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Mercedes C180 kompressor, motor gripado!

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    Mercedes C180 kompressor, motor gripado!

    Adquiri em finais de Dezembro de 2010, um C180 Kompressor, de 01/2007, com cerca de 33000kms, e com assistência sempre feita na marca. Passados uns dias de o ter em minha posse, reparei que tinha uma mancha de óleo no chão da garagem, pelo que marquei um serviço na Starsul, concessionário oficial, MB em Faro, para além de pretender a resolução do dito problema, pedi-lhes ainda que me fizessem um check up geral ao carro, para identificar e reparar algum outro problema que pudesse existir, foi me dito que a perca de óleo tinha a ver com a tampa das válvulas, pelo que foi colocada uma nova tampa e junta que me custou cerca de 450€ já com mão de obra. Levantei a viatura e andei normalmente com ela, cerca de 15 dias, no domingo passado (dia 23), ao regressar a casa o carro começa a indicar-me avaria no ABS, ESP, E BAS, como o trajecto era curto, continuei a viagem, passados 2-3 kms, começa a indicar-me também avaria de uma pastilha de travão e uma anomalia com o liquido do radiador, passado mais uns 2-3 kms o velocimetro deixou de marcar a velocidade, e quando estava a chegar a casa, para além destas avarias todas, tinha também acessa a luz do abs, e a luz de avaria no motor. Desliguei o carro na garagem, (verifiquei o nível do radiador, e este estava no máximo) e voltei a dar à chave, no dia seguinte de manhã (segunda feira), só tinha acessa a luz de avaria no motor, o computador de bordo não registava qualquer avaria. A primeira coisa que fiz foi levá-lo de novo à starsul. Deixei-o na oficina, e relatei o problema. Nesse mesmo dia ao fim da tarde, ligam-me e dizem-me que já tinham identificado o problema, e que era um relé queimado, pelo que já tinha sido substituido, e que iriam proceder a uma prova de estrada no dia seguinte de manhã (terça feira), para confirmarem se estava tudo bem, no dia seguinte ligam-me e dizem-me que posso ir buscar o carro, que o problema está resolvido e que eu devo andar com a viatura para ver se aconteçe mais alguma coisa. No fim desse mesmo dia fui buscá-lo à oficina, e entrei na A22, e dirigi-me para casa, ao sair do nó da via rápida, e ao dirigir-me para casa, notei que o carro começou a perder rotação e a falhar, desacelerei, e como já estava perto da nacional, fui a andar devagar até lá chegar, de repente oiço um barulho e o motor desliga-se, perdi, a direcção e os travões e consegui parar com reduções, e já antes de chegar à nacional com o travão de mão imobilizei a viatura a 2 metros da entrada de uma rotunda (confesso que apanhei um valente susto), a minha sorte foi que já ia devagar quando o motor se calou, porque senão tinha tido um belo acidente!
    Liguei para a assistência em viagem e informei a starsul que o carro iria voltar para lá de reboque, pois tinha ficado sem motor. No dia seguinte falei com o chefe de oficina que me informou que ao tirar a tampa das válvulas havia muitas limalhas, pelo que alguma peça se teria partido no interior do motor e iria começar a desmontar (na quarta feira), ontem (sexta feira) passei por lá, e fui informado pelo chefe de oficina que a única parte do motor que se encontra intacta é a cabeça, pois todo o bloco está destruído, partiu-se uma peça (que ele não me disse qual (suspeito que seja a cambota), e mostrou-me o cárter já vazio com a respectiva peça completamente destruída, e montes de limalhas soltas, essa peça destruiu todo o bloco, inclusive a corrente de distribuição ( pelo que desconfio que as válvulas e árvores de cames também devem ter sido afectadas) disse-me que já tinha feito relatório e enviado junto com fotografias para a MB sede em Sintra, e que estava à espera de uma resposta.
    Perante isto a minha ideia será desde já escrever uma carta à direcção da starsul a mostrar o meu desagrado, pois o carro dá entrada na oficina com uma série de avarias eléctricas, e passado vinte minutos de sair,e andados cerca de 30 quilómetros, o motor gripa, e por pouco não tive um acidente.
    Ainda que a avaria da parte eléctrica não tenha tido qualquer relação com a avaria no motor, penso que se o concessionário não assumir o problema, pelo menos a MB terá de o fazer, pois o carro tem 4 anos e 35000 kms, e foi sempre assistido na marca, e o que se estragou foi uma peça no bloco, algo que deve durar a vida do motor. Para além disto agora estou sem carro e dependente de boleias!

