Anúncio

Collapse
No announcement yet.

pilotos FORMULA 1 vs pilotos WRC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    pilotos FORMULA 1 vs pilotos WRC

    Por acaso eu e uns colegas tivemos uma discussão interessante ontem que veio ao acaso pelo Loeb se tornar campeão mais uma vez.
    Onde está o melhor piloto?
    na Formula 1 ou no WRC?
    apesar de andar mais dentro da F1 a minha opinião é que no WRC é preciso mais habilidade que na F1.
    na F1 é preciso mais condição fisica que no WRC.

    o que pensam sobre o assunto?

    #2
    Eu não votei. Primeiro tenho que saber o que é ser "o melhor piloto".
    É o que conduz mais facilmente qualquer tipo de carro no seu limite?
    É o que consegue fazer menores tempos em pista? Que pista? De asfalto,
    de areia, de gravilha?

    Para ajudar, deixo aqui algumas opiniões minhas:

    - pilotos de WRC são mais versáteis e adaptativos, têm que dominar um
    número maior de técnicas e não beneficiam de tanta electrónica ao seu
    serviço como na F1. Costumam conduzir mais em troços que não são
    repetitivos, como os circuitos de F1, o que dificulta a aprendizagem
    e a "automatização" da condução ao longo desse percurso. Conduzem
    nos limites (e até depois dos limites) dos carro, mas de forma
    intencional e previsível.

    - pilotos de F1 conduzem sempre em cima do limite dos carros, mas
    passar dos limites pode ser desastroso. O esforço físico a que estão
    sujeitos é superior àqueles que os pilotos de WRC enfrentam, o que
    requer uma maior preparação física. Os reflexos são muito mais
    rápidos, e penso que os níveis de concentração exigidos também o são.
    Fazem dezenas de voltas à mesma pista o que lhes permite apurar as
    trajectórias e, até, mecanizá-las.

    Comentem, argumentem, contestem... vamos animar isto antes de votar ;)

    Comentário


      #3
      Tb não voto, são coisas diferentes.

      É o mesmo que perguntares quem é melhor, um gajo que toca violino ou um gajo que toca guitarra.!

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

        Tb não voto, são coisas diferentes.

        É o mesmo que perguntares quem é melhor, um gajo que toca violino ou um gajo que toca guitarra.!
        Realmente tb acho como se pode comparar então quem é o melhor o Rossi ou o Michael Schumacher é óbvio que a resposta é muito complicada de dar...

        Para isso existe a corrida dos campeões onde ambos andam nos carros uns dos outros, sempre dá para aferir melhor, por falar nisso costuma ser pelo Natal n é???[:X]

        Comentário


          #5
          Aprecio mm mto mais os de wrc, como toda a modalidade em si. agora se sao melhores ou piores ja n sei.

          Comentário


            #6
            Uma poll difícil...;)

            Votei nos pilotos de WRC mais pelos riscos que correm, pois em termos de habilidades é difícil. Acho que não são comparáveis.

            Contudo, em minha opinião implica maior risco ser piloto de rally pois quando se despitam as "escapatórias" possíveis são normalmente árvores, falésias etc. Na fórmula 1 é tudo muito mais calculado e previsível.

            Um piloto de rally tem de saber guiar bem em todos os tipos de piso...e numa estrada de rally onde cada um faz a sua própria trajectória (mais ou menos claro) e chegam ao final com (poucos) segundos de diferença é de uma pessoa ficar a pensar.

            Por outro lado os pilotos de fórmula 1 testam e afinam o carro de modo a ganhar cada milésimo de segundo em cada curva, aceleração e tudo o resto. Estar ali num carro durante quase duas horas a "levar" com forças G de todo o lado também não é para qualquer um...A preparação física tem de ser mesmo muito apurada.

            Em termos de circuitos, na fórmula 1 o traçado é quase sempre o mesmo e podem percorrê-lo centenas de vezes quer seja ao volante do F1 ou ao volante de um jogo de PC para um maior conhecimento. Nos rallys já não é assim.

            Por isso secalhar admiro mais um piloto de rally do que um de fórmula 1 (até porque o meu sonho era ser piloto de rally[8D]).
            Mas isto é muito difícil senão impossível de ajuizar.

            Comentário


              #7
              Pelo que se viu nas duas ultimas provas, diria que é o piloto do WRC...
              Os pilotos da Citroen nao tiveram hipoteses... enquanto Loeb foi campeão...

              Mas é algo muito dificil de saber.


