Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os carros de rallys são seguros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os carros de rallys são seguros?

    Nos últimos tempos tenho verificado uma série negra de acidentes gravissimos com carros de rally.

    O primeiro foi o Kubica.

    Dps o Green num acidente semelhante e a piloto Francesa, ambos com vitimas mortais.

    Agora foi o Gronholm.

    Marcus Grönholm hospitalizado - Autosport.pt

    Parece-me que vai ter q ser feito algo para promover a segurança. Os roll-bar ou lá como se chama, já não chega.

    #2
    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
    Nos últimos tempos tenho verificado uma série negra de acidentes gravissimos com carros de rally.

    O primeiro foi o Kubica.

    Dps o Green num acidente semelhante e a piloto Francesa, ambos com vitimas mortais.

    Agora foi o Gronholm.

    Marcus Grönholm hospitalizado - Autosport.pt

    Parece-me que vai ter q ser feito algo para promover a segurança. Os roll-bar ou lá como se chama, já não chega.
    Este acidente, por si só, não foi gravissimo. O impacto que teve é que foi grave. E a causa do problema não foi o roll-bar que o carro nem sequer capotou.
    O problema que ele teve qualquer um pode ter, uma saida rápida e uma pancada seca sobre um bloco de betão. Ou seja, o cérebro leva com uma força G enorme e fez com que o tipo ficasse KO. Mas contra este acidente, a única safa era terem usado separadores de outra matéria qualquer que não cimento, não tem a ver com roll-bars

    Comentário


      #3
      Os carros sao extremamente seguros.
      O caso so Kubica e do Green, foi o rali que entrou pelo carro, pelo motor.
      Sinto-me completamente a vontade e seguro quando faço ralis e nao tenho qualquer receio.
      Claro que ha carros e carros e varios niveis de segurança, mas os carros que tenho andado, nao tenho razoes de queixa.

      Ha uns anos largos, em Famalicao, num rali dos iniciados faleceu um co-piloto, tambem devido a ao rail.
      Ha uma % enorme de rails muito mal colocados nas suas extremidades e tantos nos ralis, como no dia a dia, tem causado bastantes mortes, lesoes graves, etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
        Este acidente, por si só, não foi gravissimo. O impacto que teve é que foi grave. E a causa do problema não foi o roll-bar que o carro nem sequer capotou.
        O problema que ele teve qualquer um pode ter, uma saida rápida e uma pancada seca sobre um bloco de betão. Ou seja, o cérebro leva com uma força G enorme e fez com que o tipo ficasse KO. Mas contra este acidente, a única safa era terem usado separadores de outra matéria qualquer que não cimento, não tem a ver com roll-bars
        Ainda para mais, tenho dúvidas que essa prova tenha tido a chancela da FIA

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
          Nos últimos tempos tenho verificado uma série negra de acidentes gravissimos com carros de rally.

          O primeiro foi o Kubica.

          Dps o Green num acidente semelhante e a piloto Francesa, ambos com vitimas mortais.

          Agora foi o Gronholm.

          Marcus Grönholm hospitalizado - Autosport.pt

          Parece-me que vai ter q ser feito algo para promover a segurança. Os roll-bar ou lá como se chama, já não chega.
          Os carros de rally são seguros, lembro do Rally de Portugal de há dois anos atrás, houve um finlandês que caiu pela serra abaixo, fartou-se de virar e a célula de sobrevivência manteve intacta devido ao Roll-Bar, o chamado "Santo António". O piloto e navegador sairam sozinhos do carro e fartaram-se de elogiar as regras rigidas do roll-bar.

          O Problema dos acidentes que referiste, são condições dos troços. Do Kubica, foi um rail cuja configuração das pontas do rail começavam e terminavam no ar, em vez de começar e terminar no chão, como existem noutros rallys.

          Dos outros que referiste, não conheço a dinâmica do acidente.

          Os roll-bar costumam resistir aos capotamentos, agora quando é elementos estranhos a entrar pelo habitáculo é o factor sorte, por exemplo: entra um barrote no parabrisas durante um capotamento e atingir ou nao o piloto/navegador.

          Segurança a 100%? Existe, era blindar o carro mas assim seria pesado e não seria competitivo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post
            Os carros de rally são seguros, lembro do Rally de Portugal de há dois anos atrás, houve um finlandês que caiu pela serra abaixo, fartou-se de virar e a célula de sobrevivência manteve intacta devido ao Roll-Bar, o chamado "Santo António". O piloto e navegador sairam sozinhos do carro e fartaram-se de elogiar as regras rigidas do roll-bar.

