Anúncio

Collapse
No announcement yet.

As RPM baixam demais após acelerar (em frio)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    As RPM baixam demais após acelerar (em frio)

    Viva,

    O carro é um Civic 1.6iVT e já à bastante tempo que me acontece isto. Não posso jurar se sempre o fez ou não, porque não me recordo, mas inicialmente tenho ideia de que não acontecia e não acho muito normal.

    Ora cá vai a descrição do problema

    Com o carro a frio (após umas boas horas parado), o relanti sobe para as 1500/2000RPM e vai baixando conforme a temperatura do motor vai aumentando. Até aqui tudo bem.

    Acontece que neste periodo, se eu acelerar um pouco, quando largo o acelerador, as RPM descem para o relanti a quente (700-800RPM) e só depois lentamente é que tornam a subir para as RPM normais do relanti a frio. Presumo que o correcto seria quando desacelerasse, as RPM nunca deveriam baixar das tais 1500/2000 correcto?

    Isto em andamento, traduz-se num ligeiro "engasgar", pois como o motor está frio e as RPM baixam, quando torno a acelerar, o carro hesita e engasga-se um pouco.

    A quente está tudo impecável e a frio (se não acelerar) também.

    Alguma ideia do que poderá ser?

    #2
    Honda?? Normalíssimo. Acho que é qq coisa da borboleta de admissao. Deve tar suja. Em 5 minutos o mecânico limpa isso.
    Vai chegar a uma altura que até vai abaixo.

    Comentário


      #3
      Eu que não entendo muito do assunto.. Mas se fosse a borboleta de admissão, não deveria também fazer a quente?

      Comentário


        #4
        borboleta de admissão vai abaixo - Pesquisa do Google

        Comentário


          #5
          Pelo que o pessoal se queixa quando é a borboleta de admissão, acontece tanto em frio como em quente. Naquele caso só acontece mesmo em frio e é se acelerar, nunca chegando a ir abaixo.

          No entanto não descarto essa hipótese.

          Comentário


            #6
            Pelo que dizes fica com a mistura demasiado rica ao ligares o carro a frio, demasiado combustível e pouco ar devido à borboleta não abrir.
            Não será a sonda lambda, por não estar a fazer devidamente a compensação ar/gasolina?

            Comentário


              #7
              Agora que falaste em Sonda Lambda, lembrei-me de um facto. Será pelo facto do carro não ter o catalisador? De resto está completamente de origem.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                Agora que falaste em Sonda Lambda, lembrei-me de um facto. Será pelo facto do carro não ter o catalisador? De resto está completamente de origem.
                Não vou tanto pelo catalisador.
                A sonda lambda começa a ficar "cansada" ao fim de uns tempos, embora trabalhe demora muito a corrigir a mistura e deixa o carro com mistura pobre ou mistura rica, o que é mau.
                Se nunca a mudaste, por certo que deve ter morrido. Não notas consumos elevados no carro?

                Comentário


                  #9
                  Por acaso não. As médias que ele me faz até considero bastante boas para o carro em questão.. à beira de 7-8l/100km em percurso misto. Foi sempre a média que ele me fez

                  Comentário


                    #10
                    DoubleM, isso quase de certeza é da borboleta, o máximo que pode ser é da valvula do relantim.

                    o relantim a quente está bom? e que gasolina andas a pôr? como está o filtro de gasolina e velas?

                    Comentário


                      #11
                      Boas Filipe.

                      A quente está impecável. E a frio também, se o ligar e não andar com ele nem tocar no acelerador.. Fica numa RPM alta e vai descendo até ao relanti normal a quente.. O pior é mesmo quando dou um toque de acelerador, quando largo, lá vêm as RPM para baixo..

                      O carro à mesmo muito tempo que faz isto. Seja com 95, 98 e mesmo após as revisões com os respectivos filtros mudados.. Falaste em velas.. Curiosamente tenho ideia que após ter mudado as velas uma vez, o problema melhorou durante uns tempos. Não posso confirmar porque já foi à muito tempo, mas tenho essa ideia

                      O teu não faz isto pois não?

                      Depois vou tentar fazer um video para demonstrar a situação

                      Comentário


                        #12
                        Quando comprei o meu Laguna, há uns 6 meses, ele tinha sintomas parecidos.

                        O ralenti subia em frio até às 1300 ou por aí, e quando começava a andar, se tivesse que parar num semáforo (travando e metendo embraiagem a fundo) as rotações desciam imediatamente para as 400 ou 500 (ou seja, 300 ou 400 rpm abaixo da rotação normal a quente). O carro parecia que ia abaixo mas não ia, e pouco depois voltava para as rotações normais consoante a sua temperatura. Nunca foi abaixo.
                        Em quente não acontecia isto...

                        Actualmente já não faz isto. Porque parou exactamente, não sei, mas fiz bastantes arranjos no carro e, honestamente, não consigo precisar a partir de qual é que deixou de fazer isto. Mas não limpei a borboleta de admissão.

                        Que eu me lembre fiz:

                        troca de velas, troca de filtro de gasolina, de valvulina, de filtro de ar, de distribuição completa, de líquido refrigerante.
                        Editado pela última vez por pedro19; 21 February 2011, 18:00.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                          Boas Filipe.

                          A quente está impecável. E a frio também, se o ligar e não andar com ele nem tocar no acelerador.. Fica numa RPM alta e vai descendo até ao relanti normal a quente.. O pior é mesmo quando dou um toque de acelerador, quando largo, lá vêm as RPM para baixo..

