Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Voltei ao TTasco de LR Freelander Td4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Voltei ao TTasco de LR Freelander Td4

    Ora boas,
    Uns bons anos depois, volto a ter algo em concreto para voltar a partilhar nesta secção. Um grande xaruto .

    Pois é… após uns bons meses de pesquisas, com as vicissitudes em que o confinamento nos colocou, com a maneira de às vezes termos que rever algumas coisas, com a vida a passar a ser maioritariamente na aldeia, cerca de 80% do tempo por opção própria, tendo as condições de trabalho necessárias para tal, levou-nos a repensar algumas coisas… e digo “levou-nos” porque é uma questão que não é só minha, é conjuntamente minha e do meu irmão.

    A determinada altura deste ano sentimos necessidade de ter uma viatura mais polivalente para o nosso “dia-a-dia” no ambiente puramente de aldeia, no Ribatejo. Para ir à cidade (Tomar) uma ou duas ou três vezes por semana, seja por alcatrão, seja por estradas de terra, seja para ir às vinhas, seja para ir ver os pinheiros, que tivesse alguma habitabilidade para 4 pessoas, seja para no verão ir dar uns mergulhos até à albufeira do Castelo de Bode, alguns spots destes aqui bem perto de casa (3kms, 4kms, etc… dependendo da escolha), ou ir até à praia, etc, etc, etc…

    Mas por outro lado o orçamento que estávamos dispostos a gastar era limitado, entre os 3.500€/4.000€ máximo, nada mais.

    Quando começámos a "estudar" o mercado vemos que nestas coisas das viaturas todo-terreno os preços são muitas vezes verdadeiramente ridículos… pensar eu que em 2010 vendi um RR Classic com 180.000kms por 8.500€, e na altura houve muita gente que me disse que foi bem vendido, hoje com o dobro dos kms e bem piores de aspecto estão a pedir 15.000€/20.000€ … um Defender então é impossível chegar a algum que tenha um preço que se considere razoável de acordo com os anos que têm, etc, etc, … Toyota’s, Nissan’s, Mitsubishi’s… nada de jeito abaixo dos 5k€ …………

    Cheguei a procurar pick-ups 4x4 cabine dupla, que é algo que me dava também muito jeito nas actividades agrícolas, mas nada há no mercado abaixo dos 5k/6k, só acima disso e quase a cair de podre… enfim, foi uma procura algo longa… mas a pressa também não era muita, a coisa foi sendo analisada com muita calma.

    Nem RAV4 (que gosto bastante), Grand Vitara's começaram agora a descer o preço, mas no inicio do verão poucos se viam abaixo dos 4k€, … até que comecei a remar contra a maré…, ie, comecei a pesquisar os mal-amados LR Freelander, que se conseguem a preços mais decentes (para sobrar muito para depois se gastar nas oficinas )
    Em termos estéticos sempre gostei do modelo, em termos de habitabilidade comparando com as suas dimensões exteriores é muitíssimo bom, a bagageira nem tanto, mas ainda assim suficiente para as nossas necessidades.
    Muita procura, algumas viagens, alguns test-drives, vi muita m%&d?, muita mesmo…, até que depois de alguns meses lá apareceu um que parecia estar em estado razoável dentro do que queríamos.
    Mecanicamente parecia tudo operacional, viscoso substituído no início deste ano, 5 pneus novos (embora chineses ), bateria nova, motor a trabalhar e a puxar bem, embraiagem e caixa de velocidades boas, e a nível de interiores tudo no sítio, botões todos inteiros e a funcionar, coisa em que vi em poucos, forro do tecto impecável, tecto de abrir a funcionar e sem infiltrações, forros/alcatifas do piso a parecerem novos, até o rádio ainda é o de fábrica (que 99% deles já não tem), apenas os estofos estavam bastante sujos, sobretudo os da frente.

    Marcava 264.000kms, o dono estava a pedir 3.800€, andei umas semanas a negociar o valor, consegui tirar uns €€€ e lá acabámos por fechar negócio em fins de Setembro.
    Quando o fui buscar, o dono disse que tinha um pequeno atrelado que já não precisava, e perguntou-me se queria ficar com ele sem alteração de preço, ao que respondi que sim. E veio também para casa.

    Em dois meses já fez mais de 1.000kms nestas pequenas voltas, e já foi inclusive a Lisboa para uma lavagem/tratamento de interiores digna, que estava a precisar.

