Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Jipe Classe 1 na auto-estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Jipe Classe 1 na auto-estrada

    Olá a todos.

    Estou a pensar comprar um jipe para fazer uns passeios ao fim de semana, mas também para fazer alguns kms na auto-estrada durante a semana para ir e vir do trabalho. Obrigatoriamente teria de ser classe 1 para poder ter só 1 carro para servir as duas funções.
    O orçamento máximo é entre 5000 e 6000. Gostava que me dessem as vossas opiniões neste tópico.

    O que estive a ver até agora foi algo dentro destes conformes:

    1 - Tenho andado à procura de Pajeros 2.5 GLS sem entrada de ar no capô, porque me disseram que seria o que tem melhor comportamento off-road e em estrada e que paga classe 1 na auto-estrada. Consultei a via verde e não encontrei nenhum modelo classe 1 Mitsubishi Pajero. Já vi sites a dizer que era, outras conversas a dizer que deixou de ser... e fiquei na mesma. Alguem me ilumina neste assunto?
    2 - Tenho olhado também para alguns Jeep Cherokee e não tenho visto muito boas críticas para off-road. De sublinhar que não é para fazer grandes loucuras com o carro, só estar à vontade para andar em caminhos mais acidentados. Esse é classe 1, qual é a vossa opinião para um mix de off-road e estrada?

    Dentro destes modelos, ou outros, mas dentro desta estética e ano de fabrico (90's/2000's), o que aconselham?

    Não estou interessado em modelos do género do Vitara/Pinin/Samurai que se comportam mal em estrada (por experiencia própria). Nada contra esses carros, que até acho portarem-se muito bem em off-road, só não respondem aos dois lados do que estou à procura.

    Muito obrigado desde já

    #2
    Acompanhando com interesse. Mas não vai ser fácil.
    Vamos lá ver se alguém tem boas ideias. Eu vou dar um palpite fora da caixa: Kia Sportage ou Suzuki Grand Vitara (penso que são ambos classe 1).

    Edit: mais SUV: Honda CR-V
    Editado pela última vez por brunopf; 28 July 2020, 19:22.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
      Acompanhando com interesse. Mas não vai ser fácil.
      Vamos lá ver se alguém tem boas ideias. Eu vou dar um palpite fora da caixa: Kia Sportage ou Suzuki Grand Vitara (penso que são ambos classe 1).
      O meu (GVitara é classe 1)

      No entanto é se for para uso intensivo em AE é preciso escolher muito bem porque a maior parte deles (jipes no geral) não gostam de andar muitos kms seguidos em velocidade e rotações elevadas.

      De resto o meu GVitara acho-o confortável é desenrascado quer em Off quer em On road

      Comentário


        #4
        O Grand Vitara é uma hipotese que não tinha considerado... Obrigado pela sugestão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por GWLeal Ver Post
          O Grand Vitara é uma hipotese que não tinha considerado... Obrigado pela sugestão
          O Sportage é o primo mais barato do GV. Mas se é para carro de dia-a-dia o GV parece-me mais agradável. Em termos de offroad são ambos semelhantes. O @MikePug82 é minha testemunha, ele tem um GV e um dos nossos comparsas de passeios tem um Sportage (que lhe custou cerca de 1800 paus incluindo compra + €€€ para por em condições). São semelhantes. O Sportage é mais feio

          Comentário


            #6
            Existem alguns Range Rover P38 que foram aferidos para classe 1.

            Serão provavelmente o melhor compromisso para fora-de-estrada e auto-estrada, a fiabilidde é que pode assustar. Ainda assim, com a assistência certa, não são o terror que lhes pintam. Claro que não deixam de ser carros com 20 anos ou mais, e normalmente carregados de quilómetros.

            Comentário


              #7
              Classe 1 pode ser complicado.

              Tens Kia Sportage, Suzuki G.Vitara, Hyundai Galloper, Hyundai Santa Fé, Hyundai Tucson Opel Frontera 2.2 Dti, Nissan Terrano 2.7 td....

