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F1- Quem manda:PILOTO ou TELEMETRIA?

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    F1- Quem manda:PILOTO ou TELEMETRIA?

    Vi um programa bastante engraçado sobre a evolução das comunicações piloto/carro/box e a forma como a electronica interfere cada vez mais nas corridas de F1.

    Há mais engenheiros informaticos na box que engenheiros mecanicos, arranques "controlados" por cabos de alta velocidade e dá a impressão que o papel do piloto parece caminhar para o de um robot que segue as indicações que lhe são transmitidas pela equipa informatica desde a box.

    Se para chegar à F1 é preciso ser um superdotado, uma vez que lá se chega, o controlo da maquina passa a ser cada vez mais sentenciado por computadores que têm inumeras ligações ao carro e ditam tudo e mais algum coisa.

    Se a telemetria existe há já varios anos, a verdade é que nunca teve a sofisticação e a capacidade de intrusão/analise que tem agora.
    A estrategia de todas as equipas centra-se como nunca na analise de centenas de parametros que são transmitidos pelo carro e vistos quer na box quer nas sedes das marcas nos paises de origem.

    Fazendo um paralelismo como os pilotos de caças: a tendencia cada vez mais generalizada é a de retirar comandos ao piloto e dar-lhe a info numa base de "need to know basis".

    Não havendo na F1 um SCHUMACHER, um SENNA nem outros grandes campeões carismaticos do passado e sendo as regras do jogo cada vez mais ditadas por uma telemetria altamente intrusiva, sera que esta modalidade esta vetada a ir perdendo cada vez mais influencia?

    Parece que os recentes campeões não convencem lá grande coisa e se o kit de unhas interessa cada vez menos, algo esta mal ou é o sinal dos tempos? O futuro serão F1 e jactos telecomandados?

    #2
    Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
    Vi um programa bastante engraçado sobre a evolução das comunicações piloto/carro/box e a forma como a electronica interfere cada vez mais nas corridas de F1.

    Há mais engenheiros informaticos na box que engenheiros mecanicos, arranques "controlados" por cabos de alta velocidade e dá a impressão que o papel do piloto parece caminhar para o de um robot que segue as indicações que lhe são transmitidas pela equipa informatica desde a box.

    Se para chegar à F1 é preciso ser um superdotado, uma vez que lá se chega, o controlo da maquina passa a ser cada vez mais sentenciado por computadores que têm inumeras ligações ao carro e ditam tudo e mais algum coisa.

    Se a telemetria existe há já varios anos, a verdade é que nunca teve a sofisticação e a capacidade de intrusão/analise que tem agora.
    A estrategia de todas as equipas centra-se como nunca na analise de centenas de parametros que são transmitidos pelo carro e vistos quer na box quer nas sedes das marcas nos paises de origem.

    Fazendo um paralelismo como os pilotos de caças: a tendencia cada vez mais generalizada é a de retirar comandos ao piloto e dar-lhe a info numa base de "need to know basis".

    Não havendo na F1 um SCHUMACHER, um SENNA nem outros grandes campeões carismaticos do passado e sendo as regras do jogo cada vez mais ditadas por uma telemetria altamente intrusiva, sera que esta modalidade esta vetada a ir perdendo cada vez mais influencia?

    Parece que os recentes campeões não convencem lá grande coisa e se o kit de unhas interessa cada vez menos, algo esta mal ou é o sinal dos tempos? O futuro serão F1 e jactos telecomandados?
    Se me permites, discordo totalmente dessa opinião.
    Concordaria totalmente com ela não tivesse sido banida a telemtria bidireccional. Quem se lembra de um problema resolvido num dos carros da mclaren no GP do Mónaco (Couthard salvo erro) durante a corrida.
    Na minha opinião a telemetria apenas pode comparar os "Kits de Unhas", ou os pilotos com mais coragem que outros (Williams, Ralf Schumacher, GP dos USA não me lembra o ano, quando lhe disseram que teria que travar 50m mais tarde pra ter uma boa volta).
    Pode ajudar os donos das equipas a escolher qual o melhor piloto a contratar, pode ajudar a melhorar a performance de um piloto, agora substitui-lo acho que não, atenção, enquanto continuar a ser unidireccional carro->box.
    Caso contrário seria uma corrida de carros telecomandados onde o piloto não seria necessário para nada.

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      #3
      Assim que li o título deste tópico pensei logo: "alguém andou a ver

      um documentário no discovery" .


