Formula 1 - Página 1155

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Título: Formula 1

  1. #34621
    Piloto de Testes MaxVerstappen's Avatar
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  2. #34622
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    Citação Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
    Circuito totalmente mercedes, muito rápido. Resta saber como se vão dar as equipas com a falta de grip. Apenas uma zona para ultrapassar, reta da meta.

  3. #34623
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    Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
    Fazes ideia da função dos endplates?
    De forma resumida, os endplates servem para "aumentar" a area da/s asa/s.

    O que me parece é que a Mercedes encontrou maneira de forçar a abertura da zona das endplates que está em contacto com parte de trás da asa inferior.
    Até podem usar o fluxo inferior de ar da asa superior, há ali uma zona de alta pressão que força o endplate na lateral de forma natural.
    Aquela zona do endplate "abre" e solta a zona traseira da asa inferior.
    Algo que num teste estático nunca vai ser descoberto.

    Mas isto sou eu a mandar postas...

  4. #34624
    Piloto de Testes Miguel1994's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    De forma resumida, os endplates servem para "aumentar" a area da/s asa/s.

    O que me parece é que a Mercedes encontrou maneira de forçar a abertura da zona das endplates que está em contacto com parte de trás da asa inferior.
    Até podem usar o fluxo inferior de ar da asa superior, há ali uma zona de alta pressão que força o endplate na lateral de forma natural.
    Aquela zona do endplate "abre" e solta a zona traseira da asa inferior.
    Algo que num teste estático nunca vai ser descoberto.

    Mas isto sou eu a mandar postas...
    Nada a ver... os endplates simplesmente servem para estancar as zonas de alta e baixa pressão acima e abaixo da asa respetivamente e evitar a dissipação de energia por vórtices.

    O afastamento dos endplates traria benefícios em reta de facto mas acho que tu e uma miríade de malta na internet está a confabular um bocado. Tanto na história do DAS V2 como nisto. Aliás, todas as equipas tiram partido da flexibilidade das asas. Otimização estrutural é altamente complexa mas não é nada de novo.

  5. #34625
    Banido TommyTosser's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
    Nada a ver... os endplates simplesmente servem para estancar as zonas de alta e baixa pressão acima e abaixo da asa respetivamente e evitar a dissipação de energia por vórtices.

    O afastamento dos endplates traria benefícios em reta de facto mas acho que tu e uma miríade de malta na internet está a confabular um bocado. Tanto na história do DAS V2 como nisto. Aliás, todas as equipas tiram partido da flexibilidade das asas. Otimização estrutural é altamente complexa mas não é nada de novo.
    Então se sabes tudo para que é que perguntas?

    E os endplates sim, servem para aumentar a area da asa, já desde os anos 70 que isso se sabe.

    E esta á de borla porque para mim estas conversa de cagança já metem nojo.

    Entre outras coisas, modelei e fiz prototipagem rápida de asas e endplates para carros de competição incluindo F1s.

    o tópico só vive disto, não se consegue ter uma troca de ideias sem ataques ou insultos. Que podridão.
    Scutar gosta disto.


  6. #34626
    Piloto de Testes Miguel1994's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    Então se sabes tudo para que é que perguntas?

    E os endplates sim, servem para aumentar a area da asa, já desde os anos 70 que isso se sabe.

    E esta á de borla porque para mim estas conversa de cagança já metem nojo.

    Entre outras coisas, modelei e fiz prototipagem rápida de asas e endplates para carros de competição incluindo F1s.

    o tópico só vive disto, não se consegue ter uma troca de ideias sem ataques ou insultos. Que podridão.
    Não aumenta área coisa nenhuma, basta imaginares um perfil 2D que é o equivalente a um perfil com endplates infinitos. A área é sempre a área de planta.

    Por exemplo, um Gurney Flap sim seria algo capaz de aumentar a área virtual do perfil, através de zonas de recirculação que estendem o escoamento para lá do bordo de fuga do perfil. Mas não é este o conceito dos End Plates.
    Última edição por Miguel1994 : 26-11-21 às 11:57:36

  7. #34627
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    Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
    Não aumenta área coisa nenhuma, basta imaginares um perfil 2D que é o equivalente a um perfil com endplates infinitos. A área é sempre a área de planta.

    Por exemplo, um Gurney Flap sim seria algo capaz de aumentar a área virtual do perfil, através de zonas de recirculação que estendem o escoamento para lá do bordo de fuga do perfil. Mas não é este o conceito dos End Plates.
    Estás sempre a tempo de aprender:

    https://www.sciencedirect.com/scienc...92678216303648

    "These combined effects of the endplate significantly reduce the magnitudes of the velocities under the lower surface of the wing, thereby enhancing aerodynamic performance in terms of the force coefficients. The maximum lift-to-drag ratio of a wing with an endplate is increased 46% compared to that of wing without an endplate at the lowest clearance."

    https://www.f1technical.net/features/20279

    "
    It is important to note this particular vortex significantly increases downforce and drag. Downforce is increased because the vortex increases flow velocity underneath the wing, further lowering pressure and increasing the differential. Drag is increases because of induced drag. With the orientation of the illustration in mind again, this is, just like our wingtip vortex, an anti-clockwise vortex."