              Agora é ver quais os que encaixam nos valores. E sempre viaturas ali dos anos 2000. Duvido que o plafond dê para mais...

              Comentário


                #8
                Já tive um XJ e não tem melhor comportamento que um grand vitara em estrada, ou tinhas demasiadas expectativas no grand vitara ou então andaste num todo mamado.
                O eixo rígido a frente do XJ faz com que tenhas de estar sempre a fazer correções no volante e ter uma direção mais vaga.
                Em Portugal classe um é o pajero 2.5 sem entrada de ar no capô, jeep XJ e KJ, suzukis, range rover p38, vw toaureg/cayenne com suspensão a ar e o frontera 2.3 td.

                Com o teu orçamento e a ter em conta que era para daily comprava o jeep ou suzuki grand vitara e fazia uma boa revisão.
                Acho o pajero muito gastador para daily.

                Comentário


                  #9
                  Ps. Comecei a escrever e ainda ninguém tinha respondido, fui fazer um telefonema, posto e já dizeram tudo.
                  Não me lembrei do Kia [emoji23]

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                    Acompanhando com interesse. Mas não vai ser fácil.
                    Vamos lá ver se alguém tem boas ideias. Eu vou dar um palpite fora da caixa: Kia Sportage ou Suzuki Grand Vitara (penso que são ambos classe 1).

                    Edit: mais SUV: Honda CR-V
                    Outro bom suv sem redutoras é o freelander, mas tem de vir bem estimado

                    Comentário


                      #11
                      Grand Vitara de 2001 em diante. Motor PSA HDi.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                        Grand Vitara de 2001 em diante. Motor PSA HDi.
                        De 2001 para trás, 2.0TD precisas de saber bem o historial deles e não é o motor indicado para andar em AE por risco de queimares a cabeça.

                        Comentário


                          #13
                          Jipe Classe 1 na auto-estrada

                          Quantos quilómetros de AE estamos a falar em fazer no dia a dia?

                          A malta e bem responde ao solicitado mas um veículo deste tipo requer uma manutenção em espaços mais curtos e com mais custos, pelo que julgo importante esclarecer isto com o autor do tópico.

                          Os Jeep são bastante bons em offroad, não sei onde veio essa ideia de serem ruins. Apenas sao conhecidos pela sua fraca fiabilidade de motor mas isso é porque aqui andavam bem e a malta apertava com eles.

                          Os pajeros são porreiros no geral, mas se vais fazer muita AE, a 100kmh já vais às 3000rpm.
                          Em relação à via verde, está no site a informação que precisas, unidades sem entrada de ar para intercooler é classe 1.

                          Os P38 são porreiros, mas no geral saíram um grande limão. Há que saber encontrar uma unidade devidamente mantida. Do que sei só alguns são classe1, é preciso aferir com a via verde se ainda tiver a suspensão pneumática.
                          Editado pela última vez por rjpmendes; 28 July 2020, 21:48.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                            Classe 1 pode ser complicado.

                            Tens Kia Sportage, Suzuki G.Vitara, Hyundai Galloper, Hyundai Santa Fé, Hyundai Tucson Opel Frontera 2.2 Dti, Nissan Terrano 2.7 td....

                            Agora é ver quais os que encaixam nos valores. E sempre viaturas ali dos anos 2000. Duvido que o plafond dê para mais...
                            Tens aí alguns veículos que são classe 2.
                            Mas sim, os valores estão altos neste momento e condiciona alguma procura.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                              Quantos quilómetros de AE estamos a falar em fazer no dia a dia?

                              A malta e bem responde ao solicitado mas um veículo deste tipo requer uma manutenção em espaços mais curtos e com mais custos, pelo que julgo importante esclarecer isto com o autor do tópico.

