Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Senna, 15 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Senna, 15 anos

    1 Maio 1994

    Faz hoje 15 anos que morreu o Ayrton Senna. Para todos nós putos - e não putos - que na altura colavam-se em frente à TV a ver F1 fica a lembrança de uma das piores datas na história da competição.

    15 anos... parece que foi ontem. O tempo voa, dasss!


    #2
    É verdade, nem parece que passaram 15 anos. O Senna teria agora 49 anos e já se teria retirado da F1 há uns anos.

    Continua a ser o meu piloto preferido. Perdi algum interesse pela F1 após a morte dele, recuperando-o, em parte, quando comecei a admirar o Schumacher mas, mesmo assim, já não foi igual. Apesar do alemão ser muito bom e ter imensos títulos e recordes, vibrava mais com o Senna, acho que dava mais espectáculo. À chuva, então, o homem era incrível, andava quase como se a pista estivesse seca.


    Cumps,

    Comentário


      #3
      Vi em directo o acidente... e é das coisas de que me lembro com mais nitidez, como se tivesse acontecido ontem (é isso e o 11 de Setembro).

      Que descanse em paz!

      Comentário


        #4
        Também vi em directo o acidente. Quando soube da morte dele foi quase como se tivesse perdido algum conhecido. Afinal de contas apenas perdi o meu ídolo.
        Ver a F1 nunca mais foi a mesma coisa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Cheires Ver Post
          Também vi em directo o acidente. Quando soube da morte dele foi quase como se tivesse perdido algum conhecido. Afinal de contas apenas perdi o meu ídolo.
          Ver a F1 nunca mais foi a mesma coisa.
          Revejo-me nestas palavras.......

          Comentário


            #6
            Grande Prémio de Portugal F1 - Estoril 1985.

            O Senna num Lotus Preto - John Player Special deu um memorável show de condução à chuva - Inesquécivel!!!

            Comentário


              #7
              Não ví a corrida em directo, mas no noticiário da noite deu a notícia....na altura o telejornal nao tinha rodapés...e durante a notícia eu estava convencido que tinha sido um accidente não mortal...quando disseram que morreu no local, parece que levei um murro no estomago....fiquei incrédulo...não queira acreditar...fiquei completamente aparvalhado, não ouví mais nada durante horas...

              Ví a transmissão toda das cerimónias fúnebres...

              um dos dias mais triste que me lembro....e aínda dias antes tinha falecido o Kurt Cobain...

              Comentário


                #8
                No dia em que Senna morreu, a F1 para mim nunca mais teve o mesmo gosto, até deixei mesmo de seguir a modalidade, só no ano passado é que voltei a ver F1, e por acaso venceu o piloto por quem eu torcia, mas não é a mesma coisa, porque a F1 com o Senna era uma coisa fantástica.

                Obrigado Ayrton, pelos fins-de-semana inesquecíveis.

                Descansa em Paz.

                Comentário


                  #9
                  Estes 15 anos passaram muito depressa. Tal como o Senna andava sempre. Depressa e bem.

                  Vi o fatídico momento em directo e ainda hoje me lembro na perfeição desse dia. Naquele momento o meu ídolo abandonava o mundo dos vivos mas jamais abandonará a minha memória. Acompanhei a sua carreira desde os tempos dos Toleman Hart, em que ele, com material muito inferior à média, já dava show sempre que tal era possível, nomeadamente na chuva. Depois vieram os tempos do famoso e belo Lotus Renault, com as cores da John Player Special, que lhe proporcionou o "salto". Ainda me lembro da sua primeira vitória no Estoril, debaixo de uma chuva que, hoje em dia, seria de caras motivo para safety-car ou parar a corrida. Depois o tempo do Lotus amarelo, com as cores da Camel, ao que se seguiu a época dourada da McLaren (com os Honda), em que o mito ganhou toda a expressão que ainda hoje mantém. E até nesta equipa, quando no final da sua passagem pela mesma, dispondo de um motor inferior à concorrência, ele se continuava a bater como um leão. Acabou a carreira da forma que sabemos, num ano em que voltava a dispôr do monolugar mais competitivo da sua época.

