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    Fórmula 1 vs tudo o resto

    Lancei este tópico porque após ver vários videos de comparações entre Fórmula 1 e todos os outros automóveis parece nada haver que se equipare ao poder de um bólide de F1!

    *Um carro de DTM é substancialmente mais lento
    *Um carro de WRC tb é substancialmente mais lento
    *Uma motoGP é mais lenta em aceleração e em curva
    *Um Bugatti Veyron é mais lento em aceleração
    *Um carro de A1 tb é mais lento

    Sobram poucos objectos capazes de fazer frente ao poder de aceleração de um F1... um Cart? um carro de Drag Race?





    #2
    Um avião?Um caça?Nah...um carro de rally do Grupo B.:D Basta ver que o 205 T16 E2 fazia 0-100 em 2.3 segundos...

    Comentário


      #3
      Mas de todos esses que enumeraste o que gosto menos é precisamente o F1.

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Levis_

        Mas de todos esses que enumeraste o que gosto menos é precisamente o F1.
        lá nisso não podias ter mais razão!

        Ho Ricardo_Santos o WRC em pista é mais lento, mas mete lá o F1 na grécia :D

        Mas a coisa que se aproxima mais dos F1 em tempo por volta é isto:


        Há uns mais rápidos mas este é o mais lindo! [B)][B)]

        Resta dizer que uma coisa destas está feita para em 24h fazer os mesmos km que um F1 faz durante uma época inteira (usando 10 motores, 10 caixas....)

        Comentário


          #5
          Acho que o Bugatti Veyron é mais rápido no 0-100km/h.
          2º me lembro de ouvir.

          Comentário


            #6
            Estes protótipos...melhores,melhores,só os Sport Protótipos do Grupo C na década de 80.

            Comentário


              #7
              O Bugatti tem a vantagem da tracção às 4 mesmo assim nem se aproxima muito:

              0-200 4,3 s Ferrari F1 de 2002
              0-200 7,3 s Bugatti Veyron

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por v7

                O Bugatti tem a vantagem da tracção às 4 mesmo assim nem se aproxima muito:

                0-200 4,3 s Ferrari F1 de 2002
                0-200 7,3 s Bugatti Veyron
                [:0][:0][:0][:0][:0][:0][:0]

                Fosgasse, até os colhones encolhem.... E pensar que eles (pilotos) aguentam estas acelarações e desacelarações carradas de vezes durante hora e meia...

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Force

                  Estes protótipos...melhores,melhores,só os Sport Protótipos do Grupo C na década de 80.
                  Simplesmente brutais...[^]

                  Comentário


                    #10
                    citação:2.0sportup
                    AH Membro



                    Portugal


                    521 Posts
                    Colocado - 16/12/2006 : 22:30:13
                    --------------------------------------------------------------------------------

                    citação:
                    --------------------------------------------------------------------------------
                    Originalmente colocada por v7

                    O Bugatti tem a vantagem da tracção às 4 mesmo assim nem se aproxima muito:

                    0-200 4,3 s Ferrari F1 de 2002
                    0-200 7,3 s Bugatti Veyron

                    --------------------------------------------------------------------------------





                    Fosgasse, até os colhones encolhem.... E pensar que eles (pilotos) aguentam estas acelarações e desacelarações carradas de vezes durante hora e meia...
                    Por isso é que sempre que penso em F1 ----»» Respeito

                    Qualquer carro rápido não é nada comparado com um F1, por isso é preciso a preparação fisica que os pilotos têm para fazer corridas de 2 horas aqueles ritmos.

                    Comentário


                      #11
                      Pois, mas temos de concordar k há desportos motorizados bem mais emocionantes e dis****dos k a F1!

                      Comentário


                        #12
                        Se puserem um F1 num circuito como indianapolis, levam uma coça dos CART/IRL. Estes ultimos conseguem médias por volta na casa dos 380km/h. O recorde de velocidade de um F1, obtido em Monza, está nos 370km/h, se não estou em erro.

