Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Off Road em moto4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Off Road em moto4

    “Doente” por estas coisas dos automóveis, nomeadamente no TT que é aquilo que me permite sair fora dos circuitos normais e andar onde normalmente ninguém anda e sem interacção de terceiros, entrei à cerca de um ano também nesta coisa das motos. O veículo então adquirido acabou por se enquadrar naquilo que era o pretendido e por valores bastante comedidos, face ao normal. Como tal de um dia para o outro fiquei com uma moto4 na garagem. Desde essa altura fui-me habituando às suas manias, defeitos e virtudes. Até ao momento o maior circuito que já tinha feito rondava os 80 kms. Desta feita partilho aqui a última aventura. Num fim-de-semana solarengo, propus-me ligar Aveiro até Viseu entre outros percursos que decorreram também com companhia nalguns troços. Algumas ferramentas na mochila, água e uma muda de roupa e pouco mais.




    No final o odómetro a chegar a casa marcava 320 kms. A condução em alcatrão requer muita sensibilidade e qualquer distracção pode ser falta, como tal ia bem ciente disso. Como tal desde o primeiro momento ia convicto de não baixar a guarda. Apesar de conhecer relativamente bem a zona por auto-estrada, fazer esta ligação sem usar sequer itinerários complementares apresentava outros desafios de navegação. Se no conforto de um carro o GPS se faz ver e ouvir bem já neste tipo de motos nem por isso. Mesmo assim tentei mentalmente através do Google maps visualizar o percurso para mais fácil decisão nas alturas chave e ter ideia dos locais e terras por onde ia passar.



    No primeiro dia a ligação foi feita pela estrada nacional, com uma tirada Aveiro-Viseu que durou cerca de 1:45 h e somou qualquer coisa como 105 kms. Nesse mesmo dia encontrei-me com um amigo da zona onde ainda nesse mesmo dia fomos rolar pela zona da Nacional 2, carregando mais uns kms. Depósito novamente cheio e fizemo-nos à estrada. Fisicamente é um bocado duro mas também já ia preparado para isso. Após pernoita em Viseu e depois de uma noite bem dormida era domingo, dia típico das voltinhas do pessoal de motas e carros e lá fomos de novo, preencher quase toda a manhã com um percurso que usou muito das zonas da Nacional 2, passando pelas termas de Alcafache, Mangualde, Nelas e outros tantos locais. A Drag Star que me acompanhou nesta zona, teve de se conter pois a Kodiak esforça-se para bater os 80 km/h reais, além de que a estas velocidades qualquer ligeira reacção pode ser fatal e como tal ainda com muito para andar e tirando um ou outro troço a toada foi calma.


    Domingo à tarde e era altura de começar a pensar no regresso. Depois do almoço e novamente por conta própria, tinha já visualizado mentalmente o percurso que deveria incluir um bom troço fora de estrada passando obrigatoriamente pelo Museu do Caramulo uma vez mais. Desta feita com outro veículo. Nessa tarde o calor apertou bem mas isso não foi impeditivo de cumprir a última etapa com sucesso. Depois de dezenas e dezenas de kms em alcatrão foi necessário baixar para quase nada a pressão dos pneus para andar em terra, caso contrário era impossível. Apesar do divertimento estar
    garantido, concentrei-me em efetuar o percurso offroad que conhecia até à zona de Águeda desde o Caramulo sem inventar muito.


    Tentei ser mais efetivo e concentrado pois o cansaço já se fazia, sentir, principalmente na lombar. No final cheguei são e salvo. A registar alguns sustos, poucos felizmente, com automóveis e uma ou outra reacção mais brusca na minha condução e também para dizer que apesar das vibrações constantes, do ruído infernal do escape, a falta de protecção aerodinâmica tudo correu a 100%. Mecanicamente a moto foi irrepreensível.


    Acabei com os pneus dianteiros que já não estavam com grande rasto e os traseiros vão pelo mesmo caminho. No final uma enorme satisfação de dever cumprido e de mais uma experiência on e offroad a somar a tantas outras desta feita no veículo muito longe do que estava habituado mas igualmente recompensador. As fotos são as possíveis até porque não estava habituado a esta logística e só o facto de ter de tirar luvas para tudo e mais alguma coisa condiciona a vontade de mexer no telemóvel. A action cam tirou umas fotos e fez uns filmes. As fotos não estão por ordem.