    O que me aconselham a fazer?

    Obrigado desde já, peço desculpa pelo testamento.

    Cumprimentos

    #2
    Grande azar.

    Mas ainda tens a garantia a menos que tenhas comprado a um particular.

    E claro, como bem explicaste, não é normal que um carro com essas intervenções na MB e com histórico lá, simplesmente rebente.

    Cumps!

    Comentário


      #3
      Comprei a um stand, tenho garantia, mas penso que numa situação destas a propria marca deve ser responsabilizada por ter sucedido uma avaria destas, numa carro com tão poucos quilómetros, e numa parte do motor que deve durar umas boas centenas de milhares de quilómetros.

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Mas a garantia da marca ainda está activa?

        Só estou a achar estranho que aches que a culpa é da marca e não do stand que te vendeu o carro...a mim parece-me que eles sabiam exactamente o que tinham em mãos...

        Comentário


          #5
          Mas que grande azar.

          A ter de dar garantia, taré de ser o stand que te vendeu o carro.

          Mas claro que tal não inviabiliza a possibilidade de questionar de facto, a MB no que diz respeito a um carro que sempre foi assistido pela marca.

          Comentário


            #6
            Depois ainda se admiram que haja quem não queira comprar usados.... Um mercedes com tão poucos quilómetros (serão reais) partir um motor....

            Comentário


              #7
              Estranho... muito estranho...

              Comentário


                #8
                Aí há gato!!!

                Comentário


                  #9
                  É mesmo um grande azar...e "estranho" é um adjectivo minimalista para o sucedido...
                  Se a garantia do stand ainda está activa, é accionar. Eles depois que se mexam, se quiserem, para responsabilizar a Mercedes-B. de algum modo.
                  Se não há garantia activa, só perspectivo um contencioso em tribunal para resolver o assunto...
                  Boa sorte com o caso!!...e vai relatando aqui a evolução...

                  Comentário


                    #10
                    Depois de ler a história, surgem-me duas perguntas:
                    1 - O carro teria só mesmo os 35000Km?
                    2 - O carro pode ter sido assistido na marca para fazer as revisões, mas será que não foi a um sapateiro qualquer para resolver alguma avaria imprevista e que era muito cara na marca? Por exemplo, estando já o carro na posse do stand onde compraste o carro...

                    Se nada disto for verdade, acredito que a própria marca se responsabilize.

                    Mas suspeito que esse carro foi despachado por ter algum problema grave... que infelizmente deu no que deu. MB com 4 anos, 33000Km, se calhar a um excelente preço... é o anúncio típico para alguém se ver livre de um carro problemático.
                    Era muita coincidência, num mês de uso ter tido esses problemas todos, se antes não tinha nenhum.

                    Espera para ver o que diz a Mercedes. Sempre tens a garantia do stand. Têm que inventar muito para fugir às responsabilidades.
                    Editado pela última vez por Zell; 01 February 2011, 15:01.

                    Comentário


                      #11
                      Tiveste pouca sorte.
                      Vai dando novidades.

                      Comentário


                        #12
                        Aqui parece um caso típico de um carro que deu um problema gravíssimo e foi despachado!

                        O motor ir à vida com esses km não é nada normal!

                        Será que já não teria o problema?

                        Tinha o óleo certo?

