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Classificações - 13ª Etapa - pág.8

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    Classificações - 13ª Etapa - pág.8

    [u]Motas</u>

    Caldecott, o convidado surpresa.

    Andy Caldecott (KTM – nº10), recentemente integrado na equipa KTM Repsol-RedBull, conseguiu a sua terceira vitória de etapa no Dakar. Despres (KTM – nº1) toma o comando da classificação geral à frente de Marc Coma (KTM – nº2). Na categoria de automóveis Jean-Louis Schlesser (SCH – nº314) foi o mais rápido.

    Embora há menos de um mês pensasse em seguir o Dakar pela televisão, Andy Caldecott alcançou a vitória da primeira etapa africana do rally. Tendo ficado em 6º lugar na última edição do Dakar, este australiano passou este ano à procura de financiamento e a interrogar-se sobre se deveria ou não participar em 2006. Por falta de patrocinadores, aquele que terminou o seu primeiro Dakar (2004) com um tornozelo partido, estava resignado a faltar a esta prova tão importante. Mas a desgraça de uns faz, por vezes, a felicidade de outros. Durante o mês de Dezembro, um telefonema de Jordis Arcarons informava-o da queda de Jordi Duran, jovem esperança do team KTM-Repsol. Na mesma conversa, Arcarons quis saber se Andy estava disponível para fazer equipa com Marc Coma e a resposta, claro, foi imediata e…positiva.

    Muito contente por iniciar o rally em Lisboa, Caldecott mostrou-se prudente e sensato nas duas especiais portuguesas. Táctica ou circunstâncias, Andy partiu, esta manhã, na 25ª posição. A sua pilotagem técnica e rápida permitiu-lhe de ultrapassar um grupo de cinco concorrentes que rodavam no encalço do comando. Andy prossegue na companhia de Frétigné (YAM – nº12), de Gavardo (KTM – nº4) e de Despres, a poucos quilómetros da quadrilha composta por Esteve, Casteau, Coma e Pellicer. No final, o australiano realizou o melhor tempo, com 3’04’’ de avanço em relação a Andy Grider que corre pela equipa americana KTM – RedBull. Na classificação geral, Isidre Esteve (KTM – nº3) cede o comando da classificação geral ao seu colega de equipa Cyril Despres, que regista um avanço de 1’16’’ sobre o seu companheiro do ano passado, Marc Coma. O duelo está de regresso e Jordis Arcarons pode estar duplamente orgulhoso do seu instinto.

    [u]Automóveis</u>

    Vitória de Schlesser.
    Jean-Louis Schlesser, autor do melhor tempo intermédio nos CP1 e CP2, repetiu a façanha no final dos 314 km do sector cronometrado. Este duplo vencedor (1999-2000) tem 19’’ de avanço sobre Hiroshi Masuoka. Stéphane Peterhensel está em 3º lugar com 37’’, enquanto que Carlos Sainz terminou com 6’44’’ de atraso. O espanhol cede o comando da classificação geral ao seu compatriota Joan "Nani" Roma, o qual tem um avanço de 6’’ sobre Hiroshi Masuoka.


    [u]Etapa - Motos</u>

    1 CALDECOTT (AUS) | KTM | 03:21:11
    2 GRIDER (USA) | KTM | 03:24:15 | 00:03:04
    3 DESPRES (FRA) | KTM | 03:24:17 | 00:03:06
    4 DE GAVARDO (CHI) | KTM | 03:24:38 | 00:03:27
    5 PELLICER (ESP) | KTM | 03:25:22 | 00:04:11
    6 COMA (ESP) | KTM | 03:26:56 | 00:05:45
    7 AMARAL (POR) | KTM | 03:27:39 | 00:06:28
    8 AGRA CARRERA (ESP) | YAMAHA | 03:27:57 | 00:06:46
    9 BLAIS (USA) | KTM | 03:28:06 | 00:06:55
    10 ULLEVALSETER | (NOR) | KTM 03:28:19 | 00:07:08

