                          A questão da junta poder levar a uma deficiente lubrificação creio que não se põe.

                          Ao haver uma passagem, significa que existe contacto entre o interior do motor e o sistema de refrigeração. Dado a compressão dentro do motor ser várias ordens de grandeza superior à do sistema de refrigeração, pode-se dár que o óleo saia para o circuito de refrigeração, mas muito dificilmente o contrário. Tudo depende do tamanho da passagem/fissura, mas estamos a falar dum carro que não sobre-aquece, não tem perdas de força/aumentos consumo, nem faz qualquer tipo de fumo.

                          O óleo sempre que o mudei não me pareceu estar contaminado, até porque penso água e óleo dos motores não se misturam e daria para ver.

                          Por último, se tivesse água no óleo e tivesse de facto uma deficiente lubrificação do motor, já o teria gripado a julgar pelos apertões que tem levado nos últimos tempos, dado que o óleo perderia as propriedades lubrificantes por estar contaminado...não concordas? O motor não tem qualquer barulho, funciona suave, sobe bem de rotação e responde como sempre respondeu...forte

                          Agradeço toda ajuda e opiniões que possam dar...e se estiver errado corrijam-me!
                          Com a tua descrição, ficaria admirado se se passasse alguma coisa dessas.

                          Só por uma questão de consciência, vai ver a tampa do óleo e depois relata se vês alguma coisa estranha.

                          Comentário


                            #14
                            tampa do óleo...referes-te ao q tapa o bocal por onde se mete o óleo?

                            Essa válvula que falas é o sensor que detecta a pressão de óleo? Se for custa 13€ na FIAT e até eu a consigo mudar pelo que se calhar antes de me meter noutras avarias compro o sensor e mudo-o eu....

                            O mecânico falou em medir a pressão de óleo...e conforme o valor lido, assim conclui se há problema na bomba ou não. Como é que ele consegue medir a pressão do óleo? Será que está à espera de ligar o carro à máquina?..se sim está com azar que aquela Marea ainda usa a ficha de 3 pinhos da FIAT em x da OBD...

                            Que dizes Mad? (obrigado pelas respostas desde já )

                            Comentário


                              #15
                              isso é problema de junta
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              junta tudo e deita fora
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              .
                              estou na brinca, espero que não seja grave

                              trek

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                tampa do óleo...referes-te ao q tapa o bocal por onde se mete o óleo?

                                Essa válvula que falas é o sensor que detecta a pressão de óleo? Se for custa 13€ na FIAT e até eu a consigo mudar pelo que se calhar antes de me meter noutras avarias compro o sensor e mudo-o eu....

                                O mecânico falou em medir a pressão de óleo...e conforme o valor lido, assim conclui se há problema na bomba ou não. Como é que ele consegue medir a pressão do óleo? Será que está à espera de ligar o carro à máquina?..se sim está com azar que aquela Marea ainda usa a ficha de 3 pinhos da FIAT em x da OBD...

                                Que dizes Mad? (obrigado pelas respostas desde já )
                                Sim, estou a falar do tampão onde colocas o óleo.
                                A válvula de facto não e´cara e se sabes onde está e como mudar (é só desapertar) compra.
                                Mesmo que não seja daí o problema já ficas com uma nova e prevines chatices durante um bom tempo.

                                Quanto a medir a pressão do óleo, tem que colocar um manómetro de pressão do óleo ligado precisamente onde está ligada a válvula de pressão.

                                De qualquer forma, vai comprar a dita válvula e pode ser que de facto a coisa fique barata.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                  tampa do óleo...referes-te ao q tapa o bocal por onde se mete o óleo?

                                  Essa válvula que falas é o sensor que detecta a pressão de óleo? Se for custa 13€ na FIAT e até eu a consigo mudar pelo que se calhar antes de me meter noutras avarias compro o sensor e mudo-o eu....