                  Dos muitos momentos épicos da sua carreira, lembro alguns como a primeira exibição de alto nível no Mónaco (que viria a tornar-se o seu "quintal"), ainda com o Toleman, em que sob chuva intensa, só não ganhou face às grandes estrelas porque a corrida foi interrompida, pois ele estava a rodar mais depressa e a ultrapassar tudo e todos. A primeira vitória da carreira, num encharcado e inclemente Estoril. As suas voltas de qualificação no Mónaco, que ainda hoje deixam saudades, pelo empenho e limite em que eram feitas. A "famosa" ultrapassagem que o Mansel (que tinha um carro melhor) lhe fez em Barcelona, em que fizeram os 1,5 kms sempre lado-a-lado, com faíscas das skid plates por todo o lado. A sua mestria em chuva, em que era sempre o mais rápido. A sua capacidade para fazer voltas de qualificação no limite dos limites. As suas épicas lutas com o Prost. Enfim, tantos e tantos momentos que este génio nos deu.

                  Acho que, ainda hoje, estou para ver um piloto tão completo. Para mim ele foi e será o melhor de sempre. Tinha excelentes qualidades de afinador de monolugares, um entendimento técnico dos mesmos que espantava os próprios engenheiros, uma capacidade de pilotagem do mais alto nível (e em chuva é, provavelmente, o melhor de sempre), combativo mas justo e sempre à procura de mais um décimo, mais um milésimo. E em qualificação era aquilo que se via. Um génio!

                  Hoje é, para mim, um dia triste, pois naquele dia partia o meu ídolo. Alguém que me fazia sofrer a ver uma corrida, como se um derby com o meu clube se tratasse. Ainda hoje guardo alguma memorabilia desses tempos, pois do meu clube não tinha cachecóis ou bandeiras. Mas o Senna tinha tudo isso e mais. Eram momentos de tensão contida que acabavam em euforia por ver as vitórias. E quando estas não aconteciam, ficava sempre a imagem de um piloto fantástico, que dava tudo em busca de mais e melhor. Em busca da sua perfeição em pista.

                  Resta-me dizer que jamais esquecerei este piloto. Foi ele que me fez gostar de fórmula 1. Depois dele nada voltou a ser o mesmo. Gosto de ver pela componente técnica e pela componente automóvel. Mas com Senna via pelo homem. Pela sua mestria e capacidades quase não humanas.

                  Fica-me a triste consolação de que ele morreu onde mais gostava de estar. Ao volante de um F1, no lugar que será sempre seu por mérito. O primeiro.

                  Senna, onde quer que tu estejas, és o maior!! Descansa em paz e obrigado por tudo.

                  Comentário


                    #10
                    Flyingsauce, poupaste-me o texto! !!


                    Flyingsauce, só por curiosidade, que idade tinhas em 01 de maio de 1994?

                    Comentário


                      #11
                      Aquela corrida à chuva no Donington em 1993 num McClaren com motor Ford-versão Cliente em que ganhou a corrida dobrando todos os concorrentes incluido o 2º e o 3º classificado!!

                      Genial..............

                      Comentário


                        #12
                        Há tanto tempo e continuo com as imagens gravadas como se tivesse sido ontem ...

                        Foto Show Grande Prêmio - Grande Prêmio - Ayrton Senna

                        Comentário


                          #13
                          Lembro-me perfeitamente desse dia... Era eu miudo, e torcia pelo Senna. Não perdia uma corrida!

                          Aquele acidente deixou-me destroçado. Lembro-me de chorar no colo da minha mãe e de ficar sem apetite durante uns dias! Foi triste. E ainda hoje, sempre que vejo o vídeo do acidente, arrepio-me todo

                          Comentário


                            #14
                            O meu interesse pela fórmula 1 também morreu nesse dia!

                            Comentário


                              #15
                              YouTube - Donington 1993 - First Lap (ENGLISH SUBTITLES)
                              Donington 1993

                              YouTube - Formula One Tribute - For the Fallen
                              Formula One Tribute - For the Fallen

                              http://www.youtube.com/watch?v=QJwhDX-4rVY
                              Senna 24 hours before death (Live Eurosport)
                              Editado pela última vez por GTTDI; 02 May 2009, 10:28.

                              Comentário


                                #16
                                Deixo aqui a minha recordação...
                                Também vi o acidente em directo, na altura devia ter uns 10 anos...

