Ford Maverick LWB - Projecto Overland

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Título: Ford Maverick LWB - Projecto Overland

  1. #1
    Piloto de Kart lokinhas's Avatar
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    Por Defeito Ford Maverick LWB - Projecto Overland

    Boas a todos,

    Este tópico terá como propósito documentar o projecto de Overland que estou a realizar, podendo talvez servir de inspiração a outros e também para eu poder tirar algumas dúvidas com o pessoal mais batido nestas coisas dos 4x4.

    A base deste projecto é um Ford Maverick Longo 2.7TDI, adquirido em Julho de 2020, que está a ser modificado para realizar passeios e apoio a campismo de uma família de 4 elementos.

    Vrumm, TerranoII, Ruie34 and 1 others like this.


  2. #2
    Piloto Lendário TerranoII's Avatar
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    Por Defeito

    Olá
    Bem vindo e parabéns pela máquina nova
    Ficámos à espera das fotos dessa evolução e passeios.

  3. #3
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    Por Defeito

    Quando foi adquirido trazia já o snorkel e amortecedores OME e espaçadores de 4cm nas molas de trás e pneus Cooper Discoverer AT3. Estava um pouco degradado por dentro, nomeadamente estojos com muito pó e esponjas partidas, plásticos encardidos, ou seja bastante uso sem o mínimo de cuidados. Tinha também alguma ferrugem superficial no pilar A, e na porta traseira. E a suspensão a a embraiagem chiavam por todos os lados, os travões também não estavam grande coisa, esponjosos e cansados... A primeira intervenção foi forrar o tejadilho que estava bastante sujo. Escrevo no passado porque a primeira fase que estou agora a documentar passou-se entre Julho e Dezembro de 2020.
    Última edição por lokinhas : 05-04-21 às 14:44:44
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  4. #4
    Piloto de Testes rjpmendes's Avatar
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    Por Defeito

    Viva!
    Bem vindo por cá e pela partilha.

    Já existe alguma ideia que se possa saber das modificações que já estão a ser executadas?

    Editei o post, porque entretanto vi a nova resposta.
    Pois, essencialmente e mais que colocar "tralha" nestas máquinas, é tornar-las o mais viaveis possiveis, e para isso nada melhor que uma revisão a fundo e reparar aquilo que já perdeu eficácia.
    Última edição por rjpmendes : 05-04-21 às 14:47:36

  5. #5
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    Por Defeito

    Nesta fase o carro ainda pertencia ao meu sogro, que o tinha adquirido para substituir o Terrano I que tem, que estava a necessitar de uma reparação e pintura geral. Surge então a primeira surpresa, forro do tejadilho fora, buraco à vista junto às barras de tejadilho, ida imediata para o bate-chapas para reparar todos os problemas de ferrugem e pintar o capot que tinha a pintura arruinada...
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  6. #6
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
    Quando foi adquirido trazia já o snorkel e amortecedores OME e espaçadores de 4cm nas molas de trás e pneus Cooper Discoverer AT3. Estava um pouco degradado por dentro, nomeadamente estojos com muito pó e esponjas partidas, plásticos encardidos, ou seja bastante uso sem o mínimo de cuidados. Tinha também alguma ferrugem superficial no pilar A, e na porta traseira. E a suspensão a a embraiagem chiavam por todos os lados, os travões também não estavam grande coisa, esponjosos e cansados... A primeira intervenção foi forrar o tejadilho que estava bastante sujo. Escrevo no passado porque a primeira fase que estou agora a documentar passou-se entre Julho e Dezembro de 2020.
    Vais no bom caminho. Pondo a ponto mecanicamente é uma máquina de guerra.
    Requer especial atenção à suspensão e direção dianteiras por questões de folgas...mas tudo a seu tempo

  7. #7
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    O bicho das modificações (à muito tempo por realizar) começa a pegar e começo a tratar o carro como se fosse meu... Primeira intervenção à séria, desmontar tudo por dentro! Tudo mesmo! Bancos desforrados e para reparar esponjas e estofos, alcatifa lavada à pressão, a de trás foi trocada por uma em 2ª mão (tinha manchas de óleo e tinta), plásticos interiores e forras das portas lavados com tira-gorduras. Tablier desmontado na totalidade, numa noite choveu e surgiu água no tapete do passageiro, nesta fase como já ia para o bate-chapas era melhor verificar se não existia podres por baixo do vidro.



