Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Concept cars, protótipos e veículos one-off

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Concept cars, protótipos e veículos one-off

    A indústria automóvel exige muita cretaividade, experimentação e muito prospecção do gosto doa potenciais clientes. Qual a melhor forma de mostrar futuras tendências e tecnologias enquanto se definem novas linguagens estéticas? Para tal as marcas começaram a lançar nos salões automóveis os concept-car onde tomam o pulso da opinião dos potenciais clientes e da imprensa, ao longo das décadas estas "montras tecnológicas" tem revelado o futuro da indústria. Neste tópico pretende-se mostrar alguns exemplos assim como o trabalho de carroçadores para encomendas privadas que por vezes resultam em exemplares únicos. Para manter o espírito deste Clube dos Clássicos sugiro limitar a entrada de exemplares até 1995.

    Para começar coloco aqui um dos mais icónicos concept cars de sempre, o Alfa Romeo Carabo desenhado por Marcello Gandini que trabalhava na altura na Bertone e estreado no Salão de Paris de 1968. Debaixo da arrojada carroçaria encontrava-se um Alfa Romeo 33 Stradale, o nome deste carro deve-se à sua inspiração numa espécie de escaravelho, daí a opção pelo verde e laranja para a sua cor.










    Imagens: carstyling.ru

    #2
    Ora aí está uma das temáticas que me é mais cara nos Clássicos.

    Na minha colecção tenho até um ou outro livro sobre isso.

    Comentário


      #3
      A Lancia foi uma das marcas muitas vezes escolhida pelos carroçadores para exibir as suas capacidades e ideias, com muita pena nossa hoje em dia é uma marca defunta, assim como a Carrozzeria que deu origem ao veículo que escolhi aqui postar. Infelizmente a marca Ghia terminou os seus dias a ser usada como uma variante mais equipada de diversos modelos Ford. No entanto isto era o que resultava quando duas marcas prestigiadas como a Lancia e a Ghia se aliavam para mostrar as suas potencialidades.


      Lancia Marica (Carrozzeria Ghia, 1969) - Baseado no Flamínia 2800 e apresentado no Salão de Turim do mesmo ano, construído apenas um exemplar.






      Imagens:carstyling.ru

      Comentário


        #4
        Após o lançamento da Berlina de gama ata da Renault, o 30, a Heuliez propôs em 1976 o desenvolvimento de um coupé baseadoi naquele modelo, que nunca passou da fase de desenvolvimento.

        Renault 30 Coupé - Heuliez- 1976








        Imagem:leroux.andre.free.fr

        Comentário


          #5
          O Gyro-X



          Uma espécie de Reliant Robin com duas rodas e um giroscópio

          Comentário


            #6
            Coloquem umas fotos do recheio da garagem do Sultão do Brunei...o que não lhe falta na garagem são vários one-of (acho que o segundo f está a mais)...!

            Comentário


              #7
              É mesmo one-off : https://en.wiktionary.org/wiki/one-off

              Comentário


                #8
                Não são todos os dias que temos a oportunidade de ver concept cars ou protótipos ao vivo e fotografá-los, há algum tempo, numa visita a um amigo em Paris "exigi" visitar alguns showrooms automóveis nos Campos Elísios, sendo um dos que investi mais tempo o C42 da Citroen onde estava o C10 Coccinelle.

                Este veículo foi apresentado pela marca francesa em 1956, utilizava mecânica similar ao 2CV (2 cilindros opostos) e pesava em vazio pouco menos de 400 kg. Seria uma abordagem mais moderna ao veículo popular e foi câmara de testes para futuras soluções técnicas da marca que mais ou menos na mesma altura desenvoilveu o DS.



                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post










                  Imagens: carstyling.ru
                  Até à vista desarmada dá para ver que a aerodinâmica disto com um motor mais bruto ia fazê-lo levantar voo virá-lo de costas num instante

                  Mas acho interessante o design

                  Comentário


                    #10
                    Eram os loucos anos 60!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post
                      A indústria automóvel exige muita cretaividade, experimentação e muito prospecção do gosto doa potenciais clientes. Qual a melhor forma de mostrar futuras tendências e tecnologias enquanto se definem novas linguagens estéticas? Para tal as marcas começaram a lançar nos salões automóveis os concept-car onde tomam o pulso da opinião dos potenciais clientes e da imprensa, ao longo das décadas estas "montras tecnológicas" tem revelado o futuro da indústria. Neste tópico pretende-se mostrar alguns exemplos assim como o trabalho de carroçadores para encomendas privadas que por vezes resultam em exemplares únicos. Para manter o espírito deste Clube dos Clássicos sugiro limitar a entrada de exemplares até 1995.

                      Para começar coloco aqui um dos mais icónicos concept cars de sempre, o Alfa Romeo Carabo desenhado por Marcello Gandini que trabalhava na altura na Bertone e estreado no Salão de Paris de 1968. Debaixo da arrojada carroçaria encontrava-se um Alfa Romeo 33 Stradale, o nome deste carro deve-se à sua inspiração numa espécie de escaravelho, daí a opção pelo verde e laranja para a sua cor.