    Há alguns melhoramentos que tenho em mente para fazer a prazo. Todos os plásticos exteriores precisam de um tratamento de choque (estão demasiado ressequidos), já tenho essa hidratação programada para breve, tenho que mudar o reservatório do liquido de refrigeração, mudar os discos de travões, gostava de comprar as jantes 16” e meter pneus 215 (que este tem jante 15” com 195/80R15 que acho um pouco estreitos), gostava de lhe meter as protecções de faróis, etc, etc, etc,… tudo coisas a prazo, a curto/médio/longo prazo………

    Realço o facto de esta não ser uma viatura com o intuito de andar a fazer TT, passeios, etc, é apenas para uso do dia-a-dia, mas de uma forma descontraída, divertida e espaçosa. Em muitos locais andamos muito mais à vontade com este do que com outro qualquer rasteirinho. Este por acaso tem até uma altura ao solo que chega a surpreender. Bem alto.

    Ainda andei a ver se aparecia algum V6 , mas nada. São raríssimos por cá.

    Fica a nota que no primeiro depósito completo fez uma média de 7,2L, isto com cerca de 130kms de AE a 120-130kms/h, e no segundo depósito foi 8,4L aqui nas voltinhas.

    Aqui está ele, Land Rover Freelander Td4 5p de Dez/2000.


    no dia em que chegou a casa:




    depois:








    #2
    Aqui, poucos dias após a compra, onde todo o interior foi lavado e limpo ao pormenor.

    Tinha que ser, mas ficou impecável.



















    antes:





    depois:

    Comentário


      #3
      Parabéns Marino!

      Dizem que estes td4 são outra loiça, nada a ver com os di anteriores.

      Vai ser interessante de acompanhar.

      Mecanicamente, alguma intervenção? Não fizeste nenhum check up?

      Era recomendável, não?

      Comentário


        #4
        Muitos parabéns pela aquisição.

        Comentário


          #5
          boa noite, antes de mais boa sorte e boas aventuras com carro ;)

          e agora a parte cómica ainda bem que mais um amigo decidiu adquirir um TT mal amado......vamos mostrar á malta que os "charutões" ainda estão aí para as curvas ;)

          pronto já desabafei.......

          Comentário


            #6
            Voltei a este TTasco... com um SUV mal-amado...

            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
            Parabéns Marino!

            Dizem que estes td4 são outra loiça, nada a ver com os di anteriores.

            Vai ser interessante de acompanhar.

            Mecanicamente, alguma intervenção? Não fizeste nenhum check up?

            Era recomendável, não?
            Sim, os td4 são porreiros, bem mais despachados em estrada do que eu inicialmente estava à espera. Desenvolve bem. É uma boa surpresa.
            Mas dizem que os di são mais baratos de manter. Vamos ver como corre.

            Mecanicamente não foi necessário fazer nada, o anterior proprietário fez o necessário, transmissões e viscoso. Quando o experimentei a primeira vez pareceu-me bom, muito melhor que outros que tinha visto antes, sem barulhos de transmissões, andei a virar tudo ao máximo e nada de sinal de problema do ird, pelo menos aparentemente tudo ok.
            Depois levei-o a um amigo meu que tem oficina é especialista em Land Rover, e também não detestou nada de anormal.
            Já fiz bons kms de AE a 120-130 e vai sempre certinho, sem vibrações nem nada.
            Vamos ver até quando... [emoji1787][emoji1787][emoji1787]

            Na semana passada levei-o à inspeção e passou sem notas. [emoji3]
            Editado pela última vez por MGomes; 10 December 2020, 22:58.

            Comentário


              #7
              Tem uma cor interessante, dá lhe um ar mais moderno do que as cores que se costumam ver por aí.

              Quando recuperares os plásticos vai ficar muito engraçado.

              Parabéns pela aquisição!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Metallica Ver Post
                boa noite, antes de mais boa sorte e boas aventuras com carro ;)

                e agora a parte cómica ainda bem que mais um amigo decidiu adquirir um TT mal amado......vamos mostrar á malta que os "charutões" ainda estão aí para as curvas ;)

                pronto já desabafei.......
                Não é a questão de serem mal amados, é a questão de se saber que a probabilidade de dar problemas é sempre superior e termos isso em mente.

                Se tivermos a mente formatada para isso, então siga.