                                Deixo aqui também a minha recordação a um outro piloto que não me recordo do nome e morreu tambem nao sei se na mesma corrida ou nos treinos!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post

                                  Flyingsauce, só por curiosidade, que idade tinhas em 01 de maio de 1994?
                                  Obrigado 330i. Tinha 18 anos nessa altura mas já "acompanhava" o Senna desde que chegou à Fórmula 1. Aliás, tenho familiares no Brasil que, ainda ele estava em Inglaterra (penso que na fórmula 3), já falavam de um jovem muito talentoso, de seu nome Senna. E assim uma coisa levou à outra e tornei-me fanático desse grande piloto, sendo que já assistia à F1 desde 1984. Enfim, "pancadas"...

                                  Enfim, boas recordações daqueles Domingos, a ouvir o Adriano Cerqueira, o Domingos Piedade e o José Miguel Barros (que percebiam efectivamente de Fórmula 1) a comentarem aquelas provas, pejadas de nomes sagrados, em que eu ficava ali a torcer pelo Senna. Era espectáculo do princípio ao fim pois como não havia reabastecimentos, nunca se sabia se o carro tinha combustível para acabar a prova, o que me deixava "preso" à televisão e fazia ficar ali a torcer fortemente pelo grande Senna.

                                  PS: Para o Eyes Only. O piloto que morreu nos treinos, em Imola, foi o Roland Ratzenberger, que era um piloto pagante mas também conhecido por ser um gentleman driver. O próprio Senna, após o acidente, foi lá, num carro da organização, ver o que se passava em representação dos pilotos. Nesse mesmo fim-de-semana também o Barrichello teve um acidente enorme, pouco antes da antiga entrada das boxes, não tendo participado na corrida pois estava no hospital. Aí também o Senna foi visitá-lo. E ainda houve um outro acidente relativamente grande que foi protagonizado pelo nosso Lamy, que no arranque "acertou" em cheio num carro que não arrancara. Desfez o Lotus e encheu a pista de destroços mas não se magoou. Enfim, foram dias terríveis que culminaram numa perda incontornável para o mundo do desporto automóvel.
                                  Editado pela última vez por Flyingsauce; 02 May 2009, 11:38.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                    Obrigado 330i. Tinha 18 anos nessa altura mas já "acompanhava" o Senna desde que chegou à Fórmula 1. Aliás, tenho familiares no Brasil que, ainda ele estava em Inglaterra (penso que na fórmula 3), já falavam de um jovem muito talentoso, de seu nome Senna. E assim uma coisa levou à outra e tornei-me fanático desse grande piloto, sendo que já assistia à F1 desde 1984. Enfim, "pancadas"...

                                    Enfim, boas recordações daqueles Domingos, a ouvir o Adriano Cerqueira, o Domingos Piedade e o José Miguel Barros (que percebiam efectivamente de Fórmula 1) a comentarem aquelas provas, pejadas de nomes sagrados, em que eu ficava ali a torcer pelo Senna. Era espectáculo do princípio ao fim pois como não havia reabastecimentos, nunca se sabia se o carro tinha combustível para acabar a prova, o que me deixava "preso" à televisão e fazia ficar ali a torcer fortemente pelo grande Senna.

                                    PS: Para o Eyes Only. O piloto que morreu nos treinos, em Imola, foi o Roland Ratzenberger, que era um piloto pagante mas também conhecido por ser um gentleman driver. O próprio Senna, após o acidente, foi lá, num carro da organização, ver o que se passava em representação dos pilotos. Nesse mesmo fim-de-semana também o Barrichello teve um acidente enorme, pouco antes da antiga entrada das boxes, não tendo participado na corrida pois estava no hospital. Aí também o Senna foi visitá-lo. E ainda houve um outro acidente relativamente grande que foi protagonizado pelo nosso Lamy, que no arranque "acertou" em cheio num carro que não arrancara. Desfez o Lotus e encheu a pista de destroços mas não se magoou. Enfim, foram dias terríveis que culminaram numa perda incontornável para o mundo do desporto automóvel.
                                    Não se magoou, mas atirou uma das suas rodas para o público, onde feriu várias pessoas. (penso eu)
                                    Foi também essa situação que fez com que entrasse o safety car em pista, que após a sua saida resultou no acidente do Senna.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                      Obrigado 330i. Tinha 18 anos nessa altura mas já "acompanhava" o Senna desde que chegou à Fórmula 1. Aliás, tenho familiares no Brasil que, ainda ele estava em Inglaterra (penso que na fórmula 3), já falavam de um jovem muito talentoso, de seu nome Senna. E assim uma coisa levou à outra e tornei-me fanático desse grande piloto, sendo que já assistia à F1 desde 1984. Enfim, "pancadas"...