                        Como foram feitos esses 30 e poucos mil km?

                        Um carro usado é sempre uma incógnita!

                        Boa sorte na resolução desse problema!

                        Comentário


                          #13
                          Alguma novidade?

                          Comentário


                            #14
                            Boas, bem eu gosto de Mercedes, aliás sempre gostei, há pessoal da minha idade que não gosta muito mas de facto eu sempre apreciei a marca e sempre houve e há Mercedes aqui por casa, no entanto passo a exolicar o que sucedeu aqui a uns tempos, verão de 2005 na A2, ML270 CDI comprado novo pelo meu pai e sempre assitido na marca e com cerca de 140000KM parte o motor em plena AE, o problema foi resolvido na Stuttcar embora tivesse já fora da garantia a Mercedes Portugal pagou quase a totalidade da reparação, junho de 2006 a minha mãe adquiriu um C 220 CDI Sportcoupé também novo, começou -se a queixar que a caixa de velocidades fazia barulho quando de metis a 2ª velocidade, lá fui experiméntá - lo pois pensava que era azelhice mas não realmente algo se passava foi para a Mercedes, diagnóstico cc defeituosa levou uma nova, a ti o que te digo é que em caso algum a Mercedes deve deixar de ser responsabilizada, isso não se admite num carro com 35000 Km e num motor que nem costuma dar problemas, agora também não sei que utilização é que teve de qualquer forma aperta com eles e boa sorte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                              Depois ainda se admiram que haja quem não queira comprar usados.... Um mercedes com tão poucos quilómetros (serão reais) partir um motor....
                              Então e se tivesse compado novo, e aos 30 e tal mil kms parti-se a cambota? Nunca mais se comprava novo?


                              É por certo um defeito de fabrico, pouco interessa a quilometragem, como foram feitos os kms ou o que seja. É uma peça que para dar raia, é quase certo que veio com defeito, acabando por ceder mais tarde ou mais cedo.

                              Comentário


                                #16
                                Será que tem mesmo esses km's?

                                Comentário


                                  #17
                                  Viva...

                                  Tens de decidir entre activar a garantia do stand e forçar que a reparação (que não é reparação, é substituição do bloco motor) seja feita em concessionário oficial ou envolver a Mercedes nisto.

                                  Se todos os dados se confirmarem, ie, quilometragem verdadeira, sempre assistido, a Mercedes acabará por suportar algum do custo mas nunca a totalidade.

                                  Neste caso, eu activaria a garantia do stand.

                                  Boa sorte e vai relatando.

                                  P.S. Tampa das válvulas aos 33.000km? Quem pagou esta intervenção?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Antes de mais, não me leves a mal, mas se escreveres para a Mercedes, debruça-te um pouco mais sobre a utilização de vírgulas, parágrafos e formatação de texto, pois ler o teu post é uma tortura.

                                    Quanto ao problema...

                                    Tentar responsabilizar a Mercedes não sei se será fácil.

                                    Estamos a falar de um carro que compraste usado, fora do período de garantia do fabricante e sobre o qual não tens certamente a mesma certeza de historial que terias se tivesses comprado o carro novo e agora te acontecesse isto.

                                    A partir do momento em que compras um carro usado, tens de assumir que desconheces por completo o historial dele, e dificilmente conseguirás responsabilizar a marca - a menos que consigas descobrir algum problema crónico que esta tenha ignorado.

                                    Se compraste o carro num stand, tens de ir ter é com o stand, pois é este quem tem obrigação legal de reparar o carro.

                                    Se depois o stand que te dá a garantia quiser pedir responsabilidades à Mercedes, a questão já é dele e não tua!


                                    Como é que podes querer responsabilizar a Mercedes por este problema, se (para além do mais) nem sabes se este carro não andou a ser derretido nas mãos do anterior proprietário/condutor?