                O meu ligeiro também é um mal amado, ou melhor, tem um motor mal amado. Tenho noção disso e estou mentalizado para o caso da coisa correr mal, ainda assim apostei nele porque me pareceu dar garantias de que a probabilidade ia jogar a meu favor. Logo veremos.

                De resto, todos os carros mesmo os mais mal amados, se tiverem os mimos necessários (o que por vezes implica mais gastos) podem fazer muitos milhares de kms sem grandes problemas.

                Quanto ao carro do tópico, gosto do modelo embora ache a versão seguinte mais bonita (ou então um GVitara é que era ), tem um aspecto mais robusto.

                Boa sorte com a máquina e que dê muitas alegrias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                  Não é a questão de serem mal amados, é a questão de se saber que a probabilidade de dar problemas é sempre superior e termos isso em mente.

                  Se tivermos a mente formatada para isso, então siga.

                  O meu ligeiro também é um mal amado, ou melhor, tem um motor mal amado. Tenho noção disso e estou mentalizado para o caso da coisa correr mal, ainda assim apostei nele porque me pareceu dar garantias de que a probabilidade ia jogar a meu favor. Logo veremos.

                  De resto, todos os carros mesmo os mais mal amados, se tiverem os mimos necessários (o que por vezes implica mais gastos) podem fazer muitos milhares de kms sem grandes problemas.
                  Sim, é muito por aí.

                  Comentário


                    #10
                    Bem vindo de regresso e muito boa sorte para essa máquina, que como dizes, é muito mal-amada, mas no fundo muitos gostamos dela

                    Comentário


                      #11
                      Mas resumindo... muito mal vendido o teu RR Classic... tinhas ali ouro e não sabias!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                        Mas resumindo... muito mal vendido o teu RR Classic... tinhas ali ouro e não sabias!
                        Podes crer

                        Comentário


                          #13
                          O meu vizinho é mecânico e tem um desses, logo aí a M.O. sai de borla...

                          Fora de brincadeiras, ele adora o carro. Tanto que raramente sai com o Audi A3 PD170.

                          DB a seguir.

                          Comentário


                            #14
                            Parabéns pela máquina. Não terá o carisma dos “irmãos”, mas em bom estado é uma máquina válida.

                            Há um amigo da família que tem um de finais de 2000, comprado novo, com cerca de 300 mil km actualmente. Tem muitos km de asfalto, mas também uns bons milhares de areia e lama.

                            Comentário


                              #15
                              Pus me a ver estes carros e há coisas interessantes, por exemplo:


                              https://www.olx.pt/anuncio/land-rove...e-IDG5GeH.html

                              Comentário


                                #16
                                Parabéns pela máquina nova e bem vindo de novo ao fora de estrada .

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  Pus me a ver estes carros e há coisas interessantes, por exemplo:


                                  https://www.olx.pt/anuncio/land-rove...e-IDG5GeH.html
                                  Sim, há alguns interessantes.

                                  Gosto deste: https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                  a questão é que pouca gente dá 9k€ ou 13k€ por estes carros, normalmente prefere-se dar o mesmo dinheiro por um Toyota, Nissan, etc... mesmo sendo mais velhos e com mais kms.

                                  Mas estes carros proporcionam um bom espaço interior, são confortáveis, são muitíssimo competentes fora do alcatrão, mas depois há sempre o receio da fiabilidade. A manutenção bem feita, a tempo e horas, e por quem sabe é deveras importante nestes.

                                  Mas é o mercado, há de tudo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                    Sim, há alguns interessantes.

                                    Gosto deste: https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                    a questão é que pouca gente dá 9k€ ou 13k€ por estes carros, normalmente prefere-se dar o mesmo dinheiro por um Toyota, Nissan, etc... mesmo sendo mais velhos e com mais kms.

                                    Mas estes carros proporcionam um bom espaço interior, são confortáveis, são muitíssimo competentes fora do alcatrão, mas depois há sempre o receio da fiabilidade. A manutenção bem feita, a tempo e horas, e por quem sabe é deveras importante nestes.

                                    Mas é o mercado, há de tudo.
                                    O que partilhei é 4000€ mais barato e com um asking price já abaixo da barreira dos 10k.

                                    Acresce que tem 137k kms como algo positivo.