    Infelizmente foi a única foto que tirei na altura, foi assim para o bate-chapas que ficou de boca aberta...
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  8. #8
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por lokinhas Ver Post
    O bicho das modificações (à muito tempo por realizar) começa a pegar e começo a tratar o carro como se fosse meu... Primeira intervenção à séria, desmontar tudo por dentro! Tudo mesmo! Bancos desforrados e para reparar esponjas e estofos, alcatifa lavada à pressão, a de trás foi trocada por uma em 2ª mão (tinha manchas de óleo e tinta), plásticos interiores e forras das portas lavados com tira-gorduras. Tablier desmontado na totalidade, numa noite choveu e surgiu água no tapete do passageiro, nesta fase como já ia para o bate-chapas era melhor verificar se não existia podres por baixo do vidro.



    Infelizmente foi a única foto que tirei na altura, foi assim para o bate-chapas que ficou de boca aberta...
    Parabéns pela máquina, e vou ficar atento às modificações... apesar de gostar de "overland", à noite é bom é no hotel

    O meu também metia alguma água no lugar do pendura, aparentemente vinha através do atravessamento do guarda-fogo por tubagem do AC ou algo assim.

  9. #9
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    Por Defeito

    No meu não era isso, eram as tampas de acesso ao motor escovas do para-brisas. Ficou resolvido com silicone.

  10. #10
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    Por Defeito

    Vem finalmente do bate-chapas e toca a montar tudo para se poder aproveitar alguma coisa do verão. Verão com pandemia, toca de evitar aglomerados de pessoas e assim ir para praias de difícil acesso, o bicho começa a pegar... As ideias a inundarem a mente e vídeos de Youtube a abrir horizontes e mostrar possibilidades. Começa a missão de convencer a esposa a adicionar um terceiro carro à frota de casa... Passa o verão e fruto da insistência e do espaço e a facilidade em usar com duas crianças nas idas à praia e a outros sitios (em contra partida a um Twingo dcI e uma Focus C-Max), lá convenci a mulher. Toca de negociar com o sogro, que aceita por adorar o Terrano I que tem à 20 anos e é mais baixo, vai assim o Terrano I para o bate-chapas.
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  11. #11
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    Por Defeito

    Durante o verão levou uma revisão geral, óleo e filtro, filtro de ar, filtro do habitáculo, filtro do combustível, liquido de refrigeração e afinação das válvulas. As valvulinas foram verificadas e não foram substituídas por estarem em boas condições. Primeiras avarias, elevador da frente do passageiro (comprados novo) e bomba de água dos limpa para-brisas... Nesta fase começam as idas ao David do Torrão, que muitos devem conhecer, e compra de tudo o que tivesse estragado ou em falta, desde tampas de parafusos e cinzeiros da porta, a borrachas das portas e fole das mudança. Foi tanta coisa que já nem me lembro de tudo...





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  12. #12
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    Por Defeito

    se és tu a tratar de grande parte das coisas óptimo...caso contrário em mão de obra é uma desgraça

  13. #13
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
    se és tu a tratar de grande parte das coisas óptimo...caso contrário em mão de obra é uma desgraça
    Sem dúvida, nem me metia nisto se não fosse o caso. A ideia do projecto também é desenvolver as minhas capacidades mecânicas.

  14. #14
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    Por Defeito

    Bem vindo, e boa sorte com a maquina ;)

    Vamos lá seguir mais um tópico

  15. #15
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    Por Defeito

    Chegado meados de Agosto de 2020, como ia passar as férias em casa decidi começar pelos travões traseiros, cujos tambores estavam completamente enferrujados. Toca de desmontar, raspar, lixar e aplicar conversor de ferrugem, para depois pintar.







    josemanuel e Vrumm gostam disto.

  16. #16
    nto
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    Onde tu mais querias estar!!!
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    Por Defeito

    Parabéns pelo projecto.