                                      Enfim, boas recordações daqueles Domingos, a ouvir o Adriano Cerqueira, o Domingos Piedade e o José Miguel Barros (que percebiam efectivamente de Fórmula 1) a comentarem aquelas provas, pejadas de nomes sagrados, em que eu ficava ali a torcer pelo Senna. Era espectáculo do princípio ao fim pois como não havia reabastecimentos, nunca se sabia se o carro tinha combustível para acabar a prova, o que me deixava "preso" à televisão e fazia ficar ali a torcer fortemente pelo grande Senna.

                                      PS: Para o Eyes Only. O piloto que morreu nos treinos, em Imola, foi o Roland Ratzenberger, que era um piloto pagante mas também conhecido por ser um gentleman driver. O próprio Senna, após o acidente, foi lá, num carro da organização, ver o que se passava em representação dos pilotos. Nesse mesmo fim-de-semana também o Barrichello teve um acidente enorme, pouco antes da antiga entrada das boxes, não tendo participado na corrida pois estava no hospital. Aí também o Senna foi visitá-lo. E ainda houve um outro acidente relativamente grande que foi protagonizado pelo nosso Lamy, que no arranque "acertou" em cheio num carro que não arrancara. Desfez o Lotus e encheu a pista de destroços mas não se magoou. Enfim, foram dias terríveis que culminaram numa perda incontornável para o mundo do desporto automóvel.
                                      Foi um GP de F1 negro.....só faltou mencionares as rodas perdidas do carro de Lamy e do JJ Letto(Benetton) que saltaram e foram parar atras da bancada principal e o da roda mal apertada do Minardi de Michelle Alboreto que se soltou e atropelou vários mecanicos duma equipa a seguir à Minardi(ou eram os mecanicos da minardi?)

                                      Comentário


                                        #20
                                        Flyingsauce assim já pouco fica por dizer.

                                        Deixei de ver F1 desde esse dia. Raramente olhava para a TV a partir daí. O Shumi sempre me ficou ataravessado!!

                                        Aquela corrida nunca devia ter acontecido. Tinha morrido o Ratzenberger no dia anterior, o barrichello também se tinha espetado, mas como sempre o circo da F1 movimenta muito dinheiro. Ele era um dos que se tinha mostrado contra a realização da corrida.
                                        Teriamos tido muitos bons duelos se não tivesse acontecido.

                                        15 anos é muito tempo. Lembro-me como se fosse hoje. Se há coisa que me lembro foi do abanar de cabeça quando o carro pára e eu dizer: Ele tá bem, mexeu a cabeça! Daí a pouco a noticia que não se queria saber...

                                        Comentário


                                          #21
                                          pois eu tinha 30 anos naquela altura, e já seguia a formula 1 desde o inicio dos anos 80, época de Carlos Reutman, Alan Jones, Jaques Lafite, Rosberg, e continuo a seguir ainda hoje todos os grandes premios, mas na minha memoria, Ayton e Prost conservam um lugar unico, particularmente Ayrton, que eu acho, era um predestinado.

                                          Assisti a todos os GPs do Estoril, (alguns nas boxes) e ver Ayrton a fazer a parabolica sem levantar o pé, era algo especial.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                            pois eu tinha 30 anos naquela altura, e já seguia a formula 1 desde o inicio dos anos 80, época de Carlos Reutman, Alan Jones, Jaques Lafite, Rosberg, e continuo a seguir ainda hoje todos os grandes premios, mas na minha memoria, Ayton e Prost conservam um lugar unico, particularmente Ayrton, que eu acho, era um predestinado.

                                            Assisti a todos os GPs do Estoril, (alguns nas boxes) e ver Ayrton a fazer a parabolica sem levantar o pé, era algo especial.
                                            Apesar de seguir a F1 há muitos anos já não tive a felicidade de ver alguns desses senhores a correr. Mas conhecia-os pois tinha livros sobre F1. E revistas eram "sorvidas". Já para não falar no meu querido Michel Vaillant .

                                            Era um tempo um pouco diferente em que era tudo "no braço" e a diferença era feita pelo piloto e não tanto pelo carro. E era uma época em que coexistiam vários pilotos de top, em que o respeito mútuo era muito mas a rivalidade era ainda maior, indo dos mind games aos jogos de "gato e rato" dentro de pista.

