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Preparação Física de um Piloto F1

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    Preparação Física de um Piloto F1

    Encontrei uma uma boa reportagem acerca do grau de preparação fisica de um piloto F1 ....... e bolas, aquilo não é para qualquer um......

    Aviso já, que para ler esta reportagem é preciso ter uma boa resistência física .

    A fonte é do Autosport.

    --------------------------------------------------------------------------

    O piloto e a preparação física

    Praticamente deitado, preso num minúsculo habitáculo pelo cinto de segurança, invadido pelo calor sufocante, sacudido pela trepidação e "esmagado" pela poderosa força G, com o motor rugindo bem alto, o piloto tem pela frente quase 120 minutos de intenso desgaste físico e emocional, enfrentando um dos maiores desafios a que um ser humano está sujeito. Como aguenta? Será que é um super-homem ou apenas alguém dotado de uma capacidade física e mental acima do comum mortal? Vejamos o que enfrenta e como se prepara para esse desafio.

    No próximo domingo (um qualquer domingo no futuro...), o mundo estará preso das emoções que um GP de F1 sempre traz. Os mais felizes estarão no autódromo vibrando 'in locco' com as sensações produzidas pela agitação frenética que antecede uma corrida. Outros, menos afortunados, estarão reclinados no sofá, assistindo calmamente através da "caixa que mudou o mundo" a toda a azáfama própria do acontecimento.

    Durante a próxima 1h45m, nada nem ninguém os tirará dos seus lugares.

    E afinal como se sentem os protagonistas deste enredo? Estarão eles prontos para enfrentar mais um desafio? Claro que sim! Mas como?

    O que muitos ignoram é que, apesar da série de treinos a que as equipas são submetidas, a preparação dos pilotos começa bem longe das pistas, ainda na pré temporada.

    Tendo integrado a equipa responsável pela assistência médica no GP's brasileiros de 2003 a 2005, especialista em Ortopedia e Traumatologia e Medicina Desportiva, o brasileiro Ari Zecker considera que "Há quem pense que, por passar grande parte do tempo sentado, o piloto de Fórmula 1 quase não faz esforço físico. A necessidade de concentração e a rapidez que é exigida dos reflexos devido à alta velocidade obriga que os atletas sigam um intenso programa de treino físico, intercalando exercícios de resistência e hipertrofia muscular com exercícios aeróbicos para manter o condicionamento físico".

    Outro factor que exige resistência e força do atleta é a acção da gravidade. Ao atingir altas velocidades, a gravidade que actua sobre o corpo do piloto é de cerca de 5 vezes o seu peso. A aceleração "achata" o piloto dentro do carro e quando este trava, a força de desaceleração provoca uma enorme compressão dos órgãos contra a caixa torácica.

    O conjunto capacete, sistema Hans e cabeça podem pesar até 7kg. Durante a corrida, o pescoço suporta em média uma força que ronda os 24kg.

    Existe ainda uma acção significativa sobre os ombros que mantém o braço e antebraço em posição de condução.

    A resistência nos pés e pernas também é importante, pois o piloto estará durante todo este tempo sem uma significativa movimentação dos membros inferiores.

    O resultado final é uma conjunção de factores técnicos, físicos e psicológicos, que obrigam o piloto a uma musculatura excepcional no pescoço, braços, antebraços, costas, coluna vertebral e abdómen para sustentar os efeitos adversos a que está sujeito, sem falar no esforço mental, quer a nível de concentração pura, como ainda à resistência ao "stress", quer pela pressão exercida durante a prova, como à que "teve" muitas vezes que enfrentar antes desta.

    A tensão a que está sujeito, origina batimentos cardíacos próximos do limite, na ordem dos 150 a 170 batimentos por minuto (bmp's) durante cerca de 1h e 45m.

    Um ciclista no Tour de France, aguenta durante 4 horas uma batida nos 140 e um maratonista durante 2 horas está nas 150 a 160 batidas, mas sem a pressão mental de um piloto de F1. Não existe nenhum outro desporto onde seja exigida tanta concentração e onde a adrenalina seja bombeada na circulação com tanta intensidade.

    O desgaste físico é também agravado pela perca de líquidos e consequente desidratação, devido às altas temperaturas sofridas dentro do cockpit.

    Nos anos 80, Ayrton Senna foi pioneiro na prática de desportos complementares e exercícios físicos adicionais como parte da preparação física e mental necessária para as corridas.

    Antes, um piloto comparecia aos testes, corridas e eventos publicitários sem preocupações quanto à sua forma, sendo que nos remotos anos 50 e 60, até era possível encontrar alguns "gordinhos" como era disso exemplo o argentino José Froilan González, que entre outras vitórias conta o GP de Portugal de 1954, disputado em Monsanto, ao volante da Ferrari 250 MM.

    A título de exemplo, os pilotos da Ferrari são quase "obrigados" a fazer esqui, já que faz parte do contrato passar férias no resort da empresa nos Alpes italianos. Rubens Barrichello aproveitava a oportunidade para vencer Michael Schumacher nas corridas em trenós motorizados. Este último levava sempre o seu preparador físico para as corridas e Fernando Alonso é um dos actuais pilotos que leva muito a sério a sua preparação física.

    Um dos pilotos com melhor preparação física é Jenson Button que não contente com o seu treino pessoal ainda compete regularmente em eventos de triathlon para melhorar a sua forma. Num evento realizado no Reino Unido, em Sevenoaks, obteve um impressionante 16º lugar entre 250 atletas.

    Segundo Mike Collier, seu preparador, cada uma das fases do triathlon exige do corpo diferentes aspectos, preparando-o assim de uma forma global.

    Na fase da natação, a ênfase recai na parte superior, particularmente ombros e triceps. No ciclismo e corrida são os membros inferiores que se sujeitam a um movimento, que aliado ao dos braços aprimora a estabilidade, flexibilidade e coordenação.

