Depois de um tópico idêntico em 2005 sem muito sucesso, vamos ver se terá mais destaque nesta nova secção.
Novas Pontuações
Com a divulgação dos regulamentos de ralis para 2006, vai-se desenhando a forma como os ralis decorrerão em 2006. Por agora vamos olhar para as pontuações.
No que respeita ao Campeonato Nacional de Ralis, finalmente o orgão federativo decidiu premiar as equipas que se classificam nos ralis mais longos, dando-lhes um bonus para premiar o esforço de dis****rem uma prova com o dobro da distância de uma prova dita nacional.
Recorde-se que em relação aos grupos, ralis como o PT Rali de Portugal, o Sata e o Vinho da Madeira tinham duas pontuações, como a possibilidade de se deitarem resultados fora, depois de somadas 11 pontuações. Agora, para o campeonato absoluto, os três ralis atrás referidos terão duas pontuações cada como se de dois ralis distintos se tratassem, uma para cada etapa num sistema tipo "superally", contando a melhor pontuação total, e sendo ainda contabilizados 25% dos pontos da segunda pontuação.
É uma solução idêntica à que foi utilizada no Campeonato de Ralis dos Açores, solução que apesar de ter uma justiça parcial foi criticada por 25% de uma segunda pontuação ser pouco, passando então esta percentagem para 50%.
Vamos a um exemplo prático, um piloto que ganhe um destes ralis, e que numa análise a cada uma das etapas tenha sido 1º classificado numa e 2º classificado na outra, receberá 12 pontos em vez dos 10 que recebia em 2004. Tratam-se dos 10 pontos da sua melhor etapa e 2 pontos (25%) dos 8 pontos relativos à outra etapa. Se o referido piloto tivesse sido 1º nas duas etapas receberia 13 pontos (10 de uma e mais 25% dos 10 pontos da outra que acabam por ser arredondados para 3 pontos).
Todas as pontuações contam para o campeonato (não há nada no regulamento que diga o contrário). Na pontuação dos grupos, contam as duas etapas mas na totalidade dos pontos, podendo as equipas somar um total de 9 pontuações tidas em conta para o campeonato, a exemplo do que acontecia no passado.
Trata-se de uma solução que não é ainda completamente justa, como os açoreanos demonstraram, mas que é melhor que a utilizada até agora. É um ponto em relação ao qual o SportMotores muitas vezes escreveu, e naturalmente se congratula por ver que algo foi feito.
Em relação aos Campeonatos Reginais de Ralis do Norte, Centro e o novo Campeonato Regional de Asfalto, no projecto de regulamento as pontuações serão atribuidas à geral e às divisões, com maior benefício para a Divisão I de 2 rodas motrizes, somando-se a totalidade dos pontos. Por exemplo, uma equipa que vença um rali ao volante de um 4x4 terá um total de 30 pontos (25 da geral e 5 da divisão), mas se a vitória fôr num veículo de 2 rodas motrizes já somará 30 pontos (20 da geral e 10 da divisão). Desta forma poderemos ter um 4x4 a vencer o rali e somar 25 pontos e um 4x2 a ficar em segundo e somar 27 pontos (17 do 2º lugar e 10 do tirunfo na div. 1).
Em relação ao Campoenato Regional de Ralis do Sul, as pontuações são diferentes, mantendo-se este campeonato como uma espécie de "ilha" a diversos níveis.
www.sportmotores.com
Calendário
Fevereiro - 24.25 - RALI CASINO DA POVOA
Março - 16.18 - RALI DE PORTUGAL
Maio - 26.27 - RALI F C PORTO
Junho/Julho - 29 / 01 - SATA RALI AÇORES
Agosto - 03.05 - RALI VINHO DA MADEIRA
Setembro - 14.16 - RALI CENTRO DE PORTUGAL
Outubro - 27.28 - RALI DE MORTÁGUA
Novembro - 17.18 - RALI CASINOS DOS ALGARVE
Novas Pontuações
Com a divulgação dos regulamentos de ralis para 2006, vai-se desenhando a forma como os ralis decorrerão em 2006. Por agora vamos olhar para as pontuações.
No que respeita ao Campeonato Nacional de Ralis, finalmente o orgão federativo decidiu premiar as equipas que se classificam nos ralis mais longos, dando-lhes um bonus para premiar o esforço de dis****rem uma prova com o dobro da distância de uma prova dita nacional.
Recorde-se que em relação aos grupos, ralis como o PT Rali de Portugal, o Sata e o Vinho da Madeira tinham duas pontuações, como a possibilidade de se deitarem resultados fora, depois de somadas 11 pontuações. Agora, para o campeonato absoluto, os três ralis atrás referidos terão duas pontuações cada como se de dois ralis distintos se tratassem, uma para cada etapa num sistema tipo "superally", contando a melhor pontuação total, e sendo ainda contabilizados 25% dos pontos da segunda pontuação.
É uma solução idêntica à que foi utilizada no Campeonato de Ralis dos Açores, solução que apesar de ter uma justiça parcial foi criticada por 25% de uma segunda pontuação ser pouco, passando então esta percentagem para 50%.
Vamos a um exemplo prático, um piloto que ganhe um destes ralis, e que numa análise a cada uma das etapas tenha sido 1º classificado numa e 2º classificado na outra, receberá 12 pontos em vez dos 10 que recebia em 2004. Tratam-se dos 10 pontos da sua melhor etapa e 2 pontos (25%) dos 8 pontos relativos à outra etapa. Se o referido piloto tivesse sido 1º nas duas etapas receberia 13 pontos (10 de uma e mais 25% dos 10 pontos da outra que acabam por ser arredondados para 3 pontos).
Todas as pontuações contam para o campeonato (não há nada no regulamento que diga o contrário). Na pontuação dos grupos, contam as duas etapas mas na totalidade dos pontos, podendo as equipas somar um total de 9 pontuações tidas em conta para o campeonato, a exemplo do que acontecia no passado.
Trata-se de uma solução que não é ainda completamente justa, como os açoreanos demonstraram, mas que é melhor que a utilizada até agora. É um ponto em relação ao qual o SportMotores muitas vezes escreveu, e naturalmente se congratula por ver que algo foi feito.
Em relação aos Campeonatos Reginais de Ralis do Norte, Centro e o novo Campeonato Regional de Asfalto, no projecto de regulamento as pontuações serão atribuidas à geral e às divisões, com maior benefício para a Divisão I de 2 rodas motrizes, somando-se a totalidade dos pontos. Por exemplo, uma equipa que vença um rali ao volante de um 4x4 terá um total de 30 pontos (25 da geral e 5 da divisão), mas se a vitória fôr num veículo de 2 rodas motrizes já somará 30 pontos (20 da geral e 10 da divisão). Desta forma poderemos ter um 4x4 a vencer o rali e somar 25 pontos e um 4x2 a ficar em segundo e somar 27 pontos (17 do 2º lugar e 10 do tirunfo na div. 1).
Em relação ao Campoenato Regional de Ralis do Sul, as pontuações são diferentes, mantendo-se este campeonato como uma espécie de "ilha" a diversos níveis.
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Fevereiro - 24.25 - RALI CASINO DA POVOA
Março - 16.18 - RALI DE PORTUGAL
Maio - 26.27 - RALI F C PORTO
Junho/Julho - 29 / 01 - SATA RALI AÇORES
Agosto - 03.05 - RALI VINHO DA MADEIRA
Setembro - 14.16 - RALI CENTRO DE PORTUGAL
Outubro - 27.28 - RALI DE MORTÁGUA
Novembro - 17.18 - RALI CASINOS DOS ALGARVE
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