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Substituição da bateria

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    Substituição da bateria

    Olá

    O meu carro deve estar, dentro em breve, a precisar de substituir a bateria original.

    Quais os cuidados a ter na substituição, visto que há dados guardados no CB?

    Obrigado.

    #2
    Esqueci-me de dizer qual é o meu carro.

    É um VW Golf V 1.9 TDI 105 cv de 2006

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      #3
      Originalmente Colocado por AntonioRibeiro Ver Post
      Esqueci-me de dizer qual é o meu carro.

      É um VW Golf V 1.9 TDI 105 cv de 2006

      O cuidado a ter é nenhum.

      Qd pifar: mudas e pronto. Não vale a pena stressar.

      Comentário


        #4
        Cuidado a ter é obviamente uma instalação correcta e teres o codigo do auto-radio se ele tiver codigo claro.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
          Cuidado a ter é obviamente uma instalação correcta e teres o codigo do auto-radio se ele tiver codigo claro.
          Daquilo que conheço, não vai precisar de qualquer código, se a centralina e o auto-rádio não forem substituídos.

          Comentário


            #6
            E em termos eléctricos, há algum procedimento a ter em conta?
            Sei lá, do tipo ligar primeiro o borne negativo e depois o positivo, etc.
            Convém estar isolado ou posso lá estar a mexer com uma chave de bocas normalmente (a tocar directamente no metal da chave e esta nos bornes)?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
              E em termos eléctricos, há algum procedimento a ter em conta?
              Sei lá, do tipo ligar primeiro o borne negativo e depois o positivo, etc.
              Convém estar isolado ou posso lá estar a mexer com uma chave de bocas normalmente (a tocar directamente no metal da chave e esta nos bornes)?

              Para retirar a bateria montada, é desligar primeiro o pólo negativo e depois o positivo.

              Para montar a nova bateria, ligar primeiro pólo positivo e depois o negativo.

              Podes mexer com uma chave normal, mas caso haja contacto entre borne positivo e negativo, lá terás uma faísca (mas não serás electrócutado)

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                #8
                Obrigado, entretanto já a tinha substituído e acho que fiz precisamente ao contrário!
                Qual a razão para essa ordem?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Macavenco Ver Post
                  Obrigado, entretanto já a tinha substituído e acho que fiz precisamente ao contrário!
                  Qual a razão para essa ordem?
                  A chaparia está ligada ao borne negativo.
                  Se mexeres no borne positivo e por azar tocares na chapa, pode saltar faísca.
                  Ao desligares primeiro o negativo, este pequeno risco desaparece.
                  Do ponto de vista do funcionamento do circuito eléctrico, é irrelevante a ordem.

                  Comentário

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