              Já agora... Que venha o Safari para testar condição fisica.[8D]

              Comentário


                #8
                Ha ai muitos apreciadores da Floribela:D:D:D:D


                Votei no 1º, o "kit de unhas" de um piloto de Wrc´S é melhor.
                Acho eu!

                Comentário


                  #9
                  muito sinceramente aprecio mais um piloto de wrc.
                  Ele tem sempre de lidar com o imprevisto a toda a hora.
                  na formula 1 existe uma condicionante mais elevada que a habilidade - a preparação fisica do piloto e quem tem o melhor carro.

                  um aparte: acho mais dificil e interessante jogar um jogo de PS2 de WRC que um jogo de F1.

                  Comentário


                    #10
                    Depende do que se entenda por melhor piloto!

                    num circuito de pista um piloto aprende a lidar com a competição de outra forma, pois não é só o tempo que conta mas sim também saber andar na "Multidao", nos rallies é um carro na estrada e mais nada, na pista são 20 e tal!

                    na essencia penso que a base da piramide de aprendizagem de um piloto seja de f1 ou rallie é a mesma, têm que dominar as mesmas técnicas, saber afinar um carro ou falar sobre isso com os técnicos, conhecer-se a si e ao carro muito bem, conhecer os limites de cada tipo de asfalto, não se esqueçam que um piloto de f1 não começa logo a ser piloto de f1, as bases sao as mesmas, karts, trofeus de velocidade, rallies etc....


                    e mais tarde é que a piramide começa a se diferenciar, com a especializa~ção de cada piloto com o seu desporto!

                    é claro que nos rallies há muito mais para estar atento, mudanças no troço , carros avariados em locais imprevisiveis (nao há bandeira amarela recorrente) , pessoas no troço etc.....

                    na F1 existe sempre a pressão dos outros pilotos, se um trava mais tarde é normal que o carro que lhe antecede também trave mais tarde....e essa pressão directa dos outros pilotos faz com que a corrida seja encarada de outra forma...mais directamente! os pilotos de rallie sentem essa competição sempre depois dos troços....quando comparam tempos!

                    mas tenho uma questão que gostava de deixar no ar, ou que podiamos debater...:

                    O rallie parece-nos sempre menos previsivel do que a f1, dado o seu cariz mais selvagem de troços, carros forma de conduzir....

                    contudo se pensarem bem, na f1 a presença de muitos carros em pista, acende a chama da competição directa, cria rivalidadades fortes e contendas interessantes......que muitas vezes fazem com que os pilotos esqueçam ordens de equipa ou percam mesmo a concentração dos seus objectivos para passar a uma dis**** com outros pilotos...

                    Nos rallies as coisas são mais pensadas nos bastidores, os cruzamentos de clima com vários tipos de piso tornam tudo mais complicado, as diferenças de piso nos troços tornam as afinações mais complicadas ......., mas por outro lado o piloto é que tem que se esforçar em cada troço individualmente pois nao tem mais carros em pista para "puxar" por ele....

                    ....;)

                    Comentário


                      #11
                      paulo isso é verdade... as ultimas epocas de f1 tem havido uns belos picanços!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por sylvester

                        paulo isso é verdade... as ultimas epocas de f1 tem havido uns belos picanços!
                        E agora, com o Schumacher de fora da equação, pode ser que sobrem
                        mais pilotos em pista em cada corrida para haver mais picanços :D

                        Eu odeio o homem, mas quero fazer aqui um à-parte para elogiar a
                        corrida espectacular que fez em Interlagos.

                        Comentário


                          #13
                          boxer... deixa lá!
                          vai um embora mas já existe um bem pior:D
                          um tal de alonso

                          Comentário


                            #14
                            Já tive esta discução com algumas pessoas.

                            Na minha opinião a formula 1 é mais matematico que o wrc.

                            Passo a explicar o meu ponto de vista.

                            Na F1 é tudo calculado ao pormenor, muita electronica, não há derrapagens, tudo roda sobrs carrís. É uma competição muito exigente fisicamente, pois são carros extremamente potentes, o que fazem com os pilotos no final de cada corrida percam por vezes 4 ou 5 kg. A victoria está muito dependente da pericia do piloto, mas o grande factor decisivo é o carro e a imensa e despendiosa equipa que trabalha nos bastidores.

