Ora bem com o aproximar da edição deste ano da Baja 500 em Portalegre, próximo fim de semana, decidi criar um tópico acerca da prova rainha do TT em Portugal, contem as vossas experiências e histórias relacionadas com a mesma, deixo aqui dados da sua já longa existência.
Historial de 25 edições
A Baja 500 Portalegre foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, em Junho 1987, com base na cidade de Portalegre.
De facto, o Clube Aventura, liderado por José Megre, um ex-piloto do Rally Dakar, tinha idealizado esta prova desde 1983, no entanto demorou cerca de 4 anos a concretizar esta ideia, desde que obteve ajuda e autorização das autoridades locais.
O Dr. Miranda Calha, então membro do Governo e actualmente Deputado da Assembleia da Republica, apoiou directamente esta iniciativa.
Foi em 1982 que começaram as actividades de todo-o-terreno não competitivas em Portugal, e também pela mão de José Megre que, juntamente com alguns amigos, formou o Clube Todo-o-Terreno.
Tendo participado no Paris-Dakar em 1982, 83 e 84 como um dos pilotos de fábrica da UMM, José Megre teve um enorme sucesso quando lançou a primeira Baja de Portalegre com o seu amigo, sócio e navegador do Dakar, Pedro Vilas Boas.
Efectivamente cerca de 100 carros e mais de 100 motos participaram na primeira Baja de Portalegre, então chamada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.
A prova decorreu num circuito de 400km, percorrido duas vezes sem quaisquer interrupções. Fortes chuvas e muita lama tornaram a prova num enorme desafio para os pilotos, carros e motos.
A segunda e a terceira edição viram o número de inscritos duplicado, mas foi na 4ª edição que foram atingidos os máximos de 250 carros e as 450 motos, que se mantiveram vários anos, depois da memorável edição de 1989 em que apenas 10% dos participantes conseguiu chegar ao fim da prova !
Desde o primeiro ano, a prova das motos foi internacional, e disputada pelos melhores pilotos de Todo-o-Terreno do Mundo, tais como Serge Bacou, Thierry Charbonnier, Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, David Castera, Cyril Esquirol, Richard Sainct, Alain Perez, Thierry Magnaldi, entre outros.
No entanto, só em 1995 e 1996 é que um piloto estrangeiro venceu a Baja de Portalegre (Richard Sainct e Alain Perez, respectivamente).
EVOLUÇÃO
HISTORIAL DA PROVA
1987 - Realizou-se a primeira edição da prova sob o nome de Rali Maratona de Portalegre – Finicisa. Nas motos, a prova era aberta à participação de 2 pilotos, tal como na Baja da Califórnia.
1988 - Nesta 2ª edição, o percurso teve 2 voltas sem interrupções, num circuito com 400 km.
1989 - A prova foi disputada numa única volta, num percurso de 500 km de extensão. A prova decorreu sob o nome 500 km Cerveja Sagres Portalegre.
1990 - Nas motos, a participação passou a ser só para um piloto.
1997 - 11ª Baja Galp 500 Portalegre – Mudança do nome da prova, numa edição onde só se disputaram 182 Km, em 2 Sectores Selectivos, fruto das más condições atmosféricas que se fizeram sentir na prova.
1999 - Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre – Entrada da Adega Cooperativa do Redondo que, a par da Câmara Municipal de Portalegre, foi dos principais patrocinadores da prova. Abandono do esquema tradicional de prova em linha, sendo esta dividida em 2 sectores selectivos com uma neutralização entre eles.
2000 - A prova não foi pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (Auto)
2001 - Na edição deste ano foi introduzido o sistema de 3 sectores selectivos, sendo o primeiro disputado após a realização do prólogo. A edição deste ano não contou para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas candidatou-se à então criada Taça FIA de Bajas
2002 - Já com o estatuto de prova Taça FIA de Bajas, Portalegre regressou ao Campeonato Nacional com o estatuto de Prova “Joker”!!!
2003 - A 17ª Baja Anta da Serra 500 Portalegre continuou com o esquema de 3 sectores selectivos. Dois SS no sábado e um terceiro SS, ao qual se chamou “Epilogo”, no domingo.
