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Autódromo do Estoril vendido por concurso público

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    Autódromo do Estoril vendido por concurso público

    Fonte: Diário Económico
    http://diarioeconomico.sapo.pt/edici...o/1049566.html

    Ministério das Finanças já decidiu

    Autódromo do Estoril vendido por concurso público

    Parpública já recebeu instruções para iniciar o processo, de forma a que as propostas dos vários interessados previstos possam ser analisadas e o vencedor decidido na primeira metade de 2008.

    Nuno Miguel Silva

    O Ministério das Finanças já decidiu: vai vender o Autódromo do Estoril por concurso público, rejeitando, assim, fazer uma contra-proposta de valor inferior para que a Câmara Municipal de Cascais fizesse valer o seu direito de preferência sobre este activo.

    O Diário Económico apurou que as Finanças já instruíram a “holding” estatal Parpública, que controla 100% da Sociedade do Autódromo, a avançar de imediato com o processo de lançamento de concurso público, de forma a que as propostas dos diversos interessados possam ser recebidas e analisadas ainda na primeira metade do próximo ano.

    O valor solicitado pela Parpública à Câmara Municipal de Cascais foi de 35 milhões de euros, mas o valor real do Autódromo do Estoril pode ser bem superior, caso o futuro comprador decida investir num projecto imobiliário nos respectivos terrenos, uma possibilidade que só poderá ser concretizada a partir de 2012.

    Até essa data, existe a obrigatoriedade de manter o Autódromo do Estoril com a actual configuração, independentemente de se procederem a renovações do traçado do circuito. No entanto, a partir dessa data, o futuro proprietário poderá rentabilizar o activo, promovendo um empreendimento imobiliário naquele local. Segundo diversas fontes ligadas ao processo, com o índice de construção médio nas áreas envolventes ao Autódromo e com o terreno disponível neste local, ao preço actual do metro quadrado para esta região da Grande Lisboa, o valor de mercado do Autódromo do Estoril poderá subir acima de 100 milhões de euros.

    Esta é, no entanto, uma hipótese, que o actual presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, em declarações recentes ao DE, recusa, pelo menos enquanto permanecer à frente da autarquia.

    De uma forma ou de outra, já chegaram, quer à Câmara Municipal de Cascais, quer à Parpública diversas manifestações de interesse para dinamizar o Autódromo do Estoril, desde empresários portugueses, radicados no estrangeiro, ligados ao sector automóvel, até empresas de construção civil e promoção imobiliária.


    Fórmula 1 o fim de uma era

    Porque é quase impossível ter um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal?
    Actualmente, a empresa encarregue da Fórmula 1, Formula One Management, chega a exigir 50 milhões de euros para que um circuito entre na elite da competição-rainha do desporto automóvel mundial. É um preço incomportável para o actual estado da economia portuguesa e que só pode ser acompanhado pelos países emergentes, designadamente os asiáticos, como o Abu Dhabi, Singapura, China e Índia, que já entraram ou vão entrar no pelotão da frente.

    Autódromo do Estoril sem Grandes Prémios de Fórmula 1 desde 1996
    Inaugurado em 1972, no dia 1 de Junho, a iniciativa ousada da líder do grupo Grão-Pará veio dotar finalmente Portugal de uma pista permanente para realizar provas automobilísticas e motociclísticas de nível mundial. Chegou a viver tempos áureos, mas desde 96 que não recebe um Grande Prémio. Agora é palco de provas do Mundial de Moto Gp (500 centímetros cúbicos), da A1 (concorrente da Fórmula 1) e de diversos torneios monomarca.
    E pronto... lá vamos ter mais uns condomínios e menos um circuito...

    P.S. - A parte sublinhada é minha ... onde já lá vão os 500cc ...

    P.S.2 - Faltou dizer que só o MotoGP leva mais de 70.000 pessoas ao Estoril ...

    "V"
    Editado pela última vez por Japh; 24 October 2007, 11:24. Razão: Faltava o link para a notícia ... e um bold :D

    #2
    E vai acabar a historia de um dos autodromos mais conhecidos a nivel mundial...