                                    Esquece a Mercedes, porque não foi ela quem te vendeu este carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Fico a desconfiar dos quilómetros. O carro pode ter muitos mais e tu não sabes disso. Como o carro só agora tem 4 anos, só agora tém que ir ao IPO. Senão caçavas os verdadeiros quilómetros por via das IPO. Pode ter levado uma marteladela no stand onde o compraste (que não é a Mercedes) antes de ter ser vendido.

                                      Se bem que um 180 kompressor não é carro para se fazer muitos quilómetros... como seja um 220CDI ou outra coisa qualquer. O que me leva a acreditar nos 33mil kms. Aperta com o stand onde compraste, por lei eles têm que dar garantia de pelo menos 6 meses. A menos que tenhas assinado algo em contrário...

                                      Boa sorte.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                        Fico a desconfiar dos quilómetros. O carro pode ter muitos mais e tu não sabes disso. Como o carro só agora tem 4 anos, só agora tém que ir ao IPO. Senão caçavas os verdadeiros quilómetros por via das IPO. Pode ter levado uma marteladela no stand onde o compraste (que não é a Mercedes) antes de ter ser vendido.

                                        Se bem que um 180 kompressor não é carro para se fazer muitos quilómetros... como seja um 220CDI ou outra coisa qualquer. O que me leva a acreditar nos 33mil kms. Aperta com o stand onde compraste, por lei eles têm que dar garantia de pelo menos 6 meses. A menos que tenhas assinado algo em contrário...

                                        Boa sorte.
                                        Legalmente, mesmo os usados tem de ter 2 anos de garantia, mas que pode ser reduzido por acordo das partes a 1 ano.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Legalmente, mesmo os usados tem de ter 2 anos de garantia, mas que pode ser reduzido por acordo das partes a 1 ano.
                                          Ou isso... . Obrigado pela correcção. Acho que isso tem vindo a aumentar... antes era 6 meses, dps passou a 1 ano, e agora são 2 pelo que dizes.

                                          O que interessa é que podes apelar a isso. Acho que ainda te vais safar com essa...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por seitlich Ver Post
                                            Então e se tivesse compado novo, e aos 30 e tal mil kms parti-se a cambota? Nunca mais se comprava novo?


                                            É por certo um defeito de fabrico, pouco interessa a quilometragem, como foram feitos os kms ou o que seja. É uma peça que para dar raia, é quase certo que veio com defeito, acabando por ceder mais tarde ou mais cedo.
                                            Comprando novo sabes como o trataste, sabes os quilómetros que tem. Tens conhecimentos do concessionário onde fizeste as revisões, onde compraste o carro. Usado é uma completa lotaria. Não sabes minimamente o que se passou com o carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Antes de mais, não me leves a mal, mas se escreveres para a Mercedes, debruça-te um pouco mais sobre a utilização de vírgulas, parágrafos e formatação de texto, pois ler o teu post é uma tortura.

                                              Quanto ao problema...

                                              Tentar responsabilizar a Mercedes não sei se será fácil.

                                              Estamos a falar de um carro que compraste usado, fora do período de garantia do fabricante e sobre o qual não tens certamente a mesma certeza de historial que terias se tivesses comprado o carro novo e agora te acontecesse isto.

                                              A partir do momento em que compras um carro usado, tens de assumir que desconheces por completo o historial dele, e dificilmente conseguirás responsabilizar a marca - a menos que consigas descobrir algum problema crónico que esta tenha ignorado.

                                              Se compraste o carro num stand, tens de ir ter é com o stand, pois é este quem tem obrigação legal de reparar o carro.

                                              Se depois o stand que te dá a garantia quiser pedir responsabilidades à Mercedes, a questão já é dele e não tua!


                                              Como é que podes querer responsabilizar a Mercedes por este problema, se (para além do mais) nem sabes se este carro não andou a ser derretido nas mãos do anterior proprietário/condutor?

                                              Esquece a Mercedes, porque não foi ela quem te vendeu este carro.

