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Radiador de óleo em TerranoII

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    Radiador de óleo em TerranoII

    Caros amigos sei que existem alguns modelos de jipes que possuem radiadores de óleo. O Terrano Tdi não possúi e penso ser um acessório bastante interessante a montar no carro, pois a velocidades mais elevadas ou em areia o ponteiro da temperatura tende sempre a passar mais de meio, coisa que não me agrada muito. A minha pergunta é: será fácil montar um radiador ar/ar para arrefecer o óleo? como pode ser feito? alguém conhece algum kit? e de outros modelos tt?
    Aguardo os vossos comentários. Obrigado

    #2
    Boas T2, o meu maverick foi hoje p a oficina por fuga de oleo mas dos travões no tambor trazeiro.
    Relativamente aos "nossos" aquecimentos ainda hoje falava com o mecânico sobre isso e o que ele fez no Terrano dele, que entra em competições, foi mudar o radiador original por um maior e diz q nunca mais teve problemas e aquilo tem passado as passas do algarve...
    Os de oleo nã sei mas na 2ª qd lá for buscar o Mav, pergunto-lhe.

    Comentário


      #3
      Acho essa solução mais fácil.
      Ou até colocar um 2º radiador com ventoinha com comando no tabliet.
      O radiador que referes é ar/óleo e não ar/ar.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por redutoras

        Acho essa solução mais fácil.
        Ou até colocar um 2º radiador com ventoinha com comando no tabliet.
        O radiador que referes é ar/óleo e não ar/ar.
        (ar/ar?) O radiador maior que foi montado é ar cá fora e agua lá dentro!:D:D

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por TerranoII

          . A minha pergunta é: será fácil montar um radiador ar/ar para arrefecer o óleo?

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por redutoras

            Acho essa solução mais fácil.
            Ou até colocar um 2º radiador com ventoinha com comando no tabliet.
            O radiador que referes é ar/óleo e não ar/ar.
            Claro que é, onde tinha a cabeça. [8]. Penso até que uma coisa não invalida a outra, isto em relação à montagem de um radiador maior.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Camaleão

              Boas T2, o meu maverick foi hoje p a oficina por fuga de oleo mas dos travões no tambor trazeiro.
              Relativamente aos "nossos" aquecimentos ainda hoje falava com o mecânico sobre isso e o que ele fez no Terrano dele, que entra em competições, foi mudar o radiador original por um maior e diz q nunca mais teve problemas e aquilo tem passado as passas do algarve...
              Os de oleo nã sei mas na 2ª qd lá for buscar o Mav, pergunto-lhe.
              Obrigado ;)

              Comentário


                #8
                Pessoal, façam um testezinho, com o carro desligado, façam rodar a ventoinha com a mão, se ela estiver muito leve, mas mesmo muito leve, pode ter perdido a viscosidade e em andamento a uma rotacao media do motor, a ventoinha nao refresca o suficiente, só roda em força quando o carro chega ao ponto extremo

                A quem for ao passeio dia 28, pode confirmar vendo a minha. A minha com o motor desligado, oferece alguma resistencia ao tentar rodá-la, porque por acaso a bomba de água é praticamente nova, e o motor em rotacao media, a ventoinha tem rotacao para refrescar o radiador.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                  Pessoal, façam um testezinho, com o carro desligado, façam rodar a ventoinha com a mão, se ela estiver muito leve, mas mesmo muito leve, pode ter perdido a viscosidade e em andamento a uma rotacao media do motor, a ventoinha nao refresca o suficiente, só roda em força quando o carro chega ao ponto extremo

                  A quem for ao passeio dia 28, pode confirmar vendo a minha. A minha com o motor desligado, oferece alguma resistencia ao tentar rodá-la, porque por acaso a bomba de água é praticamente nova, e o motor em rotacao media, a ventoinha tem rotacao para refrescar o radiador.
                  Como disse ao Camaleão uma coisa não invalida a outra.

                  Comentário


                    #10
                    a Tribaltuning monta radiadores de oleo...
                    Fica no Cacem...

                    Comentário


                      #11
                      As H1 tem radiodores de oleo de origem mto fixes... podes arranjar na marca ou numa sucata e dps mandar montar , cm termostato na bolacha para so abrir qd o oleo esta kente , ou sem termostato k vai demorar mais a akecer mas qd akecer faz quase o mesmo efeito.

