Nova equipa portuguesa para a GP2:
In:Sportmotores.com
O SportMotores.com já tinha adiantado há quase um mês e hoje foi oficialmente confirmado: Tiago Monteiro comprou a BCN Competiticion.
A formação de Enrique Scalabroni estava em sérias dificuldades financeiras, dado não ter recebido dos seus pilotos deste ano os montantes financeiros acordados, e ao ex-técnico da Ferrari da Williams só restava tentar vender a equipa que tinha fundado.
O piloto português assumiu-se como um dos interessados na formação sediada no arredores de Barcelona e, após extensas negociações, adquiriu a BCN Competition que, a partir de agora, será conhecida como Ocean Racing Technology.
Monteiro, que está neste projecto juntamente José Manuel Guedes (responsável pela gestão do piloto da SEAT há mais de dez anos), reconhece que este será um novo desafio na sua carreira, mas acredita que esta será uma etapa benéfica para si e para o automobilismo português. “É um passo que há muito queríamos dar, mas não pensávamos que viesse a acontecer tão cedo, mas a oportunidade surgiu e após encontrarmos a forma de financiar a operação, avançamos com as negociações A gestão de uma equipa é fascinante porque é preciso ter noções profundas do que acontece em pista mas também com uma orientação para o negócio. E a GP2 é o palco ideal já que está muito perto da Fórmula 1 e é uma competição com um reconhecimento cada vez maior. Acreditamos que este projecto será importante para projectar o potencial do desporto automóvel português além fronteiras”, afirma Tiago.
Apesar da compra da BCN Competition, a formação do piloto português será completamente distinta no campo técnico, estando a passar por um processo de edificação. ”“Neste momento esta é uma equipa em construção, mas rapidamente vamos ter a estrutura fechada. Estamos a reunir um grupo de profissionais que nos dá garantias, porque sabemos que a GP2 é um dos campeonatos mais competitivos da actualidade. Estamos a recrutar pessoas que conhecemos bem, com provas dadas na Fórmula 1, na GP2 e noutros campeonatos internacionais”, afirmou o piloto oriundo do Porto.
A primeira prova da Ocean Racing Technology será já no próximo no fim-de-semana de 4, 5 e 6 de Dezembro no Dubai, onde será realizada a segunda ronda da temporada de GP2 Asia. Esta competição permitirá afinar a equipa e avaliar pilotos, que não têm que ser portugueses, muito embora esta não seja uma hipótese descartada. ”A Asia Series vai servir de warm up para a Main Series. Aí já estaremos em pleno. Claro que há muito trabalho pela frente, mas a motivação é enorme porque temos consciência da importância deste projecto. Sabemos que há uma grande expectativa sobre o nome dos pilotos. Posso dizer que não é obrigatório que sejam pilotos portugueses, mas também é uma possibilidade. O importante nesta fase é fazer a melhor escolha”, conclui Tiago.
No que diz respeito ao local onde a equipa será sediada, ainda não está definido, mas uma das hipóteses é o Algarve. “Temos estudado várias localizações e claro que o Autódromo Internacional do Algarve reúne todas as condições para receber uma equipa de GP2. Mas, até porque temos uma estrutura com elementos de vários países, também há outros locais que fazem sentido. É mais uma decisão que será tomada em breve”, garante José Manuel Guedes.
Nasce assim uma nova equipa de corridas em Portugal que disputará um dos mais competitivos campeonatos internacionais. De acordo com alguns rumores que circulam, Filipe Albuquerque poderá ser um dos pilotos deste projecto, enquanto que Nigel Clyde poderá ter um papel no departamento técnico da Ocean. O inglês foi este ano engenheiro de pista de Tiago Monteiro na SEAT, papel que acumulava com funções técnicas na Racing Engineering.
A formação de Enrique Scalabroni estava em sérias dificuldades financeiras, dado não ter recebido dos seus pilotos deste ano os montantes financeiros acordados, e ao ex-técnico da Ferrari da Williams só restava tentar vender a equipa que tinha fundado.
O piloto português assumiu-se como um dos interessados na formação sediada no arredores de Barcelona e, após extensas negociações, adquiriu a BCN Competition que, a partir de agora, será conhecida como Ocean Racing Technology.
Monteiro, que está neste projecto juntamente José Manuel Guedes (responsável pela gestão do piloto da SEAT há mais de dez anos), reconhece que este será um novo desafio na sua carreira, mas acredita que esta será uma etapa benéfica para si e para o automobilismo português. “É um passo que há muito queríamos dar, mas não pensávamos que viesse a acontecer tão cedo, mas a oportunidade surgiu e após encontrarmos a forma de financiar a operação, avançamos com as negociações A gestão de uma equipa é fascinante porque é preciso ter noções profundas do que acontece em pista mas também com uma orientação para o negócio. E a GP2 é o palco ideal já que está muito perto da Fórmula 1 e é uma competição com um reconhecimento cada vez maior. Acreditamos que este projecto será importante para projectar o potencial do desporto automóvel português além fronteiras”, afirma Tiago.
Apesar da compra da BCN Competition, a formação do piloto português será completamente distinta no campo técnico, estando a passar por um processo de edificação. ”“Neste momento esta é uma equipa em construção, mas rapidamente vamos ter a estrutura fechada. Estamos a reunir um grupo de profissionais que nos dá garantias, porque sabemos que a GP2 é um dos campeonatos mais competitivos da actualidade. Estamos a recrutar pessoas que conhecemos bem, com provas dadas na Fórmula 1, na GP2 e noutros campeonatos internacionais”, afirmou o piloto oriundo do Porto.
A primeira prova da Ocean Racing Technology será já no próximo no fim-de-semana de 4, 5 e 6 de Dezembro no Dubai, onde será realizada a segunda ronda da temporada de GP2 Asia. Esta competição permitirá afinar a equipa e avaliar pilotos, que não têm que ser portugueses, muito embora esta não seja uma hipótese descartada. ”A Asia Series vai servir de warm up para a Main Series. Aí já estaremos em pleno. Claro que há muito trabalho pela frente, mas a motivação é enorme porque temos consciência da importância deste projecto. Sabemos que há uma grande expectativa sobre o nome dos pilotos. Posso dizer que não é obrigatório que sejam pilotos portugueses, mas também é uma possibilidade. O importante nesta fase é fazer a melhor escolha”, conclui Tiago.
No que diz respeito ao local onde a equipa será sediada, ainda não está definido, mas uma das hipóteses é o Algarve. “Temos estudado várias localizações e claro que o Autódromo Internacional do Algarve reúne todas as condições para receber uma equipa de GP2. Mas, até porque temos uma estrutura com elementos de vários países, também há outros locais que fazem sentido. É mais uma decisão que será tomada em breve”, garante José Manuel Guedes.
Nasce assim uma nova equipa de corridas em Portugal que disputará um dos mais competitivos campeonatos internacionais. De acordo com alguns rumores que circulam, Filipe Albuquerque poderá ser um dos pilotos deste projecto, enquanto que Nigel Clyde poderá ter um papel no departamento técnico da Ocean. O inglês foi este ano engenheiro de pista de Tiago Monteiro na SEAT, papel que acumulava com funções técnicas na Racing Engineering.
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