                                              Bom post..

                                              Vai dando novidades....aperta com o stand e já agora diz qual é

                                              Comentário


                                                #24
                                                O que já fizeste? O carro continua na mercedes?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Antes de mais, não me leves a mal, mas se escreveres para a Mercedes, debruça-te um pouco mais sobre a utilização de vírgulas, parágrafos e formatação de texto, pois ler o teu post é uma tortura.

                                                  Quanto ao problema...

                                                  Tentar responsabilizar a Mercedes não sei se será fácil.

                                                  Estamos a falar de um carro que compraste usado, fora do período de garantia do fabricante e sobre o qual não tens certamente a mesma certeza de historial que terias se tivesses comprado o carro novo e agora te acontecesse isto.

                                                  A partir do momento em que compras um carro usado, tens de assumir que desconheces por completo o historial dele, e dificilmente conseguirás responsabilizar a marca - a menos que consigas descobrir algum problema crónico que esta tenha ignorado.

                                                  Se compraste o carro num stand, tens de ir ter é com o stand, pois é este quem tem obrigação legal de reparar o carro.

                                                  Se depois o stand que te dá a garantia quiser pedir responsabilidades à Mercedes, a questão já é dele e não tua!


                                                  Como é que podes querer responsabilizar a Mercedes por este problema, se (para além do mais) nem sabes se este carro não andou a ser derretido nas mãos do anterior proprietário/condutor?

                                                  Esquece a Mercedes, porque não foi ela quem te vendeu este carro.

                                                  Sim e não...

                                                  Um carro não parte o motor em 33.000kms. A partir, parte por um de dois motivos:

                                                  - Utilização indevida;
                                                  - Defeito de fabrico.

                                                  Caso não se prove a utilização indevida, caso de falta de cumprimento dos planos de assistência, kms aldrabados, kits de polie e afins, sobra o defeito de fabrico.

                                                  Má utilização é sempre difícil de provar, dado os inúmeras gizmos que o carro tem. Nem acelerar a fundo em ponto morto se consegue como sabes.

                                                  O carro até podia ser em 10ª mão, um carro com 33.000kms não pode partir o motor ponto final. Ainda mais um Mercedes.

                                                  Tive uma Audi A4 1.9TDI de 1999 que comprei em 2001 usada com 42.000kms sempre assistida na marca. Fiz a revisão dos 45.000kms e passado 1 ano e qualquer coisa fiz a revisão dos 60.000kms, sempre tudo ok. Aos 63.000kms parte o motor.

                                                  Reclamei e a Audi pagou metade do arranjo, motor novo... porque simplesmente não faz sentido aquele motor partir aos 63.000kms. Ah, e a utilização que lhe dava era do mais normal possível, não estava chipada, nem galhardetes nos espelhos nem nada...

                                                  Mas concordo contigo, 1º ia ao stand. Nunca esquecendo que deve ser feita a substituição do bloco motor e não uma reparação qualquer numa chafarica que o stand conhece.

                                                  Agora, há alguns indícios estranhos, tampa das válvulas aos 33.000kms???

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A mercedes pode comprovar a veracidade dos kilómetros através da leitura da centralina,penso eu.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      A mercedes pode comprovar a veracidade dos kilómetros através da leitura da centralina,penso eu.

                                                      Claro, mas isso tem garantia da marca ou de stand?

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                        Claro, mas isso tem garantia da marca ou de stand?
                                                        Garantia de stand.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Realmente é uma situação complicada, um bloco de motor nao parte assim do nada, ainda para mais com "esses" quilómetros.

                                                          só resta saber se há novidades e apertar com essa malta toda, quer MB, stand onde compraste o carro.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                            Claro, mas isso tem garantia da marca ou de stand?
                                                            A Mercedes claro que já não tem nada a ver com caso,mas a ida lá é só para tirar certas dúvidas que haverão sempre de pairar na cabeça de quem comprou o carro.

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