                        Se os grupo C não tivessem acabado, presumo que fossem os únicos a conseguir acompanhar os F1 actuais.
                        Não era à toa que se dizia que os grupo C eram F1 carenados.

                        EDIT: em determinados circuitos, os karts de 250cc, conseguem ser mais rápidos que um F1

                        Comentário


                          #13
                          citação:
                          Se puserem um F1 num circuito como indianapolis, levam uma coça dos CART/IRL. Estes ultimos conseguem médias por volta na casa dos 380km/h. O recorde de velocidade de um F1, obtido em Monza, está nos 370km/h, se não estou em erro.
                          Numa acção comercial, um Honda sem 'asas' facilmente chegou aos 410kmh, basta retirar-lhes o apoio aerodinâmico...

                          Os únicos carros que até hoje se bateram com os Fórmula1, foram em tempos os carros usados nas 24 le mans e no mais perto que estiveram eram cerca de 1s mais lentos que os F1.

                          [img] http://www.racingsportscars.com/phot...-06-23-005.jpg [/img]

                          Aqui está um exemplo de um carro que se 'bateu' com os F1 no seu tempo. Posteriormente com a alteração das regras das provas de resistência e hoje em dia com carros a diesel, ao que sei, pouco se aproxima de um F1

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por c r a s h

                            Se puserem um F1 num circuito como indianapolis, levam uma coça dos CART/IRL. Estes ultimos conseguem médias por volta na casa dos 380km/h. O recorde de velocidade de um F1, obtido em Monza, está nos 370km/h, se não estou em erro.
                            Podera, não têm curvas ( ok a pista é toda ela quase uma oval ), é sempre a andar. Dá um gozo [)]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                              citação:
                              Se puserem um F1 num circuito como indianapolis, levam uma coça dos CART/IRL. Estes ultimos conseguem médias por volta na casa dos 380km/h. O recorde de velocidade de um F1, obtido em Monza, está nos 370km/h, se não estou em erro.
                              Numa acção comercial, um Honda sem 'asas' facilmente chegou aos 410kmh, basta retirar-lhes o apoio aerodinâmico...

                              Os únicos carros que até hoje se bateram com os Fórmula1, foram em tempos os carros usados nas 24 le mans e no mais perto que estiveram eram cerca de 1s mais lentos que os F1.

                              [img] http://www.racingsportscars.com/phot...-06-23-005.jpg [/img]

                              Aqui está um exemplo de um carro que se 'bateu' com os F1 no seu tempo. Posteriormente com a alteração das regras das provas de resistência e hoje em dia com carros a diesel, ao que sei, pouco se aproxima de um F1
                              Tenho cá em casa um bicho destes.

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Force

                                Um avião?Um caça?Nah...um carro de rally do Grupo B.:D Basta ver que o 205 T16 E2 fazia 0-100 em 2.3 segundos...
                                Não esquecer que esse 205 era um motor turbinado ;)
                                Os F1 tb já os tiveram e tinham mais de 1000cv depois foram proibidos.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                  Se puserem um F1 num circuito como indianapolis, levam uma coça dos CART/IRL. Estes ultimos conseguem médias por volta na casa dos 380km/h. O recorde de velocidade de um F1, obtido em Monza, está nos 370km/h, se não estou em erro.
                                  Acho que baralhaste ai umas qtas contas...
                                  O record de velocidade média de uma volta para os IRL/CART na pista de Indianapolis foi estabelecido em 1990 com um valor de 382.215 Km/h.

                                  Na Formula 1 o record foi feito em 2004 em Monza com uma velocidade média de 262.242 Km/h.

                                  Agora o importante está nas diferenças:
                                  Primeiro estas a tentar comprar isto:


                                  Com isto:


                                  Além disso:

                                  Um CART usa pneus slick, os motores têm turbo, é permitido o chamado efeito solo e os CART andam a Metanol e não gasolina.