    [u]Geral - Motos</u>

    1 DESPRES (FRA) | KTM | 06:03:12 | 00:00:00
    2 COMA (ESP) | KTM | 06:04:28 | 00:01:16
    3 PELLICER (ESP) | KTM | 06:04:51 | 00:01:39
    4 CALDECOTT (AUS) | KTM | 06:06:53 | 00:03:41 02:00
    5 DE GAVARDO (CHI) | KTM | 06:06:53 | 00:03:41
    6 CASTEU (FRA) | KTM | 06:08:50 | 00:05:38
    7 FRETIGNE (FRA) | YAMAHA | 06:09:01 | 00:05:49
    8 GRIDER (USA) | KTM | 06:09:12 | 00:06:00
    9 ESTEVE PUJOL (ESP) | KTM | 06:09:47 | 00:06:35
    10 AGRA CARRERA (ESP) | YAMAHA | 06:10:33 | 00:07:21
    ......
    12 AMARAL (POR) | KTM | 06:13:23 | 00:10:11


    [u]Etapa - Automóveis</u>

    1 SCHLESSER (FRA)/BORSOTTO (FRA) | SCHLES-FORD-RAID 02:50:58
    2 MASUOKA (JAP)/MAIMON (FRA) | MITSUBISHI | 02:51:17 |00:00:19
    3 PETERHANSEL (FRA)/COTTRET (FRA) | MITSUBISHI | 02:51:35 | 00:00:37
    4 KLEINSCHMIDT (ALL)/PONS (ITA) | VOLKSWAGEN | 02:51:54 | 00:00:56
    5 GORDON (USA)/SKILTON (USA) | HUMMER | 02:52:28 | 00:01:30
    6 ROMA (ESP)/MAGNE (FRA) | MITSUBISHI | 02:52:32 | 00:01:34
    7 MILLER (USA)/VON ZITZEWITZ (ALL) | VOLKSWAGEN | 02:53:12 | 00:02:14
    8 SABY (FRA)/PERIN (FRA) | VOLKSWAGEN | 02:53:18 | 00:02:20
    9 DE VILLIERS (AFS)/THORNER (SUE) | VOLKSWAGEN | 02:53:26 | 00:02:28
    10 AL ATTIYAH (QAT)/GUEHENNEC (FRA) | BMW | 02:54:34 | 00:03:36
    ...
    14 SOUSA (POR)/LURQUIN (BEL) | NISSAN | 03:00:31 | 00:09:33

    [u]Geral - Automóveis</u>

    1 ROMA (ESP)/MAGNE (FRA) | MITSUBISHI | 05:27:34
    2 MASUOKA (JAP)/MAIMON (FRA) | MITSUBISHI | 05:27:40 | 00:00:06
    3 SABY (FRA)/PERIN (FRA) | VOLKSWAGEN | 05:28:28 | 00:00:54
    4 SAINZ (ESP)/SCHULZ (ALL) | VOLKSWAGEN | 05:28:30 | 00:00:56
    5 KLEINSCHMIDT (ALL)/PONS (ITA) | VOLKSWAGEN | 05:28:31 | 00:00:57
    6 PETERHANSEL (FRA)/COTTRET (FRA) | MITSUBISHI | 05:29:10 | 00:01:36
    7 MILLER (USA)/VON ZITZEWITZ (ALL) | VOLKSWAGEN | 05:30:52 | 00:03:18
    8 GORDON (USA)/SKILTON (USA) | HUMMER | 05:31:45 | 00:04:11
    9 ALPHAND (FRA)/PICARD (FRA) | MITSUBISHI | 05:31:59 | 00:04:25
    10 SCHLESSER (FRA)/BORSOTTO (FRA) | SCHLES-FORD-RAID | 05:32:00 | 00:04:26
    ...
    13 SOUSA (POR)/LURQUIN (BEL) | NISSAN | 05:35:51 | 00:08:17

    #2
    O Sousa la se começa a afundar mas so faz o que pode com aquilo que tem, não é por falta de capacidade e de talento que não consegue mais.

    Comentário


      #3
      Estou convencido que metade dos que estão agora à frente vão abandonar. Resta ver se ele pode ser mais rápido ou orientar-se melhor que a outra metade.

      Comentário


        #4
        o melhor é ele resguardar-se para não arrebentar com a "máquina".

        eu vi o Carlos Sousa na Aldeia dos Fernandes (31 Dez), e o carro dele gritava imenso, indicando que seguia numa mudança abaixo dos "mitsu", que são realmente de outro campeonato.

        dos vw, ouvia-se o fantástico silvo do turbo - SOBERBO.

