Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Concessionário pode recusar material fornecido pelo cliente?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Concessionário pode recusar material fornecido pelo cliente?

    Boas!

    A minha questão prende-se com uma situação que deve ser bastante frequente: para trocar de óleo a um carro recente, ainda na garantia, um amigo meu informou o concessionário oficial da marca de que queria ser ele a fornecer o óleo, já que o preço cobrado pela marca é excessivamente elevado.

    O óleo que o cliente quer fornecer tem rigorosamente as características do que é recomendado pelo fabricante para aquele carro, é de uma marca conhecida (Castrol) e é até oficialmente reconhecido pela marca.

    Ora, perante isto, será que o concessionário tem algum fundamento legal para recusar o óleo fornecido pelo cliente ou é "obrigado" a aceitar esta situação?

    O lubrificante em causa é este:



    Obrigado pelas respostas.

    #2
    É uma questão pertinente.

    Por acaso já o fiz no passado, também pelo preço, mas principalmente porque o óleo que usavam na concessão era ligeiramente diferente do que o carro costuma utilizar.

    Foi só alertar e ningúem colocou qualquer problema. O problema é se um dia o teu amigo precisar da concessão, em garantia, não para que esta cumpra as suas obrigações mas sim por questões de cortesia (ex.: carro de substituição, ou algum tratamento excepcional ou especial) secalhar pode ser mais difícil (eles situações destas têm "olho" para a coisa).

    Contudo é como referi já o fiz numa revisão, e na seguinte por acaso como foi noutro sítio onde usam o mesmo óleo que o carro sempre leva e o preço apesar de ser carote é aceitável, deixei ser a concessão a "gerir" o óleo

    Comentário


      #3
      A oficina só tem de cobrar o serviço contratado.

      Comentário


        #4
        Tenho uma história curiosa:

        Paguei 51€ pela revisão da minha mota (4000 km), o óleo foram 15€. Um amigo foi fazer a mesma revisão mais tarde e levou o óleo e pagou, admirem-se, 51€. A mim cobraram-me 1h, a ele 2h.

        Comentário


          #5
          é uma boa pergunta é... o óleo até pode ser reconhecido pela marca... mas não o óleo que eles usam. Por exemplo, na Citroen usam Total e no entanto há ínumeros óleos que têm as mesmas características e propriedades, mas eles em stock só têm Total. É quase o mesmo que quereres trocar uma peça na marca, mas levas lá uma da concorrencia que até é homologada. É dificil de dizer. Ele que fale lá, desde que não perca a garantia ;)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
            Tenho uma história curiosa:

            Paguei 51€ pela revisão da minha mota (4000 km), o óleo foram 15€. Um amigo foi fazer a mesma revisão mais tarde e levou o óleo e pagou, admirem-se, 51€. A mim cobraram-me 1h, a ele 2h.
            uma maneira simples para compensar a margem do óleo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PeugeotPower Ver Post
              é uma boa pergunta é... o óleo até pode ser reconhecido pela marca... mas não o óleo que eles usam. Por exemplo, na Citroen usam Total e no entanto há ínumeros óleos que têm as mesmas características e propriedades, mas eles em stock só têm Total. É quase o mesmo que quereres trocar uma peça na marca, mas levas lá uma da concorrencia que até é homologada. É dificil de dizer. Ele que fale lá, desde que não perca a garantia ;)
              Depende do concessionário.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por gabriel75 Ver Post
                A oficina só tem de cobrar o serviço contratado.
                Claro, e só faz o serviço se quiser!

                Comentário


                  #9
                  É a velha história do gajo que aparece no restaurante com as sardinhas, as batatas, uma alface, três tomates (só para não dar para a piadola ) e uma cebola e pede para lhe fazerem o almoço!

                  Com certeza que é corrido do restaurante para fora ou então pedem-lhe 50€ pela confecção, e bem!

