Anúncio

Collapse
No announcement yet.

RALLY de Marrocos - Ex Co Piloto de Sousa morre,

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    RALLY de Marrocos - Ex Co Piloto de Sousa morre,

    O francês Henri Magne, co-piloto do espanhol Joan Roma, não resistiu aos ferimentos do acidente registado na sexta e última etapa do Rali de Marrocos, acabando por morrer.

    A notícia do acidente, do qual Joan Roma saiu ileso, surge no site de Internet Raid-Live.com, mas a organização do Rali de Marrocos ainda não prestou qualquer informação sobre as suas causas.

    Magne, que tinha 53 anos e alinhava com Roma a bordo do Mitusbishi Pajero número 202, foi co-piloto de Carlos Sousa quando o português venceu a edição de 2003 da Taça do Mundo de Todo-o-terreno, ao volante de uma Mitsubishi Strakar - o francês também conquistou este título em 1998, 2000, 2001 e 2002.

    Nascido a 9 de Maio de 1953, em Brives, Magne era co-piloto profissional desde 1990 e, ao longo de 25 anos, construiu um currículo impressionante nas provas de todo-o-terreno, como navegador de 14 pilotos: em 87 ralis, incluindo em 25 edições do Dacar, totalizou 27 vitórias e 72 presenças no pódio.

    O navegador francês, que foi terceiro classificado na edição deste ano do Rali Lisboa-Dacar, ganhou quatro vezes consecutivas o Rali de Marrocos, entre 1999 e 2002, e duas vezes a prova rainha do todo-o-terreno, em 1997 com o japonês Kenjiro Shinozuka e em 2000 com o francês Jean-Louis Schlesser.

    Henri Magne foi ainda co-piloto de outros dos principais nomes do todo-o-terreno, nomeadamente os franceses Pierre Lartigue, Bruno Saby, Jean Pierre Fontenay e Luc Alphand e o japonês Hiroshi Masuoka.

    Com partida e chegada em Ouarzazate, a sexta e última etapa do Rali de Marrocos dis****va-se num percurso através das pistas de montanha do Atlas com um total de 311 quilómetros, 222 dos quais em especial.

    Após a quinta etapa, a dupla hispano-francesa da Mitsubishi ocupava a quarta posição da classificação geral, a 17.33 minutos do líder, o sul-africano Giniel de Villiers, em Volkswagen Touareg.

    Na sequência do acidente fatal para Henri Magne, o outro Mitsubishi oficial, tripulado por Hiroshi Masuoka e pelo francês Pascal Maimon, que era quinto classificado à entrada para o último dia, desistiu do Rali de Marrocos.

    Carlos Sousa, que se estreava ao volante de um Volkswagen Touareg do Team Lagos, ao lado do alemão Andreas Schulz, acabou por terminar a etapa no segundo lugar e o rali no quarto, a 51.04 minutos do vencedor, o francês Stéphane Peterhansel, mostrando-se muito abatido pela morte do seu antigo co-piloto.

    #2
    paz à sua alma...

    Comentário


      #3
      É pena que um desporto tão espectacular seja ao mesmo tempo, tão perigoso Seu nome nunca será esquecido..

      Comentário


        #4
        De Villiers vence edição enlutada do Rali de Marrocos

        A ultima etapa previa uma animada luta pela vitória final, e essa acabou mesmo por acontecer, com Stephane Peterhansel a vencer a etapa e o rali. Só que a seguir a vitória foi entregue à VW devido ao abandono da Mitsubishi.

        A marca japonesa viu o carro tripulado por Joan Roma / Henri Magne protagonizar uma forte batida, da qual resultaram lesões fatais para Henry Magne. Em resultado disto, no final da prova a Mitsubishi abandonou.

        Desta forma o pódio da prova ficou para Giniel De Villiers, Jean Louis Schlesser e Carlos Sousa. Este era um resultado que o piloto português não esperava obter, muitos menos debaixo das condições que foram, tendo acabado por ser o vencedor da etapa. Recorde-se que Sousa foi um dos pilotos navegado por Henry Magne, tendo esta dupla corrida junta em 2004.

        "Estou chocado. O Henry Magne foi o meu co-piloto desde o Rali do Dubai de 2002 até vencermos a Taça do Mundo em 2004. Passei com ele, muitas horas dentro do cockpit do carro de corridas, e aprendi muito com a sua experiência. O que aconteceu hoje com o Juan Roma e o Henry Magne, faz parte da nossa profissão de alto risco, e que pode acontecer quando se anda depressa." afirmou Carlos Sousa no final.

        Pedro Grancha e Vitor Jesus tiveram mais uma etapa com diversos problemas no Mitsubishi Pajero, mas lograram terminar a prova no 16º lugar da geral. "A nossa equipa de assistência passou toda a noite a tentar encontrar a razão que levou a uma quebra de pressão no turbo na etapa de ontem. É um problema eléctrico que já tinha acontecido no final do Transibérico e que agora voltou a surgir. Assim que o carro chegar a Portugal, na próxima quarta-feira, vamos ter um electricista a acompanhar esta situação, que terá de ficar resolvida até Sábado por cauda da Baja de Monchique. Aqui foi um importante teste para o Dakar, para a mecânica deste carro e o resultado foi bastante positivo. Conseguimos manter sem dificuldade um andamento junto dos primeiros privados 4x4 e apenas estas questões eléctricas, nos impediram de fazer um balanço mais positivo. De qualquer forma é necessário passar por elas para encontrar as soluções e colocar esta excelente máquina ainda mais fiável"

        Classificação final:
        1º Giniel de Villiers/Dirk von Zitzewitz - Volkswagen Race Touareg 2 - 15h02m31s
        2º Jean-L. Schlesser/François Borsotto - Schlesser-Ford - a 19m04s
        3º Carlos Sousa/Andreas Schulz - Volkswagen Race Touareg 2 - a 41m09s
        4. Sergey Shmakov/Konstantin Meshcheryakov - Buggy Zil - a 2h06,04s
        5º Paulo Nobre/Luis Palu - BMW X5 - a 2h16m53s (...)

        www.sportmotores.com

        Comentário


          #5
          Paz a sua alma.
          Grande Navegador.

