Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1ª Manga Desafio Único FEUP I Braga (26.04.2009) - Circuito Vasco Sameiro‏

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1ª Manga Desafio Único FEUP I Braga (26.04.2009) - Circuito Vasco Sameiro‏

    De: Ana Filipa Queirós
    Piloto da Equipa #48 CGS TYRES/ REIVAX SPORT Desafio Único FEUP I
    Licença Desportiva nº 2879



    Tive oportunidade de ver, recentemente, a reportagem que passou na RTP N sobre a primeira corrida do Desafio Único FEUP I em Braga.
    Foi com extremo desagrado que reparei que, por coincidência (ou não), tanto nesta reportagem ( http://www.vimeo.com/4613336 ) como na publicidade colocada no Youtube pela organização do Desafio ( http://www.youtube.com/watch?v=irRZKq_Mirw ) , a corrida parece apenas ter começado na segunda partida da primeira manga.

    Como é possível que digam que no início da primeira manga sobe a adrenalina e começam os "primeiros toques a arrastarem alguns carros para fora da pista"? Que o Desafio é uma "prova de velocidade e por isso de espectáculo" em que houveram "momentos emocionantes"? Será que ninguém reparou que, no início da primeira manga, um dos concorrentes sofreu um acidente incompreensivel e de violência bastante visível?!

    Quero relembrar a organizadores e participantes que, na primeira partida do Circuito Braga I, no passado dia 26 de Abril, ocorreu um acidente de violência inexplicável em que o meu carro (#48 CGS TYRES/REIVAX SPORT) foi abalrroado e, depois de capotar várias vezes, incediou-se. Felizmente, e apesar da violência do acidente, eu sai do carro pelos meus próprios pés e "apenas" com queimaduras de segundo grau na face. Valeu-me a presença de espírito para me soltar rapidamente dos cintos, a sorte de não ter perdido os sentidos (apesar dos fortes embates com a cabeça durante o acidente) e a excelente preparação do carro da minha
    equipa.

    Contudo, não se pode dizer que isto tenha sido apenas uma pedra no caminho ou um obstáculo perfeitamente contornável. Além da minha recuperação me impedir de participar nas próximas corridas, o carro ficou completamente destruido. A perda total do carro significou o fim de um projecto, o abandonar do desafio para mim, e o começar do zero para a equipa #48 CGS TYRES/REIVAX SPORT.

    Apesar de todas as consequências do acidente e do grande susto, sentido não só por mim e pela minha equipa, mas também pelos restantes pilotos, até hoje não se verificou qualquer punição ou tentativa de averiguar o que realmente aconteceu em plena recta do Circuito Vasco Sameiro. Contrariamente ao que seria esperado, o que parece estar a acontecer é que a organização do Desafio parece ter decidido (talvez por ser a opção mais conveniente) "apagar da história" o sucedido e continuamos todos "amigos como antes".

    Além da inactividade por parte da organização perante o sucedido, confesso que senti também uma enorme falta de apoio e preocupação por parte dos mesmos. Os contactos após o acidente resumiram-se a um telefonema nos dias seguintes e a um enorme "ignorar" durante a prova do Circuito Internacional de Portimão, no passado fim de semana, onde ninguém da organização se dirigiu a mim para saber como estava ou à equipa #48 CGS TYRES/REIVAX SPORT para mostrar alguma preocupação com a gravidade do acidente numa prova que, supostamente serve para "promover o automobilismo nacional".

    Pior que a ausência de apoio, foi ver as corridas de Portimão, falar com vários pilotos depois destas e constatar que realmente quase nada ou mesmo nada mudou. Continua a haver uma agressividade desmesurada por parte de alguns concorrentes que abalrruam os colegas, fazendo as corridas como se delas dependesse a sua vida. É notável a falta de desportivismo e de boa formação, pessoal e desportiva, dentro das pistas. Parece que depois de vestir o fato e colocar o capacete todos se esquecem que o principal objectivo destas corridas é que os pilotos se divirtam e mostrem as suas capacidades pelo que são e não pela forma como fazem desaparecer a concorrência. Quando saimos da pista, todos nós, temos cá fora à nossa espera uma família e uma semana normal de trabalho pela frente, penso que ninguém quer pôr em causa a sua segurança e a sua integridade física, de forma desnecessária, por causa de um hobbie um pouco mais radical.