        Comentário


          #5
          O Hummer anda metido no meio dos 10 primeiros, vamos ver atém onde ele aguenta!! Será k chega ao final??

          Comentário


            #6
            Espero que se aguente. Belo carro. [8D]

            Quanto aos Mitsubishi e VW são mesmo uma classe à parte. Não sei se ouviram um gajo da Mitsubishi a falar no outro dia. Eles começaram em Janeiro de 2005 a trabalhar no carro para... 2007... que já está pronto e vai iniciar os testes em breve.

            Comentário


              #7
              eu estive em castro verde a ver a primeira etapa...e a passagem do sousa foi fenomenal super rapida!!!!! em termpos de conuçao o sainz arrumou os outroa certissimo, passagens perfeitas e curvas perfeitamente descritas... enfim a escola k o rali da!

              Comentário


                #8
                Entre os 6 primeiros é uma corrida depois é a segunda divisão ;) um deles vai ganhar concerteza

                Comentário


                  #9
                  Classificação Geral (Após a 3ª Etapa)


                  1º Juan Roma / Henry Magne (Mitsubishi) 5h27m34s
                  2º Hiroshi Masuoka / Pascal Maimon a 00m06s
                  3º Bruno Saby / Michel Perin (Volkswagen) a 00m54s
                  4º Carlos Sainz/Andreas Schulz (Volkswagen) a 00m56s
                  (...)
                  13º Carlos Sousa / Jean ¿ Marie Lurquin (Nissan Navara) a 8m17s
                  (...)
                  35º Pedro Gameiro/Pascal Gambillon (Nissan Patrol Gr) a 57m43s
                  (...)
                  38º Bernarvo Villar/José Lucas (Nissan Patrol Gr) a 1h04m59s
                  (...)
                  59º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho (Nissan X-Trail) a 1h19m20s
                  (...)
                  122º Madalena Antas/Jean Polato (Nissan Pickup) a 2h24m19s

                  Comentário


                    #10
                    citação:Colocado - 02/01/2006 : 18:13:41
                    --------------------------------------------------------------------------------

                    o melhor é ele resguardar-se para não arrebentar com a "máquina".

                    eu vi o Carlos Sousa na Aldeia dos Fernandes (31 Dez), e o carro dele gritava imenso, indicando que seguia numa mudança abaixo dos "mitsu", que são realmente de outro campeonato.

                    dos vw, ouvia-se o fantástico silvo do turbo - SOBERBO.
                    Os Nissan são mesmo assim. Tem menos 500 cc do que os mitsu e +/- os mesmos cavalos. É natural que o motor do mitsu esteja mais "folgado".

                    De facto os mitsu e vw são um "campeonato à parte" o que mais me impressionou foi a suspensão/estabilidade. Perto de mim venciam um desnivel com uns 80/100 cm, quase sempre em salto e os carros tanto levantavem 2 rodas como 3 como 4 e parecia que aquilo era a coisa mais natural do mundo.

                    Atenção aos BMW. Creio que será o melhor dos "outsiders"

                    Comentário


                      #11
                      o carlos vai começar a subir. só nao faz mais porque nao pode. a ver vamos. e em aljustrel foi sempre a abrir.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por caditonuno

                        o carlos vai começar a subir. só nao faz mais porque nao pode. a ver vamos. e em aljustrel foi sempre a abrir.
                        Estamos todos a torcer por ele, e pelos outros tugas [^]

                        Comentário


                          #13
                          [u]Motas</u>

                          Vitória de Isidre Esteve Pujol

                          Ao comando na passagem dos dois primeiros postos de controlo do dia, Esteve ganhou a especial do dia com 28’’ de diferença sobre Marc Coma e 5’15’’ em relação a Carlo de Gavardo. O feito do dia foi realizado por Marc Coma que partiu, esta manhã, da 6ª posição e manteve o aceleramento suficiente para ultrapassar o comandante da corrida, Cyril Despres, o então líder do rally. Este três pilotos chegaram juntos ao fim da especial, confirmando a sua excelente recuperação de Coma que passa a comandar a geral com 4’51 de avanço sobre Esteve, o qual também ultrapassou Despres.

