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Acidente Rali Sprint Guimarães (3 mortos)

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    Acidente Rali Sprint Guimarães (3 mortos)

    Avança a RTP Informação e JN...
    Pelo menos três mortos em rali em Guimarães - JN

    QEPD.

    Veremos os porquês depois...

    Mais info: http://www.autosport.pt/grave-aciden...mortal=f126195

    EDIT 17:01. 3 mortos...3 feridos graves.
    Editado pela última vez por SEMILHA; 07 September 2014, 17:08.

    #2
    Não vale a pena alimentarmos o mau jornalismo Português.

    RAmpa da Penha é uma coisa, uma prova a sério.

    Rally Sprint de Guimarães é outra coisa, sobre a qual nem vou comentar.

    Comentário


      #3
      90% dos Rallys Sprint (e subidas, e rampas sprint, e super especiais, etc) que não pertencem a campeonato nenhum, são uma verdadeira roleta russa.

      Já morreu gente este ano numa prova destas, já podia ter morrido gente no passado (público) e hoje voltou a acontecer.



      Tirem as vossas conclusões sobre isto. Se tiverem dúvidas, aconselho o min 1:14 mas há mais momentos do género nesse vídeo.

      Comentário


        #4
        Um pouco mais de info..

        SPORTMOTORES 2014

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
          90% dos Rallys Sprint (e subidas, e rampas sprint, e super especiais, etc) que não pertencem a campeonato nenhum, são uma verdadeira roleta russa.

          Já morreu gente este ano numa prova destas, já podia ter morrido gente no passado (público) e hoje voltou a acontecer.


          Tirem as vossas conclusões sobre isto. Se tiverem dúvidas, aconselho o min 1:14 mas há mais momentos do género nesse vídeo.
          Acho que estás a ser injusto...eu vi uma.....fita.....a separar o público dos carros...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
            Acho que estás a ser injusto...eu vi uma.....fita.....a separar o público dos carros...
            Tens razão.

            Peçam o passaporte técnico dos carros desta prova, nomeadamente o que teve o acidente. Neste caso o facto de não ser obrigatório passaporte técnico nem deve ter influência porque saídas de estrada acontecem a qualquer um, até aos condutores do dia-a-dia. Mas quando uma prova deixa entrar todas as pandeiretas que aparecem por lá, está tudo dito.

            E não me refiro a esta prova ou clube em concreto mas sim a estes "sprints". Conto pelos dedos de uma mão os que são organizados como se uma prova do Regional se tratasse...

            Por exemplo:



            Há na mesma carros que são um verdadeiro perigo tais as invenções, mas pelo menos o público está mais protegido deles.

            Comentário


              #7
              Ficheiros anexados

              Comentário


                #8
                No Facebook do JN:

                Tem fotos ou vídeos do acidente deste domingo? Envie para jn.online@jn.pt
                Quando querem, fazem do CM uns meninos. Hoje o automobilismo vai ser tema de destaque no JN. Abutres nojentos.

                Comentário


                  #9
                  Uma mulher e duas crianças...

                  Ouvi agora alguém da organização dizer que a prova já teria terminado ou estava interrompida. Será que estava a falar da prova do concorrente? De resto não adiantou mais detalhes.

                  acidente_rali_guimaraes_070914_foto_HugoDelgado14974d73.jpg

                  acidente_rali_guimaraes_070914_foto_HugoDelgado_269634a4e.jpg
                  Editado pela última vez por PowerSlide; 07 September 2014, 18:24.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    90% dos Rallys Sprint (e subidas, e rampas sprint, e super especiais, etc) que não pertencem a campeonato nenhum, são uma verdadeira roleta russa.

                    Já morreu gente este ano numa prova destas, já podia ter morrido gente no passado (público) e hoje voltou a acontecer.

                    Super Especial do Capão de FREAMUNDE - YouTube

                    Tirem as vossas conclusões sobre isto. Se tiverem dúvidas, aconselho o min 1:14 mas há mais momentos do género nesse vídeo.
                    An accident waiting to happen.

