Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPS navegação e orientação Offroad

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPS navegação e orientação Offroad

    Hoje em dia existem muitas APPS para smartphone/tablets par aa malta se orientar.
    Partilhem o que usem e o vosso feedback.
    Eu ainda me mantenho agarrado ao passado

    #2
    Eu uso o OruxMaps, uma app grátis e desenvolvimento comunitário.

    https://www.oruxmaps.com/cs/en/

    Não é a mais user friendly para começar, mas por outro lado depois de se entender o básico, as opções são ilimitadas e muito úteis.

    Na maioria dos telemóveis/tablets a instalação das cartas é automática, quando não funciona o automático, não é difícil mas é menos prático.

    Sendo uma app grátis e Open source, tem as suas falhas, mas para já tem sido fantástico. Uso no meu Mi A1 e tenho erros de 3/4m na localização, e nunca me falhou mesmo quando estou debaixo de encostas manhosas ou já ao anoitecer.

    Nunca usei a noite por isso não posso avaliar essa parte (mas também é mais do gps que da APP).

    A nível de fontes de mapas uso o OpenAndroMaps e o Freizeitekarte.

    Como backup vai o Garmin etrex10 a gravar o track.

    Nissan Terrano II TDi
    Editado pela última vez por brunopf; 13 March 2019, 10:11.

    Comentário


      #3
      O meu setup é apenas e só um Garmin Montana 600

      Tem demonstrado uma fiabilidade excepcional em quaisquer condições:



      Cheguei a usar um PDA com CompeGPS, mas nunca me dei muito bem com aquilo. Em Marrocos, com o calor, PDAs e companhia têm tendência a fritar se não estiverem bem abrigados
      Editado pela última vez por Real; 13 March 2019, 10:15.

      Comentário


        #4
        De há uns tempos valentes (bota valentes) para cá deixei de utilizar um GPS nativo e comecei a utilizar o telemóvel.
        Como só comecei no off-road recentemente, toda a navegação realizada foi com recurso a APPS.

        Utilizo a aplicação Wikiloc, agregada a uma conta premium, e considero a plataforma muito boa.
        Basicamente é assente numa base de dados contributiva pelos utilizadores, que vão delineando e publicando novas rotas para diferentes actividades ao ar livre (não é exclusivo para off-road).
        Existe um esquema de feedback que permite ganhar confiança nos utilizadores e nas trilhas publicadas.
        Actualmente tenho 17 trilhas partilhadas, sendo que existem outras tantas que tenho em privado (ou porque ainda não as fiz, ou porque ainda não compilei todos os dados para partilha).
        https://www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=3285368

        A versão premium, permite a navegação das trilhas de terceiros (a versão gratuita só permite gravar e seguir as próprias trilhas), sincronização com dispositivos Garmin, e um melhor planeamento de rota com recurso às funcionalidades de pesquisa.

        Pontos positivos:
        - Boa base de dados e com esquema de feedback.
        - Consome pouca bateria comparativamente a outras aplicações de navegação.
        - Permite desenhar, marcar, adicionar fotos aos nossos passeios.
        - Download de mapas offline, contendo até marcação de trilhos pedestres.
        - Criação de Waypoints durante a navegação.

        Pontos negativos:

        - Por motivos de licenciamento os mapas de satélite transitaram da google para apple. A meu ver, piorou e perdeu o StreetView.
        - Custa cerca de 9€ anuais.

        Outras aplicações:
        Utilizo também para edição de GPX (das trilhas) o software para windows chamado 'GPS Track Editor'. Depois de editadas localmente é possível realizar upload para o Wikiloc.
        O Orux não utilizo porque estou actuamente na plataforma iOS.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
          O Orux não utilizo porque estou actuamente na plataforma iOS.
          Dizem-me que o TwoNav para iOS também corre muito bem, e que a biblioteca de cartografia é boa. Tenho um amigo que organiza expedições a Marrocos e outros que tais para o Motor Club e ele jura pelo TwoNav no iPad.

