Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Crise: Mitsubishi Motors vai retirar-se das competições automóveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Crise: Mitsubishi Motors vai retirar-se das competições automóveis

    Isto começa a não ter piada!
    Diminuição da procura obriga construtora de automóveis japonesa a reduzir nas despesas
    Crise: Mitsubishi Motors vai retirar-se das competições automóveis
    04.02.2009 - 09h54 Lusa
    O construtor automóvel japonês Mitsubishi Motors anunciou hoje que se vai retirar totalmente das competições de rali automóvel, incluindo o Dakar, devido crise à económica.

    "A súbita deterioração da economia mundial obriga a nossa empresa a supervisionar mais estreitamente os seus recursos", explicou o grupo num comunicado.

    A Mitsubishi Motors participou 26 vezes no Dakar, conquistando um total de 12 vitórias, sete das quais consecutivas.

    O construtor japonês, que sofre como todos os concorrentes de uma queda de vendas em todo o mundo, anunciou hoje que espera terminar o exercício 2008-2009 (Abril-Março) com uma perda líquida de 60 mil milhões de ienes (500 milhões de euros).

    Esta retirada constitui a quinta do género em algumas semanas. Os construtores japoneses têm vindo a renunciar uns após os outros às competições motorizadas, devido crise à económica.

    Em Janeiro, as matrículas de veículos novos no Japão (excluindo os mini automóveis) atingiram o nível mais baixo dos últimos 41 anos. Ao mesmo tempo, os construtores nipónicos sofreram também uma baixa das exportações, devido à queda da procura proveniente dos Estados Unidos e da Europa.

    No início de Dezembro, a Honda anunciou que deixava a Fórmula 1, uma disciplina na qual a marca conheceu a glória no final dos anos 80 como construtor de motores, com pilotos como Nelson Piquet pela Williams, e Ayrton Senna ou Alain Prost, sob as cores da McLaren.

    A marca já se tinha retirado das pistas no início dos anos 90 após a proibição dos sistemas turbo. Regressou à competição em 2000, primeiro como construtor de motores e posteriormente como equipa independente a partir de 2006. O construtor anunciou mais tarde que a escuderia de motos não participaria nas Oito horas de Suzuka no Japão, uma corrida de resistência na qual ganhou a última edição.

    Para além disso, a Honda explicou que está a "reavaliar a sua participação nos desportos motociclistas". Mas conta ainda prosseguir no MotoGP, revelou.

    A Suzuki e a Subaru também anunciaram, em meados de Dezembro, com dois dias de intervalo, que os seus automóveis não participariam mais no campeonato do Mundo de ralis.

    No início de Janeiro, a Kawasaki anunciou a sua decisão de não estar presente no Moto GP, uma competição na qual a firma participou durante 17 anos.

    In Publico

    #2
    Temos pena

    Mas Dakar e vitória vão sempre ser significado de Paris/Lisboa-Dakar

    Este novo "Dakar" terá outros players... é uma competição diferente...

    Comentário


      #3
      enfim já quando sairam do wrc foi uma tristeza e agora também do dakar eu pergunto-me se algumas destas marcas, nomeadamente a mitsu não se estará a por à sombra da bananeira. isto porque, se formos a analisar o seu passado, a marca tornou-se verdadeiramente conhecida e reconhecida muito à custa dos exitos desportivos. tal como a subaru por exemplo...
      outra coisa que não faz sentido para mim é o seguinte: é certo que a crise "atacou" quase de repente. mas também é certo que as marcas têm analistas que estudam indicadores de mercado, e que, deram (ou deviam ter dado) sinais de alerta. então eu pergunto: faz sentido a subaru e a mitsu estarem a investir milhões em desenvolver novos programas desportivos para depois os cancelarem pouco tempo depois de estarem operacionais? não se teria poupado mais cancelar os projectos ainda numa fase embrionária?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
        enfim já quando sairam do wrc foi uma tristeza e agora também do dakar eu pergunto-me se algumas destas marcas, nomeadamente a mitsu não se estará a por à sombra da bananeira. isto porque, se formos a analisar o seu passado, a marca tornou-se verdadeiramente conhecida e reconhecida muito à custa dos exitos desportivos. tal como a subaru por exemplo...
        outra coisa que não faz sentido para mim é o seguinte: é certo que a crise "atacou" quase de repente. mas também é certo que as marcas têm analistas que estudam indicadores de mercado, e que, deram (ou deviam ter dado) sinais de alerta. então eu pergunto: faz sentido a subaru e a mitsu estarem a investir milhões em desenvolver novos programas desportivos para depois os cancelarem pouco tempo depois de estarem operacionais? não se teria poupado mais cancelar os projectos ainda numa fase embrionária?
        E lá está: A culpa é da crise!

        Pelos vistos não é só da crise financeira, mas sim da crise de grandes resultados. Senão vejamos:

        - Mitsubishi: Racing Lancer com falta de competividade e com um longo desenvolvimento pela frente, Evo: As equipas privadas é que desenvolvem o carro, por isso...;
        - Subaru: Impreza sem resultados nos últimos anos;
        - Suzuki: WRC foi um tiro no pé, e aseguir deve ir o MotoGP;
        - Honda: F1 nunca passou de média baixa do pelotão, MotoGP: estão sem resultados mas têm bons pilotos, vamos ver o que dá;
        - Kawasaki: MotoGP é para esqueçer.

        Vamos lá a ver quem se segue.

        Comentário


          #5
          Também me pergunto sobre a crise,

          A sensação que me dá, é que têm andando a brincar aos gestores e a cultura Japonesa é diferente. Se há coisas mal, corta-se pela raiz e neste caso, já pensaram que os milhões que deixam de gastar, dá para manter uns postos de emprego?

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X