                                  Se as coisas forem comparadas justamente temos o exemplo do circuito Gilles Villeneuve em Montreal. Em 2002 tanto o Champ Car e os F1 foram lá e na F1 a pole foi feita pelo Montoya em 1:12.836 e algumas semanas depois feita pelo Cristiano Da Matta a 1:18.959 ou seja 6 segundos e uns pozinhos pior. É tudo uma questão de olhar para os pormenores e fazer comparações justas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não confundi nada.
                                    Apenas disse, que num circuito como indianapolis, os F1 levam coça de um CART/IRL. Não conseguem atingir as velocidades dos CART (chegam a velocidades na casa dos 400km/h). Mesmo o tal BAR-Honda que bateu os 400, foi praticamente sem apoio (e não chegou lá facilmente. Houve várias tentativas). Quando fosse para curvar em indianapolis, teria de reduzir bem mais que os CART. Não estava a comparar velocidades médias em circuito. Mas se um F1 actual, tem como vel. máx cerca de 370, e um CART em Indy chega aos 400, nesse circuito em particular, levaria a bela da coça.

                                    "Além disso:

                                    Um CART usa pneus slick, os motores têm turbo, é permitido o chamado efeito solo e os CART andam a Metanol e não gasolina."

                                    E depois? A questão aqui não é chegar a uma resposta para ver se há algo mais rápido que um F1? Se puséssemos os F1 e os CART com as mesmas caracteristicas, seriam carros iguais sem motivos para ser comparados.

                                    Em circuitos tradicionais, sei que os F1 são mais rápidos, mas em ovais, até agora, nada bate os CART.
                                    Ou seja, em determinados tipos de circuito existem máquinas mais rápidas que os F1.

                                    "Podera, não têm curvas ( ok a pista é toda ela quase uma oval ), é sempre a andar. Dá um gozo "

                                    A questão do gozo é subjectiva. O que se perde em "perceber" o circuito, ganha-se em corridas "taco-a-taco".
                                    E andar constantemente em tráfego,em constantes ultrapassagens e lado a lado, a mais de 350km/h, afastados por cms se não dá gozo e aumenta os niveis de adrenalina (para o piloto) não sei o que dará.

                                    Além de que para o corpo, curvar aquelas velocidades, gera forças G suficientemente grandes para partir e "esmagar" costelas. Não admira que depois das 500 milhas de Indianapolis, maior parte dos pilotos vão directamente para o hospital.

                                    E não esquecer que foi na IRL que chegámos pela primeira vez ao limite humano na Texas speedway. Com os pilotos a aguentarem forças G superiores a 3G constantes em mais de metade do circuito, chegando a haver picos de 5G's. Não aguentaram mais que as sessões de treinos e qualificação. Depois vinham as percas de visão, enjoos e idas ao hospital e uma corrida cancelada. Para nós, ovais pode ser estupido, mas há que admirar os tipos que o fazem, dado a velocidade a que as fazem, com apenas um muro de betão a segurá-los.

                                    quanto ao tema do tópico, como já disse, em alguns circuitos, karts de 250cc conseguem bater os tempos de F1.

                                    Mas no geral, acho que apenas os antigos sport-prototipos teriam pedalada para um F1.

                                    Comentário


                                      #19
                                      bar-honda deu 400 kmh com um 2400cc atmosférico... quanto é que eles teem de cilindrada acoplada ao turbo para darem 400?

                                      Comentário


                                        #20
                                        mas estamos a discutir rendimento de motores ou carros que no global, podem ser mais rápidos que um F1?

                                        oh santo fanatismo....

                                        Comentário


                                          #21
                                          fanatismo por ter dado uma opinião?