    Comentário


      #3
      Não resisto a "postar" um comentário à notícia por parte de um leitor do Diário Económico:

      J.Rodrigues
      Esta decisão do Ministro das Finanças marca o triunfo do Lobby do betão sobre o interesse do desporto e de quem quer preservar essa área sensível do parque natural Sintra-Cascais.
      O valor dos 100 milhões de Euros que se fala é o valor inflacionado, como se os terrenos fossem já para urbanizar. No entanto, não só estão situados dentro de um parque natural, como a CMC já disse que não vai aprovar construções no local, como ainda, estamos a falar do circuito nacional com maior historial, tradições, palmarés e condições de segurança.
      Deixar morrer o autódromo para facilitar a negociata a meia-dúzia de construtores é um crime de lesa-pátria, que as gerações futuras saberão avaliar com maior precisão que nós, rendidos que estamos a tudo o que seja o lucro imediato.
      Acho que como Portugueses mereciamos mais que esta "entrega do tesouro ao inimigo".
      Sabiam que o pico de ocupação turística da Costa do Estoril, dá-se por altura do Moto GP e não no verão, como sucede no resto do país?
      (editada para melhor leitura)

      "V"

      Comentário


        #4
        Não esquecer que até 2013 quem comprar não pode fazer nada...

        claro que se for como investimento a longo prazo, 6 anos não é nada,,,

        Comentário


          #5
          O estado deveria era aproveitar a "massa" que vai entrar brevemente oriundo da UE para melhorar o circuito. Estivemos sem o Rallye de Portugal e regressou este ano. Um dia o F1 também pode regressar...

          Comentário


            #6
            sai uma cidade nova ali pra mesa do canto. Um terreno daquele tamanho no estoril nao vai ficar por 35milhoes de certeza, os tubaroes da construçao vao estar la todos.
            Como ja disseram é pena que se acabe assim a historia do autodromo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por CJSR Ver Post
              O estado deveria era aproveitar a "massa" que vai entrar brevemente oriundo da UE para melhorar o circuito. Estivemos sem o Rallye de Portugal e regressou este ano. Um dia o F1 também pode regressar...
              Há desporto motorizado para além da Formula 1... e não vejo a F1 a voltar a Portugal. Não há int€r€$$£s n€nhuns ni$$o...

              O circuito já é "bom que chegue", só precisando (na minha opinião) de uma melhoria nas estruturas de apoio (nomeadamente bancadas permanentes).

              O que era necessário era uma gestão lógica e decente (e não gerida por lobbies como tem sido nos últimos anos) para revitalizar o circuito e "pô-lo a uso"... mas parece que por este caminho, em vez de circuito vamos ter a "Villa Silva", a "Villa Saraiva" ...

              Triste ...

              "V"

              Comentário


                #8
                A prefeitura de São Paulo estima em 200.000.000 de reais, o retorno do investimento no Grande Prémio do Brasil.

                São cerca de 78,230,352.95 EUR à cotação de hoje. Será que não compensa mesmo o investimento? Para não falar nos empregos temporários que são gerados?
                Editado pela última vez por Real; 24 October 2007, 13:34.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Real Ver Post
                  A prefeitura de São Paulo estima em 200.000.000 de reais, o retorno do investimento no Grande Prémio do Brasil.

                  São cerca de 78,230,352.95 EUR à cotação de hoje. Será que não compensa mesmo o investimento? Para não falar nos empregos temporários que são gerados?

                  Acho que o principal entrave é a lei que não permite a publicidade ao tabaco, logo os maiores sponsors da F1. Eles tem o calendário já preenchido e para nos encaixar só retirando outros candidatos, o que é quase impossivel de acontecer.


                  PS: Já agora acho que este topico merecia destaque no geral, porque não se trata apenas de desporto automobilístico, tambem tem a ver com a cultura e historia do automóvel em Portugal, já que este autodromo deveria ser um espaço aberto.

                  Comentário


                    #10
                    Vou partir o porquinho... se tiver la que chegue eu compro aquilo.

