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Instrumentação nos 4x4

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    Instrumentação nos 4x4

    Que tipo de instrumentos têm nos vossos 4x4, para além dos obrigatórios velocímetro e odómetro e dos comuns termómetro do líquido de refrigeração e indicador do nível de combustível?

    Que outros instrumentos gostariam de poder usufruir?

    O UMM é o mais básico pois só contém o acima descrito. O Ovni e o Baixinho têm a instrumentação dita de um normal turismo do presente (junta o tacómetro ao atrás referido).

    O Hipo é o mais completo, com manómetro de pressão de óleo e voltímetro. Mesmo assim acho que não chega. Foi instalado a título provisório um manómetro de pressão do turbo. Mais se seguirá mas gostava de ler comentários vossos a esta questão.

    #2
    no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
    um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

    do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
    e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...

    Comentário


      #3
      Ui.........esse assunto dá-me cá umas coisa. Cada vez mais os carros/jipes novos descuram essa parte.

      Infelizmente no Silver só posso contar com nível do depósito de combustivel e temperatura do liquido de refrigeração do motor. Ando a estudar a hipotese de instalar um voltimetro, manometro da pressão do óleo e manometro da pressão do turbo.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por highlander

        no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
        um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

        do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
        e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...
        O problema das bússolas é o correcto isolamento a que têm de estar sujeitas pela clausura proporcionada pela carroçaria. Será que as de origem vêm devidamente instaladas?

        Eu prefiro sempre sair do carro e afastar-me de massas metálicas para usar a bússola..

        Termómetro do óleo do motor, "muy bien"! E que mais?

        Comentário


          #5
          [gozo mode)

          é tudo marikices... heheheeheh

          o hipo com manometro de turbo cheira a azeite!

          xunnninnngggggggg

          [/gozo mode]

          A serio, n dou grande importancia a esses "gadgets", a meter e mais por piada do que por outra coisa qq.... O do alternador ate pode ser ke ajude e prevenir uma descarga da bateria.... mas n esta na lista de prioridades... O ke ta lá ta mto bom!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por TerranoII

            Ui.........esse assunto dá-me cá umas coisa. Cada vez mais os carros/jipes novos descuram essa parte.

            Infelizmente no Silver só posso contar com nível do depósito de combustivel e temperatura do liquido de refrigeração do motor. Ando a estudar a hipotese de instalar um voltimetro, manometro da pressão do óleo e manometro da pressão do turbo.
            o teu não tem o termómetro exterior a meio do quadrante? só os "3ª geração" é que o traziam?

            Comentário


              #7
              Quanto a inclinómetros, prefiro o factor "cagaço", até porque em inclinações acentuadas a última coisa com que nos devemos distrair é a quantos graus estamos... :D

              Comentário


                #8
                No meu Mitsubitcho tenho, para alem do dito normal, altimetro, bussola e inclinómetro, tem tambem instalado por mim a pressão do turbo, voltimetro e temperatura do óleo.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

                  [gozo mode)

                  é tudo marikices... heheheeheh

                  o hipo com manometro de turbo cheira a azeite!

                  xunnninnngggggggg

                  [/gozo mode]
                  Não te admires de ver uma fábrica Oliveira da Serra.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                    citação:Originalmente colocada por highlander

                    no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
                    um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

                    do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
                    e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...
                    O problema das bússolas é o correcto isolamento a que têm de estar sujeitas pela clausura proporcionada pela carroçaria. Será que as de origem vêm devidamente instaladas?

                    Eu prefiro sempre sair do carro e afastar-me de massas metálicas para usar a bússola..

                    Termómetro do óleo do motor, "muy bien"! E que mais?
                    no que diz respeito ao meu bicho a bussula está ok e o inclinometro transmite confiança...agora o altimetro...BAHHH
                    voltimetro e ttemperatura de oleo era bem vindo...

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Senhor_VX

                      [gozo mode)

                      é tudo marikices... heheheeheh

                      o hipo com manometro de turbo cheira a azeite!

                      xunnninnngggggggg

                      [/gozo mode]

                      A serio, n dou grande importancia a esses "gadgets", a meter e mais por piada do que por outra coisa qq.... O do alternador ate pode ser ke ajude e prevenir uma descarga da bateria.... mas n esta na lista de prioridades... O ke ta lá ta mto bom!
                      [picanço mode on]

                      mas o teu VX tem o barómetro, não tem?
                      XUNADO!!


                      :D:D[picanço mode off]

                      é como dizes, para além da utilidade, há uma componente "piada" no assunto. mas que o amperímetro e demais termómetros são úteis, lá isso são.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por bigalx

                        citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                        citação:Originalmente colocada por highlander

                        no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
                        um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

                        do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
                        e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...
                        O problema das bússolas é o correcto isolamento a que têm de estar sujeitas pela clausura proporcionada pela carroçaria. Será que as de origem vêm devidamente instaladas?