      Esse documentário embora muito interessante está um pouco

      desactualizado pois actualmente o peso da electrónica na condução do

      carro tem sido reduzido em prol do piloto. Basta recordar a abolição dos

      famosos controlos de tracção, salvo erro, no ano passado entre outras medidas.


      A telemetria é extremamente útil para analisar a performance do piloto e

      do carro e fornecer informações ao piloto que o ajude a ser mais rápido

      ou a poupar o carro para completar a corrida.


      Daqui a pouco devem surgir os entendidos da F1 que com certeza

      explicarão esta relação bem melhor do que eu.


      Cpts e Viagens Seguras.
      Editado pela última vez por EnterSandman; 25 October 2009, 13:31.

      Comentário


        #4
        Discordo completamente do tópico, cada vez mais os pilotos têm que provar o quão bons são. Numa década em que 5 milésimos de segundo é a diferença entre saír da primeira fila ou saír da 4 paí, o kit de unhas e a capacidade de afinação e de habituaçao do piloto à pista é fulcral!

        A telemetria serve exclusivamente para analisar o comportamento do carro e a performance do piloto, de resto, todas as decisões são feitas pelo piloto e é o piloto que tem que dar as informações aos engenheiros de como quer afinar o seu carro. Daí se ver que a experiência e o talento conta bastante. Caso de Kubca vs Heidfeld; Hamilton vs Kovaleinen;Alonso vs Piquet . . . etc

        Os carros de F1 apesar de terem bastante carga aerodinâmica e algumas ajudas electrónicas continua a ser provavelmente o carro mais dificil de se conduzir e continuam a ser os pilotos a ter que travar aos 50 metros para uma curva quando vêm a 300km/h...
        Cumps

        Comentário


          #5
          Este tópico faz-me lembrar aquela declaração do Niki Lauda há uns anos atrás, que é mais ou menos uma coisa assim: "até um macaco consegue guiar e ser rápido com um F1 actual", depois na altura destas declarações deu umas voltinhas num F1 e viu que não era bem assim.

          Isto tudo para dizer que um piloto bom sempre vai fazer a diferença, apesar das ajudas electrónicas terem o poder de minimizar esse valor acrescentado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
            Este tópico faz-me lembrar aquela declaração do Niki Lauda há uns anos atrás, que é mais ou menos uma coisa assim: "até um macaco consegue guiar e ser rápido com um F1 actual", depois na altura destas declarações deu umas voltinhas num F1 e viu que não era bem assim.

            Isto tudo para dizer que um piloto bom sempre vai fazer a diferença, apesar das ajudas electrónicas terem o poder de minimizar esse valor acrescentado.
            hmmm...acho que se ve um bom piloto quando se ve corridas de formula 1.

            Quem não vê é capaz de estar com estas hitórias de que os carros fazem tudo sozinho etc.

            "nós", os que vêm F1, acho que conseguem perceber o que é realmente bom e aqueles que ganham não pelas ajudas que todos têm, mas sim por uma supermacia imensa do carro.

            Este ano é um bom exemplo para se discutir isso...eu sou dos que viu esta epoca e pensa...Button é o campeao da sorte e do melhor carro.

            Sou dos que viu as outras epocas e pensa: Shummi, alonso, kimi, hamilton são campeoes natos.

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              #7
              Os active cars já há muito desapareceram...

              A telemetria actualmente serve apenas para monitorizar o carro/piloto e afinar o setup. Quanto muito, a tendência nos últimos anos tem sido mais para carroças do que para jactos...

              Comentário


                #8
                O EnterSandman andou a ver o mesmo que eu.

                Atenção: o tópico não manifesta a m/opinião pessoal mas sómente algumas das questões/interogações que o programa colocava.

                Se já esta desactualizado: shame on you Disvovery.

                E acho bem que quem esteja dentro deste tema esclareça e diga de sua justiça.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                  O EnterSandman andou a ver o mesmo que eu.

                  Atenção: o tópico não manifesta a m/opinião pessoal mas sómente algumas das questões/interogações que o programa colocava.

                  Se já esta desactualizado: shame on you Disvovery.

                  E acho bem que quem esteja dentro deste tema esclareça e diga de sua justiça.
                  Esse documentário é aquele sobre o Williams FW15, não é?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Andree Ver Post
                    Esse documentário é aquele sobre o Williams FW15, não é?

