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Compra de Samurai - Eventuais problemas

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    Compra de Samurai - Eventuais problemas

    Viva pessoal do TT!

    Visto ter ido o meu estimado FIAT UNO para a sucata[8], ando seriamente a ponderar a compra de 1 Suzuki Samurai, não só para o uso diário mas também para poder sair da estrada (mas sem grandes aventuras).
    Muito já li aqui no forum tópicos sobre o mesmo, mas gostaria de saber eventuais problemas destes carros e cuidados a ter antes da compra.

    Já percebi que os Diesel podem eventualmente dar problemas de motor ou afins, mas a gasosa tá cara e se cada bixo bebe fácilmente + de 10L/100km, ai mãe...

    A 1ª velocidade só pode ser metida com o jipe completamente imobilizado? Já experimentei um que era assim...

    Um Hard-top poderá custar quanto?

    Um abraço à comunidade...

    #2
    Bem vindo e boa escolha!!!! Um samuca a mais nunca é demais.

    Essa do motor a diesel dar muitos problemas ainda não entendi... o meu é a diesel e sinceramente já muitas coisas deram problemas menos o motor.
    Os conselhos que tenho para te dar são na base da experiencia portanto convem confirma-los com quem perceba.

    - Embraiagem: Depois de muda-la e ter-me deparado com o disco ainda a meio andei a fuçar e cheguei à conclusão que o cabo estava oxidado e o parafuso do pedal desapertado. O carro trepida bastante e tudo o que seja de aperto convem ser checkado de vez em quando. Tambem o facto do cabo ter uns 2 metros e passar mesmo por cima do motor e apanhar "entaladelas" tem interferencia.

    - Motor / Turbo: Gosta de oleo bom e novo. Por norma só Castrol TXT (recomendado pela marca). O turbo tem tendencia para zunir quando o oleo começa a perder qualidades.

    - Conforto: Esqueçe!!!!!!! Podes minimizar a situação com umas jantes mais largas e / ou tirando uma lamina à suspensão e / ou uns amortecedores regulaveis.

    - Refrigeração: A ventoinha no Verão tá constantemente a disparar ... solução: Mete a chapa da matricula um pouco mais para baixo (é que onde ela está fixada existe uma entrada de ar para o radiador!!!!) e um corta corrente com interruptor no tablier.

    - Pneus: compra dois conjuntos. Uns para Mato (Fedima Extreme ou Sirocco é o que recomendo, são 3 B's - bom, bonito e barato) e outros para estrada.

    - Carroçaria: Cuidado com a chapa onde assentam os pontos de apoio dos bancos!!! Têm tendência a "rasgar" com o peso, saltos e etc.... Tambem as dobradiças são tipo m****!!!

    - Transmissão: Lubrificar as cruzetas e veios, andar sempre em cima dos niveis e viscosidade das valvolinas dos diferenciais e caixas. A seguir a cada ida para o mato, lavar a parte de baixo muito bem - agua com fartura. A principal fonte de trepidações anormais (pois trepidar é normal [8)])são as cruzetas a dar o berro. São peças baratas e tão lá é para isso...para partirem, funcionam como fusiveis.


    Quanto as mudanças, isso da primeira depende...se estiveres no meio de uma subida e não tiveres gaz...vais ver que passas de 3ª para 1ª tipo manteiga [}]. Mas por norma é isso ...a primeira é sá para arrancar, e as vezes nem isso.
    Os hardtops são um bom compromisso para o inverno ... podes encontra-los a partir de 400 / 450 eurois, até mais barato se procurares / regateares bem.

    Antes de comprares convem veres se existem indicios de reparação recente (tinta onde não deveria haver, chassis com pontos de soldadura recentes, etc...) e veres a compressão do motor (carro a trabalhar tiras a vareta do oleo e se ele se espumar/fumar muito é pq tá na m****). Ou então agarras na matricula pedes o livro das inspecções (util para saber os Kms reais) e investigas.

    Espero que os meus conselhos te sejam uteis, e boa sorte na procura.
    Se disse alguma baboseira, corrijam-me que eu agradeço.

    CumprimenTTos

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      #3
      citação:Originalmente colocada por rafana


      A 1ª velocidade só pode ser metida com o jipe completamente imobilizado? Já experimentei um que era assim...
      a relação da cx de um samurai , é bem mais curta do que a do fiat uno , talvez por isso tenhas notado essa diferença .