    Para apurar a concentração mental e treinar o tempo de reacção de um estímulo cerebral é utilizado o "BATAK". Essencialmente, trata-se de um aparelho em que diversas luzes se acendem aleatoriamente e o piloto tem que as tocar para se apagarem.

    Curiosamente, Button detém a marca de 114 toques e Kovaleinen, 121, em apenas 60 segundos. Um piloto de um caça atinge a excelente marca de 100 toques, considerado um bom resultado.

    Já em 2001, Filipe Massa, mantinha uma rotina de três horas e meia por dia de treino físico, que inclui pelo menos 1 hora de passadeira ou bicicleta, além de diversos exercícios musculares de resistência, já que a ideia base não é a de aumentar a massa muscular, aliás contra producente já que um piloto de F1 deve manter uma certa "estreiteza" pois o cockpit não permite indivíduos corpulentos.

    No seu preparo físico, devem incluir-se alongamentos (também importantes antes e depois da prova), principalmente dos músculos posteriores da coxa, evitando inflamações e dores nos joelhos, algo frequente devido à posição e movimentos dos membros inferiores.

    Os lombares são também um elemento fundamental, quer pela posição semi-deitada do piloto, quer pelas vibrações sofridas que são transmitidas pela carroçaria à região dorsal e posteriormente à coluna, quer ainda pela força exercida pelo piloto nesta região durante as curvas.

    Mark Webber sofreu no início da temporada de 2005 uma fractura de costelas sem trauma directo na região. Durante as 2 primeiras provas desse ano, competiu com uma lesão em duas costelas, originada na pré temporada, em Barcelona, e não fosse o tratamento de Fisioterapia e os analgésicos e não teria conseguido correr na Austrália e Malásia.

    A posição no cockpit do Williams FW27 não estava totalmente adequada, levando a que uma pressão anormal fosse transmitida sobre esta zona, ocorrendo duas lesões, uma a nível da cartilagem, numa das costelas afectadas e a outra, uma fractura. Isto tudo devido à força G transmitida.

    Sentados no sofá a ver uma prova de F1, com uma cerveja bem gelada na mão, somos imediatamente capazes de criticar um ou outro erro de um piloto e se o "nosso" favorito se despista e bate, de pronto achamos que no seu lugar teríamos sido capazes de evitar o acidente.

    Mas a realidade é bem diferente.

    Quando Kovalainen saiu em frente em Espanha, a cerca de 280km/h, o carro desacelerou com uma força G equivalente a 26 vezes o peso do piloto. Agora imagine-se o seguinte cenário: o seu corpo está estático devido aos 5 pontos de pressão dos cintos de segurança e do sistema Hans. Os órgãos internos continuam a viajar a 280km/h e atingem violentamente os limites da caixa torácica. Este impacto é suficiente para matar instantaneamente o ser humano que se encontra sentado no sofá.

    Mesmo não pensando numa batida, não nos esqueçamos que um F1 a 185km/h pára em 3,5s num espaço de apenas 80m, sofrendo o piloto uma força de 4G's.

    Não sendo exactamente um super-homem, pode-se afirmar também com propriedade que um piloto não é um ser humano normal. O rigoroso e intenso treino a que está sujeito, bem como a dieta a que se submete, contribuem para uma forma física invejável que, caso um acidente destes ocorra, minimizam os danos e favorecem claramente a sobrevivência do piloto.

    Quando se menciona a palavra atleta, pensa-se de imediato num corredor, num futebolista ou alguém semelhante, mas raramente associamos à imagem de um piloto de F1. E este ainda acrescenta a capacidade mental fora do comum!

    Quando a função de um piloto é "apenas" sentar-se e conduzir, fica difícil imaginar que é capaz de afinal ser um atleta mais completo que os restantes. Se voltarmos a pensar em Button, que conseguiu a fantástica marca de 2 horas, 22 minutos e 43 segundos numa prova olímpica que é composta por 1500 metros a nadar, 42km de bicicleta e 10km a correr, então talvez seja altura de os "ver" com outros olhos.

    O exercício físico cobre a cabeça, pescoço, coração (cardiovascular), muscular (tonicidade, alongamento e fortalecimento), tronco, braços e pernas.

    O pescoço é considerado como uma zona vital e particularmente sensível e se tomarmos em conta que hoje em dia o sistema Hans é obrigatório, teremos então a noção da sua importância.

    Quando um carro curva, o piloto sofre uma força G que pode atingir o valor 5. Com este valor, o pescoço sofre um peso de 35kg. Se nos lembrar-mos que na chicane antes da recta da meta, em Magny-Cours, os carros são violentamente chicoteados, chegando a saltar por força da passagem em cima dos correctores, é fácil perceber que apenas com exercício físico apropriado se consegue resistir a tal exigência.

    Para se ter uma noção da grandeza de valores, imagine-se o que será andar com 5 extintores de 7Kg ao pescoço durante 2 horas!

    Para o exercitarem, basicamente usam um conjunto composto por elásticos desenhados para o efeito, presos a um capacete. O piloto terá então que resistir aos puxões dos elásticos efectuados em diferentes ângulos. Em alguns treinos é simulada, durante uma hora e meia, a sequência de curvas do próximo GP.

    Heikki Kovalainen mede apenas 1,70m de altura, mas o seu pescoço, tal como o de outros pilotos, é desproporcional, medindo 42cm. "Se comprar uma camisa pela medida do pescoço, ficarei com os punhos da manga junto aos dedos." comenta o piloto.

    Outro importante factor é o coração.

    Uma pessoa saudável tem um batimento normal de 70 bpm's. O coração de um piloto bate entre 45 a 50 mas durante os breves segundos em que o semáforo vai efectuando a contagem regressiva para a partida, atinge os 190 bpm's, chegando durante a corrida, em momentos de pura adrenalina, perto dos 200.

    Este esforço enorme dura cerca de 2 horas e só um coração extremamente forte consegue resistir a uma pressão sanguínea 50% superior ao normal, durante tanto tempo seguido.