    Cumprimentos,

    Ana Filipa Queirós

    Piloto da Equipa #48 CGS TYRES/ REIVAX SPORT Desafio Único FEUP I
    Licença Desportiva nº 2879



    #2
    Filipa, se não te importares, vou transcrever este teu texto para outro fórum onde também participam alguns pilotos e organizadores do Desafio Único, para que o teu apelo tenha maior projecção.

    Comentário


      #3
      dá me a morada, por favor, que eu mesma faço isso...

      Comentário


        #4
        Olá Filipa,

        Já tinha lido a tua carta aberta no site do velocidades, e só te posso dizer que tens o meu apoio.

        O professor da Feup que esteve presente no Briefing de Portimão informou-nos que tinha tudo gravado em relação há 1º Partida de Braga, e que na RTP N iria passar uma reportagem, etc, e se nós pilotos gostariamos que os nossos patrocinadores vissem aquela 1ª partida... (no comments)

        Posso-te dizer que fui a unica pessoa que me manifestei em 80 pilotos e perguntei ao professor como tinham as imagens o porquê de não responsabilizar/penalizar os pilotos que interviram nos acidentes anormais da corrida de Braga...

        Apenas me disseram, que alguns estavam com pena suspensa e estariam a ser observados em Portimão o que de facto é muito pouco...

        Vamos ver como vão correr os proximos briefings!

        Bjs

        Duarte Aguiar

        Comentário


          #5
          No desafio único há sempre muita mocada! não é o espírito mais desportivo mas é o porque de muita gente ficar a ver as corridas...

          Vendo as fotos da prova posso quase afirmar que não há um único carro sem uma batida, e novamente em Portimão alguém capotou na primeira curva (não assisti não posso confirmar o porque).

          FilipaQueiros espero que pelo menos a nível de saúde esteja tudo a correr pelo melhor

          Comentário


            #6
            Olá Duarte!

            Antes de mais obrigada pelo apoio.

            É engraçado que tenham afirmado no Briefing que têm as gravações, uma vez que não deixaram a equipa ter acesso às imagens...

            É claro que os patrocinadores não iam gostar de ver, ninguém ia gostar de ver, mas podia ser que tirassem alguma lição disso, que aprendessem alguma coisa e que houvesse uma maior pressão para que fossem apuradas responsabilidades. E se estão preocupados com os patrocinadores, podiam-se preocupar com os da minha equipa também... que viram o seu carro literalmente em cinzas após 30 segundos de corrida...

            Obrigada também, por te teres manifestado no briefing e, de facto, acho que até agora pouco foi feito e não percebo porque é que tem que ficar no segredo dos Deuses quem são esses pilotos. Acho que isto é só mais uma prova que relamente há muita falta de bom senso e desportivismo no Desafio. Podem dizer nomes, acho que ninguém vai atacar ninguém, e pelo menos fico a saber de quem tenho que me desviar na pista :-)
            Só é preciso que as pessoas tenham as penalizações que merecem...

            Cumprimentos,

            Ana Filipa Queirós

            Comentário


              #7
              Não tenho por hábito seguir essa prova desportiva motorizada, mas de facto o que descreves é lamentável.
              Isto toma contornos aidna piores, quando a entidade promotora é uma Universidade, que supostametne devia educar.
              Sou um amante do desporto automóvel, e acho que a segurança dos pilotos deve vir em primeiro lugar.
              Alguém disse que os pilotos se deviam divertir, não concordo com essa afirmação. Uma pista é um LOCAL MUITO PERIGOSO, pois todos os automóveis circulam à máxima velocidade possível.
              A diversão deve entrar nas lutas justas e legais para ganhar posições.
              Admito que com tantos carros em pista, e com performances semelhantes as lutas assumam um contorno mais agressivo, mas mesmo assim que haja pelo menos justiça.
              Deve começar a educar-se os jovens pilotos que participam nestes desafios, punindo-os quando tiverem que ser punidos, e não passar a mão pela cabeça, afinal de contas há vidas humanas em risco como foi o caso da colega de fórum FilipaQueiros.
              A ti, FilipaQueiros, desejo-te as rápidas melhoras, e podes contar com a minha solidariedade (pouco mais posso oferecer) na tua luta por justiça.

