Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa Diesel- Motor ist "kaput"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa Diesel- Motor ist "kaput"?

    Bom dia a todos.

    Tive ontem um problema grave com o meu Corsa e agradecia que ajudassem com opiniões sobre o que se pode ter passado. Vou tentar então relatar o sucedido:

    -Vinha eu na A1 sentido norte-sul a noite, com a auto-estrada praticamente vazia e com boa visibilidade. Confesso que vinha a um ritmo algo acelerado para o carro em questão(cerca de 140-160), algo que quase nunca faço, pois costumo sempre andar a 110-120 na autoestrada. De salientar que mesmo a 160 o Corsa vai a cerca de 4000rpms, portanto longe do redline.

    Ora, passados alguns kms noto que o ponteiro de temperatura da água atinge o meio da escala, coisa que nunca tinha feito antes. Imediatamente reduzo a velocidade para os 110-120, mas mesmo assim a temperatura continua a subir, tocando nos 100ºC. Percebi assim que algo estava mal e decido parar na Área de Serviço de Aveiras, cerca de 5km de distancia. Ao chegar a área de serviço, quando carrego na embraiagem, o motor vai-se abaixo, sendo que aproveitei o "embalo" para parar em segurança no estacionamento da área de serviço. Imediatamente abro o capot para tentar perceber a situação e verifico que o carro "perdeu" todo o líquido de refrigeração pela AE, pois uma mangueira do circuito tinha se soltado. Claro que a esta altura o carro já estava a deitar algum fumo branco(vapor de água)

    Espero então que o motor arrefeça, pois no ponteiro de temperatura, a indicação era a de sobreaquecimento, com o ponteiro a passar a escala muito para lá do vermelho. Após cerca de 1h30m, tento dar a chave, mas o motor não vira, ou seja, o motor de arranque "faz força" mas parece que o motor em si está colado Chamei então o reboque e deixei o carro ao pé de uma oficina e segunda-feira vou lá de manha para avaliar os danos...

    A minha pergunta é: o que acham que pode ter acontecido? agradeço a ajuda

    #2
    Esses motores já têm problemas de sobreaquecimento, ainda por cima com um tubo a soltar-se ainda complica mais. Infelizmente pode ter causado danos no motor. Mas também pode não ter acontecido nada.

    Comentário


      #3
      Pois, mas o facto é que o carro nunca aquecia , mesmo no transito intenso(2ª circular p.ex)

      O carro em questão é um Corsa 1.7 Di, portanto turbo-diesel, de 2001 com 170 000kms.

      Mas se o motor de arranque não consegue "virar" o motor, quase de certeza que está "colado", certo?

      É que já estou a imaginar uns 1500€ de prejuízo

      Comentário


        #4
        Assim que percebeste que nem a abrandar ele arrefecia devias ter logo encostado na AE para averiguar a situação. Agora só te resta aguardar para ver o que se terá passado lá dentro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
          Pois, mas o facto é que o carro nunca aquecia , mesmo no transito intenso(2ª circular p.ex)

          O carro em questão é um Corsa 1.7 Di, portanto turbo-diesel, de 2001 com 170 000kms.

          Mas se o motor de arranque não consegue "virar" o motor, quase de certeza que está "colado", certo?

          É que já estou a imaginar uns 1500€ de prejuízo
          Pode ser menos, pode ser mais...

          Mas que espera algo grave, isso é de certeza...

          Comentário


            #6
            Palpita-me que conseguiste estalar a cabeça.

            Comentário


              #7
              Pois, eu imediatamente reduzi a velocidade, mas como a estação de serviço era ali a frente acabei por parar lá, até porque haveria água caso fosse necessário.

              De salientar que o ponteiro da temperatura só passou o vermelho após a viatura ter parado por completo e já estar com o motor desligado. Também por essa altura o carro já não tinha água nenhuma

              Porque razão, mesmo depois de arrefecido, o motor não voltava a trabalhar?

              Pelo que percebi dos vossos comentários e do pouco conhecimento que tenho de mecanica, posso pensar nas seguintes hipóteses:

              -Motor "colado" ou "gripado"
              -Cabeça estalada

              Uma pergunta: Caso seja só a cabeça, por quanto acham que pode ficar a reparação? Seria necessário mudar a correia de distribuição também?