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fm-selig.ae.illinois.edu%2Fpubs%2FSosoSelig-2002-SAE-WingsEndplates.pdf&clen=164998&chunk=true

    "
    ENDPLATES - The ability of endplates to improve the performance of wings has been widely established. Early theoretical work [7, 8], aimed mainly at induced drag reduction, showed that the load per unit span of a wing was dependent on the height of the endplate and that the circulation was dependent on the ratio of the height of the endplate to the span of the wing. Figure 1 provides a comparison of the lift distribution of a typical wing with and without the presence of endplates. The results were obtained from a CFD evaluation using Fluent 5 commercial CFD package. There is a clear increase in the lift per unit span of the wing with the addition of the endplates. The result can effectively be considered as an increase in the aspect ratio of the wing, since a wing of the same profile but greater aspect ratio may be able to provide the same lift distribution as that obtained by the addition of endplates."

    "Numerical results of the effect of changing the endplates dimensions are presented in the tables ofSubsection A.1.3 in Appendix A. According to Katz [1], ’usually the rule of the-larger-the-better applies to
    endplates’. As these increase the effective wing aspect ratio as previously mentioned, a larger endplate
    means a larger effective A, thus reducing induced drag and increasing downforce."

    ---

    Agora... Se tivesse lido o que eu escrevi, não precisava de estar a perder tempo com isto.

    O que são e para que servem as endplates não interessa no que estava a descrever. No que descrevi são usadas como um meio mecânico para "soltar" a beira da asa inferior.

    Mas tu nunca lês o que se escreve, dá sempre mais jeito para iniciar discussões inócuas. Só cá andas para isso.
    Scutar gosta disto.

  8. #34628
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    Citação Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
    Estás sempre a tempo de aprender:

    https://www.sciencedirect.com/scienc...92678216303648

    "These combined effects of the endplate significantly reduce the magnitudes of the velocities under the lower surface of the wing, thereby enhancing aerodynamic performance in terms of the force coefficients. The maximum lift-to-drag ratio of a wing with an endplate is increased 46% compared to that of wing without an endplate at the lowest clearance."

    https://www.f1technical.net/features/20279

    "
    It is important to note this particular vortex significantly increases downforce and drag. Downforce is increased because the vortex increases flow velocity underneath the wing, further lowering pressure and increasing the differential. Drag is increases because of induced drag. With the orientation of the illustration in mind again, this is, just like our wingtip vortex, an anti-clockwise vortex."

    chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fm-selig.ae.illinois.edu%2Fpubs%2FSosoSelig-2002-SAE-WingsEndplates.pdf&clen=164998&chunk=true

    "
    ENDPLATES - The ability of endplates to improve the performance of wings has been widely established. Early theoretical work [7, 8], aimed mainly at induced drag reduction, showed that the load per unit span of a wing was dependent on the height of the endplate and that the circulation was dependent on the ratio of the height of the endplate to the span of the wing. Figure 1 provides a comparison of the lift distribution of a typical wing with and without the presence of endplates. The results were obtained from a CFD evaluation using Fluent 5 commercial CFD package. There is a clear increase in the lift per unit span of the wing with the addition of the endplates. The result can effectively be considered as an increase in the aspect ratio of the wing, since a wing of the same profile but greater aspect ratio may be able to provide the same lift distribution as that obtained by the addition of endplates."

    "Numerical results of the effect of changing the endplates dimensions are presented in the tables ofSubsection A.1.3 in Appendix A. According to Katz [1], ’usually the rule of the-larger-the-better applies to
    endplates’. As these increase the effective wing aspect ratio as previously mentioned, a larger endplate
    means a larger effective A, thus reducing induced drag and increasing downforce."

    ---

    Agora... Se tivesse lido o que eu escrevi, não precisava de estar a perder tempo com isto.

    O que são e para que servem as endplates não interessa no que estava a descrever. No que descrevi são usadas como um meio mecânico para "soltar" a beira da asa inferior.

    Mas tu nunca lês o que se escreve, dá sempre mais jeito para iniciar discussões inócuas. Só cá andas para isso.
    Pois, aí não fala nada de aumentar área. Mas sim em consequências daquilo que descrevi.

    A minha pergunta inicial veio no seguimento da afirmação que fizeste, de que o endplate se afastava e permitia a asa dobrar... ora nada mais errado, até porque o endplate em nada tem a ver com um elemento de suporte estrutural da asa. A asa dobra porque é propositadamente anisotrópica. Não tem a ver com end plates ou o afastamento dos mesmos.