            O Problema dos acidentes que referiste, são condições dos troços. Do Kubica, foi um rail cuja configuração das pontas do rail começavam e terminavam no ar, em vez de começar e terminar no chão, como existem noutros rallys.

            Dos outros que referiste, não conheço a dinâmica do acidente.

            Os roll-bar costumam resistir aos capotamentos, agora quando é elementos estranhos a entrar pelo habitáculo é o factor sorte, por exemplo: entra um barrote no parabrisas durante um capotamento e atingir ou nao o piloto/navegador.

            Segurança a 100%? Existe, era blindar o carro mas assim seria pesado e não seria competitivo.
            Foi o Latvala



            Eu acho que nunca foram tão seguros. O caso do Gronholm já foi explicado, e é uma situação pouco comum.

            Como é óbvio, nunca serão 100% seguros, mas acho que a segurança evoluiu bastantes nestes últimos anos.

            Comentário


              #7
              Não se verificam tantos incidentes graves como na velocidade porque é um risco inerente ao ambiente em que a modalidade se pratica. Numa pista tudo é pensado para amortecer um impacto, desde a posição das barreiras em relação às trajectórias até à quantidade de barreiras de pneus a colocar juntas. Porque a ideia é evitar um impacto frontal, dado que é muito menos violento para o piloto e o chassis também reparte melhor a energia, para além de haver a possibilidade de o carro não parar imediatamente no impacto (reduzir a força de desaceleração gravítica do sistema).

              Nos rallys não há muito a fazer, a menos que comecem a colocar vidros inquebráveis nos carros ou a fazer os troços onde não hajam árvores, habitações, postes, rails, etc...
              Editado pela última vez por BEF1FAN; 03 July 2012, 11:37.

              Comentário


                #8
                O unico ponto de insegurança num carro de ralies será num embate lateral com uma árvore ou algo do género. pois o Roll-Bar não está preparado para reagir a esse tipo de forças envolvidas. (Caso do Michael Park).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
                  O unico ponto de insegurança num carro de ralies será num embate lateral com uma árvore ou algo do género. pois o Roll-Bar não está preparado para reagir a esse tipo de forças envolvidas. (Caso do Michael Park).
                  Nem o rollbar nem o próprio carro. E aqui pouco há a fazer, mesmo nos carros de estrada mas seguros os embates laterais são sempre críticos.

                  O próprio corpo humano trabalha num lógica "segundo dois referenciais" apenas, isto é, não estamos preparados para solicitações bruscas lateralmente.

                  Respondendo ao tópico, eu considero os carros de rally bastante seguros. Há casos e casos mas temos que ver que em Portugal, por ano, se fazem mais de uma centena de ralis (ou quase, contas por alto) o que quer dizer que nos restante países Europeus se fazem várias centenas de ralis por ano e os acidentes graves são muito muito raros.





                  Este acidente foi há poucos anos em Penafiel, o carro bateu com a parte superior numa casa daquelas antigas em pedra numa zona feita a fundo, falam em 150 Km/h, o carro largou destroços ao longo 50m. Um amortecedor, aqui, uma roda acolá, etc.

                  Apesar de ser um carro de fábrica, construído segundo as melhores normas e procedimentos em termos do rollbar (Matter penso eu), este foi o estado em que o mesmo ficou, acho que a imagem fala por si.

                  Resultado, o piloto e navegador saíram ilesos deste acidente. Na altura o rollbar foi enviado para testes porque havia a "uma dúvida" acerca da construção do mesmo, não acreditavam que um rollbar de fábrica pudesse ter ficado neste estado mas o resultado do teste foi claro, o rollbar era "verdadeiro" e estava em excelente estado.

                  O que só vem comprovar a segurança destes carros, imaginemos a violência do embate para um rollbar ficar neste estado mas o que é certo é que cumpriu a sua função.
                  Editado pela última vez por Bj40; 03 July 2012, 19:52.

                  Comentário


                    #10
                    A contrastar..

                    Acidente Rally Santo Tirso 2010 - ORIGINAL - YouTube


                    Este acidente provocou um pulso partido com fractura exposta, não no piloto mas no navegador.


                    Conheço uma pessoa que desde sempre esteve ligada aos automóveis, já foi um bom preparador e que diz sempre uma coisa:

                    Para a segurança num carro de rally há três pontos fundamentais: Um bom banco, uns bons cintos (e bem apertados) e acima de tudo um bom rollbar.

                    Não posso concordar mais e atenção que a parte dos cintos e bancos é muito importante. Conheço casos de pilotos que ficaram com lesões graves ora por terem os cintos mal apertados ora por terem os bancos mal fixos ao "chão".

                    Comentário


                      #11
                      Depende da perspectiva.
                      Se partirmos da premissa das condições em que são conduzidos e como são conduzidos, são das coisas mais seguras que pode haver.

                      Comentário


                        #12
                        espetava-me na boa a 180 dentro de um

                        Comentário


                          #13
                          Ainda falando sobre os embates laterais.. Estas imagens são conclusivas:

                          Comentário


                            #14
                            O acidente do Gronholm resulta de uma falha de segurança tremenda na pista.

                            Marcus Gronholm Crash in X Games Rallycross 2012 - YouTube

                            Reparem cerca do segundo 11 na barreira de betão com a esquina completamente exposta o resto é física, o piloto sofre uma desaceleração assustadora indo da velocidade em que ia (que não me pareceu que fosse propriamente devagar...) a zero num piscar de olhos.

                            Os restantes casos é o que já disseram, embates lateriais são sempre muito complicados e em casos como o do Kubica, com uma lâmina a entrar pelo carro dentro não há muito a fazer senão esperar que o rail não acerte no piloto.

                            Em suma, os carros de rally nunca foram tão seguros, a maior parte dos acidentes fatais devem-se a falhas de segurança da estrada/pista, sobretudo com rails e barreiras mal colocados. De resto, as leis da física são o que são e essas nunca vão dar para contornar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pricardocunha Ver Post
                              Os carros sao extremamente seguros.
                              O caso so Kubica e do Green, foi o rali que entrou pelo carro, pelo motor.
                              Sinto-me completamente a vontade e seguro quando faço ralis e nao tenho qualquer receio.
                              Claro que ha carros e carros e varios niveis de segurança, mas os carros que tenho andado, nao tenho razoes de queixa.

                              Ha uns anos largos, em Famalicao, num rali dos iniciados faleceu um co-piloto, tambem devido a ao rail.
                              Ha uma % enorme de rails muito mal colocados nas suas extremidades e tantos nos ralis, como no dia a dia, tem causado bastantes mortes, lesoes graves, etc.

                              Rali de Esposende 1994 - Iniciados
                              Rali de Esposende 1994 - Iniciados - YouTube

                              Mais um acidente fatal em consequencia de um rail mal colocado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                Rali de Esposende 1994 - Iniciados
                                Rali de Esposende 1994 - Iniciados - YouTube

                                Mais um acidente fatal em consequencia de um rail mal colocado
                                O que aconteceu ao co-piloto?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  O que aconteceu ao co-piloto?
                                  Ao ver o vídeo, percebe-se que faleceu.

                                  O carro entrou em despiste e bateu com a porta do co-piloto num rail exposto, o rail entrou porta adentro e atingiu o co-piloto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O principal problema, é que quem vai dentro dos carros, são seres humanos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É verdade. Se fossem caracois ainda tinham a casca a proteger

                                      Comentário


                                        #20
                                        O problema não está nos carros mas sim nos troços.

                                        No entanto o perigo faz parte da competição automovel.
                                        Editado pela última vez por Greenzord; 05 July 2012, 21:37.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Greenzord Ver Post
                                          O problema não está nos carros mas sim nos troços.

                                          No entanto o perigo faz parte da competição automovel.
                                          O que sugeres então, rails em toda a extensão dos troços?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Goncalotsf Ver Post
                                            O que sugeres então, rails em toda a extensão dos troços?
                                            Não, o que eu acho é que é impossivel tornar o desporto automovel 100% seguro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desde que não entre nada para dentro do carro que atinja os pilotos, são bem seguros.

                                              Já tinha colocado este vídeo por aqui:



                                              Foi dos acidentes mais violentos que já vi..

                                              Comentário


                                                #24
                                                Concordo, o desporto motorizado nunca irá ser seguro a 100% e isso é condição essencial para que se mantenha minimamente interessante.

                                                Valentino Rossi vs Jorge Lorenzo, at Catalunya 2009 - YouTube

                                                É que para andar a este ritmo:

                                                Colin McRae on the Limit!! - YouTube

                                                Corre-se sempre o risco de acabar assim a prova, mas em glória:

                                                http://www.youtube.com/watch?v=zEdlmpW3F5A
                                                Editado pela última vez por Bj40; 07 July 2012, 17:02.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mais dois acidentes graves, um deles mortal.

                                                  Bohuslav Ceplecha morreu em acidente no Rali da Boémia - Autosport.pt

                                                  Mads Ostberg ferido no Rali da Boémia - Autosport.pt

                                                  Creio que este ano nos rallys assemelha-se a 1994 na F1.

                                                  Pode ser que traga beneficios para os carros comuns. Parece é que estão à espera que aconteça algo de grave a pilotos de topo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Annus horribilis no ralis - Autosport.pt

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os carros são seguros. Os troços é que não.

                                                      Penso o que havia para evoluir em termos de segurança nos automóveis já foi feito, os troços é que me parece que pouco evoluíram ao longo da história dos rallys.

                                                      Actualmente, acho que os elementos que causam maior perigo para os pilotos são os elementos que podem causar penetração no habitáculo como os rails de segurança, ou as árvores que devido à sua estrutura e resistência exploram uma fragilidade nos automóveis, que é o choque lateral contra poste.

                                                      Assim sendo, o que eu prevejo para corrigir este problema passaria pela colocação de barreiras dissipadoras de energia nas árvores. Também barreiras em ravinas que possam constituir perigo, ou mesmo alteração de rails perigosos, em suma, corrigir os pontos que pudessem constituir um maior perigo para o piloto.

                                                      Parece também se quisessem criavam um programa de simulação com os elementos físicos dos troços, e conseguiam prever quais os pontos em que os pilotos estavam mais sujeitos a ter um despiste, ou os pontos que revelam maior perigo para os pilotos. Penso o que é importante, é tornar o desporto automóvel como um desporto não mortal. Na fórmula 1, como é um ambiente artificial, é melhor controlado e até agora que me lembro já há vários anos que não há registo de um mau acidente. Agora mesmo houve aquele da Maria Villota que a deixou em mau estado, mas também fazer testes em aeroportos, fora de um ambiente controlado é ter fraca visão. Nos rallys é diferente, é um ambiente heterogéneo, onde existem muitas mais hipóteses de haver um acidente de contornos mais melindrosos.
                                                      Por isso digo que a próxima evolução nos rallys tem que passar obrigatoriamente por troços mais seguros, ou então as mortes continuarão a suceder.
                                                      Editado pela última vez por nferrari; 16 July 2012, 01:16.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                        Os carros são seguros. Os troços é que não.

                                                        Penso o que havia para evoluir em termos de segurança nos automóveis já foi feito, os troços é que me parece que pouco evoluíram ao longo da história dos rallys.

                                                        Actualmente, acho que os elementos que causam maior perigo para os pilotos são os elementos que podem causar penetração no habitáculo como os rails de segurança, ou as árvores que devido à sua estrutura e resistência exploram uma fragilidade nos automóveis, que é o choque lateral contra poste.

                                                        Assim sendo, o que eu prevejo para corrigir este problema passaria pela colocação de barreiras dissipadoras de energia nas árvores. Também barreiras em ravinas que possam constituir perigo, ou mesmo alteração de rails perigosos, em suma, corrigir os pontos que pudessem constituir um maior perigo para o piloto.

                                                        Parece também se quisessem criavam um programa de simulação com os elementos físicos dos troços, e conseguiam prever quais os pontos em que os pilotos estavam mais sujeitos a ter um despiste, ou os pontos que revelam maior perigo para os pilotos. Penso o que é importante, é tornar o desporto automóvel como um desporto não mortal. Na fórmula 1, como é um ambiente artificial, é melhor controlado e até agora que me lembro já há vários anos que não há registo de um mau acidente. Agora mesmo houve aquele da Maria Villota que a deixou em mau estado, mas também fazer testes em aeroportos, fora de um ambiente controlado é ter fraca visão. Nos rallys é diferente, é um ambiente heterogéneo, onde existem muitas mais hipóteses de haver um acidente de contornos mais melindrosos.
                                                        Por isso digo que a próxima evolução nos rallys tem que passar obrigatoriamente por troços mais seguros, ou então as mortes continuarão a suceder.

                                                        Isso é uma luta inglória. Por muito que se tente colocar coisas que absorvam a energia de uma colisão numa árvore por exemplo, nunca vai chegar. Se começaram a mexer nos troços por causa do perigo de um acidente, os Rallys acabam de vez. Quem não os tem no sitio para andar lá pode sempre escolher uma modalidade de pista, porque por muito que se tente minimizar, é um desporto de alto risco.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que os carros são seguros, claro está que é um desporto de risco e como tal podem sempre acontecer acidentes graves mas também é através desses acidentes que a segurança evolui.
                                                          Editado pela última vez por SLSAMG; 16 July 2012, 22:53.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nferrari Ver Post
                                                            Por isso digo que a próxima evolução nos rallys tem que passar obrigatoriamente por troços mais seguros, ou então as mortes continuarão a suceder.
                                                            A morte fáz parte da vida, e nestes casos, só se mete no desporto automóvel quem quer. Não participas, logo não tens que te preocupar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X