2004 - A presença do piloto escocês Colin McRae, numa Nissan Pick Up, levou a Portalegre a presença de 250 000 espectadores (segundo dados da Guarda Nacional Republicana)
2005 - Com a presença das equipas oficiais da VW (Carlos Sainz, Bruno Saby, Jutta Kleinschmidt e Mark Miller) e da Mitsubishi (Hiroshi Masuoka e Luc Alphand), a prova foi disputada sobre péssimas condições meteorológicas, com a vitória a ser entregue ao francês da Mitsubishi. Nas motos a vitória foi para Mário Patrão. Nos quads o triunfo pertenceu a Rui Fernandes
2006 - Alinharam 114 Autos, 127 Motos e 84 Quads. Domínio do espanhol Marc Blazquez. Nas motos, Mário Patrão foi o mais rápido e nos Quad seria Luis Engeitado quem levaria a melhor.
2007 – Numa prova disputada sem chuva e com muito pó, destaque para a terceira vitória de Miguel Barbosa, desta vez ao volante de um BMW X5, e ainda para o domínio de António Maio e Vítor Santos em Moto e Quads, respectivamente.
2008 – Estreia mundial do novo Mitsubishi Racing Lancer que, através de Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, dominou a prova. Vitoriosos também – António Maio (motos) e Rui Mendes (quad), numa prova onde à partida alinharam 90 autos, 87 motos e 57 quads.
2009 – Quarta vitória para Filipe Campos (auto) e Mário Patrão (moto) em Portalegre.
2010 - Kryzstof Holowczyc, na Taça FIA de Bajas, e Filipe Campos, no Campeonato Nacional, acabaram por ser os pilotos com maiores motivos para festejar no final da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, corrida sob difíceis condições atmosféricas, com a chuva a tornar a tarefa dos concorrentes ainda mais dura. O polaco juntou ainda a vitória na prova, garantindo o seu primeiro sucesso em Portugal. Nas motos venceu António Maio.
2011 - Mais de 600 participantes nas comemorações das Bodas de Prata da competição. Depois de um verdadeiro recital no último SS, Filipe Campos impôs-se nos automóveis, batendo Helder Oliveira por 2m41s e Miguel Barbosa por 2m53s. Com este resultado Filipe Campos tornou-se assim no recordista de vitórias na mais mítica das provas nacionais de todo-o-terreno. António Maio impôs-se nas motos, Roberto Borrego nos quads, Jorge Monteiro nos UTV e os irmãos Porelo nos Buggy.
in: www.bajaportalegre.com
Historial de 25 edições
A Baja 500 Portalegre foi a primeira competição de todo-o-terreno organizada em Portugal, em Junho 1987, com base na cidade de Portalegre.
De facto, o Clube Aventura, liderado por José Megre, um ex-piloto do Rally Dakar, tinha idealizado esta prova desde 1983, no entanto demorou cerca de 4 anos a concretizar esta ideia, desde que obteve ajuda e autorização das autoridades locais.
O Dr. Miranda Calha, então membro do Governo e actualmente Deputado da Assembleia da Republica, apoiou directamente esta iniciativa.
Foi em 1982 que começaram as actividades de todo-o-terreno não competitivas em Portugal, e também pela mão de José Megre que, juntamente com alguns amigos, formou o Clube Todo-o-Terreno.
Tendo participado no Paris-Dakar em 1982, 83 e 84 como um dos pilotos de fábrica da UMM, José Megre teve um enorme sucesso quando lançou a primeira Baja de Portalegre com o seu amigo, sócio e navegador do Dakar, Pedro Vilas Boas.
Efectivamente cerca de 100 carros e mais de 100 motos participaram na primeira Baja de Portalegre, então chamada Rali Maratona de Portalegre – Finicisa.
A prova decorreu num circuito de 400km, percorrido duas vezes sem quaisquer interrupções. Fortes chuvas e muita lama tornaram a prova num enorme desafio para os pilotos, carros e motos.
A segunda e a terceira edição viram o número de inscritos duplicado, mas foi na 4ª edição que foram atingidos os máximos de 250 carros e as 450 motos, que se mantiveram vários anos, depois da memorável edição de 1989 em que apenas 10% dos participantes conseguiu chegar ao fim da prova !
Desde o primeiro ano, a prova das motos foi internacional, e disputada pelos melhores pilotos de Todo-o-Terreno do Mundo, tais como Serge Bacou, Thierry Charbonnier, Gilles Lalay, Stephane Peterhansel, David Castera, Cyril Esquirol, Richard Sainct, Alain Perez, Thierry Magnaldi, entre outros.
No entanto, só em 1995 e 1996 é que um piloto estrangeiro venceu a Baja de Portalegre (Richard Sainct e Alain Perez, respectivamente).