                  Comentário


                    #10
                    o concessionario não precisa de fundamento legal para recusar o oleo, não são forçados a fazer o que quer que seja!
                    o cliente pergunta, o concessionario aceita ou não aceita, ou então avisa-te, por escrito, que não consegue garantir a qualidade do oleo usado...e com isso perdes a garantia de muita coisa.

                    o mesmo se passa com a maioria das oficinas e o material fornecido pelo cliente. se correr mal, o cliente nunca vai culpar o material, independentemente do problema ser do material ou da oficina.
                    e se for preciso, ainda vem para os foruns pedir conselhos, vai arranjar 1001 reviews do material montado em que ninguem se queixou do que ele se queixa.

                    desde que vi alguem a pôr a oficina em tribunal por a correia de distribuição se ter partido 3 dias depois da oficina ter mudado as pastilhas de trás (à frente do cliente, nem sequer abriram o capot), acredito em tudo e olho para estas coisas dum ponto de vista mais alargado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      Boas!

                      A minha questão prende-se com uma situação que deve ser bastante frequente: para trocar de óleo a um carro recente, ainda na garantia, um amigo meu informou o concessionário oficial da marca de que queria ser ele a fornecer o óleo, já que o preço cobrado pela marca é excessivamente elevado.

                      O óleo que o cliente quer fornecer tem rigorosamente as características do que é recomendado pelo fabricante para aquele carro, é de uma marca conhecida (Castrol) e é até oficialmente reconhecido pela marca.

                      Ora, perante isto, será que o concessionário tem algum fundamento legal para recusar o óleo fornecido pelo cliente ou é "obrigado" a aceitar esta situação?

                      O lubrificante em causa é este:



                      Obrigado pelas respostas.
                      Óbvio que o concessionário não é obrigado a aceitar o óleo que tu levas de casa, só porque achas que o preço cobrado pelo óleo "da casa" é excessivo. Mais, ainda te arriscas a pagar mais do que se não levasses óleo à tua conta, afinal é legítimo que a marca não queira perder a margem de lucro sobre algo que te poderia vender. Isto é um pouco como ir almoçar a um restaurante e levar o comer de casa, óbvio que não vais pagar só as entradas, nem sequer o restaurante te deixa sentar na mesa a comer a marmita que trazes de casa.

                      Comentário


                        #12
                        O Concessionario nao é obrigado a aceitar o oleo. Uma vez falei com um advogado sobre isso ... e foi o que ele me disse.

                        Comentário


                          #13
                          Como já disseram, o concessionário não é obrigado a aceitar o óleo dos clientes.

                          Quando é feita uma manutenção, o concessionário está, automaticamente, a responsabilizar-se pela mesma e a dar uma garantia. Se o óleo colocado for escolhido e trazido pelo cliente, mesmo que a embalagem indique as características do mesmo, nada garante ao concessionário que o conteúdo respeita a embalagem. Se eventualmente houver alguma avaria devido à inadequação do óleo não tem lógica o concessionário responsabilizar-se pois o lubrificante usado não foi escolhido por eles nem eles tiveram controlo sobre o mesmo. Assim, de forma a salvaguardar-se, grande parte dos concessionários opta por não aceitar peças e/ou lubrificantes trazidos pelos clientes.

                          PS. Só agora vi que o EliseLotus já tinha dito o mesmo que eu!

                          Comentário


                            #14
                            O que vocês dizem responde à minha questão inicial, mas infelizmente tudo volta ao zero se eu disser que o óleo é exactamente o mesmo! Será que assim ainda se mantêm as respostas?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              O que vocês dizem responde à minha questão inicial, mas infelizmente tudo volta ao zero se eu disser que o óleo é exactamente o mesmo! Será que assim ainda se mantêm as respostas?
                              Vou mais longe.
                              E se levar o óleo comprado directamente no revendedor e apresentar a respectiva factura de compra na oficina da marca?

                              E ainda mais longe...

                              E se mudar o óleo entre revisões? Perco a garantia com base em quê? Como é que eles provam que mudei o óleo, se o óleo for exactamente o mesmo?

