Concept cars, protótipos e veículos one-off

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 54
Like Tree34Likes

Título: Concept cars, protótipos e veículos one-off

  1. #1
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito Concept cars, protótipos e veículos one-off

    A indústria automóvel exige muita cretaividade, experimentação e muito prospecção do gosto doa potenciais clientes. Qual a melhor forma de mostrar futuras tendências e tecnologias enquanto se definem novas linguagens estéticas? Para tal as marcas começaram a lançar nos salões automóveis os concept-car onde tomam o pulso da opinião dos potenciais clientes e da imprensa, ao longo das décadas estas "montras tecnológicas" tem revelado o futuro da indústria. Neste tópico pretende-se mostrar alguns exemplos assim como o trabalho de carroçadores para encomendas privadas que por vezes resultam em exemplares únicos. Para manter o espírito deste Clube dos Clássicos sugiro limitar a entrada de exemplares até 1995.

    Para começar coloco aqui um dos mais icónicos concept cars de sempre, o Alfa Romeo Carabo desenhado por Marcello Gandini que trabalhava na altura na Bertone e estreado no Salão de Paris de 1968. Debaixo da arrojada carroçaria encontrava-se um Alfa Romeo 33 Stradale, o nome deste carro deve-se à sua inspiração numa espécie de escaravelho, daí a opção pelo verde e laranja para a sua cor.










    Imagens: carstyling.ru
    TURBO e LIC gostam disto.


  2. #2
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Ora aí está uma das temáticas que me é mais cara nos Clássicos.

    Na minha colecção tenho até um ou outro livro sobre isso.

  3. #3
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    A Lancia foi uma das marcas muitas vezes escolhida pelos carroçadores para exibir as suas capacidades e ideias, com muita pena nossa hoje em dia é uma marca defunta, assim como a Carrozzeria que deu origem ao veículo que escolhi aqui postar. Infelizmente a marca Ghia terminou os seus dias a ser usada como uma variante mais equipada de diversos modelos Ford. No entanto isto era o que resultava quando duas marcas prestigiadas como a Lancia e a Ghia se aliavam para mostrar as suas potencialidades.


    Lancia Marica (Carrozzeria Ghia, 1969) - Baseado no Flamínia 2800 e apresentado no Salão de Turim do mesmo ano, construído apenas um exemplar.






    Imagens:carstyling.ru
    TURBO e LIC gostam disto.

  4. #4
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Após o lançamento da Berlina de gama ata da Renault, o 30, a Heuliez propôs em 1976 o desenvolvimento de um coupé baseadoi naquele modelo, que nunca passou da fase de desenvolvimento.

    Renault 30 Coupé - Heuliez- 1976








    Imagem:leroux.andre.free.fr
    MetalKing e LIC gostam disto.

  5. #5
    Piloto de Provas de Perícia drifit's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2016
    Posts
    747

    Por Defeito

    O Gyro-X



    Uma espécie de Reliant Robin com duas rodas e um giroscópio


  6. #6
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    5,651

    Por Defeito

    Coloquem umas fotos do recheio da garagem do Sultão do Brunei...o que não lhe falta na garagem são vários one-of (acho que o segundo f está a mais)...!

  7. #7
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749
    midnightblack gosta disto.

  8. #8
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Não são todos os dias que temos a oportunidade de ver concept cars ou protótipos ao vivo e fotografá-los, há algum tempo, numa visita a um amigo em Paris "exigi" visitar alguns showrooms automóveis nos Campos Elísios, sendo um dos que investi mais tempo o C42 da Citroen onde estava o C10 Coccinelle.

    Este veículo foi apresentado pela marca francesa em 1956, utilizava mecânica similar ao 2CV (2 cilindros opostos) e pesava em vazio pouco menos de 400 kg. Seria uma abordagem mais moderna ao veículo popular e foi câmara de testes para futuras soluções técnicas da marca que mais ou menos na mesma altura desenvoilveu o DS.