                            No WRC, apesar de ser muito elaborado e tambem haver muita minucia no que é feito antes do carro e piloto partirem para a corrida, existe uma grande diferença, que a meu ver faz as diferenciam, os traçados, numa corrida de rally tudo está mais dependente da pericia do condutor, pois existem mais factores aleatórios que surgem durante uma competição que na F1.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por xicos perto

                              Já tive esta discução com algumas pessoas.

                              Na minha opinião a formula 1 é mais matematico que o wrc.

                              Passo a explicar o meu ponto de vista.

                              Na F1 é tudo calculado ao pormenor, muita electronica, não há derrapagens, tudo roda sobrs carrís. É uma competição muito exigente fisicamente, pois são carros extremamente potentes, . A victoria está muito dependente da pericia do piloto, mas o grande factor decisivo é o carro e a imensa e despendiosa equipa que trabalha nos bastidores.[u]o que fazem com os pilotos no final de cada corrida percam por vezes 4 ou 5 kg</u>

                              No WRC, apesar de ser muito elaborado e tambem haver muita minucia no que é feito antes do carro e piloto partirem para a corrida, existe uma grande diferença, que a meu ver faz as diferenciam, os traçados, numa corrida de rally tudo está mais dependente da pericia do condutor, pois existem mais factores aleatórios que surgem durante uma competição que na F1.
                              Porreiro !!! Então o que estou a precisar mesmo é de fazer 2 corridinhas de formula 1 para ficar com o meu peso ideal !!! [}][}][}]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por hpventura

                                citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                Já tive esta discução com algumas pessoas.

                                Na minha opinião a formula 1 é mais matematico que o wrc.

                                Passo a explicar o meu ponto de vista.

                                Na F1 é tudo calculado ao pormenor, muita electronica, não há derrapagens, tudo roda sobrs carrís. É uma competição muito exigente fisicamente, pois são carros extremamente potentes, . A victoria está muito dependente da pericia do piloto, mas o grande factor decisivo é o carro e a imensa e despendiosa equipa que trabalha nos bastidores.[u]o que fazem com os pilotos no final de cada corrida percam por vezes 4 ou 5 kg</u>

                                No WRC, apesar de ser muito elaborado e tambem haver muita minucia no que é feito antes do carro e piloto partirem para a corrida, existe uma grande diferença, que a meu ver faz as diferenciam, os traçados, numa corrida de rally tudo está mais dependente da pericia do condutor, pois existem mais factores aleatórios que surgem durante uma competição que na F1.
                                Porreiro !!! Então o que estou a precisar mesmo é de fazer 2 corridinhas de formula 1 para ficar com o meu peso ideal !!! [}][}][}]
                                Isso é falta de sono.

                                Foi feito um estudo e chegou-se a conclusão que dormirmos pouco poderá ser uma das causas do excesso de peso.

                                Compra o Courrier Internacional desta semana vem lá um artigo bastante completo sobre isso, achei interessante, aparte de achar sempre interessante o Courrier Internacional, fora a publicidade.

                                Comentário


                                  #17
                                  Também há pilotos que num fim-de-semana de WRC perdem cerca de 6 quilos.
                                  São desportos muito exigentes. O F1 pode gerar mais calor e impor mais
                                  esforço ao piloto, mas o WRC é fechado e há rallyes que são autênticas
                                  estufas.

                                  E a forma como os pilotos de WRC andam de lado é controladíssima, ao
                                  passo que uma traseirada dum F1 pode ser o fim da corrida.
                                  E deve ser altamente desgastante andar uma hora e meia a fazer médias
                                  de 300Km/h sempre no limite do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                    citação:Originalmente colocada por hpventura

                                    citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                    Já tive esta discução com algumas pessoas.

                                    Na minha opinião a formula 1 é mais matematico que o wrc.

                                    Passo a explicar o meu ponto de vista.

                                    Na F1 é tudo calculado ao pormenor, muita electronica, não há derrapagens, tudo roda sobrs carrís. É uma competição muito exigente fisicamente, pois são carros extremamente potentes, . A victoria está muito dependente da pericia do piloto, mas o grande factor decisivo é o carro e a imensa e despendiosa equipa que trabalha nos bastidores.[u]o que fazem com os pilotos no final de cada corrida percam por vezes 4 ou 5 kg</u>

                                    No WRC, apesar de ser muito elaborado e tambem haver muita minucia no que é feito antes do carro e piloto partirem para a corrida, existe uma grande diferença, que a meu ver faz as diferenciam, os traçados, numa corrida de rally tudo está mais dependente da pericia do condutor, pois existem mais factores aleatórios que surgem durante uma competição que na F1.
                                    Porreiro !!! Então o que estou a precisar mesmo é de fazer 2 corridinhas de formula 1 para ficar com o meu peso ideal !!! [}][}][}]
                                    Isso é falta de sono.

