Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Homologações de PNEUS, alterações e acessórios em jipes

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Homologações de PNEUS, alterações e acessórios em jipes

    Desde averbar pneus, snorkels, entre outros existem já várias soluções por vezes com custos bastante acima do normal, contudo é possível ter já projectos para legalizar os acessórios e ou modificações.
    Pneus, snorkel... podem usar LT ou Prova Impar
    Projectos de raíz podem utilizar a empresa Raceland.
    Cada caso é um caso e não pretende este tópico efetuar publicidade a nenhuma das empresas mas sim dar a conhecer que já existem soluções para ter tudo direitinho, sem risco de apreensão de viatura por alteração das características inicias da viatura.

    Mais informação:
    Raceland » Homologação
    LTA - Laboratório de Tecnologia Automóvel
    Prova Impar

    Seja como for convém sempre passar 1º no IMTT e perceber que documentação precisam.

    #2
    Relato a minha experiência.

    Fiz um projecto de raiz com a Raceland, que demorou cerca de 6 meses desde o orçamento até receber o DUA com todos os averbamentos.

    Tive a sorte de ser dos últimos a conseguir, visto que agora a aprovação deste tipo de projectos pelo IMT está suspensa a aguardar nova legislação.
    No entanto, o averbamento de alguns acessórios (pneus, snorkel, etc.) é ainda possível sem dificuldades. Para projectos que incluam suspensões onde haja modificação da altura da unidade técnica, parachoques modificados/construidos para guinchos e outros componentes, neste momento, nem vale a pena tentar...

    Quanto á Raceland, nada a apontar. 5 estrelas.

    Qualquer questão, disponham.

    Comentário


      #3
      Meteste snorkel na Transit? [emoji23][emoji23]

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por kevincego Ver Post
        meteste snorkel na transit? [emoji23][emoji23]
        iveco [:d]

        Comentário


          #5
          Um artigo interessante
          https://www.e-konomista.pt/homologac...lh6Pz7vIPAYzqY

          Comentário


            #6
            Essas coisas dá trabalho e leva muito t€mpo
            Editado pela última vez por Rools; 28 October 2019, 15:26.

            Comentário


              #7
              Mas já está melhor que a alguns anos atrás.
              Quem quiser ter um jipe como deve ser com material homologado já tem essa hipótese.
              Editado pela última vez por TerranoII; 06 November 2019, 09:13.

              Comentário


                #8
                Bem chegou a altura de mais uns upgrades no Pajero e depois tratar do homologação. Vou tentar retratar o que se vai passar.
                Até ver vai para a oficina, montar os acessórios e depois a ideia é ir à empresa Prova Impar para atestar todas as modificações.
                Tirando os pneus que já estava, vai ser incluída alteração na suspensão, snorkel e guincho.

                A prova impar cobra para inspeccionar e certificar a montagem:
                Guincho: 125 € € + IVA
                Snorkel: 98,40 € + IVA
                Suspensão: 220 € + IVA

                Para o IMT: 150 €

                Ou seja... 700 € só para a homologações fora material
                Depois de ter o certificado da Prova Impar é enviar modelo 9 para o IMT.
                Assim de repente parece muito, mas um veículo aprendido à cabeça custa logo 250 € para se poder mexer nele e tratar das coisas, depois mais 50 € entre IMTs e mais isto...resultado. Qualquer agente que queira embirrar e pode fazê-lo só pela questão da altura da suspensão, são 300 € que voam num ápice. Depois de alterado de novo e sem contabilizar o custo de reverter a alteração, são mais 105 € para uma IPO B. Já falamos de 400 € números redondos sem contabilizar percas de tempo entre outros problemas que possam surgir.Contudo se tiverem o azar de ter um acidente que envolva outro veiculo ou peões a coisa pode ficar mesmo muito complicada com seguros e afins como tal nada como andar descansado, se bem que os valores a pagarem são uma roubalheira.
                Obviamente vou te ro apoio da oficina. além de que vai ficar tudo detalhada com faturas, não vá ainda depois os senhores agentes colocarem em causa o que quer que seja. Vamos ver se a coisa corre bem. Já me fartei de ler aqui e ali mas nada melhor como pegar o touro pelos cornos e avançar. Dado que é uma questão sensível a todos que têm os jipes mesmo que minimamente alterados vou deixando aqui o feedback que vou tendo.

