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Renault Laguna 1.9 dci - Barulhos estranhos, falha de motor?

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    Renault Laguna 1.9 dci - Barulhos estranhos, falha de motor?

    Boas

    Possuo uma Renault Laguna 1.9 dci de 2004, com cerca de 170.000km, e há cerca de 2 ou 3 dias comecei a ouvir um barulho estranho quando acelero e ela está entre as 2000/2200RPM, apenas e só nesse regime, faz um roncar estranho, que nunca tinha feito.. Como digo, é apenas durante esse curto regime, antes e depois não o faz, ou seja, se formos a acelerar, assim que passa das 2.200RPM esse estranho barulho deixa-se de ouvir.. Para além disso, se for em 3ª, por exemplo, for a fazer uma descida a aproximar-me de uma rotunda, reduzo para segunda, se após a redução ela passar por esse regime, do tipo, das 2200RPM para as 2000RPM faz esse barulho na mesma.. Será que alguém me pode dar alguma dica se será algo de grave?
    O meu pai diz que o barulho também se ouve se ela estiver em ponto morto e acelerarmos, mas para ser sincero, eu apenas ouvi o barulho em andamento..

    Para além desse barulho, no outro dia estava a sair de casa da minha namorada, tinha o vidro aberto, o radio no minimo, por acaso e ao fazer a inversão de marcha, numa pequena subida, enquanto estava a fazer o ponto de embraiagem, ouvi um achocalhar estranho, que não consigo explicar muito bem..

    Como sou um pouco leigo em matéria de mecânica, e felizmente existem aqui pessoas que sabem bem mais que eu, decidi postar de forma a saber se o que me espera será uma grande dor de cabeça.

    Cumprimentos

    #2
    O turbo do 1.9Dci de 120cv deu alguns problemas, que são sobejamente conhecidos.

    Mas tenho ideia que as unidades de 2004 já não sofreram de esse problema.

    Comentário


      #3
      Pois, eu o turbo penso que não seja, sei dos problemas que deram, mas como referiu, como a minha é de 2004, penso que já não sofra desse cancro.. Já tive a ler acerca disso, não sei se poderá ser a EGR, com sujidade.. Mas ainda o verão passado foi substituído o tubo que vai do intercooler para a EGR, penso que seja isto, que tinha um corte com cerca de 3cm, e ao substituírem esse tubo, não será que tenham limpo a EGR?
      A juntar a isto tudo, a pouco tempo, em Auto-estrada, não consegui fazer com que esta passasse dos 170km/h ..
      O meu pai é quem anda mais com ela, como tem o pé mais leve que o meu, será por isso que está muito presa ou será por outro motivos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Doraemon02 Ver Post
        Pois, eu o turbo penso que não seja, sei dos problemas que deram, mas como referiu, como a minha é de 2004, penso que já não sofra desse cancro.. Já tive a ler acerca disso, não sei se poderá ser a EGR, com sujidade.. Mas ainda o verão passado foi substituído o tubo que vai do intercooler para a EGR, penso que seja isto, que tinha um corte com cerca de 3cm, e ao substituírem esse tubo, não será que tenham limpo a EGR?
        A juntar a isto tudo, a pouco tempo, em Auto-estrada, não consegui fazer com que esta passasse dos 170km/h ..
        O meu pai é quem anda mais com ela, como tem o pé mais leve que o meu, será por isso que está muito presa ou será por outro motivos?
        Antes de mais, trata-me por tu.

        Quanto à falta de velocidade diria que poderia ser da MAF, mas atendendo que ainda não é desde regimes mais baixos, não parece que assim seja.

        Quanto a esse tubo que foi trocado, é verificar se o mesmo poderá não estar nas mesmas condições do que foi substituído.

        Visto que andaram a mexer, seria conveniente terem limpo a EGR.

        Mas caso não o tenha sido, limpa agora.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Doraemon02 Ver Post
          Boas

          Possuo uma Renault Laguna 1.9 dci de 2004, com cerca de 170.000km, e há cerca de 2 ou 3 dias comecei a ouvir um barulho estranho quando acelero e ela está entre as 2000/2200RPM, apenas e só nesse regime, faz um roncar estranho, que nunca tinha feito.. Como digo, é apenas durante esse curto regime, antes e depois não o faz, ou seja, se formos a acelerar, assim que passa das 2.200RPM esse estranho barulho deixa-se de ouvir.. Para além disso, se for em 3ª, por exemplo, for a fazer uma descida a aproximar-me de uma rotunda, reduzo para segunda, se após a redução ela passar por esse regime, do tipo, das 2200RPM para as 2000RPM faz esse barulho na mesma.. Será que alguém me pode dar alguma dica se será algo de grave?
          O meu pai diz que o barulho também se ouve se ela estiver em ponto morto e acelerarmos, mas para ser sincero, eu apenas ouvi o barulho em andamento..

          Para além desse barulho, no outro dia estava a sair de casa da minha namorada, tinha o vidro aberto, o radio no minimo, por acaso e ao fazer a inversão de marcha, numa pequena subida, enquanto estava a fazer o ponto de embraiagem, ouvi um achocalhar estranho, que não consigo explicar muito bem..

          Como sou um pouco leigo em matéria de mecânica, e felizmente existem aqui pessoas que sabem bem mais que eu, decidi postar de forma a saber se o que me espera será uma grande dor de cabeça.

          Cumprimentos

          A minha faz o mesmo. Isso é o catalisador partido. Mas isso não é grave. Até podes mandar tirar o miolo e fica o problema resolvido, além de que sai muito mais barato do que comprar um novo .

          Quanto ao que descreves em cima não faço a mínima ideia do que possa ser...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            Antes de mais, trata-me por tu.

            Quanto à falta de velocidade diria que poderia ser da MAF, mas atendendo que ainda não é desde regimes mais baixos, não parece que assim seja.

            Quanto a esse tubo que foi trocado, é verificar se o mesmo poderá não estar nas mesmas condições do que foi substituído.

            Visto que andaram a mexer, seria conveniente terem limpo a EGR.

            Mas caso não o tenha sido, limpa agora.
            Ok

            O tubo já tive a curiosidade de verificar e encontra-se em bom estado, daí penso que não seja..

            A EGR como é que se limpa?

            Já li umas quantas coisas por aí, mas não fiquei suficientemente esclarecido, porque dps também varia de carro para carro e pronto..
            Editado pela última vez por Doraemon02; 15 May 2011, 21:21.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
              A minha faz o mesmo. Isso é o catalisador partido. Mas isso não é grave. Até podes mandar tirar o miolo e fica o problema resolvido, além de que sai muito mais barato do que comprar um novo .

              Quanto ao que descreves em cima não faço a mínima ideia do que possa ser...
              Tenho de ver isso, obrigado

              Comentário


                #8
                Esse tipo de sintoma é típico de problemas ao nível do circuito do escape. Possivelmente uma panela (talvez a intermédia) com o miolo a desfazer-se ou então, a questão do catalizador como já foi referido.

                Não te stresses

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                  Esse tipo de sintoma é típico de problemas ao nível do circuito do escape. Possivelmente uma panela (talvez a intermédia) com o miolo a desfazer-se ou então, a questão do catalizador como já foi referido.

                  Não te stresses
                  Ok, obrigado
                  Já é, de certa forma, um alivio saber o que poderá ser..

                  Comentário

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