                                            Por falar nisto, uma das vantagens do Senna (aqui alguns de vocês saberão isso na certa), ainda nos tempos em que as mudanças eram metidas com a mão, era o facto de ser canhoto, pois isso permitia-lhe ter um maior controlo sobre o volante e logo, sobre o carro.

                                            Mas enfim, esse grande piloto será sempre, como já disse, o maior e o melhor. Todos os superlativos positivos ficarão sempre, de forma indelével, associados a si e à sua capacidade de condução de um monolugar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                              PS: Para o Eyes Only. O piloto que morreu nos treinos, em Imola, foi o Roland Ratzenberger, que era um piloto pagante mas também conhecido por ser um gentleman driver. O próprio Senna, após o acidente, foi lá, num carro da organização, ver o que se passava em representação dos pilotos. Nesse mesmo fim-de-semana também o Barrichello teve um acidente enorme, pouco antes da antiga entrada das boxes, não tendo participado na corrida pois estava no hospital. Aí também o Senna foi visitá-lo. E ainda houve um outro acidente relativamente grande que foi protagonizado pelo nosso Lamy, que no arranque "acertou" em cheio num carro que não arrancara. Desfez o Lotus e encheu a pista de destroços mas não se magoou. Enfim, foram dias terríveis que culminaram numa perda incontornável para o mundo do desporto automóvel.

                                              Obrigado pelo esclarecimento.
                                              Dos acidentes do Barrichelo e do Lamy recordo-me também!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tinha 8 anos na altura mas mesmo assim é uma das poucas coisas que recordo da minha infância como se tivesse acontecido hoje.
                                                Era o meu piloto preferido.
                                                Depois da morte dele comecei a torcer pelo Schumacher mas nunca com a mesma intensidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Fogo... o tempo voa mesmo!
                                                  Também vi o acidente em directo! Tinha, na altura, 18 anos.
                                                  Agora já vou nos 33... parece que foi ontem

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ainda hoje é o meu preferido.
                                                    Foi uma pena e a F1 ficou bastante diferente sem ele.
                                                    Nem pior, nem melhor, apenas diferente.
                                                    Uma palavra para o Ratzenberger que também morreu nesse fim-de-semana.

                                                    15 anos..........nem consegui jantar nesse dia. Ainda tive esperanças quando o capacete pareceu mexer...mas afinal estava já morto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Eyes Only Ver Post
                                                      Obrigado pelo esclarecimento.
                                                      Dos acidentes do Barrichelo e do Lamy recordo-me também!
                                                      O Lamy não se magoou, mas houve pessoas a assistir ao GP que levaram com uma das rodas do Lotus...foi até por isso que o Pace Car iniciou a corrida. Foi talvez o GP mais "sangrento" de sempre. COm duas mortes, despistes e feridos. Talvez se o Pace Car não tivesse entrado, a coluna de direcção tivesse cedido em outro lado e a menos velocidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Ayrton Senna foi um piloto único que será sempre recordado como um fenómeno do desporto automóvel. O seu talento era tão natural que para ele, correr era como respirar.

                                                        O seu talento natural era de tal modo impressionante, que lhe permitia fazer coisas incríveis.

                                                        Vejam bem o que aconteceu quando ele fez os primeiros testes num Fórmula 1: YouTube - Ayrton Senna's first F1 test-drive [ENGLISH SUBTITLES]

                                                        INCRÍVEL !!!!


                                                        E o que dizer desta corrida no Mónaco, no seu primeiro ano de F1, num modesto Toleman? http://www.youtube.com/watch?v=2SxUn...eature=related

                                                        Impressionante !!!!
                                                        Editado pela última vez por eu; 04 May 2009, 15:21.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                                          Vejam bem o que aconteceu quando ele fez os primeiros testes num Fórmula 1: YouTube - Ayrton Senna's first F1 test-drive [ENGLISH SUBTITLES]

                                                          INCRÍVEL !!!!


                                                          E o que dizer desta corrida no Mónaco, no seu primeiro ano de F1, num modesto Toleman? YouTube - Surge Ayrton Senna

                                                          Impressionante !!!!
                                                          Fónix...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Filmstalker: Ayrton Senna film

                                                            Ayrton Senna film



                                                            Doc sobre o Senna?!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X