                Comentário


                  #9
                  Alteração de Características a Veículos – Prova Impar

                  Comentário


                    #10
                    Está muito bem pensado sim senhor, esse é o procedimento correcto.
                    Pena que não deixe de ser um valor elevado, mesmo quando optimizas o averbamento de 3 items junto do IMTT de uma vez só (poupas 300€).

                    Snorkel e Guincho sei que tem que ter certificado, as tuas suspensões estão alteradas de que forma? Não tinhas amortecedor de origem? Tens molas/tacos?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                      Está muito bem pensado sim senhor, esse é o procedimento correcto.
                      Pena que não deixe de ser um valor elevado, mesmo quando optimizas o averbamento de 3 items junto do IMTT de uma vez só (poupas 300€).

                      Snorkel e Guincho sei que tem que ter certificado, as tuas suspensões estão alteradas de que forma? Não tinhas amortecedor de origem? Tens molas/tacos?
                      A suspensão pode ser de duas maneiras.
                      Uma delas é apenas a questão da altura e outra em que já mexes em panhards e coisas do género.
                      No meu caso mantendo os amortecedores originais apenas tem denominação sobrelevada.
                      Seja como for isto é o que me disseram, é aqui que entram as divergências de dúvidas/opiniões.Também não conheço o processo a 100%.

                      Comentário


                        #12
                        Só para esclarecer, quando se vês os "kits suspensão +5", que tipicamente incluem molas e amortecedores, isso também necessita de homologação, ou há alguma limite até onde aquilo pode ir?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                          Só para esclarecer, quando se vês os "kits suspensão +5", que tipicamente incluem molas e amortecedores, isso também necessita de homologação, ou há alguma limite até onde aquilo pode ir?
                          Isso também precisa de homologação. Nesses casos tem de vir com certificado de conformidade CE

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                            Só para esclarecer, quando se vês os "kits suspensão +5", que tipicamente incluem molas e amortecedores, isso também necessita de homologação, ou há alguma limite até onde aquilo pode ir?
                            Basicamente qualquer alteração às caracteristicas originais do veiculo carecem de processo de homologação, incluindo kits +3.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                              Basicamente qualquer alteração às caracteristicas originais do veiculo carecem de processo de homologação, incluindo kits +3.
                              é por aí. acho que isto é algo que escapa a praticamente toda a gente, sem qualquer malícia.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                é por aí. acho que isto é algo que escapa a praticamente toda a gente, sem qualquer malícia.
                                Certo!
                                Dai o TerranoII ir legalizar a suspensão dele.
                                É um dos poucos com o tema resolvido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                  é por aí. acho que isto é algo que escapa a praticamente toda a gente, sem qualquer malícia.
                                  É uma questão legal.
                                  Já que vou fazer uma coisa faço tudo e fico descansado. Só me estou a proteger de eventuais problemas que custarão muito perto ou nalguns casos até mais.
                                  Obviamente é um grande investimento, mas já andava a prepara-me para isso mais dia menos dia.
                                  No direito civil o facto de uma pessoa não saber que determinado acto é proibido não torna legítima a sua prática nem o isenta de eventuais sanções.
                                  Ou seja o desconhecimento da proibição legal e da sanção penal não a desresponsabiliza.

                                  Só para veres.
                                  No dia que fui levar o jipe à oficina, fiquei na berma de pisca ligado à espera da minha boleia para me trazer de volta.
                                  Entre o chegar e o partir não passaram 5 minutos.
                                  Nesse mesmo instante passa um carro da GNR, mas parou um bocado mais à frente e volta para trás ... e eu fiquei ...pronto..."vou morrer na praia"
                                  Os tipos passaram de novo devagar "tiraram as medidas" e seguiram sem parar.
                                  Podia ter corrido mal, provavelmente até iam para algum sítio e enganaram-se no caminho ou coisa do género, não faço ideia, mas a verdade é que podem sempre martelar...muitos deles até têm jipes e percebem da poda e depois não vale a pena ir com conversas.
                                  Á uns 2 anos um companheiro ficou com a viatura apreendida só porque deu um toque pequeno de traseira noutro veículo. Veio a GNR, pneus de fora da carroçaria e pimba... 250 € + IPOB 100 €
                                  Pode-se andar muito tempo sem problemas mas um dia a coisa pode correr menos bem e aí vai tudo. Normalmente quando vem esta história dos "street racers" eles começam a ficar mais atentos, seja como for é sempre à responsabilidade cívica de cada um. Não deixa de ser uma roubalheira