                              Os Jeep são bastante bons em offroad, não sei onde veio essa ideia de serem ruins. Apenas sao conhecidos pela sua fraca fiabilidade de motor mas isso é porque aqui andavam bem e a malta apertava com eles.

                              Os pajeros são porreiros no geral, mas se vais fazer muita AE, a 100kmh já vais às 3000rpm.
                              Em relação à via verde, está no site a informação que precisas, unidades sem entrada de ar para intercooler é classe 1.

                              Os P38 são porreiros, mas no geral saíram um grande limão. Há que saber encontrar uma unidade devidamente mantida. Do que sei só alguns são classe1, é preciso aferir com a via verde se ainda tiver a suspensão pneumática.
                              Obrigado a todos pelas respostas. Já comeco a ter uma melhor ideia do que há por aí.
                              Falamos de fazer 40km 2x ao dia em AE 3x semana. Nada de grandes distancias, apenas ocasionalmente.
                              Desde que o bicho me dê para andar confortavel aos 120km/h já está bom para o que eu preciso.
                              Falaram-me muito bem do grand cherokee com motor de 2.7 e 3.1. Mas esses ja sao classe 2.
                              Será que o (só) cherokee 2.5 se porta bem em ambos os aspetos?
                              E a nivel de consumos quanto bebe?
                              Estava com o pajero na mira também queria certificar me que o sem entrada de ar era mesmo classe 1.
                              O p38 parece me um bocado mais arriscado pelo que dizem
                              e nao estou com vontade de jogar na lotaria 😁

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GWLeal Ver Post
                                Obrigado a todos pelas respostas. Já comeco a ter uma melhor ideia do que há por aí.
                                Falamos de fazer 40km 2x ao dia em AE 3x semana. Nada de grandes distancias, apenas ocasionalmente.
                                Desde que o bicho me dê para andar confortavel aos 120km/h já está bom para o que eu preciso.
                                Falaram-me muito bem do grand cherokee com motor de 2.7 e 3.1. Mas esses ja sao classe 2.
                                Será que o (só) cherokee 2.5 se porta bem em ambos os aspetos?
                                E a nivel de consumos quanto bebe?
                                Estava com o pajero na mira também queria certificar me que o sem entrada de ar era mesmo classe 1.
                                O p38 parece me um bocado mais arriscado pelo que dizem
                                e nao estou com vontade de jogar na lotaria [emoji16]
                                Atenção, qualquer jipe que escolhas vai ser jogar na lotaria.
                                Normalmente são velhos, não vais saber quanto off road fizeram e muito menos a manutenção que tiveram, pelo que põe sempre no prato o facto de e sendo otimista diria que a probabilidade de te sair um melão será de 50/50.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GWLeal Ver Post
                                  Obrigado a todos pelas respostas. Já comeco a ter uma melhor ideia do que há por aí.
                                  Falamos de fazer 40km 2x ao dia em AE 3x semana. Nada de grandes distancias, apenas ocasionalmente.
                                  Desde que o bicho me dê para andar confortavel aos 120km/h já está bom para o que eu preciso.
                                  Falaram-me muito bem do grand cherokee com motor de 2.7 e 3.1. Mas esses ja sao classe 2.
                                  Será que o (só) cherokee 2.5 se porta bem em ambos os aspetos?
                                  E a nivel de consumos quanto bebe?
                                  Estava com o pajero na mira também queria certificar me que o sem entrada de ar era mesmo classe 1.
                                  O p38 parece me um bocado mais arriscado pelo que dizem
                                  e nao estou com vontade de jogar na lotaria [emoji16]
                                  Quem falou-te bem do grand cherokee não é grande amigo.[emoji28]
                                  É difícil de encontrar sem problemas de motor ou caixa, exceptuando o de motor 2.7 CRD mas isso já saí do teu orçamento.
                                  Então o 3.1 ainda tens um IUC lindo para pagar.
                                  Por alguma razão andam quase dados para o tipo de carro que é.