                          [u]Automóveis</u>

                          Vitória de Carlos Sainz

                          O duplo campeão do mundo de rally alcançou em Ouarzazate a sua terceira vitória consecutiva de etapa no Dakar e a primeira em território africano. Enquanto Nasser Al Attiyah tinha conseguido os melhores tempos no CP1 e CP2, Carlos Sainz mostrou um andamento mais regular no conjunto do percurso. Terminou com 2’ de avanço sobre Thierry Magnaldi e 3’10 sobre Alphand. O espanhol também passa a comandar a classificação geral, com 4’51’’ de vantagem sobre Bruno Saby. O pódio, 100% Volkswagen, é completado com Jutta Kleinschmidt, a 6’39 de Sainz, na geral.


                          [u]Etapa - Motos</u>

                          1 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 04:13:01
                          2 COMA (ESP) KTM 04:13:29 00:00:28
                          3 DE GAVARDO (CHI) KTM 04:18:16 00:05:15
                          4 DESPRES (FRA) KTM 04:19:51 00:06:50
                          5 CASTEU (FRA) KTM 04:28:42 00:15:41
                          6 CALDECOTT (AUS) KTM 04:30:45 00:17:44
                          7 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 04:31:40 00:18:39
                          8 SALA (ITA) KTM 04:33:33 00:20:32
                          9 ULLEVALSETER (NOR) KTM 04:34:34 00:21:33
                          10 DE AZEVEDO (BRE) KTM 04:37:25 00:24:24
                          ...
                          15 AMARAL (POR) KTM 04:41:00 00:27:59


                          [u]Geral - Motos</u>

                          1 COMA (ESP) KTM 10:17:57 00:00:00
                          2 ESTEVE PUJOL (ESP) KTM 10:22:48 00:04:51
                          3 DESPRES (FRA) KTM 10:23:03 00:05:06
                          4 DE GAVARDO (CHI) KTM 10:25:09 00:07:12
                          5 CASTEU (FRA) KTM 10:37:32 00:19:35
                          6 CALDECOTT (AUS) KTM 10:37:38 00:19:41
                          7 FRETIGNE (FRA) YAMAHA 10:40:41 00:22:44
                          8 SALA (ITA) KTM 10:50:19 00:32:22
                          9 AGRA CARRERA (ESP) YAMAHA 10:51:32 00:33:35
                          10 BLAIS (USA) KTM 10:52:56 00:34:59
                          ...
                          13 AMARAL (POR) KTM 10:54:23 00:36:26 (-1)


                          [u]Etapa - Automóveis</u>

                          1 SAINZ (ESP)/SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 03:52:48 00:00:00
                          2 MAGNALDI (FRA)/DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 03:54:48 00:02:00
                          3 ALPHAND (FRA)/PICARD (FRA) MITSUBISHI 03:55:58 00:03:10
                          4 DE VILLIERS (AFS)/THORNER (SUE) VOLKSWAGEN 03:56:04 00:03:16
                          5 SABY (FRA)/PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 03:57:41 00:04:53
                          6 KLEINSCHMIDT (ALL)/PONS (ITA) VOLKSWAGEN 03:57:56 00:05:08
                          7 AL ATTIYAH (QAT)/GUEHENNEC (FRA) BMW 03:58:19 00:05:31
                          8 SCHLESSER (FRA)/BORSOTTO (FRA) SCHLES-FORD-RAID 03:58:20 00:05:32
                          9 SERVIA (ESP)/ALCARAZ (FRA) SCHLES-FORD-RAID 03:59:17 00:06:29
                          10 MILLER (USA)/VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 04:00:29 00:07:41
                          ...
                          18 SOUSA (POR)/LURQUIN (BEL) NISSAN 04:34:30 00:41:42