  17. #17
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    Por Defeito

    O Terrano do sogro, tinha montado umas jantes originais Mangels de 7" e offset -25, e após negociações lá aceita trocar pelas de alumínio do Maverick.





    Ficam mesmo em linha com as abas, uma pintura e vão ficar perfeitas
    Última edição por lokinhas : 05-04-21 às 17:33:12
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  18. #18
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    Por Defeito

    Toca de tratar dos travões da frente.









    Levam o mesmo tratamento dos de trás, lixar, conversor de ferrugem, e pintar. Entretanto os tambores de trás foram para decapar e zincar o exterior.

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  19. #19
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    Por Defeito

    Comecei nesta fase a analisar tudo o que deveria ser trocado/reparado para tornar o carro o mais fiável possível, acabar com as chiadeiras e dar confiança na condução. Tinha barra de direcção, ponteiras e rótulas com retentores danificados e quase rasgados.








    Vai de comprar tudo novo, ponteiras de direcção interiores e exteriores, barra de direcção e rótulas superiores e inferiores
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  20. #20
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    Belo trabalhinho que arranjaste

    Força nisso.

  21. #21
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    E como já aconteceu a mais gente, quanto mais se desmonta mais se descobre e já que desmontei porque não faço mais isto... E entra a fase que parou o carro durante 2 meses... Eixo traseiro para fora para pintar, mangas de eixo para verificar rolamentos e trocar dois pernos da roda, que tinham sido substituídos por parafusos...











    Manga de eixo com retentor do rolamento interior danificado, toca a substituir.

    Última edição por lokinhas : 05-04-21 às 20:01:51

  22. #22
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    E começa a grande fase deste projecto, pintar o chassis de Raptor... Vai de desmontar tudo o que esteja preso ao chassis ou no caminho.

    Para-choques frente e trás fora




    Abas das rodas fora



    Suspensão dianteira e diferencial da frente fora





    Sinoblocos dos amortecedores dianteiros em péssimo estado e casquilhos agarrados, tiveram de ser cortados



    Suporte da caixa e reforço do chassis fora

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  23. #23
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    Depósito fora



    Escape fora, estava roto em 3 sítios e foi reparado



    Radiador e condensador fora

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  24. #24
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    Vai de lixar tudo... Uma combinação de braços, berbequim e rebarbadora e ficou pronto pintar



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  25. #25
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    Optei por pintar com trincha e rolo, não tinha compressor com capacidade suficiente e com rolo consegue-se um acabamento fino que pretendia, sem pintar as coisas à volta. Para além de que podia começar logo às 6 da manhã sem incomodar a vizinhança.
    Primeiro duas demãos de primário















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  26. #26
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    Depois 2 demãos de Raptor, deveriam ter sido 3 mas o cansaço já estava a pesar













    Aproveitei e pintei também as laterais da carroçaria que estavam bastante picadas das pedras



  27. #27
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    Bem vindo!
    Parabéns pela máquina

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  28. #28
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    Belo trabalho!

    Qual o modo de aplicação da raptor que usaste?

  29. #29
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    Bem vindo, belo trabalho, e mandar vir mais

  30. #30
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    Citação Originalmente Colocado por 996 Ver Post
    Belo trabalho!

    Qual o modo de aplicação da raptor que usaste?
    Boas, é bastante simples. Lixar para retirar a ferrugem que esteja a escamar, desengordurar, e depois primário Epoxy da Raptor, que pode ser aplicado sobre ferrugem superficial. Se tiveres hipótese podes ao fim de algumas horas aplicar logo o Raptor, eu não consegui pois o tempo de secagem é muito curto e a pincel e rolo levas bastante tempo. Deixei passar uns dias, dei uma lixadela rápida, desengordurar e Raptor para cima. O problema de pintar com rolo é que o tempo de uso é muito curto a solução é misturar pouca quantidade e aplicar aos poucos e gastar muitas recargas de rolos, quando começa a agarrar muito é trocar logo. Usei rolos da CIN, acho que a designação é textura fina. Fica um acabamento mais liso que me parece não agarra tanto a porcaria. No entanto não sei se hoje fazia igual... Dá um trabalhão desgraçado...

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    TerranoII e 996 gostam disto.

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