Eu também vou!![]()
Depois de ter ouvido falar no Locusmap no último post do tópico do ML, fui pesquisar sobre a aplicação, e parece ser interessante.
Queria saber se pode ser muito útil numa utilização 4x4 se o focus da aplicação é mais para caminhada. Ou se é preciso alguma configuração para melhorar essa vertente.
Farto de usar o smartphone como GPS para seguir percursos, e com um fim de semana em que ia precisar de navegação em condições decidi finalmente evoluir o setup. Tinha pensado inicialmente num rádio Android com ecrã de 8 polegadas, mas o elevado preço, a falta de suporte do Android neste tipo de equipamentos, e o facto de ficar sempre preso no jipe fizeram-me abandonar essa solução. Aproveitando uma promoção, optei então por comprar um tablet Samsung de 8,7" (Galaxy Tab A7 Lite) a 129€ onde posso usar o Locus Map e o Wikiloc. Como precisava do setup pronto para o fim de semana e só tinha um dia disponivel fiz um suporte à pressa aproveitando um dos suportes (imitação chinesa de RAM Mount).
Após 3 dias de uso, estou mais que satisfeito com o setup, tenho agora que arranjar uma solução mais robusta e mais práctica.
A tropa manda desenrascar...
Mas acho que não tinha coragem para aparafusar no tablier do meu.
Eu uso um iPad Mini com Wikiloc mas ainda não encontrei uma solução para o colocar no GR (no Discovery tinha o tablier furado de "origem" não me importei de aparafusar nele o suporte RAM)
Só custa o primeiro...Estudei bem onde queria as coisas, não me custa furar é necessário é que fique depois no sitio dos furos.
Tem uns suportes tipo pescoço que são fixos no banco, mas o preço... Outra alternativa é com ventosa ao vidro, mas não gosto de ter coisas na linha de vista.
https://www.rammount.com/part/RAM-B-316-1-UN8B
Lokinhas, o que ficaste a ganhar utilizando o tablet da Samsung?
Vejo que ocupa uma posição considerável no espaço do habitaculo, sem traduzir-se em um aumento de informação no ecrã (a resolução é baixa).
Uma dica a quem procura soluções de navegação para uso a médio prazo, procurem equipamentos com suporte além de A-GPS (por exemplo Galileu e Glonass).
Área de ecrã, tanto para leitura como seleccionar coisas. Este em concreto tem dois "defeitos", baixa resolução e pouca memória, que não me incomodam, é mesmo só para mapas. Suporta GPS, Glonass, Beidou, Galileo. Sendo também possível correr duas aplicações lado a lado (de momento não necessito).
Não é uma questão de mais informação no ecrã, passei de um ecrã de 5,2" para 8,7", que me permite ver com detalhe o ponto onde estou, e o percurso para a frente, bem como num cruzamento decidir qual a estrada a tomar sem ter que fazer zoom-in zoom-out. Com o smartphone tinha que parar fazer zoom e então decidir, agora já não. Mais área também permite que carregue em andamento com muito mais facilidade nas opções das aplicações.
Em relação à posição, foi temporária e ainda não decidir onde o montar depois definitivamente.
Última edição por lokinhas : 03-03-22 às 15:03:32
Não estou a ver acontecer isso que dizes sem aumentares a resolução, é tecnicamente impossível ver mais a frente ou mais terreno, no mesmo racio de escala se a resolução do mesmo não aumenta face ao telemóvel.
Basicamente tens mais espaçamento entre pixeis.
O da direita.
Como são opiniões vou dizer porque.
Vejo mais informação, ocupa menos espaço no campo de visão e faz menos estragos aos ocupantes em caso de acidente. Sais do carro e utilizas o mesmo equipamento para trekking.
Preferível um smartphone ou tablet até 7” (como é o overlander)
Mas isso sou eu!
Nada contra. Só queria ajudar.
Eu próprio fiz esse caminho. Usei um iPad, um Samsung galaxy tab (tb tive suportes desses), e agora só utilizo um smartphone.
E ajudas, fizeste o caminho e encontraste a solução que se enquadra melhor na tua utilização.
Para já esta deixa-me satisfeito, não quer dizer que mais tarde não mude. Tenho que resolver a questão do posicionamento que para além de obstruir pouco a visão (a posição de condução do Maverick é alta e eu tenho 1,80m) está a tapar a saída da ventilação. Antes de comprar andei com o tablet de 10,1" dos miúdos a ver onde o montava e se tapava a visão, para despachar teve que ir assim.
Tenho a mesma opinião que tu...
Para navegar, utilizo sempre algo grande. Acho mais fácil e confortável.
No meu caso não perdi grande visibilidade para o exterior, mas tive que prescindir do inclinómetro e altímetro.
Tenho de tirar uma foto, mas vocês já devem ter visto nas minhas fotos.
Uso um suporte da RAM, e sinceramente foi a melhor coisa que fiz, foi caro e demorou a chegar, mas esta no carro desde que o comprei e ainda não descolou uma única vez.
Bem mas eu, também não tinha coragem de furar o tablier