                                  O mecânico falou em medir a pressão de óleo...e conforme o valor lido, assim conclui se há problema na bomba ou não. Como é que ele consegue medir a pressão do óleo? Será que está à espera de ligar o carro à máquina?..se sim está com azar que aquela Marea ainda usa a ficha de 3 pinhos da FIAT em x da OBD...

                                  Que dizes Mad? (obrigado pelas respostas desde já )
                                  Olha que também há máquinas para ler a ficha de 3 pinos.

                                  Mas a pressão será lida como o MadDragon referiu.
                                  Editado pela última vez por nto; 01 February 2011, 14:32.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                    Sim, estou a falar do tampão onde colocas o óleo.
                                    A válvula de facto não e´cara e se sabes onde está e como mudar (é só desapertar) compra.
                                    Mesmo que não seja daí o problema já ficas com uma nova e prevines chatices durante um bom tempo.

                                    Quanto a medir a pressão do óleo, tem que colocar um manómetro de pressão do óleo ligado precisamente onde está ligada a válvula de pressão.

                                    De qualquer forma, vai comprar a dita válvula e pode ser que de facto a coisa fique barata.
                                    Eu refiro-me ao sensor de pressão do óleo..o haynes refere-se como "oil pressure switch" e fica perto do filtro de óleo. É esta válvula a que te referes?(e sim é só desapertar.. )
                                    Editado pela última vez por ElrOnD; 01 February 2011, 14:45.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Olha que também há máquinas para ler a ficha de 3 pinos.

                                      Mas a pressão será lida como o MadDragon referiu.
                                      Eu sei...eu próprio tenho um adaptador de 3 pinos para OBD

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                        Eu sei...eu próprio tenho um adaptador de 3 pinos para OBD
                                        Ok.

                                        Apenas referi, porque há quem pense que só quando surgiu a ficha OBD é que carros "passaram" a ser ligados às máquinas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                                          Eu refiro-me ao sensor de pressão do óleo..o haynes refere-se como "oil pressure switch" e fica perto do filtro de óleo. É esta válvula a que te referes?(e sim é só desapertar.. )

                                          Eu conheço esse sensor como válvula, mas deduzo que seja a mesma coisa.

                                          Se tiveres uma imagem desse sensor digo-te já se é o que estou a pensar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            É isto...?



                                            Amanhã devo ir à oficina ver como é...e possivelmente passar na FIAT antes para comprar o sensor

                                            Confirmas ser esta a "válvula" a que te referes? Que devo eu procurar na tampa do óleo..? Quando a tirei para atestar o óleo não me pareceu ter nada de anormal..mas também não vi com atenção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, parece-me essa válvula.

                                              Relativamente ao tampão, se não reparaste em nada é porque não tem nada.
                                              Perguntei porque se tivesses água juntamente com o óleo, por norma o tampão fica com uma pasta amarela.
                                              Sendo assim em principio não estarás com esse problema.

                                              De qualquer forma, compra a válvula e substitui.
                                              Se fosse uma coisa cara dizia-te para ires primeiro ao mecânico, mas como é barato e fazes tu isso, ao menos pode ser que consiags tu arranjar o problema.
                                              A mim dá-me sempre gosto quando sou eu a resolver os problemas e não a largar a nota no mecânico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                A mim também me dá esse gosto

                                                No entanto não me parece que vá ser o caso desta vez =/
                                                Passei por lá hoje de manhã, e embora ela ainda não tenha pegado no carro a conversa não foi animadora.

                                                A ideia dele(sem diagnósticos, apenas o palpite) seria para as capas das bielas. A ser isso, seria causado por deficiente lubrificação...tendo acelerado o desgaste das capas.

                                                Ora tenho o carro desde os 95 mil kms. Até lá, a fazer fé no livro de revisões, mudou tudo a horas. A partir daí, fez uma muda aos 105 mil, e outra aos 125 mil. Sempre com Selénia 20K 10w-40 e sempre a mudar o filtro. Tem agora 134 mil kms.
                                                Nunca precisei de reatestar entre mudas.