          Comentário


            #6
            Boa dica! Não conhecia.
            Vou fazer download do trial para testar

            Pena o preço

            Comentário


              #7
              Tablet com 4G + google maps

              Comentário


                #8
                Aproveito este tópico para questionar se alguém daqui utiliza alguma aplicação gratuita que permita a edição / agrupamento de diversas rotas (na maioria são ficheiros GPX) e que seja possivel adicionar/utilizar Waypoints.
                O 'Land' é excessivamente caro para o meu tipo de utilização, e o 'GPS Track Editor' discarta os Waypoints.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                  Aproveito este tópico para questionar se alguém daqui utiliza alguma aplicação gratuita que permita a edição / agrupamento de diversas rotas (na maioria são ficheiros GPX) e que seja possivel adicionar/utilizar Waypoints.
                  O 'Land' é excessivamente caro para o meu tipo de utilização, e o 'GPS Track Editor' discarta os Waypoints.
                  Boas, eu uso o BaseCamp da Garmin para Mac, e também existe para PC. Grátis e permit criar rotas, waypoints, tudo isso, e ainda criar e gerir a biblioteca de tracks e afins.

                  https://www.garmin.com/pt-PT/shop/downloads/basecamp
                  Editado pela última vez por brunopf; 19 March 2019, 11:17.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                    Boas, eu uso o BaseCamp da Garmin para Mac, e também existe para PC. Grátis e permit criar rotas, waypoints, tudo isso, e ainda criar e geria a biblioteca de tracks e afins.

                    https://www.garmin.com/pt-PT/shop/downloads/basecamp
                    Eu uso o Mapsource de há 20 anos
                    Agora existe o Basemap que é quase basicamente a mesma coisa, mas como já estou habituado ao outro ainda não fiz o upgrade.
                    Acontece que

                    Comentário


                      #11
                      Obrigado pelas vossas respostas!
                      No entanto parece que para ter uma biblioteca de mapas decente, teria que ter um Garmin (coisa que não acontece).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                        Obrigado pelas vossas respostas!
                        No entanto parece que para ter uma biblioteca de mapas decente, teria que ter um Garmin (coisa que não acontece).
                        Podes instalar os mapas da topolusotania . São grátis, e é o que uso.

                        Nissan Terrano II TDi

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                          Obrigado pelas vossas respostas!
                          No entanto parece que para ter uma biblioteca de mapas decente, teria que ter um Garmin (coisa que não acontece).
                          com 50 euros compras um Garmin usado
                          https://www.olx.pt/anuncio/garmin-qu...tml#9abdf24c7c
                          tenho 1 igual a este já à uns bons anos


                          ando atrás de um GPS Deluxe V
                          foi o meu primeiro GPS e estupidamente vendi-o para comprar o Quest.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                            com 50 euros compras um Garmin usado
                            https://www.olx.pt/anuncio/garmin-qu...tml#9abdf24c7c
                            tenho 1 igual a este já à uns bons anos


                            ando atrás de um GPS Deluxe V
                            foi o meu primeiro GPS e estupidamente vendi-o para comprar o Quest.
                            Com a parca memoria do GPS V nao fazes grande coisa hoje em dia ... Mas eram umas maquinas.

                            A maioria deve estar encostado dentro de uma caixa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                              Com a parca memoria do GPS V nao fazes grande coisa hoje em dia ... Mas eram umas maquinas.

                              A maioria deve estar encostado dentro de uma caixa.
                              Só para colocar trajectos para caminhada e Geocaching.
                              Como o ecrã podia rodar e ser usado ao alto era bom para isso.

                              Comentário


                                #16
                                Eu habituei-me a correr tudo no smartphone que agora é difícil voltar atrás, pelo menos no tipo de utilização que lhe dou (navegação TT e Trekking em Portugal).
                                É óbvio que por exemplo viagens a Marrocos e afins o telemóvel não seja uma opção fiável por diversas razões, mas não estou a pensar nisso

                                Entretanto, reparei que o Google Earth Pro faz o que pretendo , e ainda permite integrar com Wikiloc (a partilha é bi-direccional).
                                É que tenho por hábito a preparação dos meus passeios com base em trilhos já criados no Wikiloc, ou na criação e adaptação dos meus com base nas imagens satélite.Depois é só ir para o terreno certifica-los.

                                Assim já me safa:




                                Obrigado pela partilha de ideias.
                                Ficheiros anexados
                                Editado pela última vez por rjpmendes; 19 March 2019, 16:25.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu já ha uns anos que uso o gpsvisualizer.com/draw

                                  Desenho os trilhos sobre o mapa. A vantagem é que tem varios mapas com diferente detalhe. Ótimos para planear e depois ir reconhecer.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não conhecia! Muito boa dica!
                                    Fico assim com mais uma outra alternativa ao Wikiloc (que transitou os mapas da google para apple) e Earth Pro, e fico com uma solução que contém Google Satellite, arcGIS Aerial.