                          [u]Geral - Automóveis</u>

                          1 SAINZ (ESP)/SCHULZ (ALL) VOLKSWAGEN 09:21:18 00:00:00
                          2 SABY (FRA)/PERIN (FRA) VOLKSWAGEN 09:26:09 00:04:51
                          3 KLEINSCHMIDT (ALL)/PONS (ITA) VOLKSWAGEN 09:26:27 00:05:09
                          4 ALPHAND (FRA)/PICARD (FRA) MITSUBISHI 09:27:57 00:06:39
                          5 DE VILLIERS (AFS)/THORNER (SUE) VOLKSWAGEN 09:28:11 00:06:53
                          6 SCHLESSER (FRA)/BORSOTTO (FRA) SCHLES-FORD-RAID 09:30:20 00:09:02
                          7 AL ATTIYAH (QAT)/GUEHENNEC (FRA) BMW 09:30:23 00:09:05
                          8 MILLER (USA)/VON ZITZEWITZ (ALL) VOLKSWAGEN 09:31:21 00:10:03
                          9 ROMA (ESP)/MAGNE (FRA) MITSUBISHI 09:31:42 00:10:24
                          10 MAGNALDI (FRA)/DEBRON (FRA) SCHLES-FORD-RAID 09:34:42 00:13:24
                          ...
                          15 SOUSA (POR)/LURQUIN (BEL)NISSAN 10:10:21 00:49:03 (-2)

                          Comentário


                            #14
                            Cada vez mais tenho raiva da Mitsubishi/Repsol...

                            Ganhar a Taça do mundo de TT n chega para ter carro oficial. Um nojo.

                            Comentário


                              #15
                              4 VW's nos 5 primeiros lugares. Será este o ano dos Diesel nas provas de resistência??

                              Comentário


                                #16
                                A Navarra do carlos Sousa n me convence, e a vc's?

                                Tou [xx(] com a classificação do Carlos Sousa...

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                                  #17
                                  Calma, que isto ainda mal começou..

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Aconduzir®

                                    A Navarra do carlos Sousa n me convence, e a vc's?

                                    Tou [xx(] com a classificação do Carlos Sousa...
                                    O homem ficou em 2º na 1ª etapa porque andou a fundo, deu tudo o q a ***** da navarra tinha para dar.

                                    O carro não é competitivo. É evidente. Tem um comportamento muito desequilibrado pelos videos que vi, e é enorme junto dos mitsu e VW.

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                                      #19
                                      A nissam está claramente abaixo dos vw e mitsu e creio que mesmo abaixo dos BMW semi-oficiais, no entanto ainda é um bom carro. Não é a diferença de carros que explica a diferença de tempos do Carlos Sousa para os primeiros na etapa de hoje. Ou teve problemas mecânicos ou de navegação.

                                      Creio que ainda está tudo muito "fresco" o Peterhansel (que em minha opinião é claramente o favorito - pelo carro e pelo palmarés) ficou hoje a 17 min do Sainz (o Sousa ficou a 41 min) e está em 11º na classificação geral.

                                      Creio que está tudo em aberto (mas de facto hoje o Sousa "podia ir um bocadinho mais depressa"), 41 min numa etapa em que o "estrante" Sainz fez 3h52 é muita fruta

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                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por v7

                                        A nissam está claramente abaixo dos vw e mitsu e creio que mesmo abaixo dos BMW semi-oficiais, no entanto ainda é um bom carro. Não é a diferença de carros que explica a diferença de tempos do Carlos Sousa para os primeiros na etapa de hoje. Ou teve problemas mecânicos ou de navegação.

                                        Creio que ainda está tudo muito "fresco" o Peterhansel (que em minha opinião é claramente o favorito - pelo carro e pelo palmarés) ficou hoje a 17 min do Sainz (o Sousa ficou a 41 min) e está em 11º na classificação geral.

                                        Creio que está tudo em aberto (mas de facto hoje o Sousa "podia ir um bocadinho mais depressa"), 41 min numa etapa em que o "estrante" Sainz fez 3h52 é muita fruta
                                        Ja ontem na entrevista q deu ele disse, está com uma falta de ritmo incrivel... Isso é capaz de ser o mais problemático...

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                                          #21
                                          50 mins de atraso ao fim de 4 etapas... nao acredito seja facil de recuperar... estou com pouca fe no Sousa...

                                          @braços

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                                            #22
                                            Masuoka sofre um capotanço.

                                            Hiroshi Masuoka capotou entre o CP1 e o CP2 e continuou a disputar a especial embora o seu veículo tenha ficado seriamente danificado. Masuoka, no momento do acidente, estava provavelmente perto de Stéphane Peterhansel, e acabou por perder 27’ em relação a Carlos Sainz. Peterhansel, por sua vez, está 17’ atrás do novo líder da classificação geral.