                    Comentário


                      #11
                      pois smepre me pareceu que o autodromo estaria condenado e de facto está.
                      Vejam lá se o estado vende algum estádio de futebol que só dão prejuizo. O povo de Aveiro entregava de bom grado este mamarracho do estádio municipal contra entrega de 75 milhões de euros..

                      O autodromo não custou ao estado nem perto de metade de um estádio e já o estão a despachar, a nossda unica infraestrutura decente para as prova de automobilismo de pista...

                      Comentário


                        #12
                        Já estava a prever isto, mas não se preocupem que está tudo controlado. Estou apenas à espera que o EuroMilhões fique com um jackpot jeitoso, para depois me sair e compro o autodromo.

                        Depois podemos ir todos para lá curtir. Claro que vão ter de pagar qualquer coisita por isso, porque os €€€ como vão todos embora...

                        Comentário


                          #13
                          Inacreditável.
                          Nem consigo comentar semelhante aberração.

                          Já agora sobre a F1. O que ouvi dizer é que de acordo com os novos requisitos da FIA, o "circo" da F1 não cabe no espaço fásico das Boxes do autódromo, daí nem sequer valer a pena concorrer para tentar trazer de novo a F1 ao Estoril. Alguém pode confirmar?

                          Comentário


                            #14
                            É mais que certo que o autodromo do Estoril é para desaparecer.

                            Não esquecer tb o futuro autodromo do Algarve, sendo mais uma "razão" para despachar o do Estoril, que não pode crescer para lado nenhum, por causa do barulho, etc etc etc.

                            FêDêPês é o que esses xupistas são!!! Acabam com um grande autodromo só pela gula dos €uros. A justificação do ruido então é uma pouca vergonha!!! Pq só vão para lá pq querem!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                              É mais que certo que o autodromo do Estoril é para desaparecer.

                              Não esquecer tb o futuro autodromo do Algarve, sendo mais uma "razão" para despachar o do Estoril, que não pode crescer para lado nenhum, por causa do barulho, etc etc etc.

                              FêDêPês é o que esses xupistas são!!! Acabam com um grande autodromo só pela gula dos €uros. A justificação do ruido então é uma pouca vergonha!!! Pq só vão para lá pq querem!
                              Haver 2 ou mais circuitos permanentes em Portugal não é demais. No meu ponto de vista era necessário um mais a norte com as devidas condições (o Vasco Sameiro em Braga não as tem), até porque os nossos amigos Galegos iriam dar-lhe trabalho que chegasse, era manter o Estoril e agora o de Portimão.
                              Norte, "centro" e Sul.

                              O Estoril não precisa crescer, precisa ser mantido e devidamente gerido (e nisto inclui-se aumentar o numero de utilizações e baixar os custos das mesmas, para atrair mais campeonatos/troféus/trackdays/testes/whatever).

                              Quanto ao ruido, as pessoas que se queixam dele são pessoas que se mudaram para lá já o Autódromo existia há anos.

                              Talvez essas pessoas, quando virem o autódromo ser substituido por "villas" e virem o turismo na Costa do Estoril a "morrer" se lembrem que afinal o ruido nem era problemático ...

                              fmls: A F1 nunca mais voltará a Portugal. Não há interesse monetário, os custos são proibitivos, as leis da publicidade afastam os patrocinadores, etc etc etc. Pensar em trazer a F1 novamente para PT é utópico.

                              "V"

                              Comentário


                                #16
                                Isto é uma vergonha...Qualquer dia os desportos motorizados nem passam por cá!

                                Falta-nos a F1, o campeonato Fia GT, Le Mans Series, o que nos vai safando por cá é mesmo o Moto Gp

                                Comentário


                                  #17
                                  vendam o autodromo e construam mais um estádio, seus estupidos de m€rda que só sabem é encher os bolsos com tachinhos!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se em vez de terem construído tantos estádios para o Euro2004, se tivessem preocupado em investir noutras àreas do desporto, é que era!