                                    Por outro lado, o facto de ser recente (2009) e ter apenas 10 anitos... traz consigo o novo iuc que o vendedor transparentemente partilha.

                                    O A/C não trabalhar pode representar um investimento maior ou menor logo à partida, haverá que ver a razão.

                                    Tem óptimo aspecto, até pelos xenon, tectos de abrir (logo dois para avariar! Cooool!), estofos claros...

                                    Para o meu gosto está muito interessante.

                                    Agora ter o nome LR, faz tremer os mais audazes no que a custos de manutenção diz respeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, esse é interessante pela relação preço/equipamento, embora tenha esses pequenos pormenor€s a ver.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Estava a voltar a ver as fotos, belo trabalho nos estofos.

                                        Mas ao fazer zoom reparei no volante... está bem “trincado”.

                                        Ter esse tacto a conduzir complica me com os nervos.... o volante do meu GR não tem nada a ver com isso mas já tem ali umas zonas que estão demasiado desgastadas, já estou a pensar como resolver isso.

                                        Vais fazer algo ao teu?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Sim, é uma das coisas que quero fazer a prazo é dar uma nova vida ao volante, eventualmente mandar forrar a pele. Também não gosto nada do tacto dele assim.
                                          Não é um trabalho fácil, uma vez que não vinha de origem, mas parece que há alguns sítios onde fazem milagres a este nível, um deles para os lados de Odivelas.
                                          Já vi alguns Freelander onde os proprietários o mandaram fazer e ficou muito bom. Talvez no próximo ano...
                                          Editado pela última vez por MGomes; 12 December 2020, 20:01.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                            Sim, é uma das coisas que quero fazer a prazo é dar uma nova vida ao volante, eventualmente mandar forrar a pele. Também não gosto nada do tacto dele assim.
                                            Não é um trabalho fácil, uma vez que não vinha de origem, mas parece que há alguns sítios onde fazem milagres a este nível, um deles para os lados de Odivelas.
                                            Já vi alguns Freelander onde os proprietários o mandaram fazer e ficou muito bom. Talvez no próximo ano...
                                            Mandas me o contacto?

                                            Eu tenho isso para tratar. Quero fazer o volante e a manete da cx de velocidades.

                                            A das redutoras está porreira mas se calhar para ficar tudo a bater certo... talvez tenha que fazer tudo ou vai notar se demasiado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                              Mandas me o contacto?
                                              https://www.facebook.com/sovolanteem...=page_internal

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado

                                                Já vou pedir um orçamento.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Sim, é uma das coisas que quero fazer a prazo é dar uma nova vida ao volante, eventualmente mandar forrar a pele. Também não gosto nada do tacto dele assim.
                                                  Não é um trabalho fácil, uma vez que não vinha de origem, mas parece que há alguns sítios onde fazem milagres a este nível, um deles para os lados de Odivelas.
                                                  Já vi alguns Freelander onde os proprietários o mandaram fazer e ficou muito bom. Talvez no próximo ano...
                                                  Isso é coisa que também me chateia... o meu Disco também anda a precisar de renovar o volante...
                                                  Nunca pensei em "renovar" o volante. Sempre me passou pela cabeça comprar outro, mas os preços são abusados.
                                                  Esses trabalhos de forrar o volante, ficam bons e serão em conta?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ficam bons, mas em conta nunca são. Julgo andarem entre os 50€ e os 100€, o que não se pode considerar barato, mas é o que é.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                      Ficam bons, mas em conta nunca são. Julgo andarem entre os 50€ e os 100€, o que não se pode considerar barato, mas é o que é.
                                                      Ficando bem feito... não me custa pagar.

                                                      O pior é que há muita malta a alinhar preços por alto e depois há diferenças gritantes nos resultados finais... e isso sim... custa!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom, esse preço até não me custa dar... o que eu vi andavam nos 200 e tal

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Este trabalho foi feito lá na Só Volantes,

                                                          e eu acho que até está bom demais , para mim nem precisava da parte perfurada



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Amigo, o tópico passou-me mesmo ao lado!

                                                            O mal amado Freelander é um carro muito catita, versátil e tem envelhecido muito bem. Eu acho engraçado, sempre achei. Só acho pena o teu ter a capota de lona ou hard top. Ficam mesmo fixes.

                                                            O problema é mesmo o que já se sabe... Mas olha, muito boa sorte com ele. Tens de o vir baptizar um dia no sul.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X