EVOLUÇÃO
HISTORIAL DA PROVA
1987 - Realizou-se a primeira edição da prova sob o nome de Rali Maratona de Portalegre – Finicisa. Nas motos, a prova era aberta à participação de 2 pilotos, tal como na Baja da Califórnia.
1988 - Nesta 2ª edição, o percurso teve 2 voltas sem interrupções, num circuito com 400 km.
1989 - A prova foi disputada numa única volta, num percurso de 500 km de extensão. A prova decorreu sob o nome 500 km Cerveja Sagres Portalegre.
1990 - Nas motos, a participação passou a ser só para um piloto.
1997 - 11ª Baja Galp 500 Portalegre – Mudança do nome da prova, numa edição onde só se disputaram 182 Km, em 2 Sectores Selectivos, fruto das más condições atmosféricas que se fizeram sentir na prova.
1999 - Baja Porta da Ravessa 500 Portalegre – Entrada da Adega Cooperativa do Redondo que, a par da Câmara Municipal de Portalegre, foi dos principais patrocinadores da prova. Abandono do esquema tradicional de prova em linha, sendo esta dividida em 2 sectores selectivos com uma neutralização entre eles.
2000 - A prova não foi pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (Auto)
2001 - Na edição deste ano foi introduzido o sistema de 3 sectores selectivos, sendo o primeiro disputado após a realização do prólogo. A edição deste ano não contou para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, mas candidatou-se à então criada Taça FIA de Bajas
2002 - Já com o estatuto de prova Taça FIA de Bajas, Portalegre regressou ao Campeonato Nacional com o estatuto de Prova “Joker”!!!
2003 - A 17ª Baja Anta da Serra 500 Portalegre continuou com o esquema de 3 sectores selectivos. Dois SS no sábado e um terceiro SS, ao qual se chamou “Epilogo”, no domingo.
2004 - A presença do piloto escocês Colin McRae, numa Nissan Pick Up, levou a Portalegre a presença de 250 000 espectadores (segundo dados da Guarda Nacional Republicana)
2005 - Com a presença das equipas oficiais da VW (Carlos Sainz, Bruno Saby, Jutta Kleinschmidt e Mark Miller) e da Mitsubishi (Hiroshi Masuoka e Luc Alphand), a prova foi disputada sobre péssimas condições meteorológicas, com a vitória a ser entregue ao francês da Mitsubishi. Nas motos a vitória foi para Mário Patrão. Nos quads o triunfo pertenceu a Rui Fernandes
2006 - Alinharam 114 Autos, 127 Motos e 84 Quads. Domínio do espanhol Marc Blazquez. Nas motos, Mário Patrão foi o mais rápido e nos Quad seria Luis Engeitado quem levaria a melhor.
2007 – Numa prova disputada sem chuva e com muito pó, destaque para a terceira vitória de Miguel Barbosa, desta vez ao volante de um BMW X5, e ainda para o domínio de António Maio e Vítor Santos em Moto e Quads, respectivamente.
2008 – Estreia mundial do novo Mitsubishi Racing Lancer que, através de Stéphane Peterhansel e Jean Paul Cottret, dominou a prova. Vitoriosos também – António Maio (motos) e Rui Mendes (quad), numa prova onde à partida alinharam 90 autos, 87 motos e 57 quads.
2009 – Quarta vitória para Filipe Campos (auto) e Mário Patrão (moto) em Portalegre.
2010 - Kryzstof Holowczyc, na Taça FIA de Bajas, e Filipe Campos, no Campeonato Nacional, acabaram por ser os pilotos com maiores motivos para festejar no final da 24ª edição da Baja BP Ultimate Portalegre 500, corrida sob difíceis condições atmosféricas, com a chuva a tornar a tarefa dos concorrentes ainda mais dura. O polaco juntou ainda a vitória na prova, garantindo o seu primeiro sucesso em Portugal. Nas motos venceu António Maio.
2011 - Mais de 600 participantes nas comemorações das Bodas de Prata da competição. Depois de um verdadeiro recital no último SS, Filipe Campos impôs-se nos automóveis, batendo Helder Oliveira por 2m41s e Miguel Barbosa por 2m53s. Com este resultado Filipe Campos tornou-se assim no recordista de vitórias na mais mítica das provas nacionais de todo-o-terreno. António Maio impôs-se nas motos, Roberto Borrego nos quads, Jorge Monteiro nos UTV e os irmãos Porelo nos Buggy.
in: www.bajaportalegre.com
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