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                                              #23
                                              Creio que os Mitsuibishi ainda vão dar a volta. O sousa faz o que pode, se não fosse o Roma o gajo tava na Mitsu a fazer uma grande figura de certeza. [xx(]

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                                                #24
                                                Só que como o mercado espanhol é consideravelmente mais importante que o português foi o Roma...

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                                                  #25
                                                  Espanhol que mostra que merece estar onde está é Sainz...
                                                  Chega ao Dakar e já venceu 3 etapas... pode nem chegar a Dakar... mas que já fez algo digno de registo já...

                                                  O Roma, bem... deu um cheque em branco (da Respsol) à Mitsubishi (que tanto precisa para continuar no desporto automóvel) e pronto[8)]

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                                                    #26
                                                    O Roma é um nome enorme das motas... Como o é também Peterhansel, mas vamos lá ver algum dia o Roma chegará aos calcanhares do Peterhansel nos carros.

                                                    O ano passsado se bem me lembro o Roma ficou em muitas etapas atrás do Carlos Sousa, e tinha um carro claramente superior e assistencia oficial. Porque se ele precisasse de um cubo da roda não ficava horas esquecidas no deserto á espera...

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                                                      #27
                                                      O Sousa nesta etapa teve 2 furos logo no início e como só tinha 3 pneus suplents, a partir do 2º furo não quis arriscar muito. Depois andei chegou a andar uns kms perdido. Tudo isto contribuiu para o seu atraso..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A adaptação de Sainz e a estratégia de Marc Coma.

                                                        Nos automóveis, Carlos Sainz (VW – nº307) alcança a sua terceira vitória no Dakar, a primeira em território africano. Assim, o espanhol comanda a classificação geral e faz parte de um pódio totalmente ocupado pela Volkswagen. Nas motos, a Espanha continua a dominar uma vez que Isidre Esteve (KTM – nº3) conquistou em Ouarzazate a sua sexta vitória de etapa no rally. A façanha do dia ficou a cargo de Marc Coma (KTM – nº2) que passou para o comando da classificação geral, à frente do seu ex-colega de equipa da KTM-Repsol. Nos camiões, o festival de Tchaguine (KAM – nº508) continua: 4ª vitória em 4 etapas.

                                                        O comando de corrida em motos exige qualidade de pilotagem extraordinárias, máquinas de alta competitividade e uma solidez física de 100%. A especial do dia mostra, também, que é necessário dispor de um agudo sentido táctico para se conseguir vencer um Dakar. Para os motards mais rápidos é mais vantajoso partir bastante atrás dos principais rivais e depois tentar apanhá-los no decurso da etapa. Isto porque são os pilotos do comando que se encarregam de assegurar a navegação, responsabilidade que impede de rodar a alta velocidade. Ou seja, é mais fácil colher do que semear.

                                                        A posição favorável de que Cyril Despres ontem beneficiou foi hoje herdada pelo seu companheiro de equipa Isidre Esteve Pujol. Partiu da 19ª posição e teve a possibilidade de se precipitar sobre os seus antecessores na pista e de estabelecer os melhores tempos no CP1 e CP2. Sem ter chegado a ultrapassar o chefe da corrida acabou por arrebatar a vitória. É uma táctica semelhante àquela adoptada por Marc Coma: partiu seis minutos depois de Despres e precisou de um bom aceleramento para conseguir alcançar o detentor do título, coisa que fez entre o CP1 e o CP2. É com Carlo de Gavardo que os dois grandes favoritos continuam a etapa, sem que nenhum dos três tente uma ofensiva. E, no final, Coma conquista o comando do rally com 4’51’’ de vantagem sobre Esteve e 5’06” em relação a Despres….que partirá, amanhã, quatro minutos depois do pupilo de Jordi Arcarons.

                                                        Ontem, muitos observadores interrogavam-se sobre as capacidades de Carlos Sainz para adaptar os seus indiscutíveis talentos de piloto de rally para os terrenos africanos. O espanhol deu uma resposta sem equívocos: sim! Para uma primeira participação no Dakar, Sainz soube mostrar-se simultaneamente competitivo e prudente nas pistas marroquinas.. O que não e de espantar uma vez que o recordista do mundial de rally é bem conhecido quer pela sua regularidade, quer pela sua técnica. Com tais qualidades, Sainz deu uma lição a uma série de pilotos bem mais experientes do que ele no Dakar.

