Adquiri em finais de Dezembro de 2010, um C180 Kompressor, de 01/2007, com cerca de 33000kms, e com assistência sempre feita na marca. Passados uns dias de o ter em minha posse, reparei que tinha uma mancha de óleo no chão da garagem, pelo que marquei um serviço na Starsul, concessionário oficial, MB em Faro, para além de pretender a resolução do dito problema, pedi-lhes ainda que me fizessem um check up geral ao carro, para identificar e reparar algum outro problema que pudesse existir, foi me dito que a perca de óleo tinha a ver com a tampa das válvulas, pelo que foi colocada uma nova tampa e junta que me custou cerca de 450€ já com mão de obra. Levantei a viatura e andei normalmente com ela, cerca de 15 dias, no domingo passado (dia 23), ao regressar a casa o carro começa a indicar-me avaria no ABS, ESP, E BAS, como o trajecto era curto, continuei a viagem, passados 2-3 kms, começa a indicar-me também avaria de uma pastilha de travão e uma anomalia com o liquido do radiador, passado mais uns 2-3 kms o velocimetro deixou de marcar a velocidade, e quando estava a chegar a casa, para além destas avarias todas, tinha também acessa a luz do abs, e a luz de avaria no motor. Desliguei o carro na garagem, (verifiquei o nível do radiador, e este estava no máximo) e voltei a dar à chave, no dia seguinte de manhã (segunda feira), só tinha acessa a luz de avaria no motor, o computador de bordo não registava qualquer avaria. A primeira coisa que fiz foi levá-lo de novo à starsul. Deixei-o na oficina, e relatei o problema. Nesse mesmo dia ao fim da tarde, ligam-me e dizem-me que já tinham identificado o problema, e que era um relé queimado, pelo que já tinha sido substituido, e que iriam proceder a uma prova de estrada no dia seguinte de manhã (terça feira), para confirmarem se estava tudo bem, no dia seguinte ligam-me e dizem-me que posso ir buscar o carro, que o problema está resolvido e que eu devo andar com a viatura para ver se aconteçe mais alguma coisa. No fim desse mesmo dia fui buscá-lo à oficina, e entrei na A22, e dirigi-me para casa, ao sair do nó da via rápida, e ao dirigir-me para casa, notei que o carro começou a perder rotação e a falhar, desacelerei, e como já estava perto da nacional, fui a andar devagar até lá chegar, de repente oiço um barulho e o motor desliga-se, perdi, a direcção e os travões e consegui parar com reduções, e já antes de chegar à nacional com o travão de mão imobilizei a viatura a 2 metros da entrada de uma rotunda (confesso que apanhei um valente susto), a minha sorte foi que já ia devagar quando o motor se calou, porque senão tinha tido um belo acidente!
Liguei para a assistência em viagem e informei a starsul que o carro iria voltar para lá de reboque, pois tinha ficado sem motor. No dia seguinte falei com o chefe de oficina que me informou que ao tirar a tampa das válvulas havia muitas limalhas, pelo que alguma peça se teria partido no interior do motor e iria começar a desmontar (na quarta feira), ontem (sexta feira) passei por lá, e fui informado pelo chefe de oficina que a única parte do motor que se encontra intacta é a cabeça, pois todo o bloco está destruído, partiu-se uma peça (que ele não me disse qual (suspeito que seja a cambota), e mostrou-me o cárter já vazio com a respectiva peça completamente destruída, e montes de limalhas soltas, essa peça destruiu todo o bloco, inclusive a corrente de distribuição ( pelo que desconfio que as válvulas e árvores de cames também devem ter sido afectadas) disse-me que já tinha feito relatório e enviado junto com fotografias para a MB sede em Sintra, e que estava à espera de uma resposta.
Perante isto a minha ideia será desde já escrever uma carta à direcção da starsul a mostrar o meu desagrado, pois o carro dá entrada na oficina com uma série de avarias eléctricas, e passado vinte minutos de sair,e andados cerca de 30 quilómetros, o motor gripa, e por pouco não tive um acidente.
Ainda que a avaria da parte eléctrica não tenha tido qualquer relação com a avaria no motor, penso que se o concessionário não assumir o problema, pelo menos a MB terá de o fazer, pois o carro tem 4 anos e 35000 kms, e foi sempre assistido na marca, e o que se estragou foi uma peça no bloco, algo que deve durar a vida do motor. Para além disto agora estou sem carro e dependente de boleias!
O que me aconselham a fazer?
Obrigado desde já, peço desculpa pelo testamento.
Cumprimentos
Liguei para a assistência em viagem e informei a starsul que o carro iria voltar para lá de reboque, pois tinha ficado sem motor. No dia seguinte falei com o chefe de oficina que me informou que ao tirar a tampa das válvulas havia muitas limalhas, pelo que alguma peça se teria partido no interior do motor e iria começar a desmontar (na quarta feira), ontem (sexta feira) passei por lá, e fui informado pelo chefe de oficina que a única parte do motor que se encontra intacta é a cabeça, pois todo o bloco está destruído, partiu-se uma peça (que ele não me disse qual (suspeito que seja a cambota), e mostrou-me o cárter já vazio com a respectiva peça completamente destruída, e montes de limalhas soltas, essa peça destruiu todo o bloco, inclusive a corrente de distribuição ( pelo que desconfio que as válvulas e árvores de cames também devem ter sido afectadas) disse-me que já tinha feito relatório e enviado junto com fotografias para a MB sede em Sintra, e que estava à espera de uma resposta.
Perante isto a minha ideia será desde já escrever uma carta à direcção da starsul a mostrar o meu desagrado, pois o carro dá entrada na oficina com uma série de avarias eléctricas, e passado vinte minutos de sair,e andados cerca de 30 quilómetros, o motor gripa, e por pouco não tive um acidente.
Ainda que a avaria da parte eléctrica não tenha tido qualquer relação com a avaria no motor, penso que se o concessionário não assumir o problema, pelo menos a MB terá de o fazer, pois o carro tem 4 anos e 35000 kms, e foi sempre assistido na marca, e o que se estragou foi uma peça no bloco, algo que deve durar a vida do motor. Para além disto agora estou sem carro e dependente de boleias!
O que me aconselham a fazer?
Obrigado desde já, peço desculpa pelo testamento.
Cumprimentos
Comentário