                                          e respeitar a opinião dos outros, não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por c r a s h

                                            Não confundi nada.
                                            Apenas disse, que num circuito como indianapolis, os F1 levam coça de um CART/IRL. Não conseguem atingir as velocidades dos CART (chegam a velocidades na casa dos 400km/h). Mesmo o tal BAR-Honda que bateu os 400, foi praticamente sem apoio (e não chegou lá facilmente. Houve várias tentativas). Quando fosse para curvar em indianapolis, teria de reduzir bem mais que os CART. Não estava a comparar velocidades médias em circuito. Mas se um F1 actual, tem como vel. máx cerca de 370, e um CART em Indy chega aos 400, nesse circuito em particular, levaria a bela da coça.

                                            "Além disso:

                                            Um CART usa pneus slick, os motores têm turbo, é permitido o chamado efeito solo e os CART andam a Metanol e não gasolina."

                                            E depois? A questão aqui não é chegar a uma resposta para ver se há algo mais rápido que um F1? Se puséssemos os F1 e os CART com as mesmas caracteristicas, seriam carros iguais sem motivos para ser comparados.

                                            Em circuitos tradicionais, sei que os F1 são mais rápidos, mas em ovais, até agora, nada bate os CART.
                                            Ou seja, em determinados tipos de circuito existem máquinas mais rápidas que os F1.

                                            "Podera, não têm curvas ( ok a pista é toda ela quase uma oval ), é sempre a andar. Dá um gozo "

                                            A questão do gozo é subjectiva. O que se perde em "perceber" o circuito, ganha-se em corridas "taco-a-taco".
                                            E andar constantemente em tráfego,em constantes ultrapassagens e lado a lado, a mais de 350km/h, afastados por cms se não dá gozo e aumenta os niveis de adrenalina (para o piloto) não sei o que dará.

                                            Além de que para o corpo, curvar aquelas velocidades, gera forças G suficientemente grandes para partir e "esmagar" costelas. Não admira que depois das 500 milhas de Indianapolis, maior parte dos pilotos vão directamente para o hospital.

                                            E não esquecer que foi na IRL que chegámos pela primeira vez ao limite humano na Texas speedway. Com os pilotos a aguentarem forças G superiores a 3G constantes em mais de metade do circuito, chegando a haver picos de 5G's. Não aguentaram mais que as sessões de treinos e qualificação. Depois vinham as percas de visão, enjoos e idas ao hospital e uma corrida cancelada. Para nós, ovais pode ser estupido, mas há que admirar os tipos que o fazem, dado a velocidade a que as fazem, com apenas um muro de betão a segurá-los.

                                            quanto ao tema do tópico, como já disse, em alguns circuitos, karts de 250cc conseguem bater os tempos de F1.

                                            Mas no geral, acho que apenas os antigos sport-prototipos teriam pedalada para um F1.

                                            Ok, tens razão... Existe (apenas) um tipo de pista onde um cart é mais rápido que um F1 e é na oval pq os carros são mais potentes, têm melhores pneus e andam a metanol. Mesmo assim levam coça nas restantes pistas com curvas...

                                            Se vamos assim podemos dizer que um avião em linha recta tb dá coça a um CART ou F1.

                                            Ou até mesmo um Kart 160cc dar ratada a um Seat Leon TDI Cupra... Já o fiz na pista de palmela e no fim de 3 voltas com cada, o kart de apenas 5,5 cv dava mais de 4s por volta ao leon...

                                            Se meteres um CART numa pista de rally da Nova Zelândia ou no México o que achas que acontecia? Levava ratada de um WRC. Até a carrinha do lixo andava mais depressa pq o CART nem meia duzia de curvas fazia...

                                            Eu acho que devemos ser coerentes nas comparações que fazemos.
                                            Um cart pode ter a vantagem do top speed, mas não tem a vantagem em curva nem em aceleracao. E podes ver na comparação que dei, que mesmo com melhores regulamentos, motores e pneus o CART e mais lento.