                                    Esta do Euro ainda me está atravessada

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que a publicidade não é um entrave... É uma questão de tempo até todos os patrocínios de tabaqueiras serem substituídos por outros, aliás, como já acontece em grande parte das equipas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O problema é que o Autodromo nunca foi nem nunca será rentavel.

                                        Basta ver a afluencia de espectadores nas varias provas que lá se fazem.

                                        Certo tambem que quem gere aquilo tem feito tudo para chegar a este fim.

                                        Agora é certo que o valor do autodromo está directamente relacionado com o que o PDM autorizar naqueles terrenos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                          O problema é que o Autodromo nunca foi nem nunca será rentavel.

                                          Basta ver a afluencia de espectadores nas varias provas que lá se fazem.

                                          Certo tambem que quem gere aquilo tem feito tudo para chegar a este fim.

                                          Agora é certo que o valor do autodromo está directamente relacionado com o que o PDM autorizar naqueles terrenos.

                                          Depende das provas.. no MotoGP há muita afluencia!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                            O problema é que o Autodromo nunca foi nem nunca será rentavel.

                                            Basta ver a afluencia de espectadores nas varias provas que lá se fazem.

                                            Certo tambem que quem gere aquilo tem feito tudo para chegar a este fim.

                                            Agora é certo que o valor do autodromo está directamente relacionado com o que o PDM autorizar naqueles terrenos.
                                            Tu achas que o autodromo só não é rentável pela afluência dos espectadores na provas que lá fazem?

                                            Desculpa-me mas n pude de deixar de rir, mas eu explico-te porque estás errado.

                                            O Autódromo não vive das corridas que la são feitas, o autodromo vive do aluguer da sua pista durante o ano, e neste aspecto o autodromo tem todos os dias preenchidos para testes.

                                            a tabela de preços é

                                            http://www.circuito-estoril.pt/modul...howpage&pid=34

                                            Faz as contas agora...

                                            Achas q não será rentável?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Aconduzir® Ver Post
                                              Tu achas que o autodromo só não é rentável pela afluência dos espectadores na provas que lá fazem?

                                              Desculpa-me mas n pude de deixar de rir, mas eu explico-te porque estás errado.

                                              O Autódromo não vive das corridas que la são feitas, o autodromo vive do aluguer da sua pista durante o ano, e neste aspecto o autodromo tem todos os dias preenchidos para testes.

                                              a tabela de preços é

                                              http://www.circuito-estoril.pt/modul...howpage&pid=34

                                              Faz as contas agora...

                                              Achas q não será rentável?
                                              Concordo...

                                              Já vi no Autodromo, "n" testes privados....

                                              Por exemplo?
                                              - Testes da PIRELLI, que convidam equipas de GT´s que correm no FIA-GT e sao equipados com pneus da marca
                                              - Equipas de F3 de varios campeonatos pela Europa fora
                                              - os Mercedes do DTM, ja me contaram, que houve um teste-segredo dum carro mercedes do DTM a testar um motor Mercedes da F1. O sigilio era tal imposto que se um elemento da mercedes visse alguem na bancada ou noutro sitio, mandavam entrar o carro para a box, ate essa pessoa estranha for embora.
                                              - Testes da PIRELLI, para carros de estrada, como lamborghini´s, porsche´s, bmw´s
                                              - Apresentaçao mundial do Honda Civic Type R, para a comunicaçao mundial
                                              - Equipa SEAT dos turismos, devia ser do BTCC, nao tenho a certeza
                                              - Filmagens publicitarias
                                              - Equipa dos Safety´s Car da F1, 2 Safety car + 2 Medical Car

                                              Estes sao os que me lembro, mas praticamente o autodromo, tem sempre o calendario do ano, preenchido

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas, bem eu não tenho problemas nenhuns em que o autódromo seja vendido, desde que seja revitalizado, desde que seja finalmente bem gerido, precisamos mais e melhores condições e menores preços, nós até temos um grande défice de pistas para a prática do desporto automóvel em Portugal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                  Boas, bem eu não tenho problemas nenhuns em que o autódromo seja vendido, desde que seja revitalizado, desde que seja finalmente bem gerido, precisamos mais e melhores condições e menores preços, nós até temos um grande défice de pistas para a prática do desporto automóvel em Portugal.
                                                  Nem mais nem menos!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                    Boas, bem eu não tenho problemas nenhuns em que o autódromo seja vendido, desde que seja revitalizado, desde que seja finalmente bem gerido, precisamos mais e melhores condições e menores preços, nós até temos um grande défice de pistas para a prática do desporto automóvel em Portugal.

