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    Wrangler

    Boa tarde

    Há 2 meses comprei um Wrangler, visto que a minha esposa gostava imenso do jipe e era o único carro que queria.

    Desde aí já fiz um 1000 km só que somente em estrada, o que me supreendeu pela positiva.

    O que eu gostaria de saber é se algum de voçês conheçe bem o wrangler fora de estrada e se conheçem problemas que ele possa vir a ter.

    Como o vou utilizar muito em areia que cuidados devo ter (além de baixar a pressão de pneus)


    #2
    citação:Originalmente colocada por serip

    Boa tarde

    Há 2 meses comprei um Wrangler, visto que a minha esposa gostava imenso do jipe e era o único carro que queria.

    Desde aí já fiz um 1000 km só que somente em estrada, o que me supreendeu pela positiva.

    O que eu gostaria de saber é se algum de voçês conheçe bem o wrangler fora de estrada e se conheçem problemas que ele possa vir a ter.

    Como o vou utilizar muito em areia que cuidados devo ter (além de baixar a pressão de pneus)

    Areia????
    Se for de praia ou perto o mais imporante é uma boa lavagem no final de cada passeio , não por causa da areia mas sim do sal ;)

    Comentário


      #3
      Cuidado que agora é proibido andar na praia. Ecologia da tanga.
      Logo tenho algumas duvidas que vás mesmo andar em areia.
      Não quererás dizes estradões de terra ou de montanha, vulgo TT normal, mesmo que tenham alguma areia??
      Que equipamento tens, guincho??placas?? Macacos Hi-lift??
      Qual é o motor do bicho?
      Confirma o que pretendes e os conselhos saiem de seguida[8D].

      Comentário


        #4
        é mesmo areia, onde existem bastantes dunas é possivel andar até à última duna, ou seja, não entrar com ele no areal da praia.

        O motor é o 2.5 Gasolina

        Comentário


          #5
          Tens a certeza essa das dunas???
          A ser verdade só neste país[xx(].
          Nas dunas é que se estraga a pouca vegetação existente.
          Na praia não há problema nenhum ........ mas enfim.

          Conselhos.

          Peso é naturalmente um inimigo.

          Equipamento básico: pranchas metálicas; pá; macaco hi-lift; manometro de pressão de pneu; bomba de pé ou compressor, cabo de reboque.

          Pneus qt mais largos melhor (só no caso da areia;)) e "mole" nos flancos que é para se deformar com a falta de ar.
          Pneus a 50% ou 70% da pressão sem problemas.
          Pode-se em situações dificeis ir até 0,8bar. Mas cuidado, condução muito suave para não cortar a válvula da câmara de ar. O pneu pode-se dessolidarizar com a jante e pumba...... Furo[xx(].
          Após a areia e caso não tenhas compressor levas uma mangueira de ar com duas bocas e enches os 4 pneus com o suplente, previamente deves encher o suplente com seis bares (vê a pressão máxima suportada pelo pneu mas podes ultrapassar visto que não roda, cuidado com o sol pode aumentar a pressão)
          Equilibras os pneus e já não rodas em baixo. Verifica depois na bomba de gasolina.

          Sempre com 4x4 ligadas e se for areia branda reductoras.
          Condução sem acelerações nem travagens nem viragens bruscas.
          Em caso de dificuldade é a inércia que vence.
          Rotação entre o binário máximo e a potência máxima. Joga com a caixa. Se sentes o motor a morrer reduz rapidamente e nada de aceleações bruscas.
          A areia virgem é sempre mais rija, por isso anda fora dos trilhos de outros veículos (mas nada de pisar vegetação[xx(]). Além de que te arriscas a roçar os diferenciais na areia e ficar atascado.
          Evita atacar as dunas na diagonal ou circular lateralmente. Colocas muito [u]peso nas rodas debaixo</u>, podem enterrar e [u]capotas em três tempos</u>.
          As dunas atacam-se na perpendicular à crista.



          Ao minimo sintoma de atascanso não aceleres mais nem traves. Só piora.
          Limpar a areia acumulada para o jeep sair a "direito" sem ter que vencer qq desnivel.
          Caso exista outro jeep quase sempre se sai do atascanço com o cabo.
          O cabo deve tar esticado e a fazer um sobreposição de 1 metro. Isto permite o Jeep salvador embalar um pouco mas sem aplicar uma força que arranque o gancho de reboque ou arrebente o cabo. Afastem-se do cabo, se partir faz de chicote.
          As pranchas só ajudam e podem ser necessárias ou superfulas.
          Caso esteja muito enterrado, macaco Hi-lift e pranchas de baixo das rodas. Engrenas a 2ª ou 3ª em redutoras e embraias com muito carinho[8D]. Podes ter que repetir o processo pq é natural que ele atasque outra vez:D.
          Rodas sempre a direito na AREIA para desastacar.
          Convém atar uma fita colorida para ser fácil dar com as pranchas visto que elas podem enterrar-se e não serias o primeiro a plantar pranchas por aí, dois metros de fita dá à vontade.


          E boa sorte[8D].
          Sem medos[:X].
          Não vás sozinho. Telemóvel;).

          P.S. Faz um reconecimento a pé para não caires num buraco entre dunas.

          Comentário


            #6
            obrigado pela dicas

            Comentário


              #7
              grandes dicas
              [^][^][^]

              Comentário


                #8
                O J.R. está a revelar-se. Óptimo post!

                Comentário


                  #9
                  Como se tem comportado o Wrangler?
                  Não há umas fotos em acção?
                  Cumprimenttos

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por serip

                    é mesmo areia, onde existem bastantes dunas é possivel andar até à última duna, ou seja, não entrar com ele no areal da praia.

                    Cuidado, porque se há problema em circular na praia é mesmo por causa das dunas...

                    Comentário


                      #11
                      J. R. Excelente post. do caraças!

                      Essa de levar ar de reserva na suplente é bem fixe! sempre aprendendo. Essas mangueiras com duas bocas fazem-se ou já há feitas e onde?

                      Serip, mta atenção à circulação nas dunas, pois mesmo q não haja nenhuma placa de proibição o nosso bom senso e respeito pela natureza deve imperar.
                      Não te esqueças q a vegetação q existe nas dunas é mto sensivel e demora mto a crescer e é a responsável por manter as dunas no sito. Sem esta a areia solta depressa desaparece com o vento e a função de proteção da costa do cordão dunar desaparece.
                      Diverte-te, pois circular na areia é bem divertido e por vezes dificil, mas sempre nos trilhos já existentes!

                      Comentário

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