Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faleceu José Megre

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Faleceu José Megre

    Morreu José Megre
    José Megre faleceu esta manhã, vítima de doença prolongada. A sua perda representa uma perda inestimável para o automobilismo português. Megre foi o grande responsável por fomentar o todo-o-terreno em Portugal como uma actividade desportiva e de lazer. Criou dois grandes eventos que hoje fazem parte do calendário internacional da FIA, a Baja Portugal 1000 (hoje Rali Transibérico) e a Baja Portalegre 500.

    in AutoSport


    Um dos grandes nomes do automobilismo em Portugal, ligado ao TT, mas também ao mundo dos clássicos.

    Acrescento ainda que era um dos homens mais viajados do mundo, penso que lhe faltava conhecer pouquíssimos países no mundo.

    Paz à sua alma.

    #2
    Grande perda para o Mundo Automóvel.

    O Megre era para mim uma referência a vários niveis.

    Mer.da para isto.

    Comentário


      #3
      Grande perda para ao automobilismo nacional e mesmo para a própria sociedade em Portugal.

      Um grande viajante, foi um grande piloto e grande organizador. E há uma coisa que quero salientar em relação a este homem e que a FPAK e a FIA descuram: o carinho pelos amadores e o fomentar do desporto automóvel ao máximo de pessoas possíveis.


      Descanse em paz, Sr. Engenheiro.

      Comentário


        #4
        Grande perda mesmo!!!!

        Aqui vai uma foto minha tirada em 1987 na volta a Portugal com o Pedro Villas Boas


        Meu pai era amigo dele e fez muitas viagens com ele, Patrol Aventura, América do Sul com Terrano II, expedições Lisboa Bissau.

        José Megre, obrigado pelas aventuras
        Editado pela última vez por Tuaregue; 21 February 2009, 12:27.

        Comentário


          #5
          Quem quiser ver o historial de viagens do Sr José Megre http://www.josemegre.com/ o relato, estatísticas e algumas curiosidades extra acerca das viagens.

          Total de kms q fez de carro nestas viagens é à volta de 3 milhões!

          Comentário


            #6
            Paz à alma do "pai" do TT em Portugal.

            Cpts.,

            Comentário


              #7
              O sr. TT em Portugal, é uma perda enorme, tinha grande admiração por ele...

              Paz à sua alma.

              Comentário


                #8
                Estou sem palavras.
                É uma referência para mim, ontem mesmo o referi a um amigo.

                Como disseram, para além de um curriculum invejável, era o único dirigente do desporto automóvel português - dirigente por estatuto próprio, não por qualquer cargo que tenha ocupado - que se preocupava com o acesso a todos os apaixonados pelo desporto automóvel.

                É insubstituível.
                A minha sincera e mais profunda homenagem a este GIGANTE.

                O mundo automóvel em Portugal perdeu a sua referência máxima.
                Estamos agora entregues à bicharada.

                Comentário


                  #9
                  Uma grande perda. Que descanse em paz.

                  Comentário


                    #10
                    Paz à sua alma!

                    Comentário


                      #11
                      Nunca me esquecerei de Megre num debate televisivo sobre prevenção rodoviária, dizia ele:

                      "Conduzir bem é sobretudo prever as situações na estrada"

                      Descanse em paz Megre, vai fazer muita falta a todos os entusiastas dos automóveis.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Tuaregue Ver Post
                        Grande perda mesmo!!!!

                        Aqui vai uma foto minha tirada em 1987 na volta a Portugal com o Pedro Villas Boas


                        Meu pai era amigo dele e fez muitas viagens com ele, Patrol Aventura, América do Sul com Terrano II, expedições Lisboa Bissau.

                        José Megre, obrigado pelas aventuras
                        Eu tenho o video (em VHS) da Nissan com essa expedição. Está fantástico.

                        Grande perda!