                              Comentário


                                #16
                                Então mas se é nas peças que as oficinas ganham parte das suas receitas?!?!?! Até porque a justificação, normalmente, é a de que não se responsabilizam por serviços feitos com material adquirido fora...isso é um pouco como ir jantar fora e levar o vinho porque no restaurante é muito caro...

                                É um bocado...quem pode pode, quem não pode faz...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  O que vocês dizem responde à minha questão inicial, mas infelizmente tudo volta ao zero se eu disser que o óleo é exactamente o mesmo! Será que assim ainda se mantêm as respostas?
                                  Quem garante ao concessionário que assim é? Vão-se fiar na palavra do cliente? Para se fiarem na palavra de um teriam que se fiar na palavra de todos. Quem garante que a embalagem não foi violada? Quem garante que o óleo corresponde ao que está na embalagem? Apresentas factura do mesmo? Quem garante que aquela factura é daquele óleo?

                                  Há demasiadas questões que podem ser levantadas e se o concessionário tem que dar garantia de uma intervenção tem todo o direito (e lógica) que seja ele a fornecer os componentes uados nessa intervenção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    Quem garante ao concessionário que assim é? Vão-se fiar na palavra do cliente? Para se fiarem na palavra de um teriam que se fiar na palavra de todos. Quem garante que a embalagem não foi violada? Quem garante que o óleo corresponde ao que está na embalagem? Apresentas factura do mesmo? Quem garante que aquela factura é daquele óleo?

                                    Há demasiadas questões que podem ser levantadas e se o concessionário tem que dar garantia de uma intervenção tem todo o direito (e lógica) que seja ele a fornecer os componentes uados nessa intervenção.
                                    No caso não seria levar uma simples factura mas levar a garrafa do óleo ainda fechada, o que se vê facilmente pela própria tampa.

                                    A questão aqui é saber se o cliente poderia apresentar algum queixa contra o concessionário, mas, ao que parece, não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Levar o óleo para a revisão pq é caro na marca? Sou o único a achar isto uma parvoíce sem pés nem cabeça?
                                      O que levam de casa qd vão jantar fora?
                                      Vinho?
                                      Sobremesa?
                                      Digestivos?
                                      Editado pela última vez por Pugas; 01 March 2011, 12:28.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Quem garante ao concessionário que assim é? Vão-se fiar na palavra do cliente? Para se fiarem na palavra de um teriam que se fiar na palavra de todos. Quem garante que a embalagem não foi violada? Quem garante que o óleo corresponde ao que está na embalagem? Apresentas factura do mesmo? Quem garante que aquela factura é daquele óleo?

                                        Há demasiadas questões que podem ser levantadas e se o concessionário tem que dar garantia de uma intervenção tem todo o direito (e lógica) que seja ele a fornecer os componentes uados nessa intervenção.
                                        E quem muda o óleo entre as revisões que são de 2 em 2 anos?
                                        Por parte do cliente existe interesse nisso, porque é bem mais saudável mudar o óleo de 15 em 15 mil km do que de 30 em 30 mil km.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Pugas Ver Post
                                          Levar o óleo para a revisão pq é caro na marca? Sou o único a achar isto uma parvoíce sem pés nem cabeça?
                                          O que levam de casa qd vão jantar fora?
                                          Vinho?
                                          Sobremesa?
                                          Digestivos?
                                          Quando se arranja 5l de oleo ao preco que eles vem 1l, acho que a questao do LinoMarques faz todo o sentido.

                                          Lino, acho que nao existe qualquer razao de queixa caso o concessionario se recuse. Pede e logo se ve.

                                          Eu por acaso estou a pensar em perguntar o mesmo ao meu concessionario. O carro ainda esta na garantia, e nao a vou perder por algumas dezenas de euros em oleo a preco de ouro liquido. Mas se se recusarem, quando acabar a garantia faco eu a muda de oleo em casa. Se alinharem, poupo a porcaria e pago-lhes a mao de obra para o fazerem.

                                          Tendo em conta que eles sabem que tenho 5 carros da marca e que so 1 e que esta no periodo de garantia, se calhar ate alinham. Caso contrario nem me dava ao trabalho de perguntar.