    LinoMarques, TURBO and LIC like this.

  9. #9
    Piloto Veterano Pastis's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010
    Localização
    葡萄牙
    Posts
    23,551

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post










    Imagens: carstyling.ru
    Até à vista desarmada dá para ver que a aerodinâmica disto com um motor mais bruto ia fazê-lo levantar voo virá-lo de costas num instante

    Mas acho interessante o design
    DfOR gosta disto.

  10. #10
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Eram os loucos anos 60!
    TURBO gosta disto.

  11. #11
    Piloto de Kart DfOR's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2012
    Posts
    346

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post
    A indústria automóvel exige muita cretaividade, experimentação e muito prospecção do gosto doa potenciais clientes. Qual a melhor forma de mostrar futuras tendências e tecnologias enquanto se definem novas linguagens estéticas? Para tal as marcas começaram a lançar nos salões automóveis os concept-car onde tomam o pulso da opinião dos potenciais clientes e da imprensa, ao longo das décadas estas "montras tecnológicas" tem revelado o futuro da indústria. Neste tópico pretende-se mostrar alguns exemplos assim como o trabalho de carroçadores para encomendas privadas que por vezes resultam em exemplares únicos. Para manter o espírito deste Clube dos Clássicos sugiro limitar a entrada de exemplares até 1995.

    Para começar coloco aqui um dos mais icónicos concept cars de sempre, o Alfa Romeo Carabo desenhado por Marcello Gandini que trabalhava na altura na Bertone e estreado no Salão de Paris de 1968. Debaixo da arrojada carroçaria encontrava-se um Alfa Romeo 33 Stradale, o nome deste carro deve-se à sua inspiração numa espécie de escaravelho, daí a opção pelo verde e laranja para a sua cor.










    Imagens: carstyling.ru
    Um concept-car de bom gosto

  12. #12
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Pode parecer um protótipo ou um veículo de desenvolvimento para o Fiat X1/9, mas não é!
    O De Tomaso 1600 possuía igualmente motor central, o lendário Ford BDA de 1600 cc com cabeça de 16V, foi apresentado no salão de Turim de 1971. O design foi responsabilidade de Carrozzeria Ghia.

    De Tomaso 1600 (Ghia)










    imagens:carstyling.ru
    Última edição por 904GTS : 18-01-20 às 20:18:04
    LinoMarques, TURBO and LIC like this.

  13. #13
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Realmente, a semelhança é por demais evidente!!

  14. #14
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Não sei se se enquadra bem, aqui, mas como é a primeira vez que ouço falar deste inqualificavelmente horrível kit de carroçaria, acredito que isto nunca tenha efectivamente sido vendido a alguém (espero que não!!)





    LIC gosta disto.

  15. #15
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    5,651

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Até à vista desarmada dá para ver que a aerodinâmica disto com um motor mais bruto ia fazê-lo levantar voo virá-lo de costas num instante

    Mas acho interessante o design
    Tipo a interpretação dos americas??

    https://www.motor1.com/features/3772...percar-sunday/


  16. #16
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Esta pérola vai ser posta à venda: https://www.auto-motor-und-sport.de/...paign=manually



    BMW-Glas 3000 V8 Fastback Coupé Prototype de 1967
    TURBO, LIC, midnightblack and 1 others like this.

  17. #17
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Lindo!

  18. #18
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Só para informar que foi arrematado por 209.300 €!

  19. #19
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Não será bem um "one-off", mas ainda assim extremamente raro: um VW Polo Carat by bb de 1982 com extras extremamente raros na época (mesmo inexistentes no segmento em causa) e um preço à altura:

    https://www.autobild.de/klassik/arti...-16243703.html



    TURBO e MetalKing gostam disto.

  20. #20
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    TURBO e 904GTS gostam disto.