                    Comentário


                      #11
                      Afirmações do responsável do evento

                      jornalista: diga-me uma coisa as pessoas estavam na berma (da estrada), ou no talude?
                      responsável: estavam na berma! acho eu que estavam... porque eu não estava no local!

                      Isto não são afirmações de um grandessíssimo filho de uma grandessíssima...?

                      Comentário


                        #12
                        Que medo !
                        A mim não me apanham a ver uma prova deste ou qualquer outro género com um risco tão grande...
                        Editado pela última vez por TerranoII; 08 September 2014, 20:55.

                        Comentário


                          #13
                          ralis piratas são fixes!

                          oh..wait...

                          Comentário


                            #14
                            comparo este tipo de provas às corridas ilegais
                            é uma vergonha.
                            sem segurança para os peões, carros que nem deviam andar ali, e além disso vê-se muitos "pilotos" sem o kit de unhas

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                              comparo este tipo de provas às corridas ilegais
                              é uma vergonha.
                              sem segurança para os peões, carros que nem deviam andar ali, e além disso vê-se muitos "pilotos" sem o kit de unhas
                              Por isso é melhor voltar às corridas ilegais!?

                              Se alguma coisa não está bem é o público/protecção e/ou a informação dada (consciência do risco por parte do espectador).

                              Comentário


                                #16
                                A tradição ainda é o que era, infelizmente.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                  Por isso é melhor voltar às corridas ilegais!?

                                  Se alguma coisa não está bem é o público/protecção e/ou a informação dada (consciência do risco por parte do espectador).
                                  Foi isso que escrevi?
                                  Achas bem em certas provas haver uma simples fita delimitadora para o público?
                                  A meu ver, se não há as mínimas condições de segurança, tanto para o publico como para os pilotos, não se faz a prova.
                                  foi por isso que o antigo grupo b do campeonato mundial de rallys foi abolido, mas infelizmente para isso acontecer, tiveram que morrer pessoas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É completamente diferente isto ter acontecido numa prova ilegal ou nesta prova. Para ilegalidades existe a polícia. Não se pode tentar solucionar um problema de ilegalidade com provas menos exigentes em termos de segurança.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem põe o fim da classificativa imediatamente antes de uma lomba e deixa andar publico na berma na zona de desaceleração, devia sentar o traseiro no banco de um tribunal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ADoinel Ver Post
                                        Quem põe o fim da classificativa imediatamente antes de uma lomba e deixa andar publico na berma na zona de desaceleração, devia sentar o traseiro no banco de um tribunal.


                                        Que exagero.

                                        Num rali é impossível controlar todos os metros de percurso. Há zonas mais sensíveis (porque são mais propícias ao ajuntamento de pessoas e simultaneamente perigosas) e é nessas que se tentar actuar mais.

                                        Agora se houver um maluco que atravesse a estrada, numa recta, no meio da serra, a organização nada pode (nem tem obrigação) de fazer.

                                        Aqui a questão é mesmo a zona. Habitualmente a zona compreendida entre a tomada de tempos e o stop é interdita ao público, seja uma curva seja uma recta. Pelos vistos neste caso não estava.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou-me remeter ao acidente do Ricardo Moura no ultimo Vinho Madeira...se não fosse um tronco a fazer de divisória entre o asfalto e descampado essa saida de estrada teria resultado em algo muito muito grave...
                                          Conclusão...sim são carros de rali mas as pessoas é que tem de ser as primeiras a salvaguardar a sua vida..e não esperar que venha a polícia ou comissários a fazer de babysitter.
                                          Editado pela última vez por SEMILHA; 09 September 2014, 07:11.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Até admira ainda não ter vindo ninguém dizer que isso aconteceu porque foi no Norte.
                                            No Sul isso nunca aconteceria.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por panpipe Ver Post
                                              Até admira ainda não ter vindo ninguém dizer que isso aconteceu porque foi no Norte.
                                              No Sul isso nunca aconteceria.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aqui não veio ninguém mas já li noutros sítios.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                                  É completamente diferente isto ter acontecido numa prova ilegal ou nesta prova. Para ilegalidades existe a polícia. Não se pode tentar solucionar um problema de ilegalidade com provas menos exigentes em termos de segurança.
                                                  Existem outros casos que não só os aqui apresentados onde a falta de segurança é por demais evidente, e ilegal não é só fazer á rebolia da policia.
                                                  Vamos ver por exemplo aquele video colocado aqui onde até metia medo só de ver a completa inexistência de barreiras entre o povo e os carros, existe autorização para o evento por parte de alguem, existe seguro para o evento da responsabilidade desse alguem, e depois há um acidente semelhante ao que aconteceu este fim de semana, vai lá a companhia de seguros e diz que não se responsabiliza pois aquilo não está consoante as normas. Quem é que se responsabiliza? Afinal estava ilegal e todas as entidades tinham sido informadas e deixaram que acontecesse o evento.
                                                  O caso andava em tribunais anos e anos e se calhar nunca ninguém era responsabilizado, que espero que não aconteça neste ultimo caso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A principal responsabilidade da organização nestes eventos é garantir a segurança dos pilotos, nomeadamente no caso de acidente, com a assistência a chegar tão rápido quanto possível, o que implica uma logistica de pessoas e comunicações na estrada.