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    É uma questão legal.
                                    Já que vou fazer uma coisa faço tudo e fico descansado. Só me estou a proteger de eventuais problemas que custarão muito perto ou nalguns casos até mais.
                                    Obviamente é um grande investimento, mas já andava a prepara-me para isso mais dia menos dia.
                                    No direito civil o facto de uma pessoa não saber que determinado acto é proibido não torna legítima a sua prática nem o isenta de eventuais sanções.
                                    Ou seja o desconhecimento da proibição legal e da sanção penal não a desresponsabiliza.

                                    Só para veres.
                                    No dia que fui levar o jipe à oficina, fiquei na berma de pisca ligado à espera da minha boleia para me trazer de volta.
                                    Entre o chegar e o partir não passaram 5 minutos.
                                    Nesse mesmo instante passa um carro da GNR, mas parou um bocado mais à frente e volta para trás ... e eu fiquei ...pronto..."vou morrer na praia"
                                    Os tipos passaram de novo devagar "tiraram as medidas" e seguiram sem parar.
                                    Podia ter corrido mal, provavelmente até iam para algum sítio e enganaram-se no caminho ou coisa do género, não faço ideia, mas a verdade é que podem sempre martelar...muitos deles até têm jipes e percebem da poda e depois não vale a pena ir com conversas.
                                    Á uns 2 anos um companheiro ficou com a viatura apreendida só porque deu um toque pequeno de traseira noutro veículo. Veio a GNR, pneus de fora da carroçaria e pimba... 250 € + IPOB 100 €
                                    Pode-se andar muito tempo sem problemas mas um dia a coisa pode correr menos bem e aí vai tudo. Normalmente quando vem esta história dos "street racers" eles começam a ficar mais atentos, seja como for é sempre à responsabilidade cívica de cada um. Não deixa de ser uma roubalheira
                                    estamos em sintonia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nao tem uma semana que levei o jipe a inspecção periódica e uma das coisas que se focaram de imediato foi no motor se corresponde o que esta no DUA, entre outras coisas. Pela conversa que ouvi entre eles parece que percebem da poda, nem todos sao totós. Carro esta todo original, para uso que eu faço chega bastante, mas qualquer alterações que possam ser feitas nao passam despercebidos convém legalizar e mesmo assim não evita possíveis paragens de fiscalização por parte das autoridades, ou seja um gajo esta sempre a pega
                                      Editado pela última vez por Rools; 02 March 2020, 17:59.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aluguem já averbou/HOMOLOGOU na RACELAND? como é o procedimento? preços?
                                        Editado pela última vez por diogobike1; 03 March 2020, 07:46.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                                          Aluguem já averbou/HOMOLOGOU na RACELAND? como é o procedimento? preços?
                                          Tens a resposta a tua pergunta, neste mesmo tópico.
                                          Depende do que pretendas homologar. Existem acessórios e alterações que antigamente eram possiveis na Raceland e que de momento não são.
                                          Contacta-os, irão informar-te do que é possivel e de quanto pode custar.

                                          Não tendo certeza, tenho a ideia que será um pouco mais caro do que LTA e ProvaImpar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por diogobike1 Ver Post
                                            Aluguem já averbou/HOMOLOGOU na RACELAND? como é o procedimento? preços?
                                            Dado que são coisas específicas o melhor é seres tu a contactar e a fazer as perguntas que pretendes.
                                            Daquilo que eu conheço a Raceland é uma empresa de construção de veículos especiais.
                                            Reboques, atrelados específicos como os que se vêem em festivais e coisas do género.
                                            Pelo meio efetua homologação desses veículos transformados e encaixa algumas modificações de jipes nesse negócio.
                                            Sendo que há quem diga que dado o tipo de equipamentos os jipes ficam como "veículos de emergência"
                                            Não tenho como atestar esta informação, mas no meio do seu negócio que nada tem a ver com os jipes conseguem encaixar esta situação.
                                            Podes contactar diretamente preenchendo o formulário https://raceland.pt/projectos-de-legalizacao/