                                                    isso é que era............

                                                    mas não sei porquê não acredito muito que caso seja vendido, seja mesmo isso que vá acontecer!!!

                                                    é um feeling.....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rubenvalente Ver Post
                                                      Boas, bem eu não tenho problemas nenhuns em que o autódromo seja vendido, desde que seja revitalizado, desde que seja finalmente bem gerido, precisamos mais e melhores condições e menores preços, nós até temos um grande défice de pistas para a prática do desporto automóvel em Portugal.
                                                      Vasco da Gama??

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                        Não resisto a "postar" um comentário à notícia por parte de um leitor do Diário Económico:

                                                        Citação:
                                                        J.Rodrigues
                                                        Esta decisão do Ministro das Finanças marca o triunfo do Lobby do betão sobre o interesse do desporto e de quem quer preservar essa área sensível do parque natural Sintra-Cascais.
                                                        O valor dos 100 milhões de Euros que se fala é o valor inflacionado, como se os terrenos fossem já para urbanizar. No entanto, não só estão situados dentro de um parque natural, como a CMC já disse que não vai aprovar construções no local, como ainda, estamos a falar do circuito nacional com maior historial, tradições, palmarés e condições de segurança.
                                                        Deixar morrer o autódromo para facilitar a negociata a meia-dúzia de construtores é um crime de lesa-pátria, que as gerações futuras saberão avaliar com maior precisão que nós, rendidos que estamos a tudo o que seja o lucro imediato.
                                                        Acho que como Portugueses mereciamos mais que esta "entrega do tesouro ao inimigo".
                                                        Sabiam que o pico de ocupação turística da Costa do Estoril, dá-se por altura do Moto GP e não no verão, como sucede no resto do país?

                                                        (editada para melhor leitura)

                                                        "V"
                                                        o que a CMC diz é para ficar bem na fotografia, mas no final vamos ver se não aprova os projectos....

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          O problema é que o Autodromo nunca foi nem nunca será rentavel.

                                                          Basta ver a afluencia de espectadores nas varias provas que lá se fazem.

                                                          Certo tambem que quem gere aquilo tem feito tudo para chegar a este fim.

                                                          Agora é certo que o valor do autodromo está directamente relacionado com o que o PDM autorizar naqueles terrenos.
                                                          Pi€dad€, Pi€dad€....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Com dois SS porque o SiS anda ai!
                                                            Numa republica das bananas o que se pode esperar!!
                                                            Fecham maternidades,escolas,lixam as reformas,roubam nos impostos...e a carneirada volta o elege-los.Estes e os outros...da oposição
                                                            Miseravelmente os facista fizeram o que estes estão a destruir.Mas estes são democratas e afinal isto é tudo carneirada
                                                            julgavam que o Autodromo passava!! estão enganados.Até a mãe vendem
                                                            Muita conversa ,mas é disto que eles gostam.Afinal não é uma democracia!É bom, é o que eles querem que a malta fale muito
                                                            Piadade o salvador! grande gestão...têns o futuro assegurado numa boa construtora.
                                                            A F1 e as corridas eram boas mas era na alemanha que os gajos são lixados e não brincam em serviço. Isto aqui só mesmo para cimento que a vida é curta e já estás farto de automoveis!
                                                            Os tunings é que te estavam a lixar a cena até estava a dar dinheiro e nunca se sabe... aquela ***** do aut. ainda um dia podia ser rentavel e lá se ia o tacho na construtora

                                                            E afinal se há mulhres que vão ter os filhos a Espanha porque é que o ppl não vai vêr corridas a Espanha !Há lá muitos autodromos!!!!

                                                            Comentário

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