                      Cumps

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Artur Costa

                        As H1 tem radiodores de oleo de origem mto fixes... podes arranjar na marca ou numa sucata e dps mandar montar , cm termostato na bolacha para so abrir qd o oleo esta kente , ou sem termostato k vai demorar mais a akecer mas qd akecer faz quase o mesmo efeito.

                        Cumps
                        Obrigado pela dica Artur. Açor vou-me informar na TribalTunning. ;)

                        Comentário


                          #13
                          O Pagero do meu pai tem radiador de oleo e nunca deu problemas de aquecimento.;)

                          Já o meu Portaro tem um radiador de agua maior do que o de origem.

                          Para fazeres essa modificação só tens que ver qual das duas a mais viável!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por bugy

                            O Pagero do meu pai tem radiador de oleo e nunca deu problemas de aquecimento.;)

                            Já o meu Portaro tem um radiador de agua maior do que o de origem.

                            Para fazeres essa modificação só tens que ver qual das duas a mais viável!
                            Penso que será o de óleo, pois será acopolar um novo acessório, é só arranjar um sítio e uma derivação. ou não? [8)]

                            Comentário


                              #15
                              Vivas,

                              Relativamente a este assunto, se fosse por opções, optava primeiro por colocar um radiador de água mais eficiente (maior capacidade de água e/ou maior eficácia a nível de arrefecimento).
                              No caso do radiador de oleo - notar que o TII possui um "radiador - oleo/água" para este efeito dentro do motor - só em caso de alteração do rendimento do mesmo - alteração de chip ou box de potência.
                              Notar que a instalação de um radiador de oleo e respectiva tubagem significa um aumento do circuito para o qual a bomba de oleo poderá não estar dimensionada. Também actualmente as especificações dos oleos a nivel de temperatura já são muito superiores aos que existiam aquando da concepção do motor.

                              Lanço, no entanto, se não levarem a mal, outra situação:
                              Alguém conhece um ventilador eléctrico para colocar no topo do intercooler e forçar a ventilação deste, nomeadamente quando se anda a pouca velocidade? P.ex. o Pajero 2.8 tem na parte de baixo do IC. No caso dos TI seria a instalar na parte superior.

                              Abraços,
                              NUno

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por TIIBaja

                                Vivas,

                                Relativamente a este assunto, se fosse por opções, optava primeiro por colocar um radiador de água mais eficiente (maior capacidade de água e/ou maior eficácia a nível de arrefecimento).
                                No caso do radiador de oleo - notar que o TII possui um "radiador - oleo/água" para este efeito dentro do motor - só em caso de alteração do rendimento do mesmo - alteração de chip ou box de potência.
                                Notar que a instalação de um radiador de oleo e respectiva tubagem significa um aumento do circuito para o qual a bomba de oleo poderá não estar dimensionada. Também actualmente as especificações dos oleos a nivel de temperatura já são muito superiores aos que existiam aquando da concepção do motor.

                                Lanço, no entanto, se não levarem a mal, outra situação:
                                Alguém conhece um ventilador eléctrico para colocar no topo do intercooler e forçar a ventilação deste, nomeadamente quando se anda a pouca velocidade? P.ex. o Pajero 2.8 tem na parte de baixo do IC. No caso dos TI seria a instalar na parte superior.

                                Abraços,
                                NUno
                                O do Pajero não serve? Penso que iria ficar a rodar em sentido contrario ao que precisas ao por a ventoinha no topo do IC, mas tb penso que se alterares a polaridade do motor electrico ficas com o problema resolvido. Os Dicoveries tb tem umas ventax do Ar condicionado que possivelmente sevem para o efeito que pretendes...

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por TIIBaja

                                  Vivas,

                                  No caso do radiador de oleo - notar que o TII possui um "radiador - oleo/água" para este efeito dentro do motor - só em caso de alteração do rendimento do mesmo - alteração de chip ou box de potência.
                                  Notar que a instalação de um radiador de oleo e respectiva tubagem significa um aumento do circuito para o qual a bomba de oleo poderá não estar dimensionada. Também actualmente as especificações dos oleos a nivel de temperatura já são muito superiores aos que existiam aquando da concepção do motor.