                    The Williams FW15 is the most advanced racing car ever built, so much so that many of the features were subsequently banned by the end of its first season.
                    The Secret Life of Formula One - Williams FW15 at DiscoveryChannel.co.uk

                    Mas não era este documentário.

                    Era outro que falava quase só de telemetria.

                    Launch control:
                    http://www.discoverychannel.co.uk/vi...aunch-control/

                    Comunicação radio:
                    http://www.discoverychannel.co.uk/vi...communication/
                    Editado pela última vez por pmv6; 25 October 2009, 16:16.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                      The Williams FW15 is the most advanced racing car ever built, so much so that many of the features were subsequently banned by the end of its first season.
                      The Secret Life of Formula One - Williams FW15 at DiscoveryChannel.co.uk

                      Mas não era este documentário.

                      Era outro que falava quase só de telemetria.

                      Launch control:
                      The Secret Life of Formula One - Launch Control at DiscoveryChannel.co.uk

                      Comunicação radio:
                      The Secret Life of Formula One - Radio Communication at DiscoveryChannel.co.uk
                      Esse Williams foi o do Alain Prost quando foi campeão em 1993, mas sinceramente pensava que o de 1992 tinha sido o melhor, principalmente pela suspensão activa que era de outra galáxia.

                      Ainda me lembro do Senna na altura afirmar que agora que ele estava na Williams é que tinham feito um mau monolugar, pois ele chegou a experimentar o da época anterior.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
                        The Williams FW15 is the most advanced racing car ever built, so much so that many of the features were subsequently banned by the end of its first season.
                        The Secret Life of Formula One - Williams FW15 at DiscoveryChannel.co.uk

                        Mas não era este documentário.

                        Era outro que falava quase só de telemetria.

                        Launch control:
                        The Secret Life of Formula One - Launch Control at DiscoveryChannel.co.uk

                        Comunicação radio:
                        The Secret Life of Formula One - Radio Communication at DiscoveryChannel.co.uk

                        Hm, ainda não tinha visto os 2 últimos, obrigado.




                        Esse Williams foi o do Alain Prost quando foi campeão em 1993, mas sinceramente pensava que o de 1992 tinha sido o melhor, principalmente pela suspensão activa que era de outra galáxia.

                        Ainda me lembro do Senna na altura afirmar que agora que ele estava na Williams é que tinham feito um mau monolugar, pois ele chegou a experimentar o da época anterior.
                        O de '92 foi mais domindante, mas o de 93 também tinha suspensão activa!

                        Essa afirmação do Senna faz sentido porqueas ajudas electrónicas foram banidas em '94 e as equipas não tiveram muito tempo para se adaptar - os carros em '94 eram muito mais difíceis de guiar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Andree Ver Post


                          O de '92 foi mais domindante, mas o de 93 também tinha suspensão activa!

                          Essa afirmação do Senna faz sentido porqueas ajudas electrónicas foram banidas em '94 e as equipas não tiveram muito tempo para se adaptar - os carros em '94 eram muito mais difíceis de guiar...
                          O sei que tinha suspensão activa em 1993 e que as ajudas foram banidas só no fim desse ano, a Mclaren por exemplo tinha o melhor controlo de tracção em 1993.

                          Mas, ou pelos resultados ou por outra coisa qualquer sempre tive a sensação do Williams FW14 ser mais competitivo.
                          Como o Prost esteve em 1992 fora da F1, pode ser que tenha demorado mais a dar conta do recado em 1993 nas primeiras corridas, não fazendo juz ao monolugar que conduzia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                            O sei que tinha suspensão activa em 1993 e que as ajudas foram banidas só no fim desse ano, a Mclaren por exemplo tinha o melhor controlo de tracção em 1993.

                            Mas, ou pelos resultados ou por outra coisa qualquer sempre tive a sensação do Williams FW14 ser mais competitivo.
                            Como o Prost esteve em 1992 fora da F1, pode ser que tenha demorado mais a dar conta do recado em 1993 nas primeiras corridas, não fazendo juz ao monolugar que conduzia.
                            Hm, o McLaren de '93 realmente tinha um chassis muito bom, o motor Ford é que era fraquito em comparação ao Renault da Williams.

                            Depois em relação ao Prost, para além da idade e do ano sabático não estava habituado aos carros activos (os Ferrari que ele conduziu tinham suspensão convencional), não foi propriamente um ano brilhante para ele, mas é normal dado as circunstâncias...

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