              Caso seja o motor gripado o que devo fazer? Comprar outro ou mandar rectificar?

              Agradeço a ajuda

              Comentário


                #8
                Sempre ouvi dizer que caso a temperatura chegasse a limiares que o pudessem levar a "colar", devíamos por água, naturalmente, e ligar e desligar o carro consecutivamente, para ele não ficar uma bodega por dentro e ao mesmo tempo ir arrefecendo.

                Comentário


                  #9
                  Eu sempre me disseram que quando o carro aquece não se deve desligar mas sim ir acrescentando água. Mas...

                  Comentário


                    #10
                    Pois, eu entendo o que dizes, mas talvez o desligar seja para ele arrefecer e o ligar para fazer circular a água. Mas quando digo desligar também não falo em tempos de 5 minutos por exemplo.. Alguns segundos apenas.

                    Comentário


                      #11
                      Nunca se deve por liquido numa situação destas de sobreaquecimento, deve esperar-se que arrefeça, pois ao por o liquido frio, pode provocar fissuras na cabeça devido ao choque termico, no entanto se entenderem adicionar e ainda tiver algum liquido no circuito que seja com o motor ao ralenti e aos poucos.

                      Mais do que tudo é uma questão de bom senso, assim como ver o ponteiro da temperatura a subir é encostar logo!

                      Comentário


                        #12
                        Quanto a isso, e vem em alguns manuais, deve-se por com o motor a rodar precisamente para atenuar esse choque térmico.

                        Comentário


                          #13
                          parece-me que gripou.

                          realmente o corsas aquecem muito facilmente ...

                          Comentário


                            #14
                            Provavelmente o motor já não vai ficar o mesmo, ou seja, para ficar BOM custa tanto quanto outro motor. Neste caso mais vale ficar com esse para peças e comprar outro...

                            Comentário


                              #15
                              é um 1.5 td? por 500€ acho que ja s arranja um motor desses.

                              Comentário


                                #16
                                Ele referiu um 1.7 TD

                                Não quero ser desmancha prazeres mas no 1.7 TD Vectra do meu pai, quando isso aconteceu a bolsa teve que se abrir para o meter novamente a rolar (o motor contava com aprox 600k na altura ).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Proactiv Ver Post
                                  Bom dia a todos.

                                  Tive ontem um problema grave com o meu Corsa e agradecia que ajudassem com opiniões sobre o que se pode ter passado. Vou tentar então relatar o sucedido:

                                  -Vinha eu na A1 sentido norte-sul a noite, com a auto-estrada praticamente vazia e com boa visibilidade. Confesso que vinha a um ritmo algo acelerado para o carro em questão(cerca de 140-160), algo que quase nunca faço, pois costumo sempre andar a 110-120 na autoestrada. De salientar que mesmo a 160 o Corsa vai a cerca de 4000rpms, portanto longe do redline.

                                  Ora, passados alguns kms noto que o ponteiro de temperatura da água atinge o meio da escala, coisa que nunca tinha feito antes. Imediatamente reduzo a velocidade para os 110-120, mas mesmo assim a temperatura continua a subir, tocando nos 100ºC. Percebi assim que algo estava mal e decido parar na Área de Serviço de Aveiras, cerca de 5km de distancia. Ao chegar a área de serviço, quando carrego na embraiagem, o motor vai-se abaixo, sendo que aproveitei o "embalo" para parar em segurança no estacionamento da área de serviço. Imediatamente abro o capot para tentar perceber a situação e verifico que o carro "perdeu" todo o líquido de refrigeração pela AE, pois uma mangueira do circuito tinha se soltado. Claro que a esta altura o carro já estava a deitar algum fumo branco(vapor de água)

                                  Espero então que o motor arrefeça, pois no ponteiro de temperatura, a indicação era a de sobreaquecimento, com o ponteiro a passar a escala muito para lá do vermelho. Após cerca de 1h30m, tento dar a chave, mas o motor não vira, ou seja, o motor de arranque "faz força" mas parece que o motor em si está colado Chamei então o reboque e deixei o carro ao pé de uma oficina e segunda-feira vou lá de manha para avaliar os danos...