                                                A ter havido uma deficiência de lubrificação, só pode ter sido causada ou por um filtro com defeito ou pela bomba de óleo ter dado o berro. Ambos são bastante raros acho eu.
                                                A ser isto...é motor fora, para mudar as capas e os "apoios" da cambota. A ser isto, leva também bomba de óleo já que a deficiência de lubrificação pode ter afectado a bomba.

                                                Aqui pelo meio já que vão abrir o motor, a embreagem já não está grande coisa assim como a junta. A junta tudo bem que é barata, aproveita-se e muda-se, agora a embreagem também faz sentido mudar mas o kit são mais 1xx quase 200€.

                                                Se tiver que ir por aqui, entre motor fora, mudar capas, e motor lá dentro outra vez...mais a bomba...não estão aqui menos de 500/600/700€ cheira-me a mim.

                                                No meio disto tudo....pode ser apenas a tal válvula marada(embora ele não acredite, porque nesse caso acenderia a frio e a baixas rpms) ou o filtro de óleo entupido.

                                                Ele ligou o carro para o mudar de sítio, não fez barulhos estranhos e não acendeu a luz do óleo. Por esta razão, dado o óleo estar mais espesso a frio, leva-o a acreditar na tal situação das capas das bielas.

                                                Vamos ver se me mede a pressão do óleo hoje para tirarmos as teimas.

                                                Se forem de facto as capas das bielas, fico bem lixado. Fiz a manutenção a horas, com tudo do bom e acontece-me isto, num carro com poucos kms e bem estimado. Enfim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  20mil quilómetros com selenia 20k também me parece ser muito...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Muito..? É o intervalo recomendado pelo fabricante...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu sei que é o que diz nas latas, mas ao fim de 10mil quilómetros vê o óleo....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não consigo aliar um problema das capas das bielas com a luz de falta de pressão a acender.
                                                        Aliás, como é que ele diagnosticou que o problema é das capas?

                                                        Sinceramente não percebi bem se o problema era das capas ou se estas estão danificadas por falta de lubrificação.

                                                        Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                                        Eu sei que é o que diz nas latas, mas ao fim de 10mil quilómetros vê o óleo....
                                                        Não significa nada.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          É o que diz no manual do carro
                                                          Pelo facto do óleo ficar escuro não quer dizer que perca as propriedades de lubrificação

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                            Não consigo aliar um problema das capas das bielas com a luz de falta de pressão a acender.
                                                            Aliás, como é que ele diagnosticou que o problema é das capas?

                                                            Sinceramente não percebi bem se o problema era das capas ou se estas estão danificadas por falta de lubrificação.



                                                            Não significa nada.
                                                            O que ele disse foi que, pelo facto da luz não acender a frio, e a quente só acender a baixas rotações, ele acha que é pelas capas estarem danificadas, e ao deixarem passar mais óleo a pressão baixa.

                                                            Como a frio o óleo é mais espesso, o problema não se dá.
                                                            Como a altas rotações a bomba tem mais débido, a pressão também se manteria em níveis aceitáveis para a válvula/sensor não acusar.

                                                            Isto é a teoria dele.

                                                            Claro que para as capas estarem danificadas, teria de já vir a haver uma deficiente lubrificação até agora. É isto que eu acho muito estranho porque sempre usei bom óleo, sempre mudei o filtro, e no uso do carro nunca apertei com ele sem estar na temperatura de serviço.

                                                            Que te parece da teoria dele? É possível que o filtro tenha alguma obstrução/defeito, ou que a bomba já tenha algum problema, que tenha vindo a causar uma pressão de óleo baixa (ainda que acima do valor min pro sensor) e com isso acelerar o desgaste das capas das bielas?

                                                            Não será isto um bocado rebuscado? =/

                                                            Isto será tirado a limpo quando ele medir a pressão do óleo no motor.
                                                            Aí...ou a pressão está boa e é do sensor.
                                                            Ou a pressão só fica baixa a quente e baixas rpms e poderá ser do filtro de óleo ou das capas. É esta a ideia..?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X