                                          PS: tanto eu como o LinoMarques estamos a falar do mesmissimo oleo. Nao sei se as outras pessoas aqui no forum tem ideia do custo real do oleo e do que e cobrado no concessionario. Como disse, estamos a falar de 4 a 5x mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            O que vocês dizem responde à minha questão inicial, mas infelizmente tudo volta ao zero se eu disser que o óleo é exactamente o mesmo! Será que assim ainda se mantêm as respostas?
                                            E porque não haveria de manter Lino?

                                            Uma oficina presta um serviço no qual, regra geral, é fornecido o material utilizado.

                                            Caso o cliente pretenda fornecer o material, no caso o óleo, a oficina é perfeitamente livre de querer, ou não, executar o trabalho nesses moldes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AB7 Ver Post
                                              Quando se arranja 5l de oleo ao preco que eles vem 1l, acho que a questao do LinoMarques faz todo o sentido.

                                              Lino, acho que nao existe qualquer razao de queixa caso o concessionario se recuse. Pede e logo se ve.

                                              Eu por acaso estou a pensar em perguntar o mesmo ao meu concessionario. O carro ainda esta na garantia, e nao a vou perder por algumas dezenas de euros em oleo a preco de ouro liquido. Mas se se recusarem, quando acabar a garantia faco eu a muda de oleo em casa. Se alinharem, poupo a porcaria e pago-lhes a mao de obra para o fazerem.

                                              Tendo em conta que eles sabem que tenho 5 carros da marca e que so 1 e que esta no periodo de garantia, se calhar ate alinham. Caso contrario nem me dava ao trabalho de perguntar.

                                              PS: tanto eu como o LinoMarques estamos a falar do mesmissimo oleo. Nao sei se as outras pessoas aqui no forum tem ideia do custo real do oleo e do que e cobrado no concessionario. Como disse, estamos a falar de 4 a 5x mais.

                                              Pois, a questão é mesmo essa. Pedir 33 € + IVA () por cada litro de óleo deste é um roubo descarado! Ainda para mais, consegue-se arranjá-lo por metade!

                                              Para mim, isto são práticas pouco honestas, pois nada justifica uma disparidade destas de preços (até porque, sendo concessionários de uma grande marca, eles com certeza têm acesso a preços mais baixos pois têm que ter grandes quantidades em stock).

                                              Deveria haver alguma forma de intervir em situações destas por uma entidade fiscalizadora competente - e se não querem aceitar o óleo "do cliente", então que deixem de ser ladrões (pois é disso que se trata!) e apresentem preços honestos para o material que vendem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por AB7 Ver Post
                                                Quando se arranja 5l de oleo ao preco que eles vem 1l, acho que a questao do LinoMarques faz todo o sentido.

                                                Lino, acho que nao existe qualquer razao de queixa caso o concessionario se recuse. Pede e logo se ve.

                                                Eu por acaso estou a pensar em perguntar o mesmo ao meu concessionario. O carro ainda esta na garantia, e nao a vou perder por algumas dezenas de euros em oleo a preco de ouro liquido. Mas se se recusarem, quando acabar a garantia faco eu a muda de oleo em casa. Se alinharem, poupo a porcaria e pago-lhes a mao de obra para o fazerem.

                                                Tendo em conta que eles sabem que tenho 5 carros da marca e que so 1 e que esta no periodo de garantia, se calhar ate alinham. Caso contrario nem me dava ao trabalho de perguntar.

                                                PS: tanto eu como o LinoMarques estamos a falar do mesmissimo oleo. Nao sei se as outras pessoas aqui no forum tem ideia do custo real do oleo e do que e cobrado no concessionario. Como disse, estamos a falar de 4 a 5x mais.
                                                Lá está... ainda ontem estive a falar de garantias pós os 2 anos num concessionário Audi, onde me foi-me dito que apenas em casos muito excepcionais é que contactando a SIVA é que se podia obter um "desconto" de 70% nas peças que apresentem defeitos de fabrico em período pós garantia.