                                                        No dia de hoje, até mesmo Stéphane Peterhansel e Hiroshi Masuoka foram vítimas das armadilhas de Marrocos. Os dois pilotos da Mitsubishi, que rodavam com bom andamento na cabeça da corrida, depois de terem ultrapassado Jean-Louis Schlesser, o vencedor da véspera, não conseguiram manter-se assim durante muito tempo: Masuoka capotou e danificou seriamente o seu carro o que, mesmo assim, não o impediu de terminar a especial com 27’ de atraso. Quando regressou ao bivaque, a peritagem efectuada pelos técnicos da Mitsubishi foi peremptória: o Dakar acabou para Masuoka. Peterhansel, por sua vez, não correu grandes riscos mas um erro de navegação custou-lhe 17’ de atraso registados no fina da especial. Por fim, Jean-Louis Schlesser soube gerir relativamente bem a desvantagem de partir em primeiro lugar e terminou a etapa entre os 10 melhores. Pelo menos, teve a satisfação de ver o seu novo colega de equipa, Thierry Magnaldi, arrebatar o 2º lugar, a 2’ de Sainz.

                                                        O desempenho individual de Sainz confirma também a competitividade do team Race Touareg II e a coerência da equipa constituída pela Volkswagen, uma vez que a marca alemã açambarcou os três primeiros lugares da classificação geral, com Bruno Saby a 4’51 e Jutta Kleinschmidt a 5’09’’. Dentro do grupo Mitsubishi, é Luc Alphand que está mais próximo dos VW, quer na classificação da especial (3º com 3’10’’), quer na geral (4º com 6’39’’).

                                                        Na categoria de camiões, Vladimir Tchaguine, continua a mostrar o seu domínio e conquista a sua 4ª vitória consecutiva, com 2’42’’ de vantagem sobre Hans Stacey. Ele é, simplesmente imbatível. A sua vantagem sobre a concorrência quase que parece uma insolência, uma vez que, na classificação geral, o seu perseguidor mais próximo, Karel Loprais, encontra-se a 1h08’ e tudo isto ao fim de apenas duas etapas marroquinas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Declarações

                                                          Carlos Sainz (ESP – VW, 1º)
                                                          “Foi um bom dia e disputámos a etapa a um bom ritmo. Sei que, desde o início, já consegui três vitórias mas toda a gente me diz que o Dakar ainda mal começou e que na Mauritânia a situação vai ser outra. Vamos esperar para ver o que acontece nessas dunas. Continuo a aprender. Não tenho a sensação de ter corrido riscos impensados”.

                                                          Thierry Magnaldi (FRA – Schlesser, 2º)
                                                          “O dia foi bem passado, o meu carro funcionou às mil maravilhas, Arnaud (Debron) não cometeu nenhum erro de navegação e seguiu o road-book à letra, tal como a organização exige. Quanto a mim, tentei evitar os furos porque ontem já tive dois. E depois é preciso não esquecer que tenho um carro novo, bastante mais rápido que o do ano passado e por isso é necessário que me habitue ao seu ritmo. Vou conseguindo melhorar, pouco a pouco, mas tudo corre bem”.

                                                          Luc Alphand /FR – Mitsubishi, 3º)
                                                          “Tive um furo na roda traseira esquerda. Mas fora isso, não tive nenhum problema com o carro ou com os pneus. Foi um bom dia. Quatro minutos, não é nada no Dakar. O que é certo é que temos aqui uma bela competição. É óptimo para o espectáculo mas acho que estamos a andar um bocado depressa. É um pouco perigoso mas não temos outra solução. Precisamos de continuar a atacar!”

                                                          Stéphane Peterhansel (FR – Mitsubishi, 14º)
                                                          “Hoje tivemos um dia um pouco difícil. Cometemos um pequeno erro e demos connosco lá para trás, no meio da poeira. Foi difícil voltar à pista. Mas não é nada de dramático. É verdade que estamos na mesma posição do ano passado e acumular minutos de atraso nunca é uma boa ideia. Vamos ter que recuperar. Parece um pouco complicado mas o carro anda bem e não é isto que nos vai desmoralizar.”