                        Eu prefiro sempre sair do carro e afastar-me de massas metálicas para usar a bússola..

                        Termómetro do óleo do motor, "muy bien"! E que mais?
                        no que diz respeito ao meu bicho a bussula está ok e o inclinometro transmite confiança...agora o altimetro...BAHHH
                        voltimetro e ttemperatura de oleo era bem vindo...
                        mas o altímetro dá para calibrar... é só ires ao nível do mar - ou a um sítio com a altura calibrada e conhecida e rodar o botão!
                        a tua bússola é digital/electrónica, certo?

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                          citação:Originalmente colocada por highlander

                          no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
                          um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

                          do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
                          e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...
                          O problema das bússolas é o correcto isolamento a que têm de estar sujeitas pela clausura proporcionada pela carroçaria. Será que as de origem vêm devidamente instaladas?

                          Eu prefiro sempre sair do carro e afastar-me de massas metálicas para usar a bússola..

                          Termómetro do óleo do motor, "muy bien"! E que mais?
                          pois, há o magnetismo que interfere na leitura... creio que as originais vem bem isoladas... pelo menos deviam vir...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por highlander

                            citação:Originalmente colocada por bigalx

                            citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                            citação:Originalmente colocada por highlander

                            no caso dos TT, na dotação "de série" devia aparecer o que só alguns montam; casos dos manómentros de pressão do óleo do motor; temperatura do óleo do motor; os mais vulgares altímetro; inclinómetro e termómetro exterior - considero este último bem útil no inverno...
                            um manómetro de pressão do turbo é sempre bem-vindo... e poruqe não uma bússola?

                            do TT que conheço, os Mitsubishi e TLC merecem o meu aplauso neste campo, já que, consoante o modelo, contam com uma panóplia de indicadores / manómetros bem competente ( estou a lembrar-me do caso do TLC que até tem barómetro...)
                            e o Pajero de II geração trazia, em alguns modelos; bússola digital...
                            O problema das bússolas é o correcto isolamento a que têm de estar sujeitas pela clausura proporcionada pela carroçaria. Será que as de origem vêm devidamente instaladas?

                            Eu prefiro sempre sair do carro e afastar-me de massas metálicas para usar a bússola..

                            Termómetro do óleo do motor, "muy bien"! E que mais?
                            no que diz respeito ao meu bicho a bussula está ok e o inclinometro transmite confiança...agora o altimetro...BAHHH
                            voltimetro e ttemperatura de oleo era bem vindo...
                            mas o altímetro dá para calibrar... é só ires ao nível do mar - ou a um sítio com a altura calibrada e conhecida e rodar o botão!
                            a tua bússola é digital/electrónica, certo?
                            certo, e segundo o gps parece benne
                            mas o altimetro não o vejo funcionar...;)

                            Comentário


                              #15
                              se calhar sobes poucas serras...

                              Comentário


                                #16
                                No meu o altimetro funciona bem.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Jaac

                                  No meu o altimetro funciona bem.
                                  depois dás-me umas dicas para ver se o meu está ou não ok;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, e voltando aos instrumentos ditos "sérios" e deixando de lado os "gadgets"... [:P]

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Jaac

                                      No meu Mitsubitcho tenho, para alem do dito normal, altimetro, bussola e inclinómetro, tem tambem instalado por mim a pressão do turbo, voltimetro e temperatura do óleo.
                                      Podes por fotos? Onde fizeste a montagem?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                        citação:Originalmente colocada por Jaac

                                        No meu Mitsubitcho tenho, para alem do dito normal, altimetro, bussola e inclinómetro, tem tambem instalado por mim a pressão do turbo, voltimetro e temperatura do óleo.
                                        Podes por fotos? Onde fizeste a montagem?
                                        Quem fez a montagem fui eu, amanhã a ver se ponho umas fotos da coisa, apesar de que vou mudar de local pois ficou um pouco baixo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Jaac

                                          citação:Originalmente colocada por TerranoII

                                          citação:Originalmente colocada por Jaac

                                          No meu Mitsubitcho tenho, para alem do dito normal, altimetro, bussola e inclinómetro, tem tambem instalado por mim a pressão do turbo, voltimetro e temperatura do óleo.
                                          Podes por fotos? Onde fizeste a montagem?
                                          Quem fez a montagem fui eu, amanhã a ver se ponho umas fotos da coisa, apesar de que vou mudar de local pois ficou um pouco baixo.
                                          Ok obrigado ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            No meu tem o normal, Combustivel, temperatura, , montei á pouco um manometro de pressao do turbo e vou ainda meter um amperimetro e voltimetro.
                                            Quanto a inclinometro nao acho piada, só se for para ver a que graus tombei, cruzes canhoto [}]

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ora bem, vamos ao que interessa: :D

                                              Com certeza que andam por aqui alguns jipes com as "goelas" um pouco mais abertas. Seja através de intervenção na bomba injectora mecânica seja por "repros" ou "chips" adicionais.