                                                O que me revolta profundamente é ter de lá pagar aproximadamente 43€ por cada litro de óleo quando cá fora compro um equivalente superior por 6.5€/L. Este óleo que me refiro era o que eles utilizavam (Castrol) antes de mudar para o GALP.

                                                Cumps.
                                                Editado pela última vez por ybpsyco; 01 March 2011, 13:31.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No concessionário onde trabalhei e que representa uma marca Alemã aceitávamos que o cliente trouxesse o óleo, quando era efectuada a factura do serviço levava uma nota em que o óleo tinha sido fornecido pelo cliente.
                                                  mas na oficina só se metia o óleo se a norma do mesmo fosse a indicada.

                                                  Se houvesse alguma avaria que dai resultasse a oficina estava salvaguardada por esta situação.

                                                  Nota: nunca houve qualquer problema de garantias por causa desta situação!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quanto ao vinho nos restaurantes, nalguns países é permitido os clientes levarem bebidas e nesse caso os restaurantes cobram a "taxa de rolha".

                                                    Quanto às oficinas, ninguém é obrigado a ir a um concessionário ou à oficina x ou y. O serviço normalmente contratado é do tipo "contrato de adesão" em que os termos não são acordado pelas partes cada vez que o carro entra na oficina mas em que o cliente aceita (ou não) tácitamente os termos da oficina.
                                                    Mas se o cliente é livre para levar o óleo ou peças, a oficina ou concessionário também é livre para aceitar ou recusar o serviço quando isso sai do termos em que o serviço é habitualmente fornecido.

                                                    Tenho um primo que faz uma coisa curiosa num concessionário MB. Compra as peças e óleo na secção de peças do concessionário, com um bom desconto, e entrega à secção de oficina. É a própria oficina que o aconselha a fazer isso para o serviço ficar mais barato. Dizem eles que feito assim, conseguem contornar o"sistema" e oferecer um preço mais em conta.

                                                    Cumps!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nem os concessionários nem qualquer oficina é obrigada a aceitar fazer um serviço com os materiais fornecidos pelo cliente.
                                                      Hoje em dia já uma grande parte o faz mas por seu interesse e não por serem obrigados a isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AB7 Ver Post
                                                        Quando se arranja 5l de oleo ao preco que eles vem 1l, acho que a questao do LinoMarques faz todo o sentido.

                                                        Lino, acho que nao existe qualquer razao de queixa caso o concessionario se recuse. Pede e logo se ve.

                                                        Eu por acaso estou a pensar em perguntar o mesmo ao meu concessionario. O carro ainda esta na garantia, e nao a vou perder por algumas dezenas de euros em oleo a preco de ouro liquido. Mas se se recusarem, quando acabar a garantia faco eu a muda de oleo em casa. Se alinharem, poupo a porcaria e pago-lhes a mao de obra para o fazerem.

                                                        Tendo em conta que eles sabem que tenho 5 carros da marca e que so 1 e que esta no periodo de garantia, se calhar ate alinham. Caso contrario nem me dava ao trabalho de perguntar.

                                                        PS: tanto eu como o LinoMarques estamos a falar do mesmissimo oleo. Nao sei se as outras pessoas aqui no forum tem ideia do custo real do oleo e do que e cobrado no concessionario. Como disse, estamos a falar de 4 a 5x mais.

                                                        Só vai à marca quem quer, eu não vou pq n estou disposto a pagar o que eles pedem, agora levar peças de casa para poupar... Não quis, nem quero ofender ninguém mas realmente acho estranho, mas já vi pessoal levar minis de casa para os cafés e garrafas de whiskey para discotecas.

                                                        Qq dia apanham um taxi e em vez de pagarem a viagem metem o gasóleo que o homem gastou.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Parece-me que ele nem são obrigados a aceitar o cliente, quanto mais o óleo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Penso que ao abrigo da lei já nao é obrigatório a levarmos o carro ao concessionário oficial da marca para fazer a manutenção !

                                                            Portanto está na hora de dar a ganhar a outros que queiram !

                                                            Tambem me custava se me levassem 30€/L !! Nem morto !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X