                                            Comentário


                                              #23
                                              Este é um assunto que me interessa, sobretudo com vista ao restauro do Patrol. Na época vinham com vários extras de origem que agora vai ser eventualmente um pincel para averbar...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                Este é um assunto que me interessa, sobretudo com vista ao restauro do Patrol. Na época vinham com vários extras de origem que agora vai ser eventualmente um pincel para averbar...
                                                Todos os extras que o jipe trazia de origem não são necessários homologar!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fmbq Ver Post
                                                  Todos os extras que o jipe trazia de origem não são necessários homologar!
                                                  A questão é que existem extras que foram colocados pelas importadoras, e que não constam de maneira nenhuma na ficha de homologação da viatura em solo português.
                                                  Nem tão pouco aparecem descriminados no DUA.
                                                  Quem nunca teve um amigo com problemas devido a um "mata-vacas" que veio de origem? Eu sei que na altura as regras eram diferentes, e que até X data podes ter, mas dá sempre dores de cabeça com alguns agentes de fiscalização.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por fmbq Ver Post
                                                    Todos os extras que o jipe trazia de origem não são necessários homologar!
                                                    Não.. Há diversas guerras com os UMM e os mata vacas por exemplo...

                                                    Tenho exactamente o mesmo para resolver no Patrol. Mata vacas veio quando era novo. Aliás houve até uma versão Teneré com full extras de mata vacas e grades de tejadilho.

                                                    É a mesma questão por exemplo com os 106 Rallye R2 e os Bravo 130 Abarth ... Sairam assim de origem em Portugal, mas estao ilegais à luz da lei actual.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Além da Raceland, LTA, Prova ímpar, ainda tens a https://nomadtt.com/
                                                      A dona trabalhava na Raceland e conheço várias pessoas que foram lá fazer o projecto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                                        A questão é que existem extras que foram colocados pelas importadoras, e que não constam de maneira nenhuma na ficha de homologação da viatura em solo português.
                                                        Nem tão pouco aparecem descriminados no DUA.
                                                        Quem nunca teve um amigo com problemas devido a um "mata-vacas" que veio de origem? Eu sei que na altura as regras eram diferentes, e que até X data podes ter, mas dá sempre dores de cabeça com alguns agentes de fiscalização.
                                                        Uma coisa é ser colocado pelo importador outra é ser opção da marca na altura da compra.
                                                        Se for um extra possível de adquirir à marca na altura da compra do carro está legal. Eu sei que dá dores de cabeça mas tanto tens de provar tu que é legal como eles tem de provar que é ilegal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                                          Não.. Há diversas guerras com os UMM e os mata vacas por exemplo...

                                                          Tenho exactamente o mesmo para resolver no Patrol. Mata vacas veio quando era novo. Aliás houve até uma versão Teneré com full extras de mata vacas e grades de tejadilho.

                                                          É a mesma questão por exemplo com os 106 Rallye R2 e os Bravo 130 Abarth ... Sairam assim de origem em Portugal, mas estao ilegais à luz da lei actual.
                                                          Não estou por dentro dessa guerra dos UMM e os mata vacas. No entanto o meu jipe tem o mata vacas que veio de origem (até diz no mata vacas o modelo do jipe) e foi homologado assim portanto não vejo nenhuma ilegalidade!

                                                          Qual é a ilegalidade do 106 e do Abarth? Desconheço o assunto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por fmbq Ver Post
                                                            Uma coisa é ser colocado pelo importador outra é ser opção da marca na altura da compra.
                                                            Se for um extra possível de adquirir à marca na altura da compra do carro está legal. Eu sei que dá dores de cabeça mas tanto tens de provar tu que é legal como eles tem de provar que é ilegal.
                                                            Para eles é fácil, tem acesso facilitado às "fichas técnicas de homologação e caracteristicas nacional". Fica dificil é para nós provar, pois muitos vieram da marca sem referencia na ficha de homologação.
                                                            A questão levantada pelo FastLee é bem real infelizmente.

                                                            Até digo mais, há malta que tem um carro que veio de fabrica com uma cor diferente no tejadilho, e como não vem no DUA nem na ficha, toma lá uma coima fresquinha!
                                                            Editado pela última vez por rjpmendes; 04 March 2020, 17:52.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X