                      Imagens: carstyling.ru
                      Um concept-car de bom gosto

                      Comentário


                        #12
                        Pode parecer um protótipo ou um veículo de desenvolvimento para o Fiat X1/9, mas não é!
                        O De Tomaso 1600 possuía igualmente motor central, o lendário Ford BDA de 1600 cc com cabeça de 16V, foi apresentado no salão de Turim de 1971. O design foi responsabilidade de Carrozzeria Ghia.

                        De Tomaso 1600 (Ghia)










                        imagens:carstyling.ru
                        Editado pela última vez por 904GTS; 18 January 2020, 20:18.

                        Comentário


                          #13
                          Realmente, a semelhança é por demais evidente!!

                          Comentário


                            #14
                            Não sei se se enquadra bem, aqui, mas como é a primeira vez que ouço falar deste inqualificavelmente horrível kit de carroçaria, acredito que isto nunca tenha efectivamente sido vendido a alguém (espero que não!!)





                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Até à vista desarmada dá para ver que a aerodinâmica disto com um motor mais bruto ia fazê-lo levantar voo virá-lo de costas num instante

                              Mas acho interessante o design
                              Tipo a interpretação dos americas??

                              https://www.motor1.com/features/3772...percar-sunday/

                              Comentário


                                #16
                                Esta pérola vai ser posta à venda: https://www.auto-motor-und-sport.de/...paign=manually



                                BMW-Glas 3000 V8 Fastback Coupé Prototype de 1967

                                Comentário


                                  #17
                                  Lindo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Só para informar que foi arrematado por 209.300 €!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não será bem um "one-off", mas ainda assim extremamente raro: um VW Polo Carat by bb de 1982 com extras extremamente raros na época (mesmo inexistentes no segmento em causa) e um preço à altura:

                                      https://www.autobild.de/klassik/arti...-16243703.html



                                      Comentário


                                        #20

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quando falamos da De Tomaso o que nos vem imediatamnete À cabeça são os veículos super desportivos ou então GTs como o Lohgchamps, mas Alejandro De Tomaso e a sua equipa andaram a experimentar bastante nos anos 60 e 70. O Rowan que vos trago hoje é exemplo disso, neste caso era um pequeno automóvel desenhado por Giorgetto Giugiaro no período em que trabalhou na Carrozzeria Ghia. Este pequeno veículo de duas portas e cinco lugares era movido por motores eléctricos General Electrics nas rodas traseiras alimentados por baterias de chumbo de 6 volts. A autonomia anunciada era de cerca de 300 Km, o que me parece muito optimista, e uma velocidade máxima de 70 km/h. Foi apresentado no Salão de Turim de 1967.










                                          Imagens:carstyling.ru

                                          Comentário


                                            #22










                                            "(...)Nel 1995, un anno prima che fosse presentata la K Coupé, veniva svelato il prototipo Bertone Kayak, una sportiva di lusso ispirata nello stile e basata tecnicamente sulla berlina Lancia K.

                                            Tanta eleganza, e un pizzico di sportività

                                            La Bertone Kayak ha linee levigate e sinuose, anche se rispetto alla K ci sono scalfature a dare più slancio all’insieme: la fiancata, in particolare, è solcata da un taglio che corre all’altezza della maniglia. Il cofano è sempre ampio e “liscio”, mentre la sottile mascherina è più ampia e inclinata rispetto alla berlina.

                                            I montanti del tetto, più inclinati, sono una furba soluzione per ridurre le dimensioni del tetto, mentre la sottile parte posteriore (sembra quasi un becco) richiama lo stile del frontale. La Kayak in generale è molto riuscita nella vista di tre quarti anteriore, dove si apprezza il riuscito mix fra lungo cofano e “coda” corta (foto sopra)."

                                            Comentário


                                              #23

                                              1997. Lancia K Coupé. Toscana.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tanto o Kayak como o K Coupé são sublimes!

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post
                                                    Tanto o Kayak como o K Coupé são sublimes!
                                                    Discordo em 50%. O Kappa Coupé é um verdadeiro trambolho.

                                                    Comentário


                                                      #27

                                                      Comentário


                                                        #28

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Discordo em 50%. O Kappa Coupé é um verdadeiro trambolho.
                                                          Gostos Lino, gostos…

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Hoje decidi deixar aqui um veículo que julgo que seja um one-off realizado por um pouco conhecido carroçador italiano, a Carrozzeria Vendrame. Esta empresa estava sediada em Mareno di Piave (Treviso) e foi fundada em 1940.

                                                            O Coupé da foto foi elaborado sobre um chassis e mecânica Tatra, neste caso provavelmente um T87. Pouco se sabe sobre este automóvel em específico e também sobre a Vendrame, mas não deixa de ser interessante ver a interpretação de um carroçador italiano sobre um veículo tão peculiar quanto um Tartra!

                                                            god gave me you poem

                                                            imagem: coachbuild.com

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X