Fonte: Diário Económico
http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1049566.html
E pronto... lá vamos ter mais uns condomínios e menos um circuito...
P.S. - A parte sublinhada é minha ... onde já lá vão os 500cc ...
P.S.2 - Faltou dizer que só o MotoGP leva mais de 70.000 pessoas ao Estoril ...
"V"
http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1049566.html
Ministério das Finanças já decidiu
Autódromo do Estoril vendido por concurso público
Parpública já recebeu instruções para iniciar o processo, de forma a que as propostas dos vários interessados previstos possam ser analisadas e o vencedor decidido na primeira metade de 2008.
Nuno Miguel Silva
O Ministério das Finanças já decidiu: vai vender o Autódromo do Estoril por concurso público, rejeitando, assim, fazer uma contra-proposta de valor inferior para que a Câmara Municipal de Cascais fizesse valer o seu direito de preferência sobre este activo.
O Diário Económico apurou que as Finanças já instruíram a “holding” estatal Parpública, que controla 100% da Sociedade do Autódromo, a avançar de imediato com o processo de lançamento de concurso público, de forma a que as propostas dos diversos interessados possam ser recebidas e analisadas ainda na primeira metade do próximo ano.
O valor solicitado pela Parpública à Câmara Municipal de Cascais foi de 35 milhões de euros, mas o valor real do Autódromo do Estoril pode ser bem superior, caso o futuro comprador decida investir num projecto imobiliário nos respectivos terrenos, uma possibilidade que só poderá ser concretizada a partir de 2012.
Até essa data, existe a obrigatoriedade de manter o Autódromo do Estoril com a actual configuração, independentemente de se procederem a renovações do traçado do circuito. No entanto, a partir dessa data, o futuro proprietário poderá rentabilizar o activo, promovendo um empreendimento imobiliário naquele local. Segundo diversas fontes ligadas ao processo, com o índice de construção médio nas áreas envolventes ao Autódromo e com o terreno disponível neste local, ao preço actual do metro quadrado para esta região da Grande Lisboa, o valor de mercado do Autódromo do Estoril poderá subir acima de 100 milhões de euros.
Esta é, no entanto, uma hipótese, que o actual presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, em declarações recentes ao DE, recusa, pelo menos enquanto permanecer à frente da autarquia.
De uma forma ou de outra, já chegaram, quer à Câmara Municipal de Cascais, quer à Parpública diversas manifestações de interesse para dinamizar o Autódromo do Estoril, desde empresários portugueses, radicados no estrangeiro, ligados ao sector automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.
Fórmula 1 o fim de uma era
Porque é quase impossível ter um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal?
Actualmente, a empresa encarregue da Fórmula 1, Formula One Management, chega a exigir 50 milhões de euros para que um circuito entre na elite da competição-rainha do desporto automóvel mundial. É um preço incomportável para o actual estado da economia portuguesa e que só pode ser acompanhado pelos países emergentes, designadamente os asiáticos, como o Abu Dhabi, Singapura, China e Índia, que já entraram ou vão entrar no pelotão da frente.
Autódromo do Estoril sem Grandes Prémios de Fórmula 1 desde 1996
Inaugurado em 1972, no dia 1 de Junho, a iniciativa ousada da líder do grupo Grão-Pará veio dotar finalmente Portugal de uma pista permanente para realizar provas automobilísticas e motociclísticas de nível mundial. Chegou a viver tempos áureos, mas desde 96 que não recebe um Grande Prémio. Agora é palco de provas do Mundial de Moto Gp (500 centímetros cúbicos), da A1 (concorrente da Fórmula 1) e de diversos torneios monomarca.
Autódromo do Estoril vendido por concurso público
Parpública já recebeu instruções para iniciar o processo, de forma a que as propostas dos vários interessados previstos possam ser analisadas e o vencedor decidido na primeira metade de 2008.
Nuno Miguel Silva
O Ministério das Finanças já decidiu: vai vender o Autódromo do Estoril por concurso público, rejeitando, assim, fazer uma contra-proposta de valor inferior para que a Câmara Municipal de Cascais fizesse valer o seu direito de preferência sobre este activo.
O Diário Económico apurou que as Finanças já instruíram a “holding” estatal Parpública, que controla 100% da Sociedade do Autódromo, a avançar de imediato com o processo de lançamento de concurso público, de forma a que as propostas dos diversos interessados possam ser recebidas e analisadas ainda na primeira metade do próximo ano.
O valor solicitado pela Parpública à Câmara Municipal de Cascais foi de 35 milhões de euros, mas o valor real do Autódromo do Estoril pode ser bem superior, caso o futuro comprador decida investir num projecto imobiliário nos respectivos terrenos, uma possibilidade que só poderá ser concretizada a partir de 2012.
Até essa data, existe a obrigatoriedade de manter o Autódromo do Estoril com a actual configuração, independentemente de se procederem a renovações do traçado do circuito. No entanto, a partir dessa data, o futuro proprietário poderá rentabilizar o activo, promovendo um empreendimento imobiliário naquele local. Segundo diversas fontes ligadas ao processo, com o índice de construção médio nas áreas envolventes ao Autódromo e com o terreno disponível neste local, ao preço actual do metro quadrado para esta região da Grande Lisboa, o valor de mercado do Autódromo do Estoril poderá subir acima de 100 milhões de euros.
Esta é, no entanto, uma hipótese, que o actual presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, em declarações recentes ao DE, recusa, pelo menos enquanto permanecer à frente da autarquia.
De uma forma ou de outra, já chegaram, quer à Câmara Municipal de Cascais, quer à Parpública diversas manifestações de interesse para dinamizar o Autódromo do Estoril, desde empresários portugueses, radicados no estrangeiro, ligados ao sector automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.
Fórmula 1 o fim de uma era
Porque é quase impossível ter um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal?
Actualmente, a empresa encarregue da Fórmula 1, Formula One Management, chega a exigir 50 milhões de euros para que um circuito entre na elite da competição-rainha do desporto automóvel mundial. É um preço incomportável para o actual estado da economia portuguesa e que só pode ser acompanhado pelos países emergentes, designadamente os asiáticos, como o Abu Dhabi, Singapura, China e Índia, que já entraram ou vão entrar no pelotão da frente.
Autódromo do Estoril sem Grandes Prémios de Fórmula 1 desde 1996
Inaugurado em 1972, no dia 1 de Junho, a iniciativa ousada da líder do grupo Grão-Pará veio dotar finalmente Portugal de uma pista permanente para realizar provas automobilísticas e motociclísticas de nível mundial. Chegou a viver tempos áureos, mas desde 96 que não recebe um Grande Prémio. Agora é palco de provas do Mundial de Moto Gp (500 centímetros cúbicos), da A1 (concorrente da Fórmula 1) e de diversos torneios monomarca.
P.S. - A parte sublinhada é minha ... onde já lá vão os 500cc ...
P.S.2 - Faltou dizer que só o MotoGP leva mais de 70.000 pessoas ao Estoril ...
"V"
Comentário