                                  O pajero podes confirmar no site da viaverde, está lá, mas não vais confortavelmente a 120kmh, no meu ando normalmente a 100kmh e a média é de 10L.

                                  O cherokee XJ anda na moda novamente e portanto caro. Gasta 8/9L mas apesar de andar porreiro não convém puxar demasiado.
                                  Também é difícil encontrar um sem problemas nas cabeças e nas relas. É veres com um mecânico caso não tenhas conhecimento.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para mim o motor 2.5 td é melhor que o 3.1td VM. O 2.7 é motor Mercedes.
                                    Atenção que o jeep grand cherokee é classe 2.
                                    Primeira coisa a fazer na compra de um cherokee é fazer uma limpeza ao circuito de refrigeração e ver estado do radiador.
                                    Recomendo um bom teste drive para ver se o carro aquece ou não.
                                    Os jipes a 120 km/h vão para consumos cima dos 10L/100.
                                    Velocidade ideal é andar nos 90/110.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                      Quem falou-te bem do grand cherokee não é grande amigo.[emoji28]
                                      É difícil de encontrar sem problemas de motor ou caixa, exceptuando o de motor 2.7 CRD mas isso já saí do teu orçamento.
                                      Então o 3.1 ainda tens um IUC lindo para pagar.
                                      Por alguma razão andam quase dados para o tipo de carro que é.

                                      O pajero podes confirmar no site da viaverde, está lá, mas não vais confortavelmente a 120kmh, no meu ando normalmente a 100kmh e a média é de 10L.

                                      O cherokee XJ anda na moda novamente e portanto caro. Gasta 8/9L mas apesar de andar porreiro não convém puxar demasiado.
                                      Também é difícil encontrar um sem problemas nas cabeças e nas relas. É veres com um mecânico caso não tenhas conhecimento.
                                      O meu irmão tem um wj 3.1. Já gastou um bom dinheiro e muitas coisas é ele que faz.
                                      Agora tem o carro impecável, mas ele próprio diz que se fosse eu a ter o azar que ele teve, tinha gasto uma bela fortuna no carro.
                                      O WJ é um carro bonito e que para mim tem umas linhas que nunca vão deixar de ser bonitas.
                                      O problema é que sofreram muito nas mãos dos primeiros donos a andar a velocidades para quais não foram feitos e com maus serviços prestados pelos concessionários.

                                      Os XJ estão a tornar-se carro de culto, aparecem em muitos filmes, aliado a ser dos poucos 4x4 competentes com classe 1 faz com que comecem a custar outros valores.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O WJ é muito porreiro, então se tiver Quadra Drive melhor ainda.
                                        Tem boa pinta, espaço e envelhece bem.
                                        Realmente é uma pena os problemas que muitos apresentam.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rjpmendes Ver Post
                                          O WJ é muito porreiro, então se tiver Quadra Drive melhor ainda.
                                          Tem boa pinta, espaço e envelhece bem.
                                          Realmente é uma pena os problemas que muitos apresentam.
                                          Gosto do WJ, mas o XJ tem mesmo aquela pinta de Jipe!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já agora, apesar de não ser muito vulgar por cá, o Jeep KJ também julgo ser classe 1 e é porreiro para fazer estrada e uns caminhos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado por ainda mais informação valiosa. O orçamento tb já está feito a contar com possíveis reparações. É como disseram, são carros velhos, mas são carros fixes e não me importo de arriscar. Vou levar um mecânico que costuma fazer manutenção de jipes comigo para ver o que é visivel e logo a seguir fazer uma revisão tendo em conta tb os problemas mais comuns que foram falando de cada carro e esperar ter sorte.
                                              Acho que neste momento estou entre Pajero/Cherokee XJ.
                                              Carros mais SUV sem redutoras ficam de fora e o Grand Vitara/Sportage não acho tão sedutor. Agora vou ver o que há a vender :-)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ah!! E reduzir a expectativa de velocidade confortável para 100km ��

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GWLeal Ver Post
                                                  Obrigado por ainda mais informação valiosa. O orçamento tb já está feito a contar com possíveis reparações. É como disseram, são carros velhos, mas são carros fixes e não me importo de arriscar. Vou levar um mecânico que costuma fazer manutenção de jipes comigo para ver o que é visivel e logo a seguir fazer uma revisão tendo em conta tb os problemas mais comuns que foram falando de cada carro e esperar ter sorte.
                                                  Acho que neste momento estou entre Pajero/Cherokee XJ.
                                                  Carros mais SUV sem redutoras ficam de fora e o Grand Vitara/Sportage não acho tão sedutor. Agora vou ver o que há a vender :-)
                                                  Se queres um jipe com real aspeto de jipe então o Grand Virara e principalmente o Sportage não são realmente os mais indicados.

                                                  Originalmente Colocado por GWLeal Ver Post
                                                  Ah!! E reduzir a expectativa de velocidade confortável para 100km ��
                                                  Isso é essêncial

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por brunopf Ver Post
                                                    Acompanhando com interesse. Mas não vai ser fácil.
                                                    Vamos lá ver se alguém tem boas ideias. Eu vou dar um palpite fora da caixa: Kia Sportage ou Suzuki Grand Vitara (penso que são ambos classe 1).

                                                    Edit: mais SUV: Honda CR-V
                                                    Cr-v para esse orçamento presumo que só seja a gasolina, principalmente o RD1, porque o Ictdi ainda deve estar acima do orçamento e nem sei se são classe 1 ou 2.

                                                    Quanto ao RD1, 2.0 a gasolina, mas arranjam-se bastantes já convertidos para GPL. Capacidade para andar fora de estrada é que vai depender muito do que se quer fazer...

                                                    Outras hipóteses aos já citados, Toyota RAV4? Não deve ser fácil encontrar o que se pretende com essas premissas, é ver se a limitação da classe portageira não leva o dinheiro por outro lado...quase sempre é preciso fazer compromissos.

                                                    Uma curiosidade, o LR Discovery é classe 1 ou 2?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      LR Disco é Classe 2.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Cr-v para esse orçamento presumo que só seja a gasolina, principalmente o RD1, porque o Ictdi ainda deve estar acima do orçamento e nem sei se são classe 1 ou 2.

                                                        Quanto ao RD1, 2.0 a gasolina, mas arranjam-se bastantes já convertidos para GPL. Capacidade para andar fora de estrada é que vai depender muito do que se quer fazer...

                                                        Outras hipóteses aos já citados, Toyota RAV4? Não deve ser fácil encontrar o que se pretende com essas premissas, é ver se a limitação da classe portageira não leva o dinheiro por outro lado...quase sempre é preciso fazer compromissos.

                                                        Uma curiosidade, o LR Discovery é classe 1 ou 2?
                                                        Discovery é classe 2.
                                                        Nos suv, melhor que o Honda é o Subaru forester.
                                                        Passa sempre ao lado nas escolhas, mas a primeira geração é muito boa e até tem redutoras.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Golf Ver Post
                                                          Discovery é classe 2.
                                                          Nos suv, melhor que o Honda é o Subaru forester.
                                                          Passa sempre ao lado nas escolhas, mas a primeira geração é muito boa e até tem redutoras.
                                                          Por acaso lembrei-me do Forester, que parece mesmo uma carrinha.
                                                          Só não o referi porque sendo um veículo bastante raro não deve ser fácil com peças e manutenção por cá.
                                                          Vêm-se pouquíssimo, curiosamente o(s) último(s) quê vi, e espaçado com mais de 1 ano, foi um táxi aqui na zona do Porto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sendo classe 1 obrigatoriamente não existem grandes escolhas.
                                                            Possivelmente um SUV ou um Grand Vitara é o mais adequado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X