Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eixos-Rígidos? Vantagem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eixos-Rígidos? Vantagem?

    Boas...

    Quando converso com amigos meus sobre jipes, às tantas entramos na conversa mais técnica e aí as opiniões dividem-se quanto às arquitecturas de suspenção...
    Uns dizem que Jipe a sério é com eixo rígido nos dois eixos e mais nada...
    Outros dizem que eixo rígido à frente é tecnologia ultrapassada e que suspenção independente à frente é que é bom...
    Bem, como eu não sei mesmo o que será melhor, venho aqui pedir a vossa opinião... E já agora fundamentada, pois o que eu quero acima de tudo é aprender!

    Abraços!

    #2
    Originalmente Colocado por gdourado Ver Post
    Boas...

    Quando converso com amigos meus sobre jipes, às tantas entramos na conversa mais técnica e aí as opiniões dividem-se quanto às arquitecturas de suspenção...
    Uns dizem que Jipe a sério é com eixo rígido nos dois eixos e mais nada...
    Outros dizem que eixo rígido à frente é tecnologia ultrapassada e que suspenção independente à frente é que é bom...
    Bem, como eu não sei mesmo o que será melhor, venho aqui pedir a vossa opinião... E já agora fundamentada, pois o que eu quero acima de tudo é aprender!

    Abraços!
    Ora bem

    Ja tive jipes com varios sistemas de suspensão dianteira e posso me pronunciar um pouco..

    Para TT puro e duro, o Eixo rigido costuma ser muito mais resistente, apesar de limitar por vezes o curso da suspensão em relaçao a outras soluções mais elaboradas.

    Para um uso quotidiano, obviamente que a suspensão independente à frente é mais simpática, mas mesmo assim pode nao ser das melhores coisas, veja-se o caracteristico saltitar de frente dos carros com barras de torsão. ( quem tem por exemplo um T II sabe bem do que falo )

    OS eixos rigidos normalmente provocam um trabalhar da suspensão duma forma " concertada " frente / tras , quando em cruzamento de eixos por exemplo, a suspensão independente em muitos carros deixa a frente trabalhar sozinha e a traseira levanta imenso, notei isto quando passei do Patrol para o T II. Aliás, o T II tomado como exemplo pratico, era um jipe onde o " factor cagaço " surgiria muito mais cedo que no Patrol, fruto do bambolear em obstaculos causado pela arquitectura da susp dianteira. Inclinações laterais então eram de meter respeito...

    Para mim, eixos rigidos e helicoidais será a solução preferivel, tomemso como exemplo os puros e duros que por ai ainda andam, ( GR's etc ) e vejamos que em equipa que ganha nao se mexe...

    Nesse campo no que toca ás suspensões, acho que se me apanhasse com um GR y60, y61 ou um Mercedes G daqueles " da velhinha " nunca mais trocava de jipe...

    Comentário


      #3
      Concordo com o que diz o Sitefixe e acrescento o factor fiabilidade numa utilização mais a sério, até porque tenho um VX (eixo rigido) e um TLC da série 90 (suspensão independente) prefiro obviamente o VX e também tive 2 UMM´s e um Defender TD5. Por alguma razão conheço algum pessoal a transformar as Pick up´s colocando eixo rigido á frente.
      Isto tudo claro para uma utilização mais a sério e continuada, mas para uma utilização mais exporádica e menos intensa a susp. independente cumpre bem a função.

      Comentário


        #4
        Concordo com o que foi escrito acima e acrescento um outro factor muito importante: um eixo rígido à frente mantém uma altura constante ao solo, ao contrário da suspensão independente.

        Eu sou adepto indefectível da solução de 2 eixos rígidos. Pena que cada vez mais são menos, passe a expressão.

        Comentário


          #5
          Concordo com tudo o ke foi dito, acrescentado uma coisa.

          Para andar depressa e com estabilidade, qd mais independente for a suspeção, melhor. Para percursos mais trialeiro e tecnicos 2 eixo rgidos e melhor.

          La esta depende um bocado do ke se ker de um TT.....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
            Concordo com tudo o ke foi dito, acrescentado uma coisa.

            Para andar depressa e com estabilidade, qd mais independente for a suspeção, melhor. Para percursos mais trialeiro e tecnicos 2 eixo rgidos e melhor.

            La esta depende um bocado do ke se ker de um TT.....
            parece-me que sim... com o facto de os "rígidos" serem mais solidários com a constante altura ao solo, tal como disse o Rui Cruz...

            Comentário


              #7
              O que referem quanto a altura ao solo



              @braços

              Comentário


                #8
                depende muito para o que se quer o jipe ,eixo rigido tem vantagem por ser mais robusto/fiavel e melhor comportamento para as trialeiras ,em velocidade, pistas e na estrada não absorve tanto as irregularidades do terreno chegando a puxar e a desviar os carros das suas rotas em conduções mais rapidas

                Comentário


                  #9
                  O problema dos eixos rigidos em velocidade é a barra panhard puxar o eixo para um lado quando o carro salta, é todavia muito mais resistente e aguenta
                  tratamentos duros por muito mais tempo mesmo que os casquilhos estejam em
                  más condições. Um exemplo é o dakar onde as viaturas de suspensão independente são em geral mais rápidas mas precisam de muito mais assistência e substituição da suspensão. Se não tivessem eliminado a etapa
                  a Tombuctu teriam desistido uns 40 mais por estarem maltratados e não
                  aguentarem. Assim, posto isto, em termos de comportamento no asfalto e
                  velocidade em pista, as suspensão independente leva grande vantagem.
                  Para TT duro e lento, os eixos rigidos levam vantagem.
                  Cumpts.
                  raul

                  Comentário


                    #10
                    Boas pessoal aqui vai uma ajudinha para esclarecer a dúvida!
                    http://www3.mercedes-benz.com/e/cars...al04/main.html
                    eu tenho um "G" e não troco o eixo rigido é melhor no TT e não prejudica em nada no asfalto.
                    Vejam também a parte dos bloqueios é interessante.
                    entrem no "LEGEND" e depois "TECHNOLOGY"
                    Editado pela última vez por G4orce; 28 March 2007, 21:56.

                    Comentário


                      #11
                      amigo tambem eu prefiro eixos rigidos então desses ....no entanto há que ver que os jipes não são só para trialadas e que um ML tem melhor comportamento em estrada que um G

                      Comentário


                        #12
                        Pois ainda pro cima akilo e o site da MB, é claro ke eles vão dizer maravilhas.

                        Mas como o Pedro diz basta andar num ML e num G.....

                        Comentário


                          #13
                          Subscrevo na integra todas as opiniões aqui expressas, e todos eles tem vantagens e desvantagens...
                          Cada um de nos é q sabe o q pretende fazer com a makina q tem e dai optar pela solução + apropriada..
                          Mas tb sou defensor do eixo rigido, pq o q se perde em estrada ganha-se no TT e um TT é po monte e pouca estrada

                          Comentário


                            #14
                            Mais um tópico para ler com atenção.



                            "Uma imagem vale por mil palavras."
                            Editado pela última vez por TURBO; 01 April 2007, 16:11. Razão: Técnicas

                            Comentário

                            AD fim dos posts Desktop

                            Collapse

                            Ad Fim dos Posts Mobile

                            Collapse
                            Working...
                            X