Bom dia a todos.
Tive ontem um problema grave com o meu Corsa e agradecia que ajudassem com opiniões sobre o que se pode ter passado. Vou tentar então relatar o sucedido:
-Vinha eu na A1 sentido norte-sul a noite, com a auto-estrada praticamente vazia e com boa visibilidade. Confesso que vinha a um ritmo algo acelerado para o carro em questão(cerca de 140-160), algo que quase nunca faço, pois costumo sempre andar a 110-120 na autoestrada. De salientar que mesmo a 160 o Corsa vai a cerca de 4000rpms, portanto longe do redline.
Ora, passados alguns kms noto que o ponteiro de temperatura da água atinge o meio da escala, coisa que nunca tinha feito antes. Imediatamente reduzo a velocidade para os 110-120, mas mesmo assim a temperatura continua a subir, tocando nos 100ºC. Percebi assim que algo estava mal e decido parar na Área de Serviço de Aveiras, cerca de 5km de distancia. Ao chegar a área de serviço, quando carrego na embraiagem, o motor vai-se abaixo, sendo que aproveitei o "embalo" para parar em segurança no estacionamento da área de serviço. Imediatamente abro o capot para tentar perceber a situação e verifico que o carro "perdeu" todo o líquido de refrigeração pela AE, pois uma mangueira do circuito tinha se soltado. Claro que a esta altura o carro já estava a deitar algum fumo branco(vapor de água)
Espero então que o motor arrefeça, pois no ponteiro de temperatura, a indicação era a de sobreaquecimento, com o ponteiro a passar a escala muito para lá do vermelho. Após cerca de 1h30m, tento dar a chave, mas o motor não vira, ou seja, o motor de arranque "faz força" mas parece que o motor em si está colado Chamei então o reboque e deixei o carro ao pé de uma oficina e segunda-feira vou lá de manha para avaliar os danos...
A minha pergunta é: o que acham que pode ter acontecido? agradeço a ajuda
Tive ontem um problema grave com o meu Corsa e agradecia que ajudassem com opiniões sobre o que se pode ter passado. Vou tentar então relatar o sucedido:
-Vinha eu na A1 sentido norte-sul a noite, com a auto-estrada praticamente vazia e com boa visibilidade. Confesso que vinha a um ritmo algo acelerado para o carro em questão(cerca de 140-160), algo que quase nunca faço, pois costumo sempre andar a 110-120 na autoestrada. De salientar que mesmo a 160 o Corsa vai a cerca de 4000rpms, portanto longe do redline.
Ora, passados alguns kms noto que o ponteiro de temperatura da água atinge o meio da escala, coisa que nunca tinha feito antes. Imediatamente reduzo a velocidade para os 110-120, mas mesmo assim a temperatura continua a subir, tocando nos 100ºC. Percebi assim que algo estava mal e decido parar na Área de Serviço de Aveiras, cerca de 5km de distancia. Ao chegar a área de serviço, quando carrego na embraiagem, o motor vai-se abaixo, sendo que aproveitei o "embalo" para parar em segurança no estacionamento da área de serviço. Imediatamente abro o capot para tentar perceber a situação e verifico que o carro "perdeu" todo o líquido de refrigeração pela AE, pois uma mangueira do circuito tinha se soltado. Claro que a esta altura o carro já estava a deitar algum fumo branco(vapor de água)
Espero então que o motor arrefeça, pois no ponteiro de temperatura, a indicação era a de sobreaquecimento, com o ponteiro a passar a escala muito para lá do vermelho. Após cerca de 1h30m, tento dar a chave, mas o motor não vira, ou seja, o motor de arranque "faz força" mas parece que o motor em si está colado Chamei então o reboque e deixei o carro ao pé de uma oficina e segunda-feira vou lá de manha para avaliar os danos...
A minha pergunta é: o que acham que pode ter acontecido? agradeço a ajuda
Comentário