                                  Abraços,
                                  NUno
                                  1º - A informação que tenho é que apenas os 2.7 TD tinham esse radiador óleo /àgua, se bem que pouco eficaz

                                  2º - Deves ter razão no que se refere à bomba de óleo. Vou averiguar
                                  ;)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vivas,

                                    [qote]O do Pajero não serve? Penso que iria ficar a rodar em sentido contrario ao que precisas ao por a ventoinha no topo do IC, mas tb penso que se alterares a polaridade do motor electrico ficas com o problema resolvido. Os Dicoveries tb tem umas ventax do Ar condicionado que possivelmente sevem para o efeito que pretendes...[/qote]

                                    Sim, é provável que possa dar. Outra hipotese é os utilizados nos radaidores de AC, que até têm o compartimento do motor eléctrico bastante "achatado" o que ajuda a nivel de atravancamentos.
                                    Isto ainda é apenas uma idéia, mas o facto de o IC estar no topo do motor onde o ar é mais quente sempre me intrigou um pouco, apesar de em simplicidade mecânica e distâncias (entre a saida do turbo e admissão no motor) ser muito bem esgalhado.

                                    Abraço,
                                    NUno

                                    Comentário


                                      #19
                                      Vivas,

                                      Junto anexo foto relativa ao tipo/aspecto de ventilador que tinha em mente para o IC:

                                      [img]uploaded/TIIBaja/2006116155117_intercoolers_la_clip_image0.jpg[/img]

                                      Se alguém souber onde se arranja disto na zona de LX barato e bom...

                                      Um abraço,
                                      Nuno

                                      PS: "TerranoII", desculpa lá estar a desviar um pouco o tema base do teu tópico.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por TIIBaja

                                        Vivas,


                                        PS: "TerranoII", desculpa lá estar a desviar um pouco o tema base do teu tópico.
                                        O tópico não é meu é de todos e esse assunto também me interessa. ;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Boas.

                                          eu em tempos ouvi falar que o pessoal procurava os ventiladores das Honda Varadero ( creioq ue eram estas ) para usar nos IC's

                                          Eu tambem andei a investigar de montar intercooler no meu ex-terrano II TD Sport de 2000

                                          Comentário


                                            #22
                                            penso que o principal dissipador de calor de um carro será o circuito de agua ,depois o do oleo, que alem de arrefecer tambem lubrifica e evita que a fricção aumente ainda mais a temperatura do motor

                                            ainda não ouvi mal desses motores ,mas no terranoI de um amigo ele levantou a traseira do capot para o ar entrar na frente passar pelo motor e sair junto ao vidro:D e falava que ajudava ...agora tem um GR

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Pedro Simões

                                              penso que o principal dissipador de calor de um carro será o circuito de agua ,depois o do oleo, que alem de arrefecer tambem lubrifica e evita que a fricção aumente ainda mais a temperatura do motor

                                              ainda não ouvi mal desses motores ,mas no terranoI de um amigo ele levantou a traseira do capot para o ar entrar na frente passar pelo motor e sair junto ao vidro:D e falava que ajudava ...agora tem um GR
                                              [}] não me digas que levantou tanto que ficou sem visibilidade e mandou o pobre do Terrano prá sucata? [}], agora a sério a verdade é que num Pajero de um conhecido a agulha da temperatura não tem tanta oscilação como no Terrano. A verdade é quando mudo o óleo esse efeito não se produz, nos primeiros tempos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Terrano
                                                já falaste com o gajo da Tribal? Ele desenrascou o radiador?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Açor24

                                                  Terrano
                                                  já falaste com o gajo da Tribal? Ele desenrascou o radiador?
                                                  Ainda não falei, mas não está esquecido. Aquela cena da bomba de óleo não ter capacidade deixou-me intrigado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas que raio, anda tudo com problemas de temperatura?!?!?!

                                                    Devo de ter um Terrano á maneira, pois nao aquece nem arrefece.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                                      Mas que raio, anda tudo com problemas de temperatura?!?!?!

                                                      Devo de ter um Terrano á maneira, pois nao aquece nem arrefece.
                                                      Mais vale prevenir do que remediar. ;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                                                        Mas que raio, anda tudo com problemas de temperatura?!?!?!

                                                        Devo de ter um Terrano á maneira, pois nao aquece nem arrefece.
                                                        eu tb tenho andado temperado[8D]

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Vivas,

                                                          citação:A verdade é quando mudo o óleo esse efeito não se produz, nos primeiros tempos.
                                                          !!!!!!!!!! Nunca tinha reparado! Não será psicológico?

                                                          O que eu noto é quando mudo todo o liquido do circuito. Deve ser feito nos TII de 80 mil em 80 mil ou de 4 em 4 anos.... Mas às tantas o efeito tb é psicológico. Tem é vantagens efectivas a nivel de corrosão e outras cenas do genero.

                                                          Abraço,
                                                          Nuno

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Problemas de sobreaquecimento em Nissans são históricos e há muito conhecidos.

                                                            Comentário

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