          P.S. Está-me a fazer uma bocado de espécie a atitude de Carlos Sousa[8)]. Já é frieza desprendimento a mais. Ainda vou ter que dar razão ao rui cruz[xx(].

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por J.R.

            Paz a sua alma.
            Grande Navegador.

            P.S. Está-me a fazer uma bocado de espécie a atitude de Carlos Sousa[8)]. Já é frieza desprendimento a mais. Ainda vou ter que dar razão ao rui cruz[xx(].
            Podes explicar o que queres dizer com isso.
            Ontem vi uma reportagem onde ele demonstrava um grande pesar pela morte do seu antigo co-piloto.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

              citação:Originalmente colocada por J.R.

              Paz a sua alma.
              Grande Navegador.

              P.S. Está-me a fazer uma bocado de espécie a atitude de Carlos Sousa[8)]. Já é frieza desprendimento a mais. Ainda vou ter que dar razão ao rui cruz[xx(].
              Podes explicar o que queres dizer com isso.
              Ontem vi uma reportagem onde ele demonstrava um grande pesar pela morte do seu antigo co-piloto.
              Pode ser uma sensação... atenção.
              Mas nunca mais o vi referir o seu antigo co-piloto que ficou paraplégico.
              E ontem não me "demonstrou grande pesar"... apesar de o afirmar.
              É uma sensação...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por J.R.

                citação:Originalmente colocada por Hugo_Santos

                citação:Originalmente colocada por J.R.

                Paz a sua alma.
                Grande Navegador.

                P.S. Está-me a fazer uma bocado de espécie a atitude de Carlos Sousa[8)]. Já é frieza desprendimento a mais. Ainda vou ter que dar razão ao rui cruz[xx(].
                Podes explicar o que queres dizer com isso.
                Ontem vi uma reportagem onde ele demonstrava um grande pesar pela morte do seu antigo co-piloto.
                Pode ser uma sensação... atenção.
                Mas nunca mais o vi referir o seu antigo co-piloto que ficou paraplégico.
                E ontem não me "demonstrou grande pesar"... apesar de o afirmar.
                É uma sensação...
                É verdade o que opinas. Mas nem sempre o que passa para a opinião Publica reflecte a realidade.

                Poder ser um dos casos.

                Comentário


                  #9
                  O facto de ele ter sido co-piloto do carlos sousa não quer dizer que fossem grandes amigos.
                  Hipócrita seria estar a chorar a morte do Magne se nem sequer se davam muito bem.
                  aliás, acho mesmo que um dos factores que levou o sousa a ser afastado da mitsubishi foi precisamente a avaliação que o magne fez dele.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por J.R.

                    Pode ser uma sensação... atenção.
                    Mas nunca mais o vi referir o seu antigo co-piloto que ficou paraplégico.
                    E ontem não me "demonstrou grande pesar"... apesar de o afirmar.
                    É uma sensação...

                    Isso não é bem assim... Ainda quando ele lançou o livro de fotos falou nesse momento e esteve a dizer que foi sem duvida o momento mais dificil da carreira e que ainda o marca mais pelas consequencias que teve..

                    Comentário


                      #11
                      Essa zona perto de Ouarzazate começa a ser demasiado negra... irra!

                      Paz à sua alma.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por mundano

                        citação:Originalmente colocada por J.R.

                        Pode ser uma sensação... atenção.
                        Mas nunca mais o vi referir o seu antigo co-piloto que ficou paraplégico.
                        E ontem não me "demonstrou grande pesar"... apesar de o afirmar.
                        É uma sensação...

                        Isso não é bem assim... Ainda quando ele lançou o livro de fotos falou nesse momento e esteve a dizer que foi sem duvida o momento mais dificil da carreira e que ainda o marca mais pelas consequencias que teve..
                        Ele fala bem.
                        Mas a "sensação" que me transmite é um bocado.... falsa.
                        Nem qd João Luz voltou ao Dakar à um ano ou dois... Carlos Sousa nem se rejubilou ou vi um abraço... nada.....
                        Está a fazer-me.. "espécie", confesso.

                        Comentário


                          #13
                          Eu conheço bem uma equipa que assistiu o Carlos Sousa durante muitos anos e eles não gostam muito dele... Eu não o conheço, mas as pessoas que o conhecem não me transmitem uma opinião muito positiva do Carlos Sousa como pessoa. Como não conheço não posso ser mais preciso...

                          Quanto ao Henri Magne, tenho muita pena que se perca um profissional de tanto valor e fico com muita pena da família...

                          Comentário


                            #14
                            R.I.P.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por tism

                              Eu conheço bem uma equipa que assistiu o Carlos Sousa durante muitos anos e eles não gostam muito dele... Eu não o conheço, mas as pessoas que o conhecem não me transmitem uma opinião muito positiva do Carlos Sousa como pessoa. Como não conheço não posso ser mais preciso...

                              Quanto ao Henri Magne, tenho muita pena que se perca um profissional de tanto valor e fico com muita pena da família...
                              Já hoje me disseram +- isto ....

                              Comentário


                                #16
                                Pois pessoalmente nao o conheço mas a imagem q transmite parece amigavel, afavel, e humilde.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X