  21. #21
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Quando falamos da De Tomaso o que nos vem imediatamnete À cabeça são os veículos super desportivos ou então GTs como o Lohgchamps, mas Alejandro De Tomaso e a sua equipa andaram a experimentar bastante nos anos 60 e 70. O Rowan que vos trago hoje é exemplo disso, neste caso era um pequeno automóvel desenhado por Giorgetto Giugiaro no período em que trabalhou na Carrozzeria Ghia. Este pequeno veículo de duas portas e cinco lugares era movido por motores eléctricos General Electrics nas rodas traseiras alimentados por baterias de chumbo de 6 volts. A autonomia anunciada era de cerca de 300 Km, o que me parece muito optimista, e uma velocidade máxima de 70 km/h. Foi apresentado no Salão de Turim de 1967.










    Imagens:carstyling.ru
    LinoMarques e TURBO gostam disto.

  22. #22
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    40,410

    Por Defeito











    "(...)Nel 1995, un anno prima che fosse presentata la K Coupé, veniva svelato il prototipo Bertone Kayak, una sportiva di lusso ispirata nello stile e basata tecnicamente sulla berlina Lancia K.

    Tanta eleganza, e un pizzico di sportività

    La Bertone Kayak ha linee levigate e sinuose, anche se rispetto alla K ci sono scalfature a dare più slancio all’insieme: la fiancata, in particolare, è solcata da un taglio che corre all’altezza della maniglia. Il cofano è sempre ampio e “liscio”, mentre la sottile mascherina è più ampia e inclinata rispetto alla berlina.

    I montanti del tetto, più inclinati, sono una furba soluzione per ridurre le dimensioni del tetto, mentre la sottile parte posteriore (sembra quasi un becco) richiama lo stile del frontale. La Kayak in generale è molto riuscita nella vista di tre quarti anteriore, dove si apprezza il riuscito mix fra lungo cofano e “coda” corta (foto sopra)."
    LinoMarques gosta disto.

  23. #23
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    40,410

    Por Defeito


    1997. Lancia K Coupé. Toscana.

  24. #24
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Tanto o Kayak como o K Coupé são sublimes!
    TURBO gosta disto.

  25. #25
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    40,410

    Por Defeito

    904GTS gosta disto.

  26. #26
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    51,749

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por 904GTS Ver Post
    Tanto o Kayak como o K Coupé são sublimes!
    Discordo em 50%. O Kappa Coupé é um verdadeiro trambolho.

  27. #27
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    40,410

    Por Defeito


  28. #28
    Piloto Lendário TURBO's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004
    Localização
    Hispânia
    Posts
    40,410

    Por Defeito



  29. #29
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Discordo em 50%. O Kappa Coupé é um verdadeiro trambolho.
    Gostos Lino, gostos…

  30. #30
    Piloto de Kart
    Data de Registo
    Jan 2019
    Localização
    Algarve
    Posts
    121

    Por Defeito

    Hoje decidi deixar aqui um veículo que julgo que seja um one-off realizado por um pouco conhecido carroçador italiano, a Carrozzeria Vendrame. Esta empresa estava sediada em Mareno di Piave (Treviso) e foi fundada em 1940.

    O Coupé da foto foi elaborado sobre um chassis e mecânica Tatra, neste caso provavelmente um T87. Pouco se sabe sobre este automóvel em específico e também sobre a Vendrame, mas não deixa de ser interessante ver a interpretação de um carroçador italiano sobre um veículo tão peculiar quanto um Tartra!

    god gave me you poem

    imagem: coachbuild.com

Página 1 de 2 12 ÚltimaÚltima

Etiquetas para este tópico

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •  

O Motorguia . não pode ser responsabilizada pelas opiniões, imagens, links ou outros conteúdos submetidos pelos utilizadores deste Fórum.
Este Website encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados.
Contactos e Publicidade Motorguia.net | Carta por Pontos Usados Motorguia