                                              Qualquer uma destas alterações visa aumentar o débito de combustível - em qualquer motor a gasóleo o princípio de aumentar a potência é sempre o mesmo: mais ar e mais combustível é igual a maior rendimento.

                                              O problema que se coloca com o aumento de rendimento é a temperatura. E não estamos apenas a falar de variações que ocorram no mostrador da temperatura do líquido de arrefecimento. Refiro-me à temperatura dos gases de escape ("exhaust gas temperature", ou EGT). Num outro tópico aparece uma imagem em que a temperatura no interior do turbo ronda os 650ºC. Ora, sabendo que o alumínio (material mais utilizado nas cabeças dos nossos motores) tem como ponto de fusão os 660ºC... já começam a perceber o quadro, não é?

                                              Não é incomum um diesel "stock" atingir 680-700ºC em plena carga. Portanto, o que dizer de um motor cujo débito de combustível tenha sido aumentado e a quantidade de ar admitida seja praticamente a mesma? Quer dizer que a mistura estará mais rica (o fumo negro é prova disso) e, consequentemente, a EGT aumentará para níveis considerados perigosos.

                                              Realço que a EGT é muito variável consoante o andamento que se imprime. Reaje muito mais depressa que qualquer outro indicador da condição do motor (como a temperatura do líquido de arrefecimento). Ou seja, quando o líquido fica mais quente, já a EGT disparou!

                                              Mas qualquer discussão sobre este tema poderá ficar para um futuro tópico. Para já, estamos na instrumentação. E perguntam vocês, o que raio tem a EGT que ver com instrumentos? Tem tudo. Porque a EGT pode, e deve, ser medida em qualquer motor diesel alterado.

                                              Para monitorizar este parâmetro tão importante (é tão ou mais importante que a pressão do turbo) usa-se um pirómetro (termómetro para altas temperaturas):

                                              Graduação até 1650ºF ou 900ºC


                                              Acoplado a este instrumento usa-se uma sonda "thermocouple":


                                              Agora aparece a grande discussão: a sonda "thermocouple" deverá ser instalada pré ou pós-turbo? :D

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                                                #24
                                                Pelo que vi por aí estes manometros VDO custam uns érios valentes. Á volta de 40 euros cada. É isso? Dos que tou a pensar colocar o mais complicado será o da pressão do óleo pois é necessário comprar um "bolbo" tipo os do Patrol para poder instalar esta coisa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O manómetro de pressão do turbo VDO Ocean Line custa 40 e poucos euros + IVA.
                                                  Um instrumento de temperatura também deverá rondar os 40 EUR e a sonda cerca de 20 EUR. Tudo mais IVA.

                                                  O pirómetro é outra questão: 275 EUR + IVA, kit completo.

                                                  Atenção aos preços que encontram na net - não se esqueçam de incluir as sondas que precisam.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por rui_cruz

                                                    O manómetro de pressão do turbo VDO Ocean Line custa 40 e poucos euros + IVA.
                                                    Um instrumento de temperatura também deverá rondar os 40 EUR e a sonda cerca de 20 EUR. Tudo mais IVA.

                                                    O pirómetro é outra questão: 275 EUR + IVA, kit completo.

                                                    Atenção aos preços que encontram na net - não se esqueçam de incluir as sondas que precisam.
                                                    bolas deixa lá estar o manometro de pressão do óleo, xiça!!! [xx(]

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                                                      #27
                                                      pirómetros a 55 contos?[8][8][8]

                                                      mas deixaste-me a pensar... eu tenho a "goela aberta"... e essa do alumínio fundir aos 660º...

                                                      ai ai ai...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por highlander

                                                        pirómetros a 55 contos?[8][8][8]

                                                        mas deixaste-me a pensar... eu tenho a "goela aberta"... e essa do alumínio fundir aos 660º...

                                                        ai ai ai...

                                                        [}][}]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por highlander

                                                          pirómetros a 55 contos?[8][8][8]

                                                          mas deixaste-me a pensar... eu tenho a "goela aberta"... e essa do alumínio fundir aos 660º...

                                                          ai ai ai...
                                                          ´Tás lá!... ;)

                                                          É evidente que o alumínio não atinge a temperatura a que os gases estão instantaneamente. Pensem no tempo que demora um maçarico a derreter metal...

                                                          Mas, e há sempre um mas, com os quilómetros e quilómetros que andamos, alguma coisa poderá ceder um dia. Nada como vigiar a EGT!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se nao estou enganado, as cabeças dos Terranos sao em ferro, portanto highlander, tem calma

                                                            Comentário

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