    #2
    Mais umas fotos por aí:








    Comentário


      #3

      Comentário


        #4
        Pessoal quem é que gosta destas aventuras ? O bom tempo está aí e a coisa começa a apetecer

        Comentário


          #5

          Comentário


            #6
            Estas máquinas andam-me a meter comichão
            https://www.cfmoto.pt/c-force450


            Comentário


              #7
              mais umas fotos perdidas


              a instrumentação de série é quase nula, como tal um GPS da velha guarda encaixa que nem uma luva


              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                Pessoal quem é que gosta destas aventuras ? O bom tempo está aí e a coisa começa a apetecer
                Quando é que fazemos mais um passeio destes?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                  Quando é que fazemos mais um passeio destes?
                  opá é marcar...com esta coisa do covid nem sei se hei-de desafiar o pessoal ou não
                  já não pego na mota faz tempo...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    Estas máquinas andam-me a meter comichão
                    https://www.cfmoto.pt/c-force450


                    Já as viste ao vivo?

                    Tenho ideia que agora também são concessionados pela Norboxe, na rua de Camões.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      opá é marcar...com esta coisa do covid nem sei se hei-de desafiar o pessoal ou não
                      já não pego na mota faz tempo...
                      Pois, não está altura para grandes ajuntamentos.
                      Passeios maiores é levar cada um a sua merenda, ou então nem levar nada para almoço, dá para manter distância social e até se aproveita melhor o tempo para rolar.
                      Na semana passada fizemos assim, nem sequer há paragem para café porque também não há

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                        Já as viste ao vivo?

                        Tenho ideia que agora também são concessionados pela Norboxe, na rua de Camões.
                        sim já vi ao vivo e já andei alguns kms offroad.
                        Não tem nada a ver com a minha que parece um trator.
                        Estas são muito mais confortáveis e bem equipadas.
                        Existem já muitos concessionários oficiais.
                        a motospazio também tem.
                        já tenho 3 propostas e são todas iguais, preço tabelado
                        se apanhares esta empresa no face vais ver muita moto desta que é vendida para pessoal agricultor
                        https://www.tractomoz.com/
                        Já andei nas ATVS as Cforce e nos syde by syde os Zforce

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                          Pois, não está altura para grandes ajuntamentos.
                          Passeios maiores é levar cada um a sua merenda, ou então nem levar nada para almoço, dá para manter distância social e até se aproveita melhor o tempo para rolar.
                          Na semana passada fizemos assim, nem sequer há paragem para café porque também não há
                          é isso
                          no meu caos o mais limitativo comprado com a tua moto é mesmo a velocidade máxima

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            sim já vi ao vivo e já andei alguns kms offroad.
                            Não tem nada a ver com a minha que parece um trator.
                            Estas são muito mais confortáveis e bem equipadas.
                            Existem já muitos concessionários oficiais.
                            a motospazio também tem.
                            já tenho 3 propostas e são todas iguais, preço tabelado
                            se apanhares esta empresa no face vais ver muita moto desta que é vendida para pessoal agricultor
                            https://www.tractomoz.com/
                            Já andei nas ATVS as Cforce e nos syde by syde os Zforce
                            Há uns tempos andei a investigar as características delas, e até me parece que as Cf moto têm mais capacidade de carga nos racks do que as Yamaha, o que me deixa mais na dúvida é a adequabilidade delas em termos de veículos agrícolas, têm motores de baixa cilindrada, gasolina e funcionam a rotações mais elevadas que um trator, mesmo dos pequenos mais rotativos. Também não é para lavrar com elas isso é certo.

                            De qualquer forma, isto é uma ideia minha não para agora, mas daqui a uns anitos quando fizer falta um 2o trator mais pequeno para alguns trabalhos. A questão é que não vejo grandes benefícios em ter um 2o trator só para lavrar umas hortas e pouco mais quando o outro até é bastante compacto, por outro lado, um trator os únicos encargos são o seguro anual e revisão, o problema é que são caros para caraças tanto novo como velho, e tem se se somar ainda as alfaias, que sem elas não serve para nada

                            Lá na aldeia ainda ninguém utiliza ATV's, mas as coisas também se vão atualizando e é natural que comecem a aparecer, só ainda não percebi quais as vantagens de ter homologação como veículo agrícola (IUC, seguro, IVA mais baixo...), e se há restrições de homologação como por exemplo velocidade limitada ou lotação só para um passageiro.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              é isso
                              no meu caos o mais limitativo comprado com a tua moto é mesmo a velocidade máxima
                              Veículos diferentes, uma das vantagens das trail é precisamente poder fazer 100kms pela autoestrada, fazer mais 100 nos "trilhos" e outros 100 por ae para voltar. Mas tem muitos outros defeitos, nada é perfeito

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                Há uns tempos andei a investigar as características delas, e até me parece que as Cf moto têm mais capacidade de carga nos racks do que as Yamaha, o que me deixa mais na dúvida é a adequabilidade delas em termos de veículos agrícolas, têm motores de baixa cilindrada, gasolina e funcionam a rotações mais elevadas que um trator, mesmo dos pequenos mais rotativos. Também não é para lavrar com elas isso é certo.