                          O carro à mesmo muito tempo que faz isto. Seja com 95, 98 e mesmo após as revisões com os respectivos filtros mudados.. Falaste em velas.. Curiosamente tenho ideia que após ter mudado as velas uma vez, o problema melhorou durante uns tempos. Não posso confirmar porque já foi à muito tempo, mas tenho essa ideia

                          O teu não faz isto pois não?

                          Depois vou tentar fazer um video para demonstrar a situação
                          Com esse relato iria mesmo para as velas, cabos de velas ou distribuidor.
                          Limpar a borboleta também só pode fazer bem se já não é limpa há muito tempo. Começa pelo mais barato (velas) e se a questão ficar resolvida esqueces os dois passos seguintes

                          Comentário


                            #14
                            Como prometido segue um filme

                            Está um pouco longo, mas quis filmar desde o momento de arranque até a temperatura estar quase normal.

                            É curioso que durante os 2 primeiros minutos comporta-se como se nada fosse. A partir daí começa a acontecer..

                            Quem tiver um pouco de paciência, agradecia que visse o filme do principio ao fim, para entender o problema.. Para o fim, o carro quase que vai mesmo abaixo (até se nota o carro a tremer), pois como a RPM já está próxima do relanti a quente, quando desacelero, a RPM cai abaixo do minimo..

                            Não filmei a quente, mas funciona tudo perfeito

                            Peço desculpa pelas interferências esporádicas do tlm. Pensei que não ficassem na filmagem. A qualidade também não ficou a melhor devido à conversão do youtube.. Mas acho que dá para ficar com uma ideia

                            YouTube - EE9 Idle on Cold
                            Editado pela última vez por DoubleM101; 21 February 2011, 23:13.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                              Como prometido segue um filme

                              Está um pouco longo, mas quis filmar desde o momento de arranque até a temperatura estar quase normal.

                              É curioso que durante os 2 primeiros minutos comporta-se como se nada fosse. A partir daí começa a acontecer..

                              Quem tiver um pouco de paciência, agradecia que visse o filme do principio ao fim, para entender o problema.. Para o fim, o carro quase que vai mesmo abaixo (até se nota o carro a tremer), pois como a RPM já está próxima do relanti a quente, quando desacelero, a RPM cai abaixo do minimo..

                              Não filmei a quente, mas funciona tudo perfeito

                              Peço desculpa pelas interferências esporádicas do tlm. Pensei que não ficassem na filmagem. A qualidade também não ficou a melhor devido à conversão do youtube.. Mas acho que dá para ficar com uma ideia

                              YouTube - EE9 Idle on Cold
                              O problema é parecido com o que tinha no meu (laguna 1.8 gasolina). As diferenças são que as minhas rotações a frio são um pouco abaixo das 1800 (mais perto das 1400, e isto com 3 negativos), mas também o ponto até onde o ponteiro descia era bem mais baixo, perto das 400 ou 500 rpm... Além disso, a subida deste ponto baixo para o ponto normal de rotação a frio (os tais 1400, que iam diminuindo com o aquecimento do motor) era bem mais rápido do que o do teu carro...

                              Como referi, já está a funcionar normalmente. O que mudei que pode ter tido influência no assunto foram velas, filtro de gasolina e de ar... Também mudei a distribuição mas não sei se terá algum relevo. Assim uns 1500 km antes de mudar o filtro de gasolina usei um aditivo para os injectores da STP. Não tenho a menor ideia se aquilo teve algum efeito ou não, iria mais para as outras três mudanças.
                              Editado pela última vez por pedro19; 21 February 2011, 23:33.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                Boas Filipe.

                                A quente está impecável. E a frio também, se o ligar e não andar com ele nem tocar no acelerador.. Fica numa RPM alta e vai descendo até ao relanti normal a quente.. O pior é mesmo quando dou um toque de acelerador, quando largo, lá vêm as RPM para baixo..

                                O carro à mesmo muito tempo que faz isto. Seja com 95, 98 e mesmo após as revisões com os respectivos filtros mudados.. Falaste em velas.. Curiosamente tenho ideia que após ter mudado as velas uma vez, o problema melhorou durante uns tempos. Não posso confirmar porque já foi à muito tempo, mas tenho essa ideia

                                O teu não faz isto pois não?

                                Depois vou tentar fazer um video para demonstrar a situação
                                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                Como prometido segue um filme

                                Está um pouco longo, mas quis filmar desde o momento de arranque até a temperatura estar quase normal.

                                É curioso que durante os 2 primeiros minutos comporta-se como se nada fosse. A partir daí começa a acontecer..

                                Quem tiver um pouco de paciência, agradecia que visse o filme do principio ao fim, para entender o problema.. Para o fim, o carro quase que vai mesmo abaixo (até se nota o carro a tremer), pois como a RPM já está próxima do relanti a quente, quando desacelero, a RPM cai abaixo do minimo..

                                Não filmei a quente, mas funciona tudo perfeito

                                Peço desculpa pelas interferências esporádicas do tlm. Pensei que não ficassem na filmagem. A qualidade também não ficou a melhor devido à conversão do youtube.. Mas acho que dá para ficar com uma ideia

                                YouTube - EE9 Idle on Cold
                                bem, eu apenas tive uma situação semelhante quando o alternador começou a dar os 1ºs sinais que se estava a deteriorar...depois até se desligava quando descia de rotação!
                                mas de facto até pode ser algo relacionado com o distribuidor!
                                DoubleM, eu começava por verificar o distribuidor(se o rotor está em condições) e limpar a borboleta!

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X