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                                              #23
                                              O objectivo da F1 não é fazer o carro mais veloz em curva... nem sequer o mais rápido em circuito, se assim fosse não tinham abolido os slicks, mudado para V8... etc...
                                              A F1 procura sim obter o máximo de rendimento com o minimo de recursos e cumprindo certos padrões de segurança, isso é que é evolução...
                                              Um carro evoluido é um carro que anda tanto ou mais que outro mas com metade dos recursos!
                                              Melhores travões, motores menos potentes mas mais leves, chassis mais seguros e resistentes mas também mais leves...etc... isso é a F1

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                O objectivo da F1 não é fazer o carro mais veloz em curva... nem sequer o mais rápido em circuito, se assim fosse não tinham abolido os slicks, mudado para V8... etc...
                                                A F1 procura sim obter o máximo de rendimento com o minimo de recursos e cumprindo certos padrões de segurança, isso é que é evolução...
                                                Um carro evoluido é um carro que anda tanto ou mais que outro mas com metade dos recursos!
                                                Melhores travões, motores menos potentes mas mais leves, chassis mais seguros e resistentes mas também mais leves...etc... isso é a F1
                                                concordo

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                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

                                                  O objectivo da F1 não é fazer o carro mais veloz em curva... nem sequer o mais rápido em circuito, se assim fosse não tinham abolido os slicks, mudado para V8... etc...
                                                  A F1 procura sim obter o máximo de rendimento com o minimo de recursos e cumprindo certos padrões de segurança, isso é que é evolução...
                                                  Um carro evoluido é um carro que anda tanto ou mais que outro mas com metade dos recursos!
                                                  Melhores travões, motores menos potentes mas mais leves, chassis mais seguros e resistentes mas também mais leves...etc... isso é a F1
                                                  ;)

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Jota17

                                                    citação:Originalmente colocada por Force

                                                    Estes protótipos...melhores,melhores,só os Sport Protótipos do Grupo C na década de 80.
                                                    Simplesmente brutais...[^]

                                                    Os F1 são simplesmente intocáveis no campo da perfomance pura, terraplanando tudo o que mexe no desporto motorizado: protótipos, moto GP, Cart, etc...

                                                    Mas não esquecer que os protótipos dos anos 90 (Peugeot, Jaguar) foram enterrados pela FIA, porque em circuitos muito específicos como Silverstone, o Peugeot 905 em teste (também designado por Supercopter) rodou no mesmo segundo dos F1...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Force

                                                      Um avião?Um caça?Nah...um carro de rally do Grupo B.:D Basta ver que o 205 T16 E2 fazia 0-100 em 2.3 segundos...


                                                      Abram alas pro noddy no seu carro amarelo !

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Um Bugatti Veyron é mais lento em aceleração
                                                        um Veyron quase iguala um F1 nos 0-100. os F1 nao sao nada de especial nos 0-100, os WRC batem os f1 dependendo das relaçoes de caixa

                                                        onde nada chega ao F1 é naquilo que poucos se dignam a olhar: travagem

                                                        e voltando ao veyron, podes ter a certeza que em pista o veyron chega perto de um formula....3:D
                                                        sim, apesar de ser muitissimo mais rapido em aceleraçao que o F3 e ter mt mais ponta (o F3 deve chegar aos 250, ja com caixa longa..)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O 0-100km/h pouco interessa na F1, pelo que os F1 tem até perdido perfomance nessa marca para ganhar noutros capítulos e em acelerações em intervalos maiores como o 0-200 km/h.

                                                          No entanto há testes do ano 2000 feitos por uma revista italiana, em que a gama Ferrari era exaustivamente comparada ao F2000 e à linhagem F da Ferrari (GTO, F40 e F50) no circuito de Fiorano.

                                                          O F2000 conseguia fazer o 0-100 km/h em 2.1s com slicks e em 2.3s com pneus de chuva.

                                                          No final dos anos 80 o McLaren-Honda foi testado (na versão turbo com 1200 cv em Qualificação) e conseguia uma marca de «dragster» nos 0-100 km/h: 1s!!! (usando um líquido antiderrapante nos pneus e uma relação de caixa em que a 1ª tirava 105 km/h).

                                                          Comentário

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