      Comentário


        #4
        Antes de mais, queria agradecer as respostas que parecem muito útil não só para mim mas como para quem tem suzuki ou quer comprar um.

        Em relação à caixa, o que eu experimentei tava para venda e o vendedor disse que não meter a 1ª sem tar mesmo parado era tipico em todas as caixas dos samurais. Isto é verdade?

        Em relação ao conforto, também reparei que era mesmo para esquecer, lol. Até achei demasiado saltitão com uma pequena lomba...

        Por fim em relação à matricula, fiquei curioso, como é que posso investigar cenas apartir dela?
        Do papel da inspecção realmente é possível dar uma ideia dos km reais, pois já apanhei um samurai num stand que tinha feito 10km num ano,lololol.

        Abraços ao psl

        Comentário


          #5
          Quanto à caixa, o meu entra a primeira com o carro em andamento facilmente, mas isto não se deve fazer devido à relação mais curta da caixa.

          Quanto ao conforto, não é defeito é feitio....lol

          cump

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            #6
            Olha rafana, ainda no Sabado com o pessoal do Samuraiclub fizemos o passeio antes de irmos para a feira da aventura e passamos num sitio onde estava uma subida inclinada de areia solta. Eu começei a fazer a subida em 2ª alta, mas a meio da subida faltou o power e encavei-lhe a 1ª sem ele estar parado e UPA. Subida feita sem problemas.
            Quando meti a 1ª nem sequer se queixou.

            Comentário


              #7
              Madseat... na 1ª vez que fiz a areia fiz em 1ª alta e desliguei o ar condicionado....

              Na segunda vez depois de almoço foi 1ª alta e de ar condicionado

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Perry

                Madseat... na 1ª vez que fiz a areia fiz em 1ª alta e desliguei o ar condicionado....

                Na segunda vez depois de almoço foi 1ª alta e de ar condicionado
                Pois! Mas tambem tive o infortunio de uma senhora que tava lá com um Samurai a Gasoil ir há minha frente e faltou-lhe 1º o power a ela e eu tive de ir à 1ª e passar ao lado dela.:D:D:D

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                  #9
                  Pronto, tás desculpado! [}]

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                    #10
                    Sou um feliz e recente propriatáio de um suzuki samurai e digo e afirmo, mas que máquina, não me arrependo da compra que fiz, antes pelo contrário. A nivel de conforto, ja andei em pior, a unica coisa que me chateia um pouco é o barulho do motor dado que ruidos ainda não começoua fazer:P, ainda só fiz mato leve com ele e portou-se super bem. Consumos não são maus de todo, o conforto é melhor do que estava a espera no carro em questão, tirando as lombas ollolol. Resumindo, até agora e ainda so fiz 2500 km com ele têm se mostrado uma agradável surpresa, isto claro para mim :D.

                    Um abraço a todos

                    Comentário


                      #11
                      Viva psl!

                      Afinal aquilo da 1ª não entrar devia ser mesmo problema da caixa.
                      Agora tou em vistas de comprar 1.9TD hardtop meio preparado para TT, o que me preocupa um pouco o estado "fisico" do bixo devido ao uso no mato, apesar que aparentemente parece estar impecável.

                      O berguini falou em, antes de comprar, investigar apartir da matricula. Que tipo de cenas pode-se saber e onde é possível investigar? É ir ao Registo Automóvel e ver se tem algum tipo de "hipoteca" com o carro?

                      É possivel neste modelo montar daquelas capotas em lonas curtas (julgo que se denominam bikinis)? É fácil de montar? É fácil de comprar cá em Portugal?

                      Um abraço a todos

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                        #12
                        O numero de matricula da-te acesso a saberes os acidentes que o veiculo ja sofreu. O Instituto de Seguros de Portugal (www.isp.pt) dá-te as informações que tiver em relação ao veiculo inclusivamente podes saber online qual seguradora do proprietario anterior (eles demoram algum tempo a actualizar a base de dados daí muito provavelmente essa informação ainda la estar). No caso do cimasa (www.cimasa.pt/website/index.php?id=1) podes atraves da webpage enviar um mail para saberes se a viatura ja se encontrou em algum litigio.

                        Espero que ajude, e boa sorte na procura.

                        CumprimenTTos

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