                                  A minha pergunta é: o que acham que pode ter acontecido? agradeço a ajuda
                                  Valia alguma coisa meter liquido seja de que maneira for (carro ligado ou desligo?) Ao que parece um tubo estava "saido"

                                  Em todo o caso... voces abriam a tampinha do liquido da refrigeração com a água a quase 100º ? Tambem deve haver alguns riscos fazer isso...!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Nessa situação não valia a pena, como é óbvio, pois ia sair de novo e ainda se podia queimar, mas se tivesse parado dava logo conta da situação e não tinha seguido caminho.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O motor que ele tem não é igual ao 1.7TD do Vectra.

                                      É que no caso do Corsa montado com o 1.7Di, este é 16 válvulas, enquanto que no Astra/Vectra era de 8 válvulas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já foste à oficina. O que era?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Novidades

                                          Bem, obrigado pelas respostas!

                                          De facto, quando parei o carro já não havia nada a fazer em relação à água ou mesmo arrefecimento, A verdade é que o carro foi-se abaixo assim que carreguei na embraiagem. De salientar que estava a "puxar" normalmente, e nunca atingiu o "vermelho" em andamento. Aliás, se o Corsa não fosse equipado com termometro, de certeza que teria continuado a viagem até Lisboa, porque não havia quaisquer sintomas de sobreaquecimento.

                                          Em relação à solução, deixei o carro numa oficina e lá foi-me dito pelo mecánico que o motor não estaria colado(a princípio) porque ao engrenar a 4ª velocidade, o motor "rodava". No entanto quando perguntei por preços, foi-me dito que só para mudar a junta da cabeça seriam a volta de 1000€ Claro está que disse para não mexerem no carro e vou pagar um reboque para a oficina do primo de um colega meu, que disse que se fizesse lá seria bem mais barato

                                          Quanto à motores usados, pelos vistos andam bem caros: cerca de 1500€ por um usado.

                                          Espero bem que não seja preciso, esta situação toda está-me a consumir Sinceramente nem sei o que fazer...

                                          Mais uma vez obrigado e opiniões são sempre bem vindas.

                                          Um abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            mudar a junda por 1000€? eu ja mudei uma junta e só me custou os 30€ da junta

                                            já viu um 1.5 td por 500€, procura bem

                                            Comentário


                                              #23
                                              A junta são peanuts.. Eles aproveitam-se é nas horas de mão de obra.. Bebem cervejas pelo meio e o cliente que vá pagando.

                                              Comentário


                                                #24
                                                e se for preciso nem dão os apertos certos na cabeça.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O motor é um 1.7 Di, ou seja, é um Corsa C

                                                  Penso que o 1.5TD não serve, e claro também quero manter a legalidade

                                                  Mas acham que pode ser só a junta, tendo em conta o ocorrido/relatado?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Companheiro mais vale mudar de motor uma vez que esse motor agarrou nunca mais volta a ser o mesmo.
                                                    Manda vir um motor de espanha por 600 ou 700€ ja fazes a festa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      pensava que era um 1.5td

                                                      viste por onde perdeu agua?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O problema é que ainda não sei se o motor agarrou. Tudo leva a crer que não, visto que se engrenarmos a 4ª velocidade, o carro move-se. Se estivesse "colado" as rodas ficariam bloqueadas...

                                                        Perdeu água pela mangueira de retorno do radiador, ou seja, a que leva o líquido arrefecido do radiador para o bloco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Mesmo com a junta queimada, e se não está colado, não entendo então porque ele não pega sequer. Já lhe meteram líquido e apertaram o tubo que soltou?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Aconselho-o a fazer o seguinte, retire as 4 resistências ou velas se for a gasolina, e experimente.
                                                            Se assim não conseguir está gripado.
                                                            Até mesmo se rodar as polis, com uma chave, deve conseguir facilmente.
                                                            Já agora, mesmo que o carro acusasse 100 graus quase de certeza na realidade eram mais, dependendo da localização do sensor de temperatura/termostato/resistência.
                                                            Imagine que o sensor está na zona do bloco, se não possuir liquido, pouca temperatura passa dos cilindros, cabeça etc, para o sensor (como todos sabemos o ar é mau "condutor" de temperatura).
                                                            Editado pela última vez por QwertyRush; 16 February 2011, 01:35.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X