  9. #34629
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    Citação Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
    Pois, aí não fala nada de aumentar área. Mas sim em consequências daquilo que descrevi.

    A minha pergunta inicial veio no seguimento da afirmação que fizeste, de que o endplate se afastava e permitia a asa dobrar... ora nada mais errado, até porque o endplate em nada tem a ver com um elemento de suporte estrutural da asa. A asa dobra porque é propositadamente anisotrópica. Não tem a ver com end plates ou o afastamento dos mesmos.
    O que tu tens chama-se analfabetismo funcional.

    Bom Natal!

  10. #34630
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    Afinal é o motor ou a aerodinâmica?

    AutoSport: GP Qatar, Fórmula 1: Curva 6 fez a diferença entre Red Bull e Mercedes.
    https://www.autosport.pt/formula1/f1...ll-e-mercedes/

  11. #34631
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    Olha a prendinha de Natal

    MMdC, mpereira, McDriver and 7 others like this.

  12. #34632
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    Citação Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
    Olha a prendinha de Natal
    Maravilha! A simplicidade do volante é qualquer coisa.

    When racing was dangerous, and sex was safe
    SilverArrow e Mrodrigues gostam disto.

  13. #34633
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    Bruuuutal!!! só 2 botões, ficando o resto a cargo do homem e não das máquinas...depois ainda se comparam eras e pilotos desse tempo com os de agora...para mim, nada bate a mestria dos pilotos daquele tempo, sem praticamente nenhuma ajuda, a meter mudanças manualmente, tudo num esforço físico brutal! Ali ou havia talento, ou iam ao muro / rails. Agora, há muito trabalho do pitlane a ajudar ao resultado final.
    semnome gosta disto.

  14. #34634
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    Citação Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
    Maravilha! A simplicidade do volante é qualquer coisa.

    When racing was dangerous, and sex was safe
    Bem, nesta altura a segunda parte já não era bem assim
    SenhorVX, bscuba and 0bservador like this.

  15. #34635
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    Citação Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
    Bruuuutal!!! só 2 botões, ficando o resto a cargo do homem e não das máquinas...depois ainda se comparam eras e pilotos desse tempo com os de agora...para mim, nada bate a mestria dos pilotos daquele tempo, sem praticamente nenhuma ajuda, a meter mudanças manualmente, tudo num esforço físico brutal! Ali ou havia talento, ou iam ao muro / rails. Agora, há muito trabalho do pitlane a ajudar ao resultado final.
    rio-me sempre quando comparam as vitórias/poles de agora com uma altura em que havia menos 4 ou 5 corridas por época.

  16. #34636
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    Citação Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
    Bruuuutal!!! só 2 botões, ficando o resto a cargo do homem e não das máquinas...depois ainda se comparam eras e pilotos desse tempo com os de agora...para mim, nada bate a mestria dos pilotos daquele tempo, sem praticamente nenhuma ajuda, a meter mudanças manualmente, tudo num esforço físico brutal! Ali ou havia talento, ou iam ao muro / rails. Agora, há muito trabalho do pitlane a ajudar ao resultado final.
    A maior parte dos pilotos do antigamente não aguentavam 1/2 corrida com um F1 atual.
    Tempos diferentes, dificuldades diferentes.
    TILT e Tjqueiroz gostam disto.

  17. #34637
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    Comparando a volta mítica do Senna no Mónaco em 88 com a pole deste ano, são 13s de diferença. Pode parecer pouco, mas nas 78 voltas do GP, o Senna era dobrado 15 vezes!!
    Não se pode comparar épocas diferentes.

  18. #34638
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  19. #34639
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    Citação Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
    Foi um milagre não ter morrido aí

  20. #34640
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    Citação Originalmente Colocado por TILT Ver Post
    Foi um milagre não ter morrido aí
    O MH tinha MUITOOOO talento...teve foi a má sorte de se ter cruzado com um Schumi... é um claro exemplo de que os títulos não se podem menosprezar mas também que há muita gente que merecia ter mais títulos.....Mika...Alonso...e daqui a uns anos vamos dizer isso do Max...

  21. #34641
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    Citação Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
    O MH tinha MUITOOOO talento...teve foi a má sorte de se ter cruzado com um Schumi... é um claro exemplo de que os títulos não se podem menosprezar mas também que há muita gente que merecia ter mais títulos.....Mika...Alonso...e daqui a uns anos vamos dizer isso do Max...
    O Max tem 24 aninhos, tem muitos anos e muito talento para ganhar muitos títulos na vida.