                                                          Bruno Saby (FRA – VW, 5º)
                                                          “Hoje, as coisas não nos correram mal, apesar do furo a meio da especial que nos obrigou a abrandar um pouco. Continuámos a corrida como temos feito até aqui, sem correr demasiados riscos e conservando prudência. Mantemos um ritmo Dakar, sem correr para alcançar os nosso rivais e esperando para que aconteça qualquer coisa. Logo se verá se vale a pena mas, por enquanto, respeitamos o andamento que tínhamos previsto. No que diz respeito à navegação, este ano não está a ser fácil. De facto, às vezes é necessário ir procurar pontos GPS em sítios bem difíceis. O percurso desenhado pela organização é um pouco técnico, mesmo táctico, já que é necessário, por vezes, largar a pista tradicional para ir procurar pontos no meio da natureza. Até agora, ainda não tivemos nenhum problema de navegação, o Michel (Perrin) segue o road-book à risca e está tudo perfeito.”

                                                          Hiroshi Masuoka (JAP – MIT, 15º - Abandono de prova)
                                                          “Foi uma enorme decepção abandonar, assim, a prova porque eu estava confiante na corrida. Deixo o Dakar, tal e qual como aconteceu no ano passado, por causa de um acidente. No final de uma de uma duna, atravessámos o alcatrão e quando estávamos a sair caímos em dois enormes buracos que o meu navegador não me tinha assinalado. O carro capotou duas vezes, o arco de segurança ficou seriamente danificado mas nós saímos ilesos do acidente. Esperava poder voltar a partir amanhã mas o director da equipa, Dominique Seryes, decidiu retirar o carro do rally por razões de segurança. Até para o ano!”

                                                          Benoit Rousselot (FRA – NISSAN, 1º Producção)
                                                          « Hoje tivemos uma etapa verdadeiramente difícil que poderia ter feito muitos estragos mas conseguimos passar sãos e salvos. Acima de tudo, tenho que tirar o chapéu ao meu co-piloto Sylvain (Poncet) que deu provas de bom senso nos momentos mais delicados, sobretudo quando nos voltámos, quer nas dunas, quer no “fech-fech” De resto, encontrámos um bom ritmo embora estivéssemos muito prudentes em relação aos perigos. Por outro lado, comunicamos cada vez melhor com Sylvain: agora já temos códigos, o que nos permite antecipar os obstáculos. Conseguimos o melhor tempo e estamos ao comando da categoria, embora não fosse esse o nosso objectivo de hoje. Temos uma visão mais global do rally. As grandes diferenças vão surgir na Mauritânia. Mesmo assim, é sempre agradável conseguir uma boa classificação. Hoje vamos dormir com a sensação do dever cumprido.

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                                                            Declarações

                                                            Vladimir Tchaguine (RUS – Kamaz, 1º)
                                                            "Hoje foi um belo dia de Dakar. Muito clássico no que diz respeito às dificuldades. Oueds, dunas, muito pó e uma navegação nada simples. Mas o que é interessante é que começámos a conduzir distâncias maiores em que as diferenças começam a fazer-se sentir. Nos outros dias, havia menos diferenças.”

                                                            Firdaus Kabirov (RUS – KAMAZ, 3º)
                                                            "Hoje, finalmente, consegui fazer uma verdadeira etapa, sem problemas técnicos. Desde a saída que não tenho tido sorte. Tive problemas de embraiagem, depois fiquei bloqueado por causa dos camiões que se voltaram. Ontem o turbo avariou-se e os camiões que tinham partido antes de mim, e que eu queria ultrapassar, levantavam imensa poeira. Hoje, pelo contrário, tudo correu bem. À minha frente e atrás de mim, os veículos rodavam à mesma velocidade. Pude, então, concentrar-me na pilotagem e ganhar algumas posições sem correr grandes riscos. Acho que vou continuar assim até Dakar. E talvez se consiga um lugar no pódio.

                                                            Hans Stacey (HOL – Man, 2º)
                                                            "Foi uma etapa em que às vezes tinha que acelerar e, outras, tinha mesmo que abrandar. Havia umas dunas grandes mas aquilo que mais me impressionou foram os milhares de pessoas que observavam a passagem dos camiões. Estou muito contente com este meu segundo lugar. Tchaguine e a sua equipa são muito fortes mas o meu camião é novo e anda muitíssimo bem. Ainda faltam muitos quilómetros mas queria muito chega a Dakar entre os cinco melhores.”

                                                            Comentário

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