    Acresce a estas condições o facto de o piloto estar preso por 5 pontos de pressão, que lhe aumentam a dificuldade em respirar e a pressão sanguínea na cabeça, a um habitáculo reduzido, quente e barulhento. No GP da Malásia é frequente obterem-se temperaturas de 40º C e humidade na ordem dos 80%. Até um piloto treinado sairia do cockpit e simplesmente cairia desmaiado e desidratado devido à perda de cerca de 3 litros de água. A desidratação origina uma diminuição do tempo de resposta por atrofia muscular e gera confusão mental por redução da actividade cerebral. Durante a corrida, o piloto bebe cerca de 1L de uma mistura energética que contém sais vitais ao organismo, numa tentativa para minimizar os "estragos" originados pela perca de líquidos.

    Para que o coração resista a este esforço, os pilotos treinam intensivamente de Novembro a Março, e durante a época de corridas, mantém um treino de 6 dias por semana, duas vezes por dia, com uma fase muscular, geralmente durante a manhã e uma aeróbica no período da tarde, consistindo em corrida, cross-training, jogging e ciclismo, entre 2 a 3 horas.

    Como parte do seu treino de Inverno, Kovaleinen corre em Novembro a Maratona de New York.

    Adicionalmente, toda a estrutura muscular, que contempla o tronco (costas e peito), braços e pernas, deve ser preparada para resistir ao esforço dispendido na condução de um carro com 750 hp's e o peso de um Mini Cooper.

    Toda a vibração de um F1 em plena potência é transmitida através da baquet para a coluna cervical e costas. Os músculos devem ser fortes mas nunca grandes, pois isso seria extremamente prejudicial, já que se pretende tonicidade e elasticidade, não volumetria.

    Por exemplo, retornando a Kovaleinen, o seu treino de braços é feito com ele sentado numa bola de ginásio enquanto mantém nas mãos um disco com 5kg que vai rodando como se de um volante se tratasse. Este exercício gera uma concentração de ácido láctico, aumentando a força e resistência a longos períodos de tempo sem criar volumetria muscular.

    Para parar um F1 a 320km/h é necessário que as pernas exerçam uma força de 80kg, o que sucederá durante 1500 vezes ao longo de uma corrida.

    Tal como nos restantes músculos, pretende-se tonicidade, força e elasticidade. Para tal, o piloto usa um aparelho vulgarmente chamado "prensa" e carrega-o com 90kg. Na posição de sentado, num ângulo de 30º, coloca os pés numa base apropriada e empurra o peso para cima e para baixo, num movimento sequencial controlado, sem nunca deixar pousar o peso.

    Mas o cérebro, permanentemente em alta actividade, é a chave para que tudo funcione em perfeita coordenação e distingue estes de outros atletas no mundo do desporto.

    A maioria entra num estado meditativo e de grande concentração, antes da corrida. Percorrem mentalmente o traçado, analisando os procedimentos para cada curva, os pontos de travagem, a trajectória ideal, cada apex e ponto de aceleração, virtualizando cada volta ao pormenor.

    Ajudados pelos melhores profissionais nesta área, são treinados a recorrer a técnicas de respiração, acalmando a mente e ajudando-a a permanecer num estado de isolamento e alheamento sobre o que se passa à sua volta e os possa desconcentrar nos momentos que antecedem uma largada.

    Apesar de aos nossos olhos se tratar de uma atitude indesculpável, talvez agora se perceba melhor o empurrão que Kimi Raikkonen deu a um fotógrafo nos momentos anteriores ao GP de Silverstone, quando este lhe tentou tirar uma foto a meio metro de distância, "invadindo" o seu território e desconcentrando-o.

    Tendo já trabalho entre outros com Olivier Panis e Fernando Alonso, Riccardo Ceccarelli (http://www.formulamedicine.com/en/la...ceccarelli.htm ), médico da clínica Formula Medicine, do desporto italiano, efectuou vários estudos a partir das informações fornecidas por aparelhos de medição ligados ao corpo do piloto e afirma: "Á partida para um GP, o batimento cardíaco já se encontra a 150 bpm's. É pura adrenalina. A largada é extremamente stressante para o piloto. Nas primeiras voltas já está a 170 bpm's e o mesmo se passa durante uma ultrapassagem ou quando tem que puxar mais pelo carro. Quando está a manter uma posição, cai para 150 bpm's."

    Muitos processos ocorrem em simultâneo, requerendo a atenção do piloto. O actual volante (ver artigo publicado em www.rujorian.eu/f1.htm) mostra um conjunto vasto de informação crucial; atrás de si encontram-se outros pilotos, bem como à frente, e está constantemente a avaliar a distância e performance que os separa de si; mantém uma acuidade mental acima do normal, completamente focada nas trajectórias; sendo os olhos e ouvidos da equipa, mantém ao longo da corrida um dialogo com esta, adaptando a sua estratégia às condicionantes e variáveis que podem ocorrer; mantém-se informado sobre tempos, posições, estratégias adversárias, velocidades, tempos sectoriais e outras instruções relevantes.

    Imaginam outro desporto onde a capacidade mental seja levada a tal extremo durante duas infindáveis horas?

    Quando se desconhecem todos estes factos, somos tentados a dizer que um piloto "apenas" tem que se sentar num carro altamente tecnológico e conduzi-lo. E os que souberem conduzir melhor serão "la crème de la crème".

    Talvez agora, pensemos 2 vezes antes de apressadamente julgarmos um piloto, pois apesar da óbvia importância de saber conduzir, descobrimos que afinal isso, por si só, não basta.

    Informação adicional:

    - Treino de Robert Kubica e Nick Heidfeld (http://vodcast.bmw.com/static/bmwvod...am-Fitness.mp4 )

    - Button fala sobre o treino físico (http://www.formula1.com/news/headlines/2003/3/90.html )

    #2
    Mark Blundell com Kimi Raikkonen: http://www.youtube.com/watch?v=LPvLDAmgI0g

    #2: http://www.youtube.com/watch?v=ww5XD...eature=related
    Editado pela última vez por JRodrigues; 11 July 2008, 19:09.