                                    Entretanto deixo aqui outro link que em caso de dúvidas num trilho também é porreiro para analisar as diferentes bases de imagem. pois contém Google Satellite, Apple, ArcGIS/ESri, Yandex, MapBox e ainda o OSM.
                                    https://satellites.pro/Portugal_map

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem é que estaria à vontade para um Raid TT com Navegação e registo de waypoints com utilização de cartas militares ?
                                      ando aqui com umas ideias...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Quem é que estaria à vontade para um Raid TT com Navegação e registo de waypoints com utilização de cartas militares ?
                                        ando aqui com umas ideias...
                                        Deve ser porreiro!
                                        PS: Não faço a mínima ideia de como se processa, mas se inclui cartas militares, então é fixe de certeza.
                                        PS(2): Não posso aderir a isso porque ainda não tenho máquina (prestes a ficar resolvido) e muito menos experiência para entrar nessas ondas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                          Quem é que estaria à vontade para um Raid TT com Navegação e registo de waypoints com utilização de cartas militares ?
                                          ando aqui com umas ideias...
                                          É tudo uma questão de datas e locais

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            Quem é que estaria à vontade para um Raid TT com Navegação e registo de waypoints com utilização de cartas militares ?
                                            ando aqui com umas ideias...
                                            Por acaso é uma coisa que não tenho bases, mas que deve ser interessante de aprender.
                                            Já agora, e em referência.... https://www.igeoe.pt/index.php?id=107&cat=4&prod=51

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                              Por acaso é uma coisa que não tenho bases, mas que deve ser interessante de aprender.
                                              Já agora, e em referência.... https://www.igeoe.pt/index.php?id=107&cat=4&prod=51
                                              A ideia inicial será conseguir chegar a determinados pontos com a ajuda do GPS e uma carta militar.
                                              Serão necessárias apenas noções básicas.
                                              Um GPS dá-te aposição mas não te diz como lá chegares.
                                              Imagina ligares 2 locais como Alcântara e Ribeira de Coina e não existindo nenhuma ponte.
                                              Pelo GPS ele dá-te uma linha reta entre os 2 pontos até são poucos kms...contudo o GPS não tem em conta a geografia do terreno daí ser necessário as cartas militares.
                                              Como tal o mais importante é dominar estas questões e depois perceber o tipo de datum utilizado nas coordenadas gps assim como a apresentação das mesmas.
                                              são coisas básicas e se não dominarem isto nem um ponto conseguem encontrar, daí dizer que o pessoal tem de estar à vontade com alguns conceitos sem necessidade de ser um expert em navegação.
                                              Independente do sistema que usa é necessário usar com confiança e ter certeza do que está a fazer.
                                              Como tal no terreno é que se vê e por norma criam-se equipas de 2 ou 3 carros para se ajudarem entre si promovendo também uma vez mais o convívio entre as pessoas.
                                              Depois podem existir pontos mais fáceis de encontrar mas mais difíceis de chegar
                                              Como tal é pegar numa lista, ir aos pontos tirar uma foto e depois arranja-se um prémio para o vencedor

                                              Comentário


                                                #24
                                                é desta que o 276c passa à história ?
                                                700 paus
                                                https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/p/68...q2els#overview


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  é desta que o 276c passa à história ?
                                                  700 paus
                                                  https://buy.garmin.com/pt-PT/ES/p/68...q2els#overview


                                                  Isso vale bem a pena nos USA, Canadá, Austrália, por estes lados chega bem o que tens, ou mesmo um telemóvel/tablet com uma antena externa em case de muita necessidade [emoji846]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    quem é que alinhava num desafio de orientação ?
                                                    Nada de filinhas pirilau, cada um por si com neutralizações em 3 pontos, início , almoço e fim... uhm!?)="#)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                      quem é que alinhava num desafio de orientação ?
                                                      Nada de filinhas pirilau, cada um por si com neutralizações em 3 pontos, início , almoço e fim... uhm!?)="#)
                                                      Eu alinho, mas tem de ser depois de Julho, até lá entre trabalho e férias de família é impossível

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                        Eu alinho, mas tem de ser depois de Julho, até lá entre trabalho e férias de família é impossível
                                                        Já estou a pensar na próxima época...
                                                        Nos próximos tempos é uma churrascada

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                          quem é que alinhava num desafio de orientação ?
                                                          Nada de filinhas pirilau, cada um por si com neutralizações em 3 pontos, início , almoço e fim... uhm!?)="#)
                                                          I'm in! Aliás, acho que já tínhamos falado sobre isto

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                            I'm in! Aliás, acho que já tínhamos falado sobre isto
                                                            No churrasco ou na desorientação ?

                                                            ....
                                                            ou nas duas ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X