                                                    Que depois se preveja os sitios onde há mais publico e se tentem estabelecer limites ou locais recomendados, parece-me bem.

                                                    Agora quem já assistiu a provas destas sabe que a possibilidade de imprevistos e imponderáveis é enorme, se até em provas de pista já aconteceu carros irem ter às bancadas, quanto mais neste género de provas.

                                                    Mais, não são os GNR ou os organizadores que no limite devem tomar as decisões pelos espectadores, cada um tem que pensar pela sua cabeça e ver o que é mais seguro. Já vi jornalistas que estavam num local priveligiado (mais próximo) só para credenciados, serem atropelados por um carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      So para acrescentar ao topico ainda não foi mencionado.

                                                      Hoje no JN pude ler que a licenca(por evento custa uns 50€ e para o ano todo custa 400€,a participação neste evento custaria cerca de 120€/140€) a licenca C que é a mais baixa que existe,não existe regulamento que obrigue o piloto a usar aqueles fatos contra fogo(ou algo do genero)

                                                      E vou propor ao BJ40(sobre as pandeiretas que ele fala),depois disso querias o quê,subarus STI,Mitsubishi Evo,C4 ,Focus RS Peugeot 207,VW Polo RS,para isso mais valia ir para o nacional.

                                                      Muitos até fazem por amadorismo(hobby).

                                                      Quanto ao que se passou,as pessoas que assistem a este tipo de eventos é que têm que ver o que está certo ou errado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Viste o video em cima suponho.
                                                        Queres dizer que aquele evento deveria ter zero pessoas a ver, pois não existe um local onde as pessoas possam ver em segurança?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PCasal Ver Post
                                                          Viste o video em cima suponho.
                                                          Queres dizer que aquele evento deveria ter zero pessoas a ver, pois não existe um local onde as pessoas possam ver em segurança?
                                                          não sei se é a mim que respondes,mas muitos estão na berma do passeio,o que poderia haver era uma margem de distancia de 5/10 metros entre a estrada e os espectadores.E as fitas não são de todo a maneira mais correta.

                                                          Basta verificares o circuito da boavista(que apesar de ser uma organização bem diferente) mas que é realizado dentro um circuito urbano,tem uma segurança que supera estas das tais fitas.

                                                          Isto até tem mais segurança que as fitas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                                            Foi isso que escrevi?
                                                            Achas bem em certas provas haver uma simples fita delimitadora para o público?
                                                            A meu ver, se não há as mínimas condições de segurança, tanto para o publico como para os pilotos, não se faz a prova.
                                                            foi por isso que o antigo grupo b do campeonato mundial de rallys foi abolido, mas infelizmente para isso acontecer, tiveram que morrer pessoas.
                                                            Estão lá as fitas, resta saber se as pessoas foram/são informadas sobre quem conduz aqueles carros, sobre os riscos de ver uma prova destas, etc.

                                                            Estando informadas é à sua responsabilidade.

                                                            Não conhecia a "modalidade", mas se é para acabar com corridas ilegais com um custo suportável, fechando basicamente estradas, haja informação e responsabilização DE QUEM VAI VER.

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