                                    Foi feito um estudo e chegou-se a conclusão que dormirmos pouco poderá ser uma das causas do excesso de peso.

                                    Compra o Courrier Internacional desta semana vem lá um artigo bastante completo sobre isso, achei interessante, aparte de achar sempre interessante o Courrier Internacional, fora a publicidade.
                                    Eu já tinha lido isso muito resumidamente algures, e realmente parece
                                    aplicar-se: mesmo na altura em que tinha cuidado com a alimentação
                                    e fazia exercício, não emagrecia quase nada. E há anos que eu durmo
                                    entre 3 a 5 horas por noite (aos dias de semana). Tenho mesmo que
                                    começar a dormir mais, está visto

                                    Já que não vou andar de F1 tão cedo....

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nao é que tenha comparacao, mas um piloto de f1 passa 3/4 dias a fazer voltas no mesmo circuito, enquanto os de rallys levam com varias etapas ao dia, e tem sempre muito mais tipo de terreno, asfalta seco, aslfalto molhado, terra, gravilha, neve...

                                      Acho que sao pilotos mais completos na minha opniao, embora seja uma comparacao dificil e quase nao comparavel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Bernie

                                        Nao é que tenha comparacao, mas um piloto de f1 passa 3/4 dias a fazer voltas no mesmo circuito, enquanto os de rallys levam com varias etapas ao dia, e tem sempre muito mais tipo de terreno, asfalta seco, aslfalto molhado, terra, gravilha, neve...

                                        Acho que sao pilotos mais completos na minha opniao, embora seja uma comparacao dificil e quase nao comparavel.
                                        ai está.....na pratica são incomparaveis!embora penso que os bons pilotos , conseguem adaptar-se razoavelmente bem ás diferentes competições pois compreendem a fisica do carro e das reacções.....!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Quem são os melhores?
                                          Os do Motocross ou do Moto GP???

                                          Já que estamos em fase de perguntas de algibeira!!!!


                                          P.S - Quem nasceu primeiro...o Ovo ou a Galinha???

                                          Comentário


                                            #22
                                            Porque carga de água, Schumacher nunca aceitou o convite para conduzir um WRC, ao contrário de McRae que assim que pode conduziu um F1 [?]...

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                              Porque carga de água, Schumacher nunca aceitou o convite para conduzir um WRC, ao contrário de McRae que assim que pode conduziu um F1 [?]...
                                              Vou arriscar aqui uma ao calhas: porque o Schumacher é um menino? :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Jackie Ickx piloto de F1 e vencedor do Dakar!!!
                                                Schlesser piloto de F1 e Sport Prototipos...vencedor do Dakar!!!
                                                Pedro Matos Chaves piloto de F1 e vencedor do C.N. Ralis!!!

                                                assim de repente....mas deve haver mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                  Porque carga de água, Schumacher nunca aceitou o convite para conduzir um WRC, ao contrário de McRae que assim que pode conduziu um F1 [?]...
                                                  Dinheiro

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Votei na floribella pois são coisas dfierentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por xicos perto

                                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                      Porque carga de água, Schumacher nunca aceitou o convite para conduzir um WRC, ao contrário de McRae que assim que pode conduziu um F1 [?]...
                                                      Dinheiro
                                                      Claro...e condições contractuais com a Ferrari!
                                                      O Sr. Schumacher vale um bocadinho mais de dinheiro do que o McRae, não pode arriscar o pelo numas voltinhas a brincar!!!
                                                      Nem a Ferrari deixava! ainda por cima o grupo fiat não tem nenhum WRC presentemente.
                                                      Até na corrida dos campeões ele não pode guiar os WRC's por questões contractuais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Isso é mariquice a mais...

                                                        Se um MS é assim tão valioso, també o é um monolugar de F1 e não é por isso que a Ferrari deixou de o emprestar ao Rossi...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                                          Isso é mariquice a mais...
                                                          Concordo!!! mas efectivamente é assim que as coisas são!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os do wrc têm mais coisas em conta( mais curvas traçados mais esquesitos..) a condução dos carros é bem mais dificil.
                                                            Os da F1 "só" têm de se preocupar em fazer as curvas o mais depressa possivel...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X