                        Comentário


                          #13
                          Que grande tristeza, não me ocorrem mais palavras
                          Condolências à família e amigos.

                          Comentário


                            #14
                            RIP!


                            Grande perda mesmo, um grande Homem no desporto (e nao só) automobilistico..

                            Comentário


                              #15
                              Ate me arrepiei qaundo cheguei a casa e li a noticia, embora o seu estado ja fosse debilitado.

                              Descansa em Paz grande Homem.

                              Comentário


                                #16
                                Um dos Grandes Homens do automobilismo em Portugal.
                                Uma pena....

                                Comentário


                                  #17
                                  Grande Homem do automobilismo.

                                  RIP

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um Grande Homem e uma enorme perca para o Automobilismo em Geral

                                    RIP

                                    Comentário


                                      #19
                                      Que descanse em paz.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma grande perda, que descanse em paz!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pela sua Grandiosa contribuição no desporto automóvel e ter partilhado as suas viagens pelo mundo fora,

                                          Obrigado, Sr. Megre.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                            Estou sem palavras.
                                            É uma referência para mim, ontem mesmo o referi a um amigo.

                                            Como disseram, para além de um curriculum invejável, era o único dirigente do desporto automóvel português - dirigente por estatuto próprio, não por qualquer cargo que tenha ocupado - que se preocupava com o acesso a todos os apaixonados pelo desporto automóvel.

                                            É insubstituível.
                                            A minha sincera e mais profunda homenagem a este GIGANTE.

                                            O mundo automóvel em Portugal perdeu a sua referência máxima.
                                            Estamos agora entregues à bicharada.
                                            Eu não diria mais.......

                                            O melhor exemplo é a comparação da 1ª edição do Lisboa-Dakar com a 2ª e o eventual descalabro da 3ª que entretanto foi anulado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nem sabia que estava doente...
                                              Ironia morrer no dia da prova mais importante do TT Nacional....
                                              Á irmã Isabel que conheço bem, deixo as minhas condolencias!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                                Nem sabia que estava doente...
                                                Ironia morrer no dia da prova mais importante do TT Nacional....
                                                Á irmã Isabel que conheço bem, deixo as minhas condolencias!
                                                Peço desculpa pelo OT mas que prova falamos ?

                                                Eu hoje a caminho de Reguengos de Monsaraz vindo de Évora passei por uma prova de TT. Montes de BT e de pessoas. Era isso ?

                                                Sobre este grande senhor. Que descanse em paz.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  rip

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sem duvida uma grande perda para o panorama automobilistico portugues..

                                                    Pessoas como o Megre, o Cesar Torres e outros semelhantes fazem realmente falta neste cantinho onde apenas o futebol conta..

                                                    Alguem ja fez uma montagem de homenagem

                                                    http://www.youtube.com/watch?v=TtE-5zhYjaE

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Paz à sua alma.

                                                      Irá entrar em novas aventuras..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                        Peço desculpa pelo OT mas que prova falamos ?

                                                        Eu hoje a caminho de Reguengos de Monsaraz vindo de Évora passei por uma prova de TT. Montes de BT e de pessoas. Era isso ?

                                                        Sobre este grande senhor. Que descanse em paz.
                                                        A prova que hoje (ontem) se disputava era o Rally TT Ervideira, antigo Esporão Vindimas.

                                                        Quanto a ser a mais importante do nosso TT não concordo. Esse título será quanto a mim da Baja Portalegre 500 mas isso agora também não passa de um detalhe...


                                                        O que importa é que o TT em particular e o automobilismo português em geral sofreu uma perda irreparável

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          As nossas condolências para a familia Megre são os votos da GC
                                                          Força amigo Ricardo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A última viagem de José Megre
                                                            Históricos do todo-o-terreno no funeral do fundador do Clube Aventura, falecido sábado, em Lisboa, de complicações pulmonares.