              Comentário


                #8
                Sabem que os comissários estão expressamente proibidos de entrar na pista no desafio único?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                  No desafio único há sempre muita mocada! não é o espírito mais desportivo mas é o porque de muita gente ficar a ver as corridas...

                  Vendo as fotos da prova posso quase afirmar que não há um único carro sem uma batida, e novamente em Portimão alguém capotou na primeira curva (não assisti não posso confirmar o porque).

                  FilipaQueiros espero que pelo menos a nível de saúde esteja tudo a correr pelo melhor
                  O nosso carro em Portimão não tocou em ninguém... e ficamos em 8 lugar, logo atras da equipa da Filipa.

                  Por acaso não tens foto do Uno 45 Papi?

                  Originalmente Colocado por FilipaQueiros Ver Post
                  Olá Duarte!

                  Antes de mais obrigada pelo apoio.

                  É engraçado que tenham afirmado no Briefing que têm as gravações, uma vez que não deixaram a equipa ter acesso às imagens...

                  É claro que os patrocinadores não iam gostar de ver, ninguém ia gostar de ver, mas podia ser que tirassem alguma lição disso, que aprendessem alguma coisa e que houvesse uma maior pressão para que fossem apuradas responsabilidades. E se estão preocupados com os patrocinadores, podiam-se preocupar com os da minha equipa também... que viram o seu carro literalmente em cinzas após 30 segundos de corrida...

                  Obrigada também, por te teres manifestado no briefing e, de facto, acho que até agora pouco foi feito e não percebo porque é que tem que ficar no segredo dos Deuses quem são esses pilotos. Acho que isto é só mais uma prova que relamente há muita falta de bom senso e desportivismo no Desafio. Podem dizer nomes, acho que ninguém vai atacar ninguém, e pelo menos fico a saber de quem tenho que me desviar na pista :-)
                  Só é preciso que as pessoas tenham as penalizações que merecem...

                  Cumprimentos,

                  Ana Filipa Queirós
                  As melhoras e volta rápido!

                  Bjs

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Aconduzir Ver Post
                    O nosso carro em Portimão não tocou em ninguém... e ficamos em 8 lugar, logo atras da equipa da Filipa.

                    Por acaso não tens foto do Uno 45 Papi?
                    E não te tocaram?

                    já me pediram e já enviei ontem a tua galeria

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                      E não te tocaram?

                      já me pediram e já enviei ontem a tua galeria
                      Nada, desviei-me... por vezes compensa!

                      Ok!

                      Um abraço e Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Papi Ver Post
                        E não te tocaram?

                        já me pediram e já enviei ontem a tua galeria
                        Ganda fotos... depois o andré fala ctg.

                        Um abraço

                        Comentário


                          #13
                          Com todo o respeito e compreenssão com a Filipa e aceitando que não há justificação para se ocultar o acidente da 1ªpartida em Braga,não posso deixar de salientar que a organização do Desafio Único tem-se preocupado seriamente com a existencia de acidentes evitáveis.
                          Tenho conhecimento que a Feup está a procurar encontrar soluções para que as nossas provas voltem a ser tranquilas,pelo menos quanto o pode ser uma corrida de automóveis em que participam 45 carros.
                          Participei em todas as provas do Desafio Único e posso afirmar-lhes que só em Braga 2008(8ªprova em circuito) fui tocado pela 1ªvez por outro carro e foi muito ligeiramente.Só voltei a ser tocado na última , a 15 de Maio no Circuito do Algarve.
                          Com isto quero dizer que as provas não serão tão selvagens como muita gente tem dado a entender.

                          Comentário


                            #14
                            Bom dia Ana Filipa Queirós, ja la vai uns anitos mas deixo aqui um link de um video que podes achar interessante. A imagem foi feita por mim e o jornalista o Joao. Bom Ano 2018.

                            Comentário


                              #15
                              esqueci aqui esta o link

                              https://youtu.be/8GNSgqViC1E

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X