    Comentário


      #3
      Excelente texto.

      Eu sei que nem é comparável, mas da primeira vez que andei de Karts, no fim sentia bem nos músculos esforço que tinha feito.

      E quando uma vez ia a fundo, bati em cheio na lateral de um que estava fora de pista e reentrou sem olhar, a força que tive que fazer para não saltar do kart também foi enorme.

      Agora imagino isso a velocidades umas 5 vezes maiores.
      Editado pela última vez por Fadista; 19 July 2008, 14:58.

      Comentário


        #4
        Muito bom Post!!

        Vou reencaminha-lo por email a umas pessoas que conheço

        Comentário


          #5
          O treino nota-se muito pouco no Button (estará OFF?!...)...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por JapunaTT Ver Post

            A fonte é do Autosport.

            O seu a seu dono... a fonte não é do Autosport se bem que também tenha sido publicada naquele fórum.

            Eu sou o autor e o original pode ser lido em www.rujorian.eu/f1_fitness.htm

            Abraço,
            ------------------------------------
            Rujorian

            Comentário


              #7
              O Hamilton treina com isto

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                #8
                O artigo está muito bom.

                Os treinos do Hamilton tb.

                Comentário


                  #9
                  O Lamy chegou a ir ao FCDEF ou ISMAI para fazer treino de força no pescoço. Isométrico principalmente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Duratorq Ver Post
                    O Hamilton treina com isto
                    Está explicado porque razão foi Campeão do Mundo!

                    Já agora, ainda a propósito do artigo, o mesmo resulta do facto de ler muitos "bitates" de "entendidos" na matéria, sobre os pilotos de F1.

                    Apenas vemos F1 sentadinhos no sofá ou, os mais sortudos, na bancada de um GP, mas somos todos capazes de criticar negativamente os pilotos, sem sequer termos a noção do que se passa "lá dentro".

                    Assim, mesmo que continuem a ser alvo de crítica, talvez haja um pouco mais de consideração e respeito por estes verdadeiros "super-homens".
                    --------------------------------
                    www.rujorian.eu

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rujorian Ver Post
                      O seu a seu dono... a fonte não é do Autosport se bem que também tenha sido publicada naquele fórum.

                      Eu sou o autor e o original pode ser lido em www.rujorian.eu/f1_fitness.htm

                      Abraço,
                      ------------------------------------
                      Rujorian
                      Tudo bem, vi este artigo BOM e resolvi mostrar neste forúm aos pilotos de sofá, que somos nós, o quão é dificil ser piloto de alta competição.

                      Bem Vindo a este forúm e espero que contribuas muito neste forúm de Desporto Automóvel com noticias que geralmente ficam em 2º plano, como é este caso.

                      Cumprimentos

                      Comentário


                        #12
                        Obrigado pela recepção e também pelo elogio relativo ao trabalho.

                        Faz sempre bem ao ego

                        Apesar de neste fórum sermos todos adeptos do desporto motorizado, a minha experiência como piloto é fundamentalmente no karting.

                        De vez em quando, lá faço um ou outro artigo sobre F1, ou algo relacionado de alguma forma com o desporto automóvel.

                        Se tiverem paciência para ir lendo algumas coisas, visitem o meu site www.rujorian.eu e poderão lá encontrar algumas coisas que talvez achem interessantes.

                        Na parte superior da página inicial, estão dois botões, "Formula 1" e "Arquivo" que vos direcionam para duas páginas onde estão artigos do género deste que aqui divulgaste.

                        E já agora, aqui fica uma curiosidade, pois muitos desconhecem: sabiam que um kart (2 tempos) é mais rápido que um F1, dos 0 aos 100/km???? Como dizia o saudoso jornalista Fernando Pessa: e esta hem?!

                        Abraço,

                        Comentário


                          #13
                          Bom site, parabéns

                          Em relação à curiosidade, não havia um vídeo qualquer no youtube que mostrava isso mesmo? Tenho ideia de ver isso...

                          Comentário


                            #14
                            Rujorian,
                            Antes de mais parabéns pelo Artigo!

                            No que diz respeito ao consumo de calorias do piloto numa corrida, achei um pouco estranho:

                            600Kal por cerca de 100min de prova (360kal/hora) parece-me muito pouco para o enorme esforço que é! 360kal gasta um jovem em 30minutos de exercício comum!

                            Comentário


                              #15
                              Parabens pelo artigo e pelo local onde ele está alojado!
                              Não conhecia (apesar de já conhecer o teu "nome"...) mas de facto está excelente!
                              Muitos parabens!

                              Comentário


                                #16
                                Fadista:
                                Andei à procura mas não vi nada. Se conseguir descobrir alguma coisa, depois digo.
                                ------------------
                                Expresso:
                                Concordo que de facto pareça pouco, mas não é bem assim. Acontece que no início do esforço a perda é mais rápida, mas progressivamente estabiliza e apesar de continuar a existir "queima" de calorias, o ritmo a que isso sucede diminui.
                                Por outro lado como eles bebem durante a corrida, uma mistura energética contendo sais minerais vitais ao organismo, isso para além de combater a desidratação (factor principal) também ajuda a atenuar a perda rápida de calorias.
                                ------------------
                                Omega:
                                Ainda bem que gostaste do site. Obrigado.
                                ------------------
                                Já agora, se vocês gostam de fotos de karts, o site tem centenas delas! Estão é um pouco escondidas e só quem já conhece o site, chega lá.
                                Como o tema é um pouco repetitivo, deixo-vos apenas dois links... senão vocês ficam "enjoados" de tantos karts

                                24H da Batalha (um clássico das provas de resistência - karts 4 tempos). Sabiam que os melhores pilotos mundiais de resistência são portugueses? Aqui vai o link:
                                24hbatalha_080531/batalha24h_080531_002

                                2 Tempos em Palmela (um kart fabuloso que já não tenho mas que me deixou muitas saudades... e alguns sustos a 140km/h!!! como ficar sem travões he! he! he!). Aí vai o link:
                                Kip070406/kip070406_003

                                Pronto... já não vos chateio mais.

                                Abraço,

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rujorian Ver Post
                                  O seu a seu dono... a fonte não é do Autosport se bem que também tenha sido publicada naquele fórum.

                                  Eu sou o autor e o original pode ser lido em www.rujorian.eu/f1_fitness.htm

                                  Abraço,
                                  ------------------------------------
                                  Rujorian



                                  Parabéns pelo excelente documentário


                                  A titulo de curiosidade:

                                  Então quantos segundos faz um Kart dos 0-100km/h?

                                  Num Kart quantos G's se poderá atingir?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Apesar da curiosidade referida, na verdade a resposta não é assim tão linear.

                                    Ou seja, existem vários tipos de karts e apenas um determinado tipo foi (talvez já não o consiga ser este ano) capaz de bater os tempos de um F1.

                                    O kart em questão é equipado com um motor de 250cc e tem caixa de velocidades. Atingiu (segundo registos que infelizmente não consegui reencontrar) 2,5 segundos. Podem chegar aos 250Km/h.

                                    Um F1, em 2003 fazia 2,7. Não sei quanto estão a fazer os F1's este ano, mas acredito que consigam bem menos.

                                    Um kart como o meu é equipado com um motor de 125cc, 30hps e não tem caixa. Neste caso, já "demora" 4 segundos... uma eternidade

                                    Pode atingir num autódromo, os 180km/h. Em kartódromos não se chega a esses valores pois as rectas não são suficientes para tal.

                                    Num kart como este, 3, 4 e mesmo 5 G's são facilmente atingidos nas travagens.

                                    Infelizmente não encontro alguns vídeos que tinha sobre corridas em karts de 250cc (feitas em autódromos). Com algum tempo irei pesquisar nums CD's de backup que tenho e espero que estejam lá. Depois arranjo maneira de vos mostrar.

                                    Mas a sensação de velocidade é imensa. Lembrem-se que vamos sentados a 2cm do chão e sem suspensões sente-se tudo. Simplesmente fantástico.

                                    Os kartódromos alugam karts a 4 tempos, com performances completamente diferentes. Mesmo assim, nos kartódromos de Fátima e Batalha, existem uns 390cc que já são capazes de dar grandes emoções e fazer médias entre os 70 e 80 km/h, podendo atingir perto dos 100km/h em recta.

                                    Abraço,

                                    Comentário


                                      #19
                                      Deve ser uma sensação única. Já o Senna dizia que só tinha tido sensações semelhantes às que tinha a conduzir F1's...ao volante de karts!

                                      Ainda só experimentei os fraquinhos karts de aluguer, e já me senti um "driving god" (como dizia o tipo do top gear quando experimentou o Bowler ), imagino a essas velocidades.


                                      Esses karts de alta performance, são a 2 ou 4 tempos? 2 tempos tem uma aceleração superior, certo?
                                      Editado pela última vez por Fadista; 19 March 2009, 01:24.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rujorian Ver Post
                                        Apesar da curiosidade referida, na verdade a resposta não é assim tão linear.

                                        Ou seja, existem vários tipos de karts e apenas um determinado tipo foi (talvez já não o consiga ser este ano) capaz de bater os tempos de um F1.

                                        O kart em questão é equipado com um motor de 250cc e tem caixa de velocidades. Atingiu (segundo registos que infelizmente não consegui reencontrar) 2,5 segundos. Podem chegar aos 250Km/h.

                                        Um F1, em 2003 fazia 2,7. Não sei quanto estão a fazer os F1's este ano, mas acredito que consigam bem menos.

                                        Um kart como o meu é equipado com um motor de 125cc, 30hps e não tem caixa. Neste caso, já "demora" 4 segundos... uma eternidade

                                        Pode atingir num autódromo, os 180km/h. Em kartódromos não se chega a esses valores pois as rectas não são suficientes para tal.

                                        Num kart como este, 3, 4 e mesmo 5 G's são facilmente atingidos nas travagens.

                                        Infelizmente não encontro alguns vídeos que tinha sobre corridas em karts de 250cc (feitas em autódromos). Com algum tempo irei pesquisar nums CD's de backup que tenho e espero que estejam lá. Depois arranjo maneira de vos mostrar.

                                        Mas a sensação de velocidade é imensa. Lembrem-se que vamos sentados a 2cm do chão e sem suspensões sente-se tudo. Simplesmente fantástico.

                                        Os kartódromos alugam karts a 4 tempos, com performances completamente diferentes. Mesmo assim, nos kartódromos de Fátima e Batalha, existem uns 390cc que já são capazes de dar grandes emoções e fazer médias entre os 70 e 80 km/h, podendo atingir perto dos 100km/h em recta.

                                        Abraço,




                                        O mundo dos Karting fascina-me!


                                        Eu já andei de Karting em perafita, no cabo do mundo e em Viana do Castelo. Sei que em Viana do Castelo são muito rápidos, mas não decorei os motores. Creio que são Honda


                                        Mas realmente a sensação que transmitem é enorme

                                        Comentário


                                          #21
                                          Gostei de ler o artigo, mas reconheço que é BASTANTE sensionalista

                                          apenas 2 exemplos:

                                          Para se ter uma noção da grandeza de valores, imagine-se o que será andar com 5 extintores de 7Kg ao pescoço durante 2 horas!

                                          rídiculo no mínimo




                                          Não existe nenhum outro desporto onde seja exigida tanta concentração e onde a adrenalina seja bombeada na circulação com tanta intensidade.

                                          Será que as pessoas que escreveram este artigo nunca ouviram falar de base jump? (não confundir com bungee jumping). Como se pode escrever uma coisa destas?



                                          Para parar um F1 a 320km/h é necessário que as pernas exerçam uma força de 80kg, o que sucederá durante 1500 vezes ao longo de uma corrida.

                                          Assim? sem mais nem menos? 1500 certos?

                                          o termo correcto seria "cerca de 1500 vezes".
                                          Editado pela última vez por lamborghini; 19 March 2009, 02:32.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
                                            Gostei de ler o artigo, mas reconheço que é BASTANTE sensionalista

                                            apenas 2 exemplos:

                                            Para se ter uma noção da grandeza de valores, imagine-se o que será andar com 5 extintores de 7Kg ao pescoço durante 2 horas!

                                            rídiculo no mínimo


                                            Não existe nenhum outro desporto onde seja exigida tanta concentração e onde a adrenalina seja bombeada na circulação com tanta intensidade.

                                            Será que as pessoas que escreveram este artigo nunca ouviram falar de base jump? (não confundir com bungee jumping). Como se pode escrever uma coisa destas?


                                            Para parar um F1 a 320km/h é necessário que as pernas exerçam uma força de 80kg, o que sucederá durante 1500 vezes ao longo de uma corrida.

                                            Assim? sem mais nem menos? 1500 certos?

                                            o termo correcto seria "cerca de 1500 vezes".

                                            Lamborghini:
                                            Respeito as tuas considerações apesar de não concordar com elas em absoluto.

                                            Vejamos:

                                            - Aceito perfeitamente a "imagem" ridícula de um indivíduo andar com extintores ao pescoço. Completamente de acordo. Acontece que a idéia que se pretende passar é a do esforço violento que está aqui representado e usa-se para tal uma "caricatura" para o realçar. Poderia ter sido dado um exemplo mais realista. Ok, de acordo.

                                            - Para aferir se o base jump gera mais concentração e adrenalina que aquela de um piloto de F1, teriamos que ter acesso a registos científicos dessa experiência, mas como desconheço sua existência apenas nos podemos basear num lado da questão que é, suponho, a tua experiência como jumper... mas por si só isso não basta para o tornar uma verdade pelo que discutir "neste momento" isso é puramente académico.

                                            De qualquer forma nota que o período é muito mais longo no piloto. O salto que Rick Sylvester efectuou em 76 a partir do Monte Asgard no Canadá e que ficou para a posteridade por ser a cena de abertura do filme do James Bond, “The Spy Who Loved Me”, não durou "cerca" de duas horas. Aquilo que o artigo tenta realçar é precisamente essa capacidade em aguentar um tão grande esforço continuado por tanto tempo.

                                            - Concordo que poderia ter sido mais preciso. Tento fazê-lo e a lingua portuguesa permite-o efectivamente, mas nem sempre consigo. Mas como telhados de vidro temos todos, não me leves a mal chamar-te a atenção para o facto de dares "apenas 2 exemplos" e depois mencionares três. Aproveitando as tuas palavras: o termo correcto seria "apenas 3 exemplos".

                                            Abraço,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                              Esses karts de alta performance, são a 2 ou 4 tempos? 2 tempos tem uma aceleração superior, certo?
                                              Os karts de velocidade são a 2 tempos. Tem de facto uma aceleração muito rápida, se bem que existam motores mais "progressivos" que outros.

                                              Existem desenvolvimentos tecnológicos já relativamente fiáveis para se virem a substituir estes motores por outros a 4 tempos com performances idênticas. Não propriamente iguais mas... idênticas.

                                              No entanto, esses motores, ainda estão num patamar inicial de desenvolvimento e custam quase três vezes mais que os actuais 2 tempos.

                                              Tudo dependente do seu desenvolvimento, das regras de mercado e das federações, mas provavelmente ainda teremos que esperar uns bons anos para eles se tornarem uma realidade.

                                              Os karts de resistência são a 4 tempos. A maioria deles são motores Honda.

                                              Já agora, principalmente para quem for do norte do País, no fim-de-semana de 16 e 17 de Maio próximo, vai realizar-se nas ruas de Vila Nova de Gaia, uma prova de resistência de 24 Horas.

                                              Já sabem, marquem na agenda e vão lá ver!

                                              Abraço,

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rujorian Ver Post
                                                Expresso:
                                                Concordo que de facto pareça pouco, mas não é bem assim. Acontece que no início do esforço a perda é mais rápida, mas progressivamente estabiliza e apesar de continuar a existir "queima" de calorias, o ritmo a que isso sucede diminui.
                                                Por outro lado como eles bebem durante a corrida, uma mistura energética contendo sais minerais vitais ao organismo, isso para além de combater a desidratação (factor principal) também ajuda a atenuar a perda rápida de calorias.
                                                Se me disseres que no final da corrida existe um deficit de 600kcal entre esforço despendido e o consumo de kcal através das bebidas, já faz mais sentido. Um consumo de 600kcal para tanto esforço parece-me mesmo pouco e nem faria sentido uma preparação física tão exigente para aguentar um exercício que consome tão pouco. Acho que há qualquer coisa que está a escapar.
                                                Até porque em provas com carros muito menos exigentes nota-se a diferença entre pessoas com boa preparação física e pessoas sem uma boa preparação física. Umas são rápidas só no início e outras conseguem manter o ritmo alto até ao fim.
                                                --------------------------------------------------------------

                                                Para accionar os travões é preciso um esforço de 80kg sobre o pedal, ou o pedal exerce sobre os travões de uma força 80kg? É que 80kg de esforço com um pé não é brincadeira: experimentem fazer elevações do corpo ficando apoiados na berma de uma escada só com com a ponta do pé, utilizando só o gémeo para elevar o corpo ;)

                                                Eu nunca travei um F1! Compreendo perfeitamente que o esforço que a máquina faz para travar é enorme comparando com muitos outros carros de competição, mas será o esforço sobre o pedal tão superior a outros carros de competição?
                                                -------------------------------------------------------------------

                                                Adrenalina e concentração:
                                                Tentem ficar 2horas sem pensar em mais nada excepto na curva seguinte...
                                                Existe muitos outros desportos que exijam o mesmo durante tanto tempo?
                                                -Maratonas??: O esforço físico é enorme mas não exige tanta concentração mental.
                                                - Desportos radicais? Muita concentração mas só duram uns minutos.
                                                Talvez a escalada! Mas tb não tenho a certeza porque nunca pratiquei. O esforço físico é enorme, também exige muita concentração mas não sei se a concentração é total em cada segundo, até porque podem fazer umas pausas por não estarem a correr contra o tempo!


                                                Saudações
                                                Editado pela última vez por Expresso; 20 March 2009, 09:37.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Expresso Ver Post
                                                  Se me disseres que no final da corrida existe um deficit de 600kcal entre esforço despendido e o consumo de kcal através das bebidas, já faz mais sentido. Um consumo de 600kcal para tanto esforço parece-me mesmo pouco e nem faria sentido uma preparação física tão exigente para aguentar um exercício que consome tão pouco. Acho que há qualquer coisa que está a escapar.
                                                  Até porque em provas com carros muito menos exigentes nota-se a diferença entre pessoas com boa preparação física e pessoas sem uma boa preparação física. Umas são rápidas só no início e outras conseguem manter o ritmo alto até ao fim.
                                                  --------------------------------------------------------------

                                                  Para accionar os travões é preciso um esforço de 80kg sobre o pedal, ou o pedal exerce sobre os travões de uma força 80kg? É que 80kg de esforço com um pé não é brincadeira: experimentem fazer elevações do corpo ficando apoiados na berma de uma escada só com com a ponta do pé, utilizando só o gémeo para elevar o corpo ;)

                                                  Eu nunca travei um F1! Compreendo perfeitamente que o esforço que a máquina faz para travar é enorme comparando com muitos outros carros de competição, mas será o esforço sobre o pedal tão superior a outros carros de competição?
                                                  -------------------------------------------------------------------

                                                  Adrenalina e concentração:
                                                  Tentem ficar 2horas sem pensar em mais nada excepto na curva seguinte...
                                                  Existe muitos outros desportos que exijam o mesmo durante tanto tempo?
                                                  -Maratonas??: O esforço físico é enorme mas não exige tanta concentração mental.
                                                  - Desportos radicais? Muita concentração mas só duram uns minutos.
                                                  Talvez a escalada! Mas tb não tenho a certeza porque nunca pratiquei. O esforço físico é enorme, também exige muita concentração mas não sei se a concentração é total em cada segundo, até porque podem fazer umas pausas por não estarem a correr contra o tempo!


                                                  Saudações
                                                  É provavel que tenhas razão no que respeita ao gasto de calorias. Já agora onde foste buscar essa informação? Aguçaste a minha curiosidade e vou fazer alguma pesquisa para ver se consigo dados credíveis sobre este assunto.

                                                  Já agora... como devem calcular um texto destes não é feito só de conhecimento adquirido. Ele resulta também de um trabalho de pesquisa, onde são recolhidas informações de fontes que se consideram fiáveis, em regra, fontes oficiais, como sejam a própria FIA, estudos médicos (a maioria publicada nos sites das equipas/marcas/pilotos), entrevistas a pilotos, biografias oficiais, livros da especialidade e por aí fora. Ainda assim podem ocorrer erros, o que lamento, porque involuntariamente posso induzir quem lê em erro.

                                                  Depois é criado um texto livre (ou seja, da minha responsabilidade... para o melhor e para o pior...) onde essas informações são transmitidas. Tento dentro do possível (não sou jornalista nem escritor, pelo que falhas podem facilmente surgir) tornar o texto apelativo e não um simples "debitar" informativo.

                                                  Como acho que se está sempre a apreender, dúvidas como a tua, são sempre um estímulo, porque me obrigam a ir à procura de uma resposta mais fiável e correcta. O tempo é que nem sempre é muito...

                                                  -----------------------------------------------

                                                  Em relação às travagens: para além da própria pressão muscular exercida, acresce ao "peso" a deslocação violenta do sangue, devido à desaceleração repentina. Estas desacelerações são violentas, o sangue circula na direcção dos pés do piloto, a cabeça perde muita da irrigação, o retorno venoso tem de ser feito dum modo muito eficaz, sob pena de alguns orgãos, e essencialmente o cérebro, ficarem em deficit de sangue.

                                                  -----------------------------------------------

                                                  Para além da próxima curva, eles mantém a concentração em outras áreas. Até o manuseamento da "parafernália" de botões no volante exige concentração. Provavelmente (isto é discutível) o Lewis Hamilton perdeu o título em 2007, no Brasil, por causa daquele erro em plena corrida, quando subitamente vimos o carro desacelerar. Mais tarde, soube-se que por erro, Lewis, tinha carregado no botão limitador de velocidade para a entrada nas boxes. Um erro que pode ter sido crucial para as aspirações ao título.

                                                  Num nível completamente diferente, mas em que as proporções entre velocidade e tamanho da pista são semelhantes, nos karts de competição, em corrida, qualquer desconcentração é "fatal". Recordo duas desconcentrações: uma vez, à saída da parabólica interior em Palmela, olhei para trás (aquilo foi 1s... se tanto) quando virei a cabeça, percebi que já não ia fazer a direita seguinte! O percurso entre a saída da parabólica e essa direita é uma recta duns 40 metros. À velocidade a que ia, foi percorrida num espaço tão curto que o virar de cabeça, fez com que já estivesse muito em cima e numa trajectória "impossível" de a fazer. Tive que recorrer a um pião para não sair disparado em frente, em direcção aos pneus da escapatória. O 2º caso tem a ver com o controlo da posição em corrida. Há pouco tempo, em Baltar, estava a ganhar terreno para o piloto que vinha atrás de mim. A meio da corrida a distância era confortável e já tinha percepcionado que também não iria conseguir chegar ao piloto à minha frente. Relaxei... não precisava correr riscos! Ia-me custando caro... quando dei por mim, tinha o piloto de trás colado. Tentei retomar o ritmo, mas a concentração tinha caído e vi-me aflito para manter a posição. Simplesmente não consegui retornar ao nível de concentração anterior!

                                                  Por isso vemos muitas vezes, um piloto, apesar de não "precisar", continuar a rodar rápido (e por vezes a bater a volta mais rápida), pois essa é uma das formas de manter a concentração.

                                                  Abraço,

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas,

                                                    Para ser sincero não fui buscar dados a lado nenhum, usei como base a experiência própria: Sempre que faço exercício físico levo um pequeno aparelho para avaliar frequência cardiaca, esforço, etc. Por isso tenho algumas noções do que é preciso para fazer um consumo kcal. Por outro lado, de vez em quando participo em provas de automobilismo, pelo que tb tenho alguma noção do esforço físico requerido.
                                                    Mas para ajudar a tirar as dúvidas, na próxima prova levarei o tal aparelhinho comigo


                                                    Compreendo perfeitamente as dificuldades que tens e dou-te os parabéns pelo trabalho feito. Eu próprio fiz comentários sem ter uma certeza absoluta do que disse.
                                                    Editado pela última vez por Expresso; 20 March 2009, 15:23.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Desportos como base jumping envolvem um medo de morte. Algo que o f1 não o faz logo no que respeita a batimento cardiaco nunca irá ser sequer comparável.

                                                      Depois....se insistem que o F1 é um desporto assim tão puxado....o que dizer do MOTO GP? o desgaste dos pilotos das motos é 1000x mais puxado, pois são eles que suportam o peso da moto. São eles que a aguentam nas curvas, em caso de queda, eles é que sofrem as consequencias, não podes travar demais se não a roda de trás levanta e por ai a fora.
                                                      Editado pela última vez por lamborghini; 22 March 2009, 17:35.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por lamborghini_ Ver Post
                                                        Desportos como base jumping envolvem um medo de morte. Algo que o f1 não o faz logo no que respeita a batimento cardiaco nunca irá ser sequer comparável.

                                                        Depois....se insistem que o F1 é um desporto assim tão puxado....o que dizer do MOTO GP? o desgaste dos pilotos das motos é 1000x mais puxado, pois são eles que suportam o peso da moto. São eles que a aguentam nas curvas, em caso de queda, eles é que sofrem as consequencias, não podes travar demais se não a roda de trás levanta e por ai a fora.
                                                        Claro que a F1 envolve um "medo de morte"! A simples resposta está no facto de se morrer na F1.

                                                        É óbvio que a segurança hoje em dia está a "anos luz" daquela que existia há uns anos atrás, mas isso não significa que a morte esteja afastada, por isso...

                                                        Quanto ao resto, penso que nos estamos a desviar da questão principal, ou seja, ninguém disse ou fez um artigo a referir que a F1 era mais ou menos que o desporto X ou Y. O artigo refere APENAS um conjunto de dificuldades porque passa um piloto. Nenhuma outra modalidade, motorizada ou não, é menosprezada.

                                                        O irónico da questão é que este artigo foi inicialmente escrito precisamente por algumas pessoas não darem valor aos pilotos de F1, talvez por desconhecimento e por pensarem que BASTA sentarem-se ao volante e guiar. O objectivo, ao escrevê-lo foi revelar que isso não é bem assim. Não houve intenção de iniciar comparações ou colocar a F1 num pedestal!

                                                        Se quiseres escrever um artigo sobre um piloto de MOTO GP e outro sobre um "jumper", certamente que será interessante e revelará a muitos (por mim falo) coisas novas e desconhecidas.

                                                        Abraço,

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda sobre a rapidez de um kart de competição (250cc) quando comparado ao F1...

                                                          Fiz alguma pesquisa junto de pilotos e preparadores e tenho a obrigação de rectificar a afirmação que fiz há uns dias atrás.

                                                          Ou seja, hoje em dia (estamos a falar dos carros de F1 actuais) já não é possível um kart ser mais rápido. Ainda assim, dos 30 aos 100km/h (não dos 0 aos 100), as diferenças são mínimas, mas para todos os efeitos um F1 é mais rápido.

                                                          Portanto, aquela afirmação era válida há uns anos, mas não o é hoje.

                                                          Aqui fica a rectificação.

                                                          PS: Diversos estudos realizados pelos construtores, indicam que a potência de um kart é "colocada no chão" aos 30km/h. Daí a referência dos 30 aos 100km/h, período no qual o kart atinge a performance ideal.

                                                          Abraço,

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rujorian Ver Post
                                                            Ainda sobre a rapidez de um kart de competição (250cc) quando comparado ao F1...

                                                            Fiz alguma pesquisa junto de pilotos e preparadores e tenho a obrigação de rectificar a afirmação que fiz há uns dias atrás.

                                                            Ou seja, hoje em dia (estamos a falar dos carros de F1 actuais) já não é possível um kart ser mais rápido. Ainda assim, dos 30 aos 100km/h (não dos 0 aos 100), as diferenças são mínimas, mas para todos os efeitos um F1 é mais rápido.

                                                            Portanto, aquela afirmação era válida há uns anos, mas não o é hoje.

                                                            Aqui fica a rectificação.

                                                            PS: Diversos estudos realizados pelos construtores, indicam que a potência de um kart é "colocada no chão" aos 30km/h. Daí a referência dos 30 aos 100km/h, período no qual o kart atinge a performance ideal.

                                                            Abraço,
                                                            Em relação ao que já vi ao vivo é que também um F1 anda ali a "patinar" no incio de um arranque, porque depois da potência inicial colocada no asfalto é um "tiro".
                                                            Sinceramente até pensava que um kart teria vantagem nos metros iniciais (devido ao peso), depois na medida em que a velocidade aumenta a diferênça para um F1 aumentava também.

                                                            Comentário

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