                                De qualquer forma, isto é uma ideia minha não para agora, mas daqui a uns anitos quando fizer falta um 2o trator mais pequeno para alguns trabalhos. A questão é que não vejo grandes benefícios em ter um 2o trator só para lavrar umas hortas e pouco mais quando o outro até é bastante compacto, por outro lado, um trator os únicos encargos são o seguro anual e revisão, o problema é que são caros para caraças tanto novo como velho, e tem se se somar ainda as alfaias, que sem elas não serve para nada

                                Lá na aldeia ainda ninguém utiliza ATV's, mas as coisas também se vão atualizando e é natural que comecem a aparecer, só ainda não percebi quais as vantagens de ter homologação como veículo agrícola (IUC, seguro, IVA mais baixo...), e se há restrições de homologação como por exemplo velocidade limitada ou lotação só para um passageiro.
                                Por isso te digo para veres a página dessa empresa. Na grande maiora as moto4 que vendem é para pessoal da agricultura.
                                Agora o que fazem com elas já não sei mas existem muitos acessórios. Podem não cvarregar mas podem te rum atrelado que carrega bem mais.
                                Aquilo tem uma transmissão CVT logo em baixas rotações não há grande espiga...mais gás e está feito.
                                Na 450 são 210 kg que pode levar. Depende se o condutor pesa muito.
                                Seja como for o peso rebocável é que deve ter interesse.
                                https://www.youtube.com/watch?v=7unt6laVPYo
                                https://www.youtube.com/watch?v=YLwAbKJXrIY
                                https://www.youtube.com/watch?v=p-6wgVct68U
                                Editado pela última vez por TerranoII; 25 May 2020, 14:14.

                                Comentário


                                  #17
                                  Este pessoal também tem uma boa oferta
                                  https://creativemoto.pt/loja/motas/n...orce-520s-4x4/
                                  Estas "camo"

                                  Comentário


                                    #18
                                    On road em moto 4....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                      Por isso te digo para veres a página dessa empresa. Na grande maoria as moto4 que vendem é para pessoal da agricultura.
                                      Agora o que fazem com elas já não sei mas existem muitos acessórios. Podem não cvarregar mas podem te rum atrelado que carrega bem mais.
                                      Aquilo tem uma transmissão CVT logo em baixas rotações não há grande espiga...mais gás e está feito.
                                      Na 450 são 210 kg que pode levar. Depende se o condutor pesa muito.
                                      Seja como for o peso rebocável é que deve ter interesse.
                                      https://www.youtube.com/watch?v=7unt6laVPYo
                                      https://www.youtube.com/watch?v=YLwAbKJXrIY
                                      https://www.youtube.com/watch?v=p-6wgVct68U
                                      Muito bom os vídeos, dá para ter alguma ideia da capacidade.
                                      O 2o a lavrar com braços hidráulicos, se resultar é óptimo para chegar mais ao tronco das árvores.

                                      Tenho de investigar bem.

                                      A creativemoto pelo menos noutras motas anunciam bons preços.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                        Muito bom os vídeos, dá para ter alguma ideia da capacidade.
                                        O 2o a lavrar com braços hidráulicos, se resultar é óptimo para chegar mais ao tronco das árvores.

                                        Tenho de investigar bem.

                                        A creativemoto pelo menos noutras motas anunciam bons preços.
                                        Nas cf é como te digo.
                                        Já tenho 3 propostas e é tudo igual.
                                        Motospazio, Rodicentro e outra já não me lembro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tenho tantas saudades dos kms de moto4 , mas tantas tantas...











                                          Comentário


                                            #22
                                            olha uma Kodiak igual à minha ...quase parecia mas é uma Gryzzly

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sim, é uma Kodiak 400

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                Sim, é uma Kodiak 400
                                                a pessoa ainda a tem ? estou a pensar vender a minha mas nem sei que valores andam no mercado para isso

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  a pessoa ainda a tem ? estou a pensar vender a minha mas nem sei que valores andam no mercado para isso
                                                  Sim, ainda a tem, se a memória não me falha acho que é de inícios de 2005

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                    Sim, ainda a tem, se a memória não me falha acho que é de inícios de 2005
                                                    a minha é de 2003

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A tua, de 2003, deve andar pelos 4***€, julgo eu, não sei...

                                                      Há dias vi uma Kodiak 450 de 2006 que parecia em muito bom estado, e já com suspensão traseira independente, por 5000€

                                                      Quanto deste pela tua?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                        A tua, de 2003, deve andar pelos 4***€, julgo eu, não sei...

                                                        Há dias vi uma Kodiak 450 de 2006 que parecia em muito bom estado, e já com suspensão traseira independente, por 5000€

                                                        Quanto deste pela tua?
                                                        Não chegou aos 3k€, mas foi mesmo sorte pois a pessoa estava à rasca e fiz uma oferta bem abaixo do valor e aceitou.
                                                        Acho que um valor razoável seriam os 3500 €

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sim, talvez ande por aí.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            nova CF 600 está muito porreira





                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X