  22. #34642
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    Citação Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    O Max tem 24 aninhos, tem muitos anos e muito talento para ganhar muitos títulos na vida.
    Sem um carro vencedor / adversários com talento similar mas com melhor máquina... não tem hipótese...o Alonso com 25 tinha 2 canecos..........depois disso....

  23. #34643
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  24. #34644
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    Citação Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
    A maior parte dos pilotos do antigamente não aguentavam 1/2 corrida com um F1 atual.
    Tempos diferentes, dificuldades diferentes.
    Não sei, os carros de antigamente eram muito mais físicos do que os de agora, muito mais difíceis de controlar e manter em pista, vê a quantidade de correcções que eles tinham de fazer, só tens é o factor forças G´s, mas é só treinar corpo para isso, como os pilotos de agora treinam.
    Depois também há o factor asfalto, antigamente imagino fazer um grande prémio inteiro, só trepidações, agora é tudo muito mais liso, quando há um ressalto queixam-se logo...
    mpereira gosta disto.

  25. #34645
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    Citação Originalmente Colocado por SEMILHA Ver Post
    Sem um carro vencedor / adversários com talento similar mas com melhor máquina... não tem hipótese...o Alonso com 25 tinha 2 canecos..........depois disso....
    Ainda é o melhor posicionado para ganhar este ano. Na questão da competitividade, sobre passado e presente já foi por demais esplanada, quanto ao futuro, ninguém sabe. Mas na realidade, até pode ter dois títulos com 25, depois é só gerir melhor do que Alonso.

  26. #34646
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    5 years ago…
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  27. #34647
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    Citação Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
    Não sei, os carros de antigamente eram muito mais físicos do que os de agora, muito mais difíceis de controlar e manter em pista, vê a quantidade de correcções que eles tinham de fazer, só tens é o factor forças G´s, mas é só treinar corpo para isso, como os pilotos de agora treinam.
    Depois também há o factor asfalto, antigamente imagino fazer um grande prémio inteiro, só trepidações, agora é tudo muito mais liso, quando há um ressalto queixam-se logo...
    Agora queixam-se porque querem ser o mais rápido possível.
    Dantes não tinham nada para controlar no carro, agora tens 1001 opções para melhorar o desempenho do carro.
    A fórmula 1 não é só um desporto físico. A parte mental é muito importante.
    Estar a andar 15s por volta mais rápido no Mónaco e ter que alterar inúmeras vezes configurações no carro não é para qualquer 1, que o diga o Mazepin.

  28. #34648
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    Pior que o Max está o Charles.
    Não vejo a Ferrari a ganhar nada nos próximos 10 anos. Mas os pilotos continuam a querer ir para lá pelo que a marca já foi há décadas atrás.

    Poucos pilotos têm a visão do Hamilton de conseguir ver para a frente e não para trás. Usar a cabeça em vez do coração.
    Última edição por MaxVerstappen : 27-11-21 às 15:01:10

  29. #34649
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    Citação Originalmente Colocado por MaxVerstappen Ver Post
    Pior que o Max está o Charles.
    Não vejo a Ferrari a ganhar nada nos próximos 10 anos. Mas os pilotos continuam a querer ir para lá pelo que a marca já foi há décadas atrás.

    Poucos pilotos têm a visão do Hamilton de conseguir ver para a frente e não para trás. Usar a cabeça em vez do coração.
    Um pouco de calma O Hamilton fez uma troca única de equipa que se veio a revelar um acerto absoluto. Não tenho dúvidas que outras equipas já não tenham feito promessas semelhantes a outros pilotos a fim de os contratar e o resultado não foi o mesmo... assim de relance e vendo casos recentes lembro-me do Vettel na Ferrari (esteve muito perto), Alonso para a Mclaren Honda (quem é que esperava um fiasco monumental daqueles) e Ricciardo para a Renault.

    À semelhança do que se passou com o Hamilton todos eles são casos em que os pilotos passaram para equipas cujas prestações eram inferiores àquelas da qual partiam. O Hamilton tem mérito em ter ajuizado a proposta e arriscar, mas não tenhas dúvidas de que também teve uma boa dose de sorte à mistura.

  30. #34650
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    Mas eu elogiei a capacidade de analisar e ver que há potencial, do Hamilton.
    Já todos os outros que falaste, foi um autêntico tiro no escuro com a esperança de estarem a tomar uma decisão igual à do Hamilton. As pessoas certas não estavam nessas equipas, não se estava a montar algo grandioso! Muito longe disso.

    Um piloto que eu penso que andou para trás e não pensou com a cabeça foi o Sainz.
    E eu gosto infinitamente mais da Ferrari do que da McLaren!

    E para servir de exemplo em como a maioria das pessoas pensa como o Sainz, é andar para trás uns meses/anos e veres as pessoas a dizer que o Hamilton ia trocar a Mercedes pela Ferrari!
    Última edição por MaxVerstappen : 27-11-21 às 15:22:17

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