Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Purgar ar do circuito refrigeração clio 2 1.9d

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Purgar ar do circuito refrigeração clio 2 1.9d

    Caros Senhores,

    Precisava de saber como purgar o ar do circuito de refrigeração de um clio 2 1.9d de 1999.

    Desde já agradeço todos os que generosamente dedicarem algum tempo ao auxílio a este tópico.

    Um abraço

    #2
    Se o sistema de refrigeração do 1.9D for idêntico ao do 1.2: http://forum.autohoje.com/boxes/7098...-ii-1-2-a.html

    Comentário


      #3
      Tens um tubo por cima do radiador com uma roscazita. Ligas o carro, tiras essa rosca e quando começar a deitar água por lá é só tapar. Nesse motor é muito fácil

      Comentário


        #4
        Já foi referido o método para retirar o ar.

        Mas sequiseres dar uma vista do seguinte tópico, poderá ajudar (apesar de se relativo a um Clio MKI), aqui fica: RENAULT Clube de Portugal • View topic - [DIY] Limpeza e manutenção do circuito de refrigeração

        Comentário


          #5
          Já agora, sabem-me dizer a forma mais eficaz de retirar a água do circuito para proceder à limpeza?

          Será através do tudo inferior do radiador?

          Obrigado, mais uma vez a quem, gentilmente, me puder responder.

          Comentário


            #6
            Se não me engano seria mais fácil retirar um tubo que anda perto do termostato. Eu tirei o tubo inferior e vi-me f***** para o colocar de novo.

            Comentário


              #7
              Se queres abrir, abre é o respiro de cima (isto caso tenha como o da foto)

              Depois é encher novamente o que está em falta.

              Comentário


                #8
                Desde já agradeço as contribuições e empenho de todos.

                No entanto não consigo detectar a rosca para realizar a purga do sistema.

                Volto a lembrar que é um clio de 1999, 1.9d, 65cv.

                Se preferirem posso colocar uma foto do motor.

                Um abraço

                Comentário


                  #9
                  Podes meter de facto, não vá isso já não estar igual De qualquer forma, nesse motor, e olhando de frente para o carro, fica ao meio, num tubo exactamente por cima do radiador.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por 33imola Ver Post
                    Já agora, sabem-me dizer a forma mais eficaz de retirar a água do circuito para proceder à limpeza?

                    Será através do tudo inferior do radiador?

                    Obrigado, mais uma vez a quem, gentilmente, me puder responder.
                    Só retirando o tubo inferior não chega. Ainda ontem, fiz um checkup a um Golf II 1.3 de 1989 e pensei que chegaria para mudar as águas. Tirei todos os tubos e forcei a saída com a ajuda de ar comprimido(compressor) até deixar de sair água. Foi precisamente ao tirar estes tubos que retirei muita da lama que tinha. É fácil e dá milhões

                    Para purgar neste carro, só deixei a tampa do reservatório aberta.

                    Para o Clio I/II 1.9D, só vendo o motor (foto ou não) visto que não tenho em mente onde fica o sitio a mexer. É mais fácil do que parece ser, haja ferramentas para tal.

                    Depois para adicionares o liquido, escolhe um que tenha etilenoglicol. Se for 50%, tens na Roady por 14.95€/5Litros da Kruft. Esquece aqueles 1€ = 5Litros que tem apenas 5% do produto que interessa..

                    Aproveita que tens o sistema aberto e muda o termostato, sensores de temperatura, bomba de água(?)..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Só retirando o tubo inferior não chega. Ainda ontem, fiz um checkup a um Golf II 1.3 de 1989 e pensei que chegaria para mudar as águas. Tirei todos os tubos e forcei a saída com a ajuda de ar comprimido(compressor) até deixar de sair água. Foi precisamente ao tirar estes tubos que retirei muita da lama que tinha. É fácil e dá milhões

                      Para purgar neste carro, só deixei a tampa do reservatório aberta.

                      Para o Clio I/II 1.9D, só vendo o motor (foto ou não) visto que não tenho em mente onde fica o sitio a mexer. É mais fácil do que parece ser, haja ferramentas para tal.

                      Depois para adicionares o liquido, escolhe um que tenha etilenoglicol. Se for 50%, tens na Roady por 14.95€/5Litros da Kruft. Esquece aqueles 1€ = 5Litros que tem apenas 5% do produto que interessa..

                      Aproveita que tens o sistema aberto e muda o termostato, sensores de temperatura, bomba de água(?)..


                      eblase, algo me diz que querias escrever era Krafft

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        [/SIZE]

                        eblase, algo me diz que querias escrever era Krafft
                        Isso Isso

                        Comentário


                          #13
                          Mais uma vez obrigado pela vossa incansável ajuda.

                          Cá vão umas fotos do motor em causa.

                          Caso seja possível digam-me que tubo devo retirar para tirar o líquido todo e onde purgar o sistema.

                          Um abraço
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #14
                            Já coloquei foto de motor.

                            Quem puder ajudar, agraceço!

                            Um abraço!

                            Comentário


                              #15
                              Agradeço a vossa ajuda para este meu problema.

                              Se puderem colaborem.

                              Obrigado

                              Abraço

                              Comentário


                                #16
                                Não podes colocar fotos de outros planos do motor? Não consigo ver aí nisso que colocaste.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não quero que te falte nada:

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desculpem desenterrar este topico, mas comprei um chanato igual de 1999 agora, e realmente nao vejo sangradores em lado algum. Já tive varios Renault´s (5, 11, R21, Megane etc..)e na verdade sempre vi os sangradores...
                                    Como se poderá fazer a purga?

                                    cumptos

                                    PS: Neste post tambem alguem faz a pergunta e ninguem ajudou...http://forum.autohoje.com/boxes/3215...o-clio-ii.html
                                    Editado pela última vez por ASA; 14 December 2014, 16:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se não falha a memória, do lado esquerdo do radiador. Agora falta saber qual a versão do motor. F8Q 6xx

                                      EDIT: lembrei que todos tem um ponto comum que fica no corpo do termóstato. Chave 12mm. Não percas o oring. O parafuso é diferente dos que estão à volta pelo que não deve ser difícil detectar.
                                      Editado pela última vez por eblase; 14 December 2014, 17:10.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Se não falha a memória, do lado esquerdo do radiador. Agora falta saber qual a versão do motor. F8Q 6xx

                                        EDIT: lembrei que todos tem um ponto comum que fica no corpo do termóstato. Chave 12mm. Não percas o oring. O parafuso é diferente dos que estão à volta pelo que não deve ser difícil detectar.
                                        Obrigado pela tentativa de ajuda, mas nao consigo encontrar algo para a funçao respetiva.

                                        Cumptos

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X