Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estudo de mercado sobre Formula Student Elétrico do IST

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estudo de mercado sobre Formula Student Elétrico do IST

    Viva,
    Sou aluno do Instituto Superior Técnico (IST) e estou a fazer uma Tese relacionada com o Formula Student elétrico do IST. É um estudo de viabilidade sobre a hipotética produção deste carro para venda ou aluguer a particulares, para uso em kartódromos.



    Assim sendo, estou a fazer um estudo de mercado e peço a vossa ajuda para um breve questionário de opinião sobre o carro (aprox. 3 minutos).

    Para participar clicar neste link: http://joaolourenco.info

    Obrigado!
    Editado pela última vez por LourencoPT; 26 July 2012, 22:01.

    #2
    Respondido.

    De qualquer forma começo por saudar o vosso projecto, parece interessante sob ponto de vista de tentar fazer algo diferente e tudo o que lhe está inerente.

    Agora não posso deixar de fazer a seguinte consideração.. Não sei qual é o sentido de tentar desenvolver carros totalmente eléctricos e de tentar passar a imagem que serão o futuro (não me refiro a vocês neste último ponto).

    É que em Portugal - que é um país onde a produção eléctrica a partir de fontes renováveis foi fortemente incentivada mas que não foi acompanhado pelo resto do Mundo industrializado - a produção de energia eléctrica a partir de renováveis andará pelos 50% ou pouco acima disso. Como disse, este valor deve ser bastante bom quando comparado com outros países, de dimensão muito maior.

    Então, sob ponto de vista da eficiência energética, da sustentabilidade, do impacto ambiental e da procura por soluções de futuro, qual é afinal a vantagem de fazer circular um carro totalmente eléctrico quando apenas 50% dessa energia é "não fóssil"? E quando os outros 50% renováveis têm um custo ruinoso para o país?

    Sem qualquer sentido de atacar ou descredibilizar o vosso projecto, ficam as minhas dúvidas pois gostava de saber se pensaram nisto. (tendo em conta que no questionário as perguntas giram muito à volta das vantagens ambientais e económicas)

    E boa sorte para a implementação da ideia.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
      Respondido.

      De qualquer forma começo por saudar o vosso projecto, parece interessante sob ponto de vista de tentar fazer algo diferente e tudo o que lhe está inerente.

      Agora não posso deixar de fazer a seguinte consideração.. Não sei qual é o sentido de tentar desenvolver carros totalmente eléctricos e de tentar passar a imagem que serão o futuro (não me refiro a vocês neste último ponto).

      É que em Portugal - que é um país onde a produção eléctrica a partir de fontes renováveis foi fortemente incentivada mas que não foi acompanhado pelo resto do Mundo industrializado - a produção de energia eléctrica a partir de renováveis andará pelos 50% ou pouco acima disso. Como disse, este valor deve ser bastante bom quando comparado com outros países, de dimensão muito maior.

      Então, sob ponto de vista da eficiência energética, da sustentabilidade, do impacto ambiental e da procura por soluções de futuro, qual é afinal a vantagem de fazer circular um carro totalmente eléctrico quando apenas 50% dessa energia é "não fóssil"? E quando os outros 50% renováveis têm um custo ruinoso para o país?

      Sem qualquer sentido de atacar ou descredibilizar o vosso projecto, ficam as minhas dúvidas pois gostava de saber se pensaram nisto. (tendo em conta que no questionário as perguntas giram muito à volta das vantagens ambientais e económicas)

      E boa sorte para a implementação da ideia.
      Eu não pertenço à equipa. Estou apenas a colaborar com eles, porque a base da minha Tese é o carro da equipa.

      O que posso dizer, é que o carro participa em competições europeias entre equipas de estudantes de outras universidades. O nome dessas competições é a Formula Student. Começou por ser entre carros com motor a combustão, mas atualmente está a evoluir para competições com carros elétricos. Na verdade, este é o 4º carro da equipa, tendo os anteriores 3 sido equipados com motor de combustão.

      Obrigado pela participação no questionário.

      Comentário


        #4
        Concluído. Obrigado.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          Respondido.

          De qualquer forma começo por saudar o vosso projecto, parece interessante sob ponto de vista de tentar fazer algo diferente e tudo o que lhe está inerente.

          Agora não posso deixar de fazer a seguinte consideração.. Não sei qual é o sentido de tentar desenvolver carros totalmente eléctricos e de tentar passar a imagem que serão o futuro (não me refiro a vocês neste último ponto).

          É que em Portugal - que é um país onde a produção eléctrica a partir de fontes renováveis foi fortemente incentivada mas que não foi acompanhado pelo resto do Mundo industrializado - a produção de energia eléctrica a partir de renováveis andará pelos 50% ou pouco acima disso. Como disse, este valor deve ser bastante bom quando comparado com outros países, de dimensão muito maior.

          Então, sob ponto de vista da eficiência energética, da sustentabilidade, do impacto ambiental e da procura por soluções de futuro, qual é afinal a vantagem de fazer circular um carro totalmente eléctrico quando apenas 50% dessa energia é "não fóssil"? E quando os outros 50% renováveis têm um custo ruinoso para o país?

          Sem qualquer sentido de atacar ou descredibilizar o vosso projecto, ficam as minhas dúvidas pois gostava de saber se pensaram nisto. (tendo em conta que no questionário as perguntas giram muito à volta das vantagens ambientais e económicas)

          E boa sorte para a implementação da ideia.
          Gostaria de acrescentar um ponto de vista que provavelmente não tiveste em mente!

          Concordo com tudo o que disseste à excepção de que a poluição gerada pela soma de cada automóvel de combustão é consideravelmente superior à poluição gerada por uma central eléctrica que use a mesma quantidade de combústivel! Gerando desta forma uma quantia superior de energia eléctrica, sem poluir tanto o ambiente!
          Ainda acrescento de que o aumento/crescimento do mercado de veículos eléctricos criará uma necessidade e incentivo à investigação de novas técnicas de geração de energia eléctrica e à optimização da exploração das técnicas existentes, assim como, a investigação e melhoria das baterias/armazenamentos de energia!

          Em suma, penso que faz todo o sentido o mundo automóvel crescer no sentido do motor eléctrico!

          Como pontos adicionais menciono o facto de que um motor eléctrico permite um binário máximo no arranque e rendimentos do motor na ordem dos 90% e em alguns casos até 97%, um motor de combustão não anda nem lá perto!
          A única desvantagem que existe num carro eléctrico face a um carro de combustão é a autonomia do primeiro, que é algo que mesmo assim tem vindo a melhorar! E eu desafio a quem gosta de apreciar a performance destes carros a dar uma vista de olhos nas provas do FSE (Formula Student Electric).

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X