                                                            Eram cinco da tarde quando foi fechada a porta do jazigo da família Megre, em Águas (Penamacor). Cobrindo o caixão de José Megre um autocolante do Clube Aventura, a boina vermelha de oficial comando e o chapéu de aba larga que o acompanhou em tantas viagens pelo mundo fora. Apenas faltava uma placa com a sua divisa preferida "A sorte protege alguns audazes".

                                                            Apesar de ser um fim-de-semana com 'ponte', muitas centenas de pessoas marcaram presença na última homenagem a este homem que esteve para o todo-o-terreno como César Torres esteve para os ralis: uma figura prestigiada nacional e internacionalmente, capaz de unificar os diferentes interesses e indissociável da própria modalidade.

                                                            Com a morte de Megre, desaparece, um pouco, o espírito cavalheiresco, o prazer da aventura, a paixão do todo-o-terreno, no fundo tudo o que o levou a percorrer quase duas centenas de países, do deserto do Sara às pampas argentinas, do sul de Angola ao Tibete.

                                                            Sabedor, há mais de um ano, de que poderia não lhe restar muito tempo de vida, não deixou de levar a cabo as suas últimas viagens, visitando, por exemplo, os lagos de sal de Dallol, no deserto Danakil, na Somália, um lugar paradisíaco mas remoto e perigoso, onde semanas depois, uma facção armada raptaria turistas britânicos.

                                                            Viajante profissional, antigo soldado e homem de múltiplos recursos, Megre conseguiu sempre resolver os imprevistos e fintar os perigos em tantos anos de expedições por lugares remotos. "É preciso estudar bem a lição antes de partir. E, uma vez lá chegado, ter a humildade de perceber como os outros, os que lá estão, pensam".

                                                            Assim resumia ele a sua maneira de funcionar na última entrevista que deu ao Expresso, em Setembro do ano passado, por ocasião da Feira da Aventura e do Coleccionismo, realizada na casa da família em Águas, ao lado da qual, agora repousa.

                                                            Entre a Basílica da Estrela e a sua aldeia, multiplicaram-se, nos dois últimos dias, as presenças da família do todo-o-terreno que ele ajudou a constituir. Uma presença que só não se alargou ainda mais, por neste fim-de-semana se disputar, em Reguengos, a primeira prova do campeonato nacional.

                                                            Entre companheiros de expedições, actuais ou antigos pilotos, comissários e secretariado do Clube Aventura, para além dos amigos e família, estiveram presentes Pedro Cortez e Pedro Vilas Boas que com ele foram ao primeiro Dakar com portugueses, em 1983 e de UMM. Manecas Caetano que o assegurou o apoio mecânico em tantas expedições e o médico João Rangel. Teresa Cupertino que o acompanhou, mundo fora, em tantas aventuras. E muitos históricos do todo-o-terreno, de Eduardo Lyon de Castro a Rui Casimiro, de Pedro Masson a Patrícia Caldeira, sem esquecer Luis Lourenço, Isabel Robalo, Ana Barbosa, António Mendes Nunes e o amigo de sempre Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal.

                                                            Para além de João Luz, antigo co-piloto de Carlos Sousa, parcialmente incapacitado pelo acidente no Dakar e que aqui veio prolongar o longo abraço que trocara com Megre no final da última edição da Baja de Portalegre, em Novembro passado, altura em que regressou à modalidade, ao lado de Ricardo Leal dos Santos. E tantos outros cuja enumeração tornaria este texto tão comprido como a lista de países por onde Megre andou. E que saíram de Penamacor trazendo colado nos vidros dos carros o autocolante do Clube Aventura com a legenda "Até sempre José Megre!"

                                                            A edição do Trasnportugal marcada para o próximo fim-de-semana para o Guadiana mantém-se, seguindo-se domingo às 19h00, em Beja, uma missa em memória do fundador do Clube Todo-o-Terreno e do Clube Aventura.

                                                            «Expresso»

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X