Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Inversor corrente (12Vdc para 230Vac)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Inversor corrente (12Vdc para 230Vac)

    Boa noite,

    Ando a precisar de comprar um inversor daqueles que se ligam ao isqueiro para podermos ficar com uma tomada eléctrica normal no carro, mas a dúvida que me surge é: será que a minha bateria aguenta determinado output? Isto é, a minha dúvida consiste em saber a formula de conversão de corrente contínua em corrente alternada...(as minhas aulas de electrónica já estão meias esquecidas )

    Pegando num exemplo concreto:
    Preciso de um inversor com uma potência de saída de 300W em corrente alternada. Supondo que o inversor que tem uma eficácia de 90% na conversão, a minha bateria tem 45Ah de capacidade. É suficiente amperagem fornecida pela minha bateria?

    Obrigado desde já e espero que este tópico venha a ser útil, pois não encontrei nenhum com informação detalhada sobre esta matéria.
    Editado pela última vez por zeus; 08 April 2011, 02:32.

    #2
    Tipicamente deves usar isso com o carro ligado.

    Não conheço nenhum para poder dar feedback.

    Fazendo contas por alto: 230w/230V consomem 1A

    Tens um transformador de 1:20 aprox (T = 230/12).

    Se consome 1A a 230, irá consumir 20A a 12V. Se a eficiência andar por volta dos 80% o consumo é de 25A.

    Resumindo: matas a bateria em menos de 2h ;)

    Agora é fazer as contas para o teu aparelho. Cuidado com as eficiências pois algumas são pouco realistas ou apenas se atingem em condições ideais e noutras as contas são feitas com valores eficazes por isso pode haver por aí um factor extra de 1.4 (raiz de 2).

    Comentário


      #3
      Obrigado chicolaranja.

      Pelo que percebi da tua resposta a conversão entre corrente alternada e contínua apenas basta saber que P=I*V, logo a Potência será sempre a mesma e altera-se a Voltagem entre 230V ou 12V. E depois há que ter em conta o rendimento na conversão.

      Fazendo as contas para o meu:
      Calcular intensidade - P=300W, então 300/230=1,30435A
      Ter em conta um rendimento de 90% - 1,30435*1.1= 1,43478A
      Converter para corrente contínua - 230/12= 19,16667, 19,16667*1,43478= 27,5A DC aproximadamente.

      O inversor que eu tenho em vista comprar é da Belkin, portanto, espero que seja um pouco mais de fiar em termos de valores de rendimento. E também tem indicação do estado da bateria
      Editado pela última vez por zeus; 08 April 2011, 11:16.

      Comentário


        #4
        Que queres dizer com estado da bateria?

        Um inversor tem uma bateria interna? Pensava que era algo como um transformador alguma electrónica extra para passar de DC para AC.

        Se assim for todos os cálculos podem estar errados pois os supostos são diferentes ;)

        Se for apenas indicador do estado da bateria do carro está-se bem. Sabes quando estás para ficar a pé

        Comentário


          #5
          Não tem bateria interna. Com estado da bateria eu quero dizer o estado da bateria do teu carro. Pelo que sei, e a impressão que eu tenho é que a voltagem da tua bateria não é precisamente 12V constantes. Umas vezes pode ser mais quando está totalmente carregada ou menos um pouco quando está descarregada. Então o indicador que eu falo dá uma indicação da % da bateria sendo que imite um aviso sonoro quando a voltagem baixa dos 10.75V (sem certezas este valor).

          Comentário


            #6
            Sim

            A tensão das baterias vai decaindo conforme elas vão descarregando. Começam perto do 12.4V e começam a falhar abaixo dos 11.8, dependendo do que está a ser exigido à mesma.

            Sendo assim as contas apresentadas não deverão falhar muito.

            Comentário


              #7
              Já comprei!
              Cheguei a ponderar mandar vir um de um site de vendas muito conhecido dos lados de Hong Kong, mas pelo preço comprei um aqui em Portugal com melhores acabamentos e, supostamente, de uma marca fiável.
              Comprei o tal Belkin, que falei mais acima, com output de 300W e 500W de pico. No fundo o que interessa são mesmo os 300W constantes, mas muitos inversores que aparecem nesses sites de material chinês indicam apenas o potência de pico. 30 e poucos euros que me vão dar jeito para ligar o portátil a carregar nas viagens, bateria da máquina fotográfica, não preciso de comprar outro carregador de telemóvel de isqueiro e posso ligar uma geladeira a refrescar minis!

              Comentário


                #8
                apagar